X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:IJ06.55-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

CINEMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO: ENTRETENIMENTO E FRUIÇÃO, POR UM CINEMA INTELIGENTE

Mariana Dinelly de Castro (Universidade Federal do Amazonas); Alber Pascoal Pereira (Universidade Federal do Amazonas); Luiza Elayne Azevedo Luíndia (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Na abordagem proposta nesse artigo busca-se analisar a utilização do cinema como ferramenta de ensino aprendizagem, pontuando quais formas apresenta-se como elemento diferenciador e agregador tanto para o educador quanto para o educando. A elencação de argumentos dar-se-á através de estudo de referenciação bibliográfica e estudo de caso do Projeto: CinemaTIC's – releitura social através da sétima arte que embasará as pontuações praticas quanto a viabilidade e eficácia no processo de ensino. Vale ressaltar que, considerando o perfil atual no qual a educação e a comunicação estão num processo acelerado de adaptação aos meios multifacetados propiciados pelas novas tecnologias dispostas, o presente artigo apresenta-se apenas como ótica singularizada e que pode e deve ser desenvolvida a partir de novos olhares.


Palavras-chave:  Educação, Cinema, Tecnologias, Comunicação