X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:IJ02.217-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O CONSUMO CULTURAL NO BRASIL: O NOVO PERFIL DO CONSUMIDOR DE LIVROS

Natália Cristina Rodrigues Pereira (Universidade Federal do Pará)

Resumo

O texto avalia o perfil do consumidor de livros, considerando o universo cultural e social do indivíduo. Ao relacionar os conceitos de identidade e cultura, o artigo se propõe a entender como esses fatores influenciam nas práticas do consumo, discutindo e entrelaçando teorias sobre o consumo cultural e estudos sobre as novas lógicas de comportamento deste consumidor. Analisam-se também dois estudos de caso: o primeiro corresponde a uma empresa pertencente ao ramo de livrarias, a Livraria Saraiva, que com sucesso conseguiu perceber as mudanças no mercado, conhecer os desejos de seus clientes e proporcionar aos clientes múltiplas e inovadoras experiências; o segundo se refere ao Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que busca fortalecer e estimular o hábito da leitura entre os brasileiros.


Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Cultura, Identidade, Leitura