I Colóquio Transfronteiras de Ciências da Comunicação:
Brasil, Bolívia e Paraguai
Coordenadora Nacional - Brasil:
Ruth Viana (UFMS) - viannar@terra.com.br
Coordenador Nacional - Paraguai:
Aníbal Orué Pozzo - aorue@sce.cnc.uma.py
Coordenador Nacional - Bolívia:
Erick Torrico
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Trabalhos apresentados no I Colóquio
Transfronteiras de Ciências da Comunicação: Brasil,
Bolívia e Paraguai
ANÁLISE
DA INTERAÇÃO PROFISSIONAL-CLIENTE E QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO EM SERVIÇOS
Prof. Dr. José Carlos Gonçalves
Instituição: UFPE
RESUMO - A qualidade dos serviços de uma empresa requer
a comunicação interpessoal eficaz , pois a qualidade do atendimento
decorre da qualidade da relação profissional-cliente. O trabalho reporta
resultados de uma investigação sobre a natureza da comunicação organizacional
e o seu papel na qualidade dos serviços. Com base em interações entre
profissionais e clientes, gravadas em audio e videotape , os resultados
da análise sociolinguística interacional , da análise da conversação
com princípios da gestão pela qualidade total (GQT), indicam um grande
desconhecimento dos profissionais da importância da comunicação verbal
e não verbal para a qualidade do serviço e sugerem a necessidade de
treinamento pré-serviço e em serviço de profissionais para a melhoria
contínua da qualidade.
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ANÁLISE
DA RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO RURAL PARA OS CURSOS DAS ESCOLAS DE COMUNICAÇÂO
SOCIAL DO VALE DO PARAÍBA-SP
Geraldo Bueno de Carvalho; Geraldo Magela Braga
Instituição: UFV
RESUMO - A reabilitação da discussão sobre Comunicação
Rural, diminuindo ou eliminando o seu distanciamento das Escolas de
Comunicação Social, é uma necessidade que a revolução tecnológica exige.
Esta reabilitação se impõe às Escolas de Comunicação Social que convivem
com um entorno rural, como é o caso do Vale do Paraíba-SP, área geográfica
desta pesquisa. Este trabalho teve como finalidade analisar a relevância
da comunicação rural nos currículos das escolas de comunicação social
do Vale do Paraíba. Foi buscado à luz das considerações emanadas por
docentes das escolas envolvidas com a comunicação social da região e
por profissionais da imprensa regional. A necessidade de aprofundar
os estudos de comunicação rural nas universidades valeparaibanas foi
reivindicada pelos professores das escolas pesquisadas. Na pesquisa
desenvolvida na região, ficou claro a lacuna no ensino de comunicação
social nas universidades que reflete no cotidiano dos profissionais
de comunicação que atuam na imprensa regional, os quais reclamam a urgência
em melhorar seus conhecimentos sobre o rural, para melhor se comunicar
com essa parcela da sociedade do Vale do Paraíba. A região possui estrutura
universitária e os veículos de comunicação de massa necessários para
implementar nas escolas e na mídia o objeto deste estudo: a comunicação
rural. Isto pode ser operacionalizado dentro da flexibilização possibilitada
pela nova LDB.
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CENÁRIOS
PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO FRONTEIRIÇA: URUGUAIANA-LIBRES
E LIVRAMENTO-RIVERA
Karla Maria Müller
RESUMO - O paper visa trazer ao debate questões relativas
ao tema Comunicação de Fronteira. Possui como foco central a reflexão
sobre conceitos fundantes como fronteira e integração, buscando colaborar
com a análise e a compreensão dos processos comunicacionais que se desenrolam
em cidades limítrofes entre o Brasil e países vizinhos do Cone Sul.
A proposta aqui trazida é de mostrar como, nos espaços por onde passa
a linha divisória, os campos sociais se entrelaçam, construindo um ambiente
onde acertos e conflitos realizam movimentos que perpassam o local-internacional,
acionando mecanismos que definem e reforçam a condição fronteiriça.
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A
COMUNICAÇÃO DOS CORONÉIS SEM COMUNICAÇÃO, MAS QUE PERSUADIRAM E GOVERNARAM
MATO GROSSO DO SUL
Hercules Farnesi da Costa Cunha
RESUMO - Em Mato Grosso do Sul, a assessoria de comunicação
desempenhou e ainda desempenha papéis importantes no desenvolvimento
ou manutenção do poder, mas, sem realmente executar o seu real objetivo.
As discussões generalizadas, principalmente quando da proximidade de
campanhas político-eleitorais, buscam o estabelecimento de políticas
e até estratégias para as áreas de saúde, educação, segurança, mas dificilmente
para a comunicação. A história contada e não contada, pesquisada para
a memória dos que ainda desconhecem o início da divisão do Estado, até
os dias de hoje. A importância das assessorias de comunicação na determinação
da convivência entre o Governo e a população.
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OS
GRUPOS DE MÍDIA NO BRASIL E AS PROFISSÕES DA COMUNICAÇÃO
SOCIAL
Margarida Maria Krohling Kunsch
RESUMO - O trabalho tem como base uma ampla pesquisa realizada
pela autora no período de 1996 a 1999, que contou com o apoio do CNPq
e da FAPESP sobre "As indústrias das Comunicações no Brasil. Televisão,
Mídia Impressa e Assessorias de Comunicação". Analisa o sistema brasileiro
de comunicação no tocante às indústrias midiáticas e ao campo acadêmico.
Descreve as principais características das indústrias das comunicações
e apresenta um panorama das redes de televisão aberta e segmentada e
dos grupos hegemônicos da mídia impressa. Destaca a configuração do
campo acadêmico das comunicações no Brasil e sobre o modelo das habilitações
profissionais. Questiona se o modelo vigente corresponde às reais necessidades
e exigências sociais? Isto é o formato atual dá conta de atender as
novas demandas da sociedade global e local, ou glocal, num mercado altamente
competitivo, avançado técnica e tecnologicamente sofisticado?
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HORA
DO FAZENDEIRO - ESTUDO DE RECEPÇÃO DE RÁDIO EM FURNAS DE BOA SORTE (MS)
Daniela Cristiane Ota
Instituição: UNIDERP
SEM RESUMO
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ÍNDIOS
E TELEVISÃO - UM ESTUDO DE CASO
Gladis Linhares
Resumo - Mostrar a influência exercida pela televisão
(telenovela "Terra Nostra") na vida dos habitantes da aldeia urbana
"Marçal de Souza", formada por indígenas da tribo Terena, localizada
no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul é o principal
objetivo deste trabalho. Os estudos de recepção desenvolvidos a partir
da perspectiva latino-americana são usados como referencial teórico,
principalmente os autores Jesús Martin Barbero, Néstor Garcia Canclini
e Guillermo Orozco Gomez. O instrumental utilizado foi a observação
não participante, com visitas semanais regulares e entrevistas semi-estruturadas.
Os dados recolhidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo.
As conclusões, indicam que o hábito de assistir à televisão ainda está
em fase de formação na vida dos indivíduos em estudo, e a sua influência
não é determinante na mudança dos costumes.
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PARADIGMAS
CIENTÍFICOS E ENSINO SUPERIOR
Ada de Freitas Maneti Dencker
Instituição: UNIP
RESUMO - Apresenta a ciência como um saber comunitário
societáriso que interage com a organização social, econômica e política
da sociedade , resultando na interferência no processo de transmissão
do conhecimento por meio do controle do sistema de ensino. Analisa os
diferentes paradigmas enfocando o paradigma sistêmico, enquanto resposta
ao reducionaismo, destacando sua impossibilidade de dar conta da complexidade.
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RECORTES
DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL NAS PÁGINAS
DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
(1999/2001)
Sonia Virgínia Moreira
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
SEM RESUMO
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A
REFLEXÃO SOBRE AS DICOTOMIAS ENTRE A REALIDADE PROFISSIONAL E
A ACADÊMICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO "VISITAS PROGRAMADAS"
Maria José Baldessar
Instituição: UFSC
RESUMO - Este artigo relata a experiência do projeto "Visitas
Programadas" desenvolvido pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal
de Santa Catarina em parceria com a Rede Brasil Sul de Comunicação1
e analisa as reflexões dos alunos de graduação sobre as dicotomias entre
a realidade profissional e a acadêmica. Delimita os limites e as possibilidades
dessa experiência, apontando alternativas para melhorar a formação dos
estudantes de jornalismo. Palavras-chave: ensino de jornalismo, extensão,
realidade profissional e acadêmica.
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A
TRAJETÓRIA E O DESEMPENHO DO EGRESSO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO
SOCIAL
Elton Antunes; Rousiley Celi Moreira Maia
Instituição: UFMG
RESUMO - Buscamos refletir, a partir dos resultados de
uma pesquisa que investigou a trajetória dos egressos do curso de Comunicação
Social da UFMG (1986-1996) no mercado de trabalho, sobre a atuação e
o desempenho destes nos diferentes ramos profissionais, segundo as habilitações
de jornalismo, publicidade e propaganda, radialismo e relações públicas.
O interesse básico é analisar como a prática profissional se estabelece
e se configura diante das demandas do mercado, em função de exigências
de um perfil profissional mais especializado ou de um perfil mais generalista,
de um saber-fazer mais ampliado e diversificado. Para tal buscamos investigar
o engajamento e a atuação dos egressos no mercado de trabalho, evidenciando
as condições de inserção e de permanência no campo profissional, bem
como os principais fatores que marcam as mudanças na trajetória dos
profissionais.
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O
USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NO PROCESSO DE ENSINO DO CURSO
DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Ana Cristina Martins Simões Corrêa
Instituição: UCDB
RESUMO - Este trabalho trata do processo interativo e
integrativo entre as áreas da educação e da comunicação no que se referem
ao uso dos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornal,
revista, cinema e Internet, por parte dos professores do Curso de Comunicação
Social da Universidade Católica Dom Bosco. O resultado da pesquisa qualitativa
realizada entre docentes e discentes do curso demonstrou que os meios
de comunicação, especialmente no Curso de Comunicação Social, constituem
instrumentos importantes no apoio didático e pedagógico do professor,
ao mesmo tempo que permitem o exercício da prática do acadêmico, capacitando-o
a utilizá-los na vida profissional. Foram apontadas dificuldades que
comprometem seu uso e a necessidade de formação e atualização constante
dos professores.
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