Sessões de Comunicações Livres
Coordenador Nacional:
José Luiz Proença - proenjl@usp.br
Coordenador Local:
Jorge Ijuim (UFMS) - jkijuim@nin.ufms.br
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Trabalhos apresentados nas Sessões
de Comunicações Livres
AI-1,
AI-2, AI-5... JP
Caio Rodrigo Albuquerque
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Bauru
RESUMO - Buscando observar o comportamento da imprensa
durante o regime militar pós-64, nos reportamos ao interior paulista.
Dessa maneira, analisamos o Jornal de Piracicaba (JP), principal veículo
impresso local de uma cidade que nos anos 60 se encontrava em ativo
processo de urbanização e expansão industrial,
abrigando um dos principais pólos metalúrgicos do país.
Assim, visando recortar alguns momentos decisivos dentro do quadro político
comandado pelos militares, estaremos analisando a abordagem do Jornal
de Piracicaba, seu enquadramento e as representações resultantes
dos períodos em que foram baixados os Atos Inconstitucionais
(AI) nº 1, nº2 e o nº 5.
Palavras-chaves: Jornalismo, imprensa reginal, regime militar pós
1964, Jornal de Piracicaba
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ARTE
ABSTRATA: UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE EXIGE REALFABETIZAÇÃO
VISUAL. UM PRINCÍPIO DIFERENTE DE EDUCAR
Marlene Fortuna
Instituição: Faculdade de Comunicação
Social Cásper Líbero
RESUMO - A comunicação com o outro: fruidor,
é objetivo de todas as artes. Elas contém, em seu cerne,
uma maneira peculiar de educar. Educar para a sensibilidade, educar
para a ativação das emoções, educar para
a visualidade, educar para formas novas de intelecção
artística. Porém, dentre todas elas, há uma que
tem peculiaridade muito definida na dialogia educação/comunicação:
é a Arte Abstrata. A pulsão da cor ou a matéria
simbiotizada nela mesma, sem referência com a realidade exterior
- condições próprias da arte abstrata, em qualquer
suporte (bi ou tridimensional), exigem do receptor outro viés
de análise, um novo preparo ótico-cognitivo, uma realfabetização
visual que a Arte Figurativa não exige. São os seguintes
os elementos de sua análise: ponto, linha, plano, contorno, direção,
tom, cor, textura, escala, dimensão, proporção,
massa, volume, movimento, ritmo, equilíbrio, tensão, nivelação,
aguçamento, harmonia, contraste, atração, agrupamento,
composição, arranjo. Saber ler estes elementos na arte
abstrata, implica em saber analisá-la, e analisá-la é
comunicar-se com ela, é comunicar-se com o mundo e é educar-se
através dela, educar sentidos, ideologias, visões de arte
e percepções outras.
Palavras-chaves: Comunicação, educação,
arte abstrata, percepção.
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AVALIAÇÃO DE COMO O CAPITALISMO
CONTEMPORÂNEO INFLUENCIA E/OU CONDICIONA O ATUAL SABER-FAZER
JORNALÍSTICO DO "PENSAMENTO ÚNICO"
Renina Sangermano Valejo; Roberto Della Santa Barros
Instituição: Universidade-Estadual Paulista - Bauru
RESUMO - As cadeias de produção da indústria
cultural e de produção de bens simbólicos em geral,
e especificamente do jornalismo - empregam, invariavelmente, a mão-de-obra
de setores da classe média. Assim essa nova pequena burguesia,
introjetando a lógica de mercado, "age de forma orquestrada
sem necessidade de se orquestrar" (ACCARDO, Alain in "A
Estranha Ética dos Jornalistas"), ou seja, adere deliberadamente
às crenças e valores fundamentais do neoliberalismo.
Depois da queda do muro de Berlim o decálogo de Washington
firma-se como única saída possível para os países
de terceiro mundo. Neste contexto é atribuído aos jornalistas
o papel social de, além de tornar público este receituário
salvacionista, humanizá-lo em sua essência - diluindo a
luta de classes e as contradições fundamentais do capitalismo
num discurso "cidadão". Valendo-se dos mitos
da neutralidade e objetividade jornalísticas promovem um debate
"ético" que não critica as estruturas
de um sistema excludente e opressor - colaborando para a manutenção
do status quo.
Palavras-chaves: Indústria cultural, jornalismo, neoliberalismo
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A
CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DA MULHER: GRUPO DE PESQUISA E
INTERDISCIPLINARIEDADE
Alice Mitika Koshiyama
Instituição: Universidade de São Paulo
RESUMO - Este trabalho avalia parte dos resultados de
uma pesquisa individual na sua relação com um projeto
integrado de pesquisa, A Construção da Cidadania, apoiado
pelo CNPq, e agrega contribuições de estudos sobre gênero,
saúde, trabalho, educação e psicologia social.
A partir de um estudo de caso, a ação de Carmen da Silva
como articulista da revista Cláudia entre 1963-1985,
constatamos a importância do feminismo como ideologia que propõe
a construção da cidadania da mulher protagonista de sua
própria história. A revista, nesse processo, é
o espaço público usado para o diálogo entre as
mulheres e para o debate dos conflitos que marcam o longo caminho da
submissão à autonomia. A perspectiva revolucionária
de um feminismo que busca as igualdades e respeita as diferenças
é um projeto cultural libertário, uma utopia que propõe
a construção do um novo ser humano.
Palavras-chave: Cidadania - história - feminismo - psicologia
social - jornalismo brasileiro - revista Claúdia
- Carmen da Silva.- Maria Otilia Bocchini - José Roberto
Montes Heloani
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A CULTURA DIGITAL NA MODA CONTEMPORÂNEA
Solange Wajnman
Instituição: Universidade Paulista - São Paulo
RESUMO - Este trabalho consiste em relacionar alguns aspectos
da linguagem de comunicação do computador com a linguagem
tecnológica da moda contemporânea. Assim questões
relativas à imagem sintética, seus problemas ligados à
caracterização de objetos na zona intermediária
entre realidade e virtualização, simulação,
interatividade entre outros serão estudadas a partir da produção
e confecção de tecidos. O objetivo é mostrar como
o padrão cultural da sociedade contemporânea atravessa
o campo da moda. Em outras palavras trata-se de demonstrar - a partir
da identidade dos "tecidos inteligentes" ou dos processos
de confecção CAD/CAM com a noção de hibridação
e de simulação das mídias digitais numéricas.-
o alcance técnico e epistemológico da cultura digital
na moda contemporânea.
Palavras-chaves: Cultura digital, moda, processos cognitivos
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AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
NO PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Melissa Bonotto
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
RESUMO - Cada vez mais as empresas estão buscando
alternativas e propostas que as tornem mais ágeis e atuantes
ao mercado. Nesse contexto, a comunicação aparece como
fator estratégico nas organizações para impulsionar
o desenvolver e o posicionamento das mesmas. Percebe-se que a empresa
de hoje não se preocupa apenas com a sua produção.
Os seus interesses envolvem desde questões como o bem-estar dos
colaboradores até a preocupação com a comunidade
da qual faz parte. O processo de responsabilidade social, portanto,
está ocupando um espaço cada vez maior e provocando muitas
conseqüências tanto para a empresa como para a comunidade
envolvida. Nesse contexto, um plano de comunicação dá
às empresas as diretrizes sobre o que e como deve ser realizado
para alcançar os objetivos. Por isso, o estudo das estratégias
de comunicação no processo de responsabilidade social
das empresas, com todos os seus públicos e a comunidade, justifica-se
pelo fato de ser, atualmente, um tema essencial para a sobrevivência
das organizações.
Palavras-chaves: Organizações, comunicação
estratégica, responsabilidade social
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O
FENÔMENO DO TURISMO E AS OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS
Flavi Ferreira Lisbôa Filho
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
RESUMO - No século XXI, o turismo entra como uma
das mais expressivas forças emergentes no mercado mundial. Muitos
vêem o turismo como movimento de pessoas, é um ramo das
ciências sociais que transcende a esfera das meras relações
da balança comercial. A crescente necessidade do homem pela busca
do equilíbrio psicofísico e familiar em ambientes naturais
proporcionou o crescimento do turismo alternativo. A fuga temporária
do homem da sua rotina de cidade grande traz conseqüências
para os ambientes naturais, principalmente, quando não há
um planejamento, onde seja contemplado o programa de normalização
e fiscalização das atividades turísticas. Daí,
a necessidade do planejamento sistematizado e de longo prazo. Desta
forma, cria-se uma oportunidade para vários profissionais, em
especial para o de comunicação social.
Palavras-chaves: Turismo, desenvolvimento, relações públicas
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O FUTEBOL COMO ESCRAVO DA MÍDIA
Fernando de Morais Franco Nunes
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Bauru
RESUMO - O futebol no Brasil nasceu e se desenvolveu entre
a elite burguesa, até que não pôde mais fechar seu
espaço para os talentos que surgiam das camadas sociais mais
baixas. Essa aparente democratização popularizou o esporte
e atraiu, com o desenvolvimento das tecnologias no século XX,
o interesse dos meios de comunicação, que passaram a explorá-lo
visando o lucro, inseridos no sistema capitalista vigente. A prática
futebolística profissional e o modo como seus torcedores a acompanham
foram influenciados pela intervenção da mídia,
que cada vez mais se torna um forte elemento na tomada das decisões
referentes às competições de futebol, trazendo
com ela os milhões de dólares investidos em propaganda
pelas grandes multinacionais. O resultado desse processo é a
total dependência do futebol em relação aos patrocínios
e aos direitos de transmissão pagos pela televisão.
Palavras-chaves: Mídia, televisão, transmissão
esportiva, patrocínios, futebol
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JOVENS DA CLASSE MÉDIA, TRANSGRESSÃO
E TELEVISÃO: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS
Álvaro Fernando Ferreira Marinho
Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso
RESUMO - Investiga-se a influência de programas
de televisão em práticas transgressivas de jovens da classe
média. Para isso, foram escolhidos os programas Todo Mundo MTV,
da MTV, e Super Positivo, da Bandeirantes. Os dois são voltados
para o público jovem. Apesar da irreverência e da interatividade,
as linguagens são diferentes: o segundo recorre a punição
dissimulada em humor, à vulgarização do erotismo
humano e a preconceitos étnicos, dentre outros; o primeiro, faz
apologia da não violência, debate temas sociais contemporâneos
e traça o perfil profissional dos jovens participantes. A pesquisa
constata que, conforme Ciro Marcondes, o público jovem pode incluir
ou excluir dos próprios conhecimentos aquilo que os programas
de televisão, em foco, incluem ou excluem dos seus próprios
conteúdos. Considerada essa dimensão pedagógica,
dependendo do tipo de conteúdo, a televisão pode concorrer
para ações antissociais de transgressão ou para
ações denotativas de consciência crítica.
Palavras-chaves: Televisão, programação juvenil,
transgressão, consciência crítica
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LEGIÃO URBANA: UMA TRAJETÓRIA
Ana Paula Pinhatari
Instituição: Universidade de Sorocaba
RESUMO - "Não tinha medo o tal João
do Santo Cristo..." O livro-reportagem "Legião Urbana,
uma trajetória" relata a história da banda desde
seus primórdios em Brasília no fim da conflitante década
de 70. Renato Manfredini, antes do Russo, tinha sua banda "Aborto
Elétrico", mas por desencontros de pensamentos e ideais,
Renato rompe e começa a Legião Urbana com Marcelo Bonfá,
Renato Rocha, Dado Villa-Lobos e por fim, Renato Russo. A raíz
punk e sua emergência é um dos tópicos nesse livro.
Brasília é tomada por esse movimento elétrico nos
idos de 78 onde surgiram bandas que saíram do anonimato para
as grandes gravadoras nacionais. Assim aconteceu com a Legião
Urbana com suas letras poéticas, políticas e extremamente
atuais. O enigmático, a voz potente de Russo e suas letras imortalizaram
a banda e não a deixaram morrer na memória de seus fãs.
Palavras-chaves: Livro-reportagem, música popular, movimento
punk, letras políticas
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NO
LIMITE: A AUDIÊNCIA A PARTIR DA TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA
Edson Fernando Dalmonte
Instituição: Universidade Metodista de São
Paulo
RESUMO - Análise da elevada audiência do
programa No Limite com base na Teoria da Dissonância Cognitiva,
de Leon Festinger, que define a cognição como o conhecimento
que uma pessoa tem de si, do seu comportamento e do meio que a cerca.
Logo, a dissonância é a ruptura dessa visão de mundo
pela inclusão de elementos contraditórios. A dissonância
não pode persistir, e deve ser eliminada, restaurando-se a consonância.
Apresentamos a hipótese de que a dissonância se manifestou
em dois níveis: 1) entre os participantes, motivado pela visão
estereotipada do colega; 2) decorrente do primeiro, a dissonância
na audiência impulsionada pelo desentendimento entre os concorrentes,
levando o receptor a identificá-los como bons ou maus. A partir
desse momento há o envolvimento com o programa, pois o receptor
passa, por meio de sua torcida, a 'colaborar' para que os bons vençam,
eliminando a dissonância. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas
com receptores do programa em questão para verificar a ocorrência
desse envolvimento.
Palavras-chaves: Recepção; Teoria da dissonância
cognitiva; comunicação
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O OFÍCIO DE JORNALISTA: DA SALA DE
REDAÇÃO À TELA DE CINEMA
Christa Berger
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do
Sul
RESUMO - Este texto apresenta uma parte dos resultados
da pesquisa chamada O Ofício de Jornalista: da Sala de Redação
à Tela de Cinema, cujo objetivo principal foi estudar as relações
existentes entre cinema imprensa através dos "filmes de
jornalismo". Em um universo de 20 mil filmes, foram identificados
cerca de 700 que se referem ao jornalismo ou à profissão
de jornalista na sinopse. Os filmes foram agrupados pelo país
e a década da sua produção e pelo gênero
no qual estão classificados. Estas indicações,
juntamente com a análise de alguns filmes e uma revisão
bibliográfica sobre o tema, sustentam a tentativa de contar uma
pequena história do "newspaper movie", gênero
que encontra seu habitat natural no cinema norte-americano, cuja tradição
de filmes de ação e de personagens heróicos, produz
jornalistas como um de seus tipos ideais. É sobre a imagem que
estes filmes constroem do jornalista, referendada numa prática
da profissão, que se trata de compreender, neste texto.
Palavras-chaves: jornalismo, cinema, profissão de jornalista
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O PAPEL DO NAI - NÚCLEO DE ATENÇÃO
AO IDOSO NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO E ATENÇÃO À
TERCEIRA IDADE - A SALA DE ESPERA NA VISÃO MULTIDISCIPLINAR
Marcos Fernando Martins Teodoro
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
RESUMO - O Projeto Sala de Espera, desenvolvido
na Unati/Uerj desde março de 1999, direciona-se
aos usuários dos Serviços de Saúde Pública
e que diretamente procuram o Nai/Unati em busca de uma consulta
ambulatorial. Este atendimento grupal voltado à Educação
para a Saúde se coloca como um importante instrumento de
aproximação entre os profissionais de saúde da
nossa unidade e os pacientes, a fim de favorecer uma minimização
de possíveis tenções geradas no interior da dinâmica
institucional.
Palavras-chaves: Saúde Pública, Comunicação
Social, Pedagogia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia,
Nutrição, e Fisioterapia
Palavras-chaves: Cultura digital, moda, processos cognitivos
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A
POLÍTICA ENTRE O CD E O BANHO DE MAR: UMA ESTRATÉGIA DE
PLATÉIA E OUTRA DE PRAÇA
Manoella Maria Pinto Moreira das Neves
Instituição: Universidade Federal
do Rio Grande do Sul
RESUMO - Baseando-se na idéia de deslocamento da
política, que se apresenta entre a praça e a platéia,
observa-se neste texto que a política no nordeste e em particular
em Maceió; onde a musicalidade e a festa estão presentes
na sua cultura; apresenta-se com característica fortes de praça
com requintes de platéia. Isto é evidenciado no lançamento
de um Compact Disc de campanha que a prefeita candidata a reeleição
lançou. Juntamente a este episódio tem-se o banho de mar
da então candidata, como prova da despoluição da
Praia da Avenida. Aqui temos uma estratégia de praça e
outra de platéia. No caso do CD, pode-se dizer que os meios tomam
o lugar dos espaços clássicos da política, e esta
se torna midiatizada, de platéia. Mas a praça continua
e o espetáculo está na rua. É o que se observa
no banho de mar da prefeita que se torna mais importante do que a própria
despoluição da praia. E as duas estratégias são
utilizada para ganho de imagem da prefeita-candidata.
Palavras-chaves: Política, espetáculo e mídia,
imagem
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PROJETO DOAR SANGUE DÁ SAMBA
Alexandre Pessanha Telles; Renata Ferreira Vargas
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
RESUMO - O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital
Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), assim como várias
Unidades de Hemoterapia do país, enfrenta problemas constantes
de falta de doadores. Tal problema é agravado em determinados
períodos do ano como feriados prolongados, festas de final de
ano, férias escolares e carnaval. O projeto "Doar sangue
dá samba" pretende estabelecer uma interação
com as comunidades das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos circunvizinhas
ao HUPE. Através de parceria com a Diretoria Social das Agremiações,
implementar uma campanha de doação voluntária de
sangue nas suas comunidades, conscientizando, com a distribuição
de material educativo-informativo. sobre a importância da doação
como ato de cidadania e como fator indispensável para o pleno
funcionamento da principal unidade de saúde da região.
Palavras-chaves: Relações públicas, campanha de
saúde, cidadania, comunidades
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RÁDIOS COMUNITÁRIAS COMO RÁDIOS
EDUCATIVAS
Mauro José Sá Rego Costa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
RESUMO - Com base na concepção do ritornelo
de Gilles Deleuze e Felix Guattari; e na exploração de
novas narrativas sonoras no rádio (Murray Schafer) e na música
eletroacústica (Schaeffer e Bayle) desenvolvemos meios para pensar
como uma rádio comunitária pode funcionar como uma rádio
educativa. Isto implica, naturalmente, tanto em mudanças na compreensão
deste meio de comunicação quanto na concepção
do que é educação. A comunicação
apresenta este suporte teórico e narra e analisa o início
da experiência de organização de uma rádio
comunitária integrando associações locais num bairro
de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e associações
acadêmicas de uma Faculdade de Educação pública
que funciona neste bairro.
Palavras-chaves: Rádios comunitárias, narrativas sonoras,
música eletroacústica
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A RESPONSABILIDADE SOCIAL ENSINA A PENSAR
Cristiele Magalhães Ribeiro
Instituição: Universidade Federal
de Santa Maria
RESUMO - Em Porto Alegre, em 1995, nasce a Fundação
Projeto Pescar, tendo como objetivo auxiliar empresas interessadas em
abrir dentro de suas dependências escolas profissionalizantes
para adolescentes que vivem em situação de risco. A Fundação
é composta atualmente por uma rede de 34 empresas brasileiras,
que atendem em média 1.200 alunos por ano, sendo que cerca de
70% destes encontram uma colocação no mercado de trabalho
logo após a formatura. Assim como estas empresas, muitas outras
também estão se interessando em tornar-se socialmente
responsáveis. Em nosso trabalho analisaremos como surgiu esse
novo posicionamento das empresas, quais são os motivos que as
influenciam a ser socialmente responsáveis e o papel que o profissional
de Comunicação Social exerce dentro desta realidade.
Palavras-chaves: Relações Públicas, responsabilidade
social, ensino profissionalizante
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SENTIDOS MOBILIZADOS PELO JORNALISMO IMPRESSO
Adriane Belluci Belório de Castro
Instituição: Universidade do Sagrado Coração
- Bauru
RESUMO - Há na sociedade uma circulação
infinita de sentidos os quais se manifestam sob a forma de textos. Dessa
maneira, podemos reconhecer alguns desses sentidos a partir de uma análise
dos processos discursivos que constituem um texto estabelecendo a relação
deste com outros textos. Se levarmos, ainda, em consideração
os meios de comunicação social (aqui especificamente os
impressos), encontraremos uma amostra de sentidos que são acionados
por certas representações e que, conseqüentemente,
passam a fazer parte de formações ideológicas que
permeiam a sociedade. Com o presente trabalho, pretendemos mostrar os
sentidos mobilizados por duas diferentes representações
de um mesmo fato divulgado pelo jornalismo impresso, utilizando, para
tanto, alguns princípios da Análise do Discurso.
Palavras-chaves: Jornalismo impresso, sociedade, formação
ideológica, análise do discurso
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A SUBJETIVIDADE
DA LINGUAGEM: ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Maria Inez Mateus Dota
Instituição: Universidade Estadual Paulista
- Bauru
RESUMO - Este trabalho objetiva proceder à análise
textual de uma publicação científica, visando a
levantar marcas da subjetividade da linguagem - os subjetivismos avaliativos
- e a inventariar mecanismos de construção do sentido,
no processo de comunicação em determinada área
do conhecimento. Fundamentamos nossa análise em estudos que têm
por base a lingüística da enunciação e mostramos
que, embora o autor da publicação tente apresentar os
dados da pesquisa de maneira objetiva, deixa marcados os traços
de sua inserção e os caminhos utilizados para dialogar
com seus interlocutores. Essa desconstrução do texto pode
apresentar contribuições tanto para aqueles que precisam
veicular e receber informações no seio das comunidades
científicas, como para aqueles estudiosos que se interessam pelas
formas de inscrição do sujeito na linguagem.
Palavras-chaves: Processo de comunicação, análise
textual, publicação científica
volta