3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Paralelos


Sessões de Comunicações Livres

Coordenador Nacional:
José Luiz Proença - proenjl@usp.br

Coordenador Local:
Jorge Ijuim (UFMS) - jkijuim@nin.ufms.br

 

 

Trabalhos apresentados nas Sessões de Comunicações Livres

AI-1, AI-2, AI-5... JP
Caio Rodrigo Albuquerque
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Bauru

RESUMO - Buscando observar o comportamento da imprensa durante o regime militar pós-64, nos reportamos ao interior paulista. Dessa maneira, analisamos o Jornal de Piracicaba (JP), principal veículo impresso local de uma cidade que nos anos 60 se encontrava em ativo processo de urbanização e expansão industrial, abrigando um dos principais pólos metalúrgicos do país. Assim, visando recortar alguns momentos decisivos dentro do quadro político comandado pelos militares, estaremos analisando a abordagem do Jornal de Piracicaba, seu enquadramento e as representações resultantes dos períodos em que foram baixados os Atos Inconstitucionais (AI) nº 1, nº2 e o nº 5.

Palavras-chaves: Jornalismo, imprensa reginal, regime militar pós 1964, Jornal de Piracicaba

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ARTE ABSTRATA: UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE EXIGE REALFABETIZAÇÃO VISUAL. UM PRINCÍPIO DIFERENTE DE EDUCAR
Marlene Fortuna
Instituição: Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero

RESUMO - A comunicação com o outro: fruidor, é objetivo de todas as artes. Elas contém, em seu cerne, uma maneira peculiar de educar. Educar para a sensibilidade, educar para a ativação das emoções, educar para a visualidade, educar para formas novas de intelecção artística. Porém, dentre todas elas, há uma que tem peculiaridade muito definida na dialogia educação/comunicação: é a Arte Abstrata. A pulsão da cor ou a matéria simbiotizada nela mesma, sem referência com a realidade exterior - condições próprias da arte abstrata, em qualquer suporte (bi ou tridimensional), exigem do receptor outro viés de análise, um novo preparo ótico-cognitivo, uma realfabetização visual que a Arte Figurativa não exige. São os seguintes os elementos de sua análise: ponto, linha, plano, contorno, direção, tom, cor, textura, escala, dimensão, proporção, massa, volume, movimento, ritmo, equilíbrio, tensão, nivelação, aguçamento, harmonia, contraste, atração, agrupamento, composição, arranjo. Saber ler estes elementos na arte abstrata, implica em saber analisá-la, e analisá-la é comunicar-se com ela, é comunicar-se com o mundo e é educar-se através dela, educar sentidos, ideologias, visões de arte e percepções outras.

Palavras-chaves: Comunicação, educação, arte abstrata, percepção.

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AVALIAÇÃO DE COMO O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO INFLUENCIA E/OU CONDICIONA O ATUAL SABER-FAZER JORNALÍSTICO DO "PENSAMENTO ÚNICO"
Renina Sangermano Valejo; Roberto Della Santa Barros
Instituição: Universidade-Estadual Paulista - Bauru

RESUMO - As cadeias de produção da indústria cultural e de produção de bens simbólicos em geral, e especificamente do jornalismo - empregam, invariavelmente, a mão-de-obra de setores da classe média. Assim essa nova pequena burguesia, introjetando a lógica de mercado, "age de forma orquestrada sem necessidade de se orquestrar" (ACCARDO, Alain in "A Estranha Ética dos Jornalistas"), ou seja, adere deliberadamente às crenças e valores fundamentais do neoliberalismo. Depois da queda do muro de Berlim o decálogo de Washington firma-se como única saída possível para os países de terceiro mundo. Neste contexto é atribuído aos jornalistas o papel social de, além de tornar público este receituário salvacionista, humanizá-lo em sua essência - diluindo a luta de classes e as contradições fundamentais do capitalismo num discurso "cidadão". Valendo-se dos mitos da neutralidade e objetividade jornalísticas promovem um debate "ético" que não critica as estruturas de um sistema excludente e opressor - colaborando para a manutenção do status quo.

Palavras-chaves: Indústria cultural, jornalismo, neoliberalismo

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A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DA MULHER: GRUPO DE PESQUISA E INTERDISCIPLINARIEDADE
Alice Mitika Koshiyama
Instituição: Universidade de São Paulo

RESUMO - Este trabalho avalia parte dos resultados de uma pesquisa individual na sua relação com um projeto integrado de pesquisa, A Construção da Cidadania, apoiado pelo CNPq, e agrega contribuições de estudos sobre gênero, saúde, trabalho, educação e psicologia social. A partir de um estudo de caso, a ação de Carmen da Silva como articulista da revista Cláudia  entre 1963-1985, constatamos a importância do feminismo como ideologia que propõe a construção da cidadania da mulher protagonista de sua própria história. A revista, nesse processo, é o espaço público usado para o diálogo entre as mulheres e para o debate dos conflitos que marcam o longo caminho da submissão à autonomia. A perspectiva revolucionária de um feminismo que busca as igualdades e respeita as diferenças é um projeto cultural libertário, uma utopia que propõe a construção do um novo ser humano.

Palavras-chave: Cidadania - história - feminismo - psicologia social - jornalismo brasileiro - revista Claúdia  - Carmen da Silva.- Maria Otilia Bocchini - José Roberto Montes Heloani

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A CULTURA DIGITAL NA MODA CONTEMPORÂNEA
Solange Wajnman
Instituição: Universidade Paulista - São Paulo

RESUMO - Este trabalho consiste em relacionar alguns aspectos da linguagem de comunicação do computador com a linguagem tecnológica da moda contemporânea. Assim questões relativas à imagem sintética, seus problemas ligados à caracterização de objetos na zona intermediária entre realidade e virtualização, simulação, interatividade entre outros serão estudadas a partir da produção e confecção de tecidos. O objetivo é mostrar como o padrão cultural da sociedade contemporânea atravessa o campo da moda. Em outras palavras trata-se de demonstrar - a partir da identidade dos "tecidos inteligentes" ou dos processos de confecção CAD/CAM com a noção de hibridação e de simulação das mídias digitais numéricas.- o alcance técnico e epistemológico da cultura digital na moda contemporânea.

Palavras-chaves: Cultura digital, moda, processos cognitivos

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AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Melissa Bonotto
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

RESUMO - Cada vez mais as empresas estão buscando alternativas e propostas que as tornem mais ágeis e atuantes ao mercado. Nesse contexto, a comunicação aparece como fator estratégico nas organizações para impulsionar o desenvolver e o posicionamento das mesmas. Percebe-se que a empresa de hoje não se preocupa apenas com a sua produção. Os seus interesses envolvem desde questões como o bem-estar dos colaboradores até a preocupação com a comunidade da qual faz parte. O processo de responsabilidade social, portanto, está ocupando um espaço cada vez maior e provocando muitas conseqüências tanto para a empresa como para a comunidade envolvida. Nesse contexto, um plano de comunicação dá às empresas as diretrizes sobre o que e como deve ser realizado para alcançar os objetivos. Por isso, o estudo das estratégias de comunicação no processo de responsabilidade social das empresas, com todos os seus públicos e a comunidade, justifica-se pelo fato de ser, atualmente, um tema essencial para a sobrevivência das organizações.

Palavras-chaves: Organizações, comunicação estratégica, responsabilidade social

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O FENÔMENO DO TURISMO E AS OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS
Flavi Ferreira Lisbôa Filho
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

RESUMO - No século XXI, o turismo entra como uma das mais expressivas forças emergentes no mercado mundial. Muitos vêem o turismo como movimento de pessoas, é um ramo das ciências sociais que transcende a esfera das meras relações da balança comercial. A crescente necessidade do homem pela busca do equilíbrio psicofísico e familiar em ambientes naturais proporcionou o crescimento do turismo alternativo. A fuga temporária do homem da sua rotina de cidade grande traz conseqüências para os ambientes naturais, principalmente, quando não há um planejamento, onde seja contemplado o programa de normalização e fiscalização das atividades turísticas. Daí, a necessidade do planejamento sistematizado e de longo prazo. Desta forma, cria-se uma oportunidade para vários profissionais, em especial para o de comunicação social.

Palavras-chaves: Turismo, desenvolvimento, relações públicas

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O FUTEBOL COMO ESCRAVO DA MÍDIA
Fernando de Morais Franco Nunes
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Bauru

RESUMO - O futebol no Brasil nasceu e se desenvolveu entre a elite burguesa, até que não pôde mais fechar seu espaço para os talentos que surgiam das camadas sociais mais baixas. Essa aparente democratização popularizou o esporte e atraiu, com o desenvolvimento das tecnologias no século XX, o interesse dos meios de comunicação, que passaram a explorá-lo visando o lucro, inseridos no sistema capitalista vigente. A prática futebolística profissional e o modo como seus torcedores a acompanham foram influenciados pela intervenção da mídia, que cada vez mais se torna um forte elemento na tomada das decisões referentes às competições de futebol, trazendo com ela os milhões de dólares investidos em propaganda pelas grandes multinacionais. O resultado desse processo é a total dependência do futebol em relação aos patrocínios e aos direitos de transmissão pagos pela televisão.

Palavras-chaves: Mídia, televisão, transmissão esportiva, patrocínios, futebol

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JOVENS DA CLASSE MÉDIA, TRANSGRESSÃO E TELEVISÃO: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS
Álvaro Fernando Ferreira Marinho
Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso

RESUMO - Investiga-se a influência de programas de televisão em práticas transgressivas de jovens da classe média. Para isso, foram escolhidos os programas Todo Mundo MTV, da MTV, e Super Positivo, da Bandeirantes. Os dois são voltados para o público jovem. Apesar da irreverência e da interatividade, as linguagens são diferentes: o segundo recorre a punição dissimulada em humor, à vulgarização do erotismo humano e a preconceitos étnicos, dentre outros; o primeiro, faz apologia da não violência, debate temas sociais contemporâneos e traça o perfil profissional dos jovens participantes. A pesquisa constata que, conforme Ciro Marcondes, o público jovem pode incluir ou excluir dos próprios conhecimentos aquilo que os programas de televisão, em foco, incluem ou excluem dos seus próprios conteúdos. Considerada essa dimensão pedagógica, dependendo do tipo de conteúdo, a televisão pode concorrer para ações antissociais de transgressão ou para ações denotativas de consciência crítica.

Palavras-chaves: Televisão, programação juvenil, transgressão, consciência crítica

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LEGIÃO URBANA: UMA TRAJETÓRIA
Ana Paula Pinhatari
Instituição: Universidade de Sorocaba

RESUMO - "Não tinha medo o tal João do Santo Cristo..." O livro-reportagem "Legião Urbana, uma trajetória" relata a história da banda desde seus primórdios em Brasília no fim da conflitante década de 70. Renato Manfredini, antes do Russo, tinha sua banda "Aborto Elétrico", mas por desencontros de pensamentos e ideais, Renato rompe e começa a Legião Urbana com Marcelo Bonfá, Renato Rocha, Dado Villa-Lobos e por fim, Renato Russo. A raíz punk e sua emergência é um dos tópicos nesse livro. Brasília é tomada por esse movimento elétrico nos idos de 78 onde surgiram bandas que saíram do anonimato para as grandes gravadoras nacionais. Assim aconteceu com a Legião Urbana com suas letras poéticas, políticas e extremamente atuais. O enigmático, a voz potente de Russo e suas letras imortalizaram a banda e não a deixaram morrer na memória de seus fãs.

Palavras-chaves: Livro-reportagem, música popular, movimento punk, letras políticas

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NO LIMITE: A AUDIÊNCIA A PARTIR DA TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA
Edson Fernando Dalmonte
Instituição: Universidade Metodista de São Paulo

RESUMO - Análise da elevada audiência do programa No Limite com base na Teoria da Dissonância Cognitiva, de Leon Festinger, que define a cognição como o conhecimento que uma pessoa tem de si, do seu comportamento e do meio que a cerca. Logo, a dissonância é a ruptura dessa visão de mundo pela inclusão de elementos contraditórios. A dissonância não pode persistir, e deve ser eliminada, restaurando-se a consonância. Apresentamos a hipótese de que a dissonância se manifestou em dois níveis: 1) entre os participantes, motivado pela visão estereotipada do colega; 2) decorrente do primeiro, a dissonância na audiência impulsionada pelo desentendimento entre os concorrentes, levando o receptor a identificá-los como bons ou maus. A partir desse momento há o envolvimento com o programa, pois o receptor passa, por meio de sua torcida, a 'colaborar' para que os bons vençam, eliminando a dissonância. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com receptores do programa em questão para verificar a ocorrência desse envolvimento.

Palavras-chaves: Recepção; Teoria da dissonância cognitiva; comunicação

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O OFÍCIO DE JORNALISTA: DA SALA DE REDAÇÃO À TELA DE CINEMA
Christa Berger
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO - Este texto apresenta uma parte dos resultados da pesquisa chamada O Ofício de Jornalista: da Sala de Redação à Tela de Cinema, cujo objetivo principal foi estudar as relações existentes entre cinema imprensa através dos "filmes de jornalismo". Em um universo de 20 mil filmes, foram identificados cerca de 700 que se referem ao jornalismo ou à profissão de jornalista na sinopse. Os filmes foram agrupados pelo país e a década da sua produção e pelo gênero no qual estão classificados. Estas indicações, juntamente com a análise de alguns filmes e uma revisão bibliográfica sobre o tema, sustentam a tentativa de contar uma pequena história do "newspaper movie", gênero que encontra seu habitat natural no cinema norte-americano, cuja tradição de filmes de ação e de personagens heróicos, produz jornalistas como um de seus tipos ideais. É sobre a imagem que estes filmes constroem do jornalista, referendada numa prática da profissão, que se trata de compreender, neste texto.

Palavras-chaves: jornalismo, cinema, profissão de jornalista

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O PAPEL DO NAI - NÚCLEO DE ATENÇÃO AO IDOSO NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO E ATENÇÃO À TERCEIRA IDADE - A SALA DE ESPERA NA VISÃO MULTIDISCIPLINAR
Marcos Fernando Martins Teodoro
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

RESUMO - O Projeto Sala de Espera, desenvolvido na Unati/Uerj desde março de 1999, direciona-se aos usuários dos Serviços de Saúde Pública e que diretamente procuram o Nai/Unati em busca de uma consulta ambulatorial. Este atendimento grupal voltado à Educação para a Saúde se coloca como um importante instrumento de aproximação entre os profissionais de saúde da nossa unidade e os pacientes, a fim de favorecer uma minimização de possíveis tenções geradas no interior da dinâmica institucional.

Palavras-chaves: Saúde Pública, Comunicação Social, Pedagogia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, e Fisioterapia

Palavras-chaves: Cultura digital, moda, processos cognitivos

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A POLÍTICA ENTRE O CD E O BANHO DE MAR: UMA ESTRATÉGIA DE PLATÉIA E OUTRA DE PRAÇA
Manoella Maria Pinto Moreira das Neves
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO - Baseando-se na idéia de deslocamento da política, que se apresenta entre a praça e a platéia, observa-se neste texto que a política no nordeste e em particular em Maceió; onde a musicalidade e a festa estão presentes na sua cultura; apresenta-se com característica fortes de praça com requintes de platéia. Isto é evidenciado no lançamento de um Compact Disc de campanha que a prefeita candidata a reeleição lançou. Juntamente a este episódio tem-se o banho de mar da então candidata, como prova da despoluição da Praia da Avenida. Aqui temos uma estratégia de praça e outra de platéia. No caso do CD, pode-se dizer que os meios tomam o lugar dos espaços clássicos da política, e esta se torna midiatizada, de platéia. Mas a praça continua e o espetáculo está na rua. É o que se observa no banho de mar da prefeita que se torna mais importante do que a própria despoluição da praia. E as duas estratégias são utilizada para ganho de imagem da prefeita-candidata.

Palavras-chaves: Política, espetáculo e mídia, imagem

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PROJETO DOAR SANGUE DÁ SAMBA
Alexandre Pessanha Telles; Renata Ferreira Vargas
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

RESUMO - O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), assim como várias Unidades de Hemoterapia do país, enfrenta problemas constantes de falta de doadores. Tal problema é agravado em determinados períodos do ano como feriados prolongados, festas de final de ano, férias escolares e carnaval. O projeto "Doar sangue dá samba" pretende estabelecer uma interação com as comunidades das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos circunvizinhas ao HUPE. Através de parceria com a Diretoria Social das Agremiações, implementar uma campanha de doação voluntária de sangue nas suas comunidades, conscientizando, com a distribuição de material educativo-informativo. sobre a importância da doação como ato de cidadania e como fator indispensável para o pleno funcionamento da principal unidade de saúde da região.

Palavras-chaves: Relações públicas, campanha de saúde, cidadania, comunidades

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RÁDIOS COMUNITÁRIAS COMO RÁDIOS EDUCATIVAS
Mauro José Sá Rego Costa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO - Com base na concepção do ritornelo de Gilles Deleuze e Felix Guattari; e na exploração de novas narrativas sonoras no rádio (Murray Schafer) e na música eletroacústica (Schaeffer e Bayle) desenvolvemos meios para pensar como uma rádio comunitária pode funcionar como uma rádio educativa. Isto implica, naturalmente, tanto em mudanças na compreensão deste meio de comunicação quanto na concepção do que é educação. A comunicação apresenta este suporte teórico e narra e analisa o início da experiência de organização de uma rádio comunitária integrando associações locais num bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e associações acadêmicas de uma Faculdade de Educação pública que funciona neste bairro.

Palavras-chaves: Rádios comunitárias, narrativas sonoras, música eletroacústica

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A RESPONSABILIDADE SOCIAL ENSINA A PENSAR
Cristiele Magalhães Ribeiro
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

RESUMO - Em Porto Alegre, em 1995, nasce a Fundação Projeto Pescar, tendo como objetivo auxiliar empresas interessadas em abrir dentro de suas dependências escolas profissionalizantes para adolescentes que vivem em situação de risco. A Fundação é composta atualmente por uma rede de 34 empresas brasileiras, que atendem em média 1.200 alunos por ano, sendo que cerca de 70% destes encontram uma colocação no mercado de trabalho logo após a formatura. Assim como estas empresas, muitas outras também estão se interessando em tornar-se socialmente responsáveis. Em nosso trabalho analisaremos como surgiu esse novo posicionamento das empresas, quais são os motivos que as influenciam a ser socialmente responsáveis e o papel que o profissional de Comunicação Social exerce dentro desta realidade.

Palavras-chaves: Relações Públicas, responsabilidade social, ensino profissionalizante

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SENTIDOS MOBILIZADOS PELO JORNALISMO IMPRESSO
Adriane Belluci Belório de Castro
Instituição: Universidade do Sagrado Coração - Bauru

RESUMO - Há na sociedade uma circulação infinita de sentidos os quais se manifestam sob a forma de textos. Dessa maneira, podemos reconhecer alguns desses sentidos a partir de uma análise dos processos discursivos que constituem um texto estabelecendo a relação deste com outros textos. Se levarmos, ainda, em consideração os meios de comunicação social (aqui especificamente os impressos), encontraremos uma amostra de sentidos que são acionados por certas representações e que, conseqüentemente, passam a fazer parte de formações ideológicas que permeiam a sociedade. Com o presente trabalho, pretendemos mostrar os sentidos mobilizados por duas diferentes representações de um mesmo fato divulgado pelo jornalismo impresso, utilizando, para tanto, alguns princípios da Análise do Discurso.

Palavras-chaves: Jornalismo impresso, sociedade, formação ideológica, análise do discurso

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A SUBJETIVIDADE DA LINGUAGEM: ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Maria Inez Mateus Dota
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Bauru

RESUMO - Este trabalho objetiva proceder à análise textual de uma publicação científica, visando a levantar marcas da subjetividade da linguagem - os subjetivismos avaliativos - e a inventariar mecanismos de construção do sentido, no processo de comunicação em determinada área do conhecimento. Fundamentamos nossa análise em estudos que têm por base a lingüística da enunciação e mostramos que, embora o autor da publicação tente apresentar os dados da pesquisa de maneira objetiva, deixa marcados os traços de sua inserção e os caminhos utilizados para dialogar com seus interlocutores. Essa desconstrução do texto pode apresentar contribuições tanto para aqueles que precisam veicular e receber informações no seio das comunidades científicas, como para aqueles estudiosos que se interessam pelas formas de inscrição do sujeito na linguagem.

Palavras-chaves: Processo de comunicação, análise textual, publicação científica

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