X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT01.12-1


IJ: Jornalismo

ASSESSORIA DE IMPRENSA NO ESPORTE: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DO ASSESSOR DE IMPRENSA NO FUTEBOL DE SALÃO

Jefferson Ferreira Saar (Universidade Federal do Amapá)

Resumo

Os esportes precisam de mais profissionais especializados em comunicação, entenda-se comunicação como sendo a ferramenta principal que gerencia diversas subáreas como marketing, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, etc. O futsal profissional também não foge a regra de outros esportes de auto-rendimento é comum que clubes deste esporte tenham em seus quadros funcionais assessores de imprensa, estes que, em geral fazem mais que as tarefas básicas de um assessor. Muitas vezes trabalham como gestores de comunicação em seus clubes. Este estudo mostra o trabalho do assessor de imprensa no futsal destacando também alguns pontos teóricos da temática em questão como: comunicação empresarial, comunicação institucional, assessoria de imprensa, marketing esportivo.


Palavras-chave:  assessoria de imprensa, comunicação, futebol de salão