IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação TELEJORNALISMO E SEMIÓTICA: ANÁLISE DAS UNIDADES VISUAIS DOS JORNAIS “BOM DIA BRASIL” E “JORNAL DO SBT MANHÔ Sônia Regina Schena Bertol (Universidade de Passo Fundo)
ResumoEste estudo consiste na análise semiótica da identidade visual dos dois telejornais matutinos das maiores emissoras de televisão aberta do Brasil: o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, e Jornal do SBT Manhã, do SBT. Com o objetivo de descrever as principais diferenças em termos de cenografia, foi constituída uma amostra de várias imagens dos programas na data de 08/11/2010. Para tanto, estudou-se inicialmente o histórico do telejornalismo, bem como suas diversas formas e subseqüentes editorias. Foram observadas as origens da semiótica, vertentes e principais características. Em seguida, analisou-se as identidades visuais de cada programa estudado. Verificou-se que através do uso das cores em logotipos e cenários, o Bom Dia Brasil torna-se mais próximo do telespectador, enquanto o Jornal do SBT Manhã permanece mais distante.
Palavras-chave: Telejornalismo, Semiótica, Telespectador |