NP 01 - Teorias da Comunicação
Coordenador:
Prof. Dr. Francisco Rudiger - frudiger@pucrs.br
"AÇÃO
COMUNICATIVA" E "COMUNICADE REFLEXIVA": UMA NOVA ABORDAGEM PARA
SE PENSAR A DINÂMICA ENTRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO
DE MASSA, ESPAÇO PÚBLICO E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
Cíntia San Martin Fernandes
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
RESUMO - A partir de duas correntes teóricas, uma discursiva
(Habermas) e outra reflexiva (Lash) propomos pensar metodológicamente
e analíticamente a relação entre meios de comunicação de massa, espaço
público e diversidade cultural no Brasil. A tendência da bibliografia
a respeito do tema tanto internacionalmente como no Brasil é se fixar
no marco teórico da indústria cultural. Este trabalho visualiza a possibilidade
de estudar a dinâmica dos meios de comunicação de massa através da relação
destes com a conformação de uma esfera pública porosa às demandas da
sociedade. As propostas de Habermas e Lash nos parecem, neste caso,
bem sucedidas pois permitem olharmos com o olhar menos determinista,
nos abrindo para novas possibilidades, para novos modelos sociais ainda
pouco visualisados pelos estudiosos de mídia e política tanto na América
Latina como no Brasil.
Palavras-chave: mídia, espaço público, diversidade cultural.
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BARBÁRIE
ESTÉTICA E PRODUÇÃO JORNALÍSTICA: A ATUALIDADE
DO CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL
Belarmino Cesar Guimarães da Costa
Instituição: UNIMEP e UNICAMP
RESUMO - O trabalho busca, através da atualidade do conceito
de indústria cultural, demonstrar as contribuições da Teoria Crítica
para os estudos de comunicação, em particular, para a identificação
do processo de heteronomia cultural, hierarquização dos artefatos e
universalização de padrões estéticos. Toma como referência a produção
jornalística para verificar na construção da notícia a apropriação da
racionalidade técnica e explora a questão da violência na perspectiva
de que ela não se esgota com o enunciado da mensagem, mas deve ser compreendida
também nas condições de sua produção. A estetização da realidade, a
mediação tecnológica e a relação entre sensibilidade e experiência complementam
a exposição.
Palavras-Chave: 1. Teoria Crítica; 2. Indústria Cultural; 3. Estética
da Violência.
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COMUNICAÇÃO,
MUNDO DO TRABALHO E SUBJETIVIDADE
Roseli Aparecida Fígaro Paulino
Instituição: ECA/USP
RESUMO - Este artigo tem por objetivo discutir a importância
da categoria trabalho para o campo da Comunicação. As transformações
pelas quais o mundo passa são principalmente alterações que se dão no
mundo do trabalho. As novas tecnologias da comunicação são peças-chave
nestas transformações, ocupando um lugar de destaque na lógica da estrutura
socioeconômica. O fechamento de postos de trabalho, o surgimento de
novas profissões, a reorganização do mundo do trabalho fabril/industrial
transformam também a vida das pessoas, seus valores, suas formas de
percepção e de relacionamento com o outro. As investigações já desenvolvidas
neste campo de preocupações têm mostrado que o mundo do trabalho constitui-se
em mediador fundamental na relação entre os sujeitos receptores e os
meios de comunicação, emissores privilegiados na atual conjuntura de
mundialização da cultura e globalização da economia. Tem demonstrado
também como essa relação emissor-receptor, mediada pelo mundo do trabalho,
constrói sentidos que são balizados pelos discursos que nele circulam
bem como pelas mudanças que ali se operam. As pesquisas empíricas fornecem
dados que nos permitem voltar à discussão sobre os paradigmas que orientam
o campo da Comunicação.
Palavras-chave: Comunicação, trabalho, estudo de recepção, subjetividade
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A
COMUNICAÇÃO VIRTUAL SEGUNDO LÉVY E BAUDRILLARD
Cláudio Novaes Pinto Coelho
Instituição: FFLCH/USP e Faculdade Cásper Líbero
RESUMO - O propósito deste trabalho é avaliar a contribuição
de Pierre Lévy e Jean Baudrillard para a elaboração de uma teoria da
comunicação virtual. Para cumprir esta finalidade, analisamos as obras
O Que É O Virtual? de Pierre Lévy e Simulacros e Simulação e Tela Total
de Jean Baudrillard. Os seguintes aspectos orientaram a abordagem destas
obras: as relações entre a comunicação virtual e as características
da sociedade contemporânea, a diferenciação entre o virtual e o real,
a dimensão econômica da comunicação virtual e o seu posicionamento diante
da problemática da temporalidade. Os autores investigados desenvolvem
interpretações contraditórias a respeito destes elementos, por eles
abordados de maneira unilateral.
Palavras-chaves: comunicação virtual; teoria da comunicação; sociedade
contemporânea
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DIVERSIDADE
CULTURAL NAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS
Vivian F. D. Urquidi
Instituição: Universidade de São Paulo
RESUMO - Quando a crítica pós-moderna pôs em xeque os
paradigmas teóricos da modernidade, um conceito passou a dominar o cenário
temático das pesquisas nas ciências sociais, o da diversidade. Acontece
que enquanto conceito, a diversidade tem referenciado a gama mais ampla
de manifestações culturais e sociais, a ponto de assumir um caráter
de "conceito curinga", tão abrangente quanto incapaz de dar conta da
realidade que se propõe definir. O presente texto pretende circunscrever
o conceito de diversidade na América Latina.
Palavras chave: hibridismo cultural, heterogeneidade temporal, diversidade
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A
ESTÉTICA DA MERCADORIA JORNALÍSTICA
Leandro Marshall
Instituição: UMESP, Universidade de Passo Fundo (RS) e
FADEP (PR)
RESUMO - A pós-modernidade e os seus paradigmas de relativização,
fragmentação e flexibilização, estabelecem no universo da comunicação
e da informação, nesta transição de milênios, uma esfera complexa de
mutação e transgenia. Assiste-se o advento de uma raiz da indústria
cultural, com a erupção de ícones, a hegemonia de signos e fetiches,
uma teia de redes e tecnologias e a volatilidade absoluta de conceitos,
gramáticas e paradigmas. O locus pós-moderno instala no habitat social
uma cultura híbrida, paradoxal e universal, e erige uma ultra-estética,
que se superpõe à estética da sociedade e que nasce sob o signo da linguagem
publicitária. O jornalismo, submetido a este processo haugniano de estetização
da mercadoria, torna-se um apêndice da publicidade. Palavras-chave:
Teoria da Comunicação; Teoria do Jornalismo; Jornalismo.
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A
ETNOGRAFIA CRÍTICA DA RECEPÇÃO: MINIATURISTAS EM
CAMPO
Veneza V. Mayora Ronsini
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas/USP e Universidade Federal de Santa Maria.
RESUMO - Com base na Antropologia Hermenêutica, o texto
sintetiza as principais características do método compreensivo aplicado
aos estudos qualitivativos de audiência, mapeando algumas das contribuições
e dos limites da etnografia crítica da recepção dos meios de comunicação
de massa. Apresenta o ponto de vista que constrói o objeto comunicacional
sob o enfoque da linha de recepção, enfatizando os processos sociais
contemporâneos e o papel das classes subalternas. Finalmente, propõe
observar a relação dos grupos sociais com os meios massivos de forma
a entender a organização espacial e temporal do cotidiano com base nas
mediações cotidianidade familiar, competência cultural e temporalidade
social.
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O
"MANIFESTO PELA METADE" - CIBERNÉTICA E IDEOLOGIA
Daniel Galera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
RESUMO - O "Manifesto pela metade", de Jaron Lanier, publicado
em setembro de 2000 no sítio Edge, faz uma crítica ao que ele denomina
o dogma do totalitarismo cibernético. As teorias tecnofílicas descrevem
o homem e o mundo como sendo nada além de computadores. Deste tipo de
pensamento surge a escatologia de que as máquinas ficarão inteligentes,
podendo vir a dominar a humanidade dentro de poucas décadas. Comenta-se
o texto, destacando suas duas perspectivas: a filosófica e a tecnológica
e acrescentam-se algumas observações sobre suas circunstãncias teóricas.
Palavras-chave: Ciberpensamento, novas tecnologias, crítica das novas
tecnologias.
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RECEPÇÃO: SENTIDOS ERRANTES
NO ESPAÇO DA COMPLEXIDADE
Jane Mazzarino
Instituição: Unisinos
RESUMO - Este artigo pensa a comunicação a partir do
pensamento complexo e multidimensional. O receptor é o leitor. Ao conectar-se
com um dispositivo midiático, ele traz para si um feixe de fios de sentidos,
que transforma seu ato de ler numa leitura hipertextual - a qual forma
uma estrutura de inter-referências, limitada pelas conexões disponíveis
e possíveis de serem feitas. Os relatos do sujeito sobre o discurso
da mídia - sua produção de sentido enquanto receptor - forma uma trama
complexa de fios que intervém no processo de significação do sujeito
empírico. Este "pôr em jogo" dimensões e direções movediças faz-nos
entender a recepção- a partir do conceito de rizoma - como o aspecto
cognitivo movimentado no sujeito em seus percursos por sentidos que
já fazem parte de uma memória (passado), que se presentificam no momento
da recepção (presente), e que são construídos a partir da interação
(futuro).
Palavras-chave: Recepção, hipertexto, rizoma
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A
TEORIA DA COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: DA HERANÇA
CULTURAL 'A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa; Daniele Siqueira; Rafael
Costa Machado;
Instituição: Universidade Federal do Paraná
RESUMO - Este trabalho apresenta os resultados de uma
pesquisa bibliográfica que, na sua primeira parte, procura identificar
os autores europeus e norte-americanos, suas principais idéias e obras,
que mais influenciaram a pesquisa em Comunicação na América Latina.
A partir da análise de como tais idéias se articulam com a criação de
uma pesquisa latino americana em comunicação, procura-se numa segunda
parte, apresentar de que forma os estudos de Teoria da Comunicação foram
conquistando sua identidade e autonomia no continente. Para isso, faz-se
a descrição da biografia desses autores, relacionando-a com suas produções
científicas e analisando os respectivos contextos históricos em que
são elaboradas, suas peculiaridades e características.
Palavras-chave: Teoria da Comunicação, autores latino-americanos, Pesquisa
em Comunicação
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COMUNICAÇÃO:
INCOMPLETUDE, SILÊNCIO
Daniele Naves de Oliveira
SEM RESUMO
Palavras-chave: Comunicação
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