X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:JO20.73-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo opinativo – Editorial, Comentário, Artigo, Coluna, Resenha, Crônica, Caricatura (avulso apresentado em qualquer suporte)

SOS TV

Igor de Souza Pinto (Universidade Federal do Pará); Luena Mitié Takada Barros (Universidade Federal do Pará); Paola Maira Gomes Caracciolo (Universidade Federal do Pará); Rayane Clícia Ataíde Palheta (Universidade Federal do Pará); Natássia Ferreira dos Anjos (Universidade Federal do Pará); Flávia Celeira Cortez (Universidade Federal do Pará)

Resumo

No ano em que a TV completa 60 anos no Brasil, o “S.O.S. TV” surge como um programa de entretenimento que parodia e satiriza os programas e apresentadores da televisão aberta do passado, mas que ainda povoam o imaginário e o cotidiano daqueles que assistem a programação aberta da TV brasileira. O “S.O.S. TV” busca criticar, com o humor caricaturesco no formato audiovisual, os discursos midiáticos estereotipados da grande mídia, sobretudo, acerca da região amazônica. O objetivo é causar uma reflexão sobre o real papel da televisão na vida dos brasileiros e a iminente ameaça de perda de audiência perante a evolução tecnológica dos media, como videogames de última geração e a TV Digital.


Palavras-chave:  televisão brasileira, caricatura audiovisual, jornalismo opinativo