3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 06 - Mídia Sonora

Coordenadora:
Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira - soniavm@gbl.com.br

 

O LIVRO E A IMAGEM SONORA
Antonio Adami

RESUMO - Nosso trabalho trata das adaptações literárias para o rádio. Os processos de transmutação de Linguagem. Pretendemos discutir questões referentes às adaptações de textos literários para o rádio apontando caminhos, possibilidades e sugerindo ao público um novo senso de audição. Na interpretação de radioatores a obra literária fica limitada ao som, demovida de suas vestes mostrando-se desnuda aos olhos e ouvidos dos ouvintes, que, têm, assim, inclusive, uma forma de acesso ao autor possibilitando uma maior interação e cumplicidade.

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POÉTICAS DO OUVIR
Carmen Lucia José

RESUMO - Inicialmente, "Poéticas do Ouvir" é o título de um programa radiofônico que, ousadamente, tenta resgatar a condição de produção original da poesia (o canto mítico das comunidades arcaicas) em textos que, contemporaneamente, foram escritos para publicações impressas. Realizando o percurso inverso dos gregos, que caminharam da oralidade primária para a literacia, buscava-se um procedimento de composição em áudio para poesias cujos autores, originariamente, tinham-nas compostas para o papel, isto é, da literatura impressa para o áudio. Programa concluído, o resultado exigiu uma reflexão teórica sobre os procedimentos pois nunca ficou tão clara a afirmação de Marshall McLuhan, "o novo transforma seu predecessor em forma de arte", quando se trata da convivência entre mídias tradicionais e novas.

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CD: UM SUPORTE PRIVILEGIADO PARA O DOCUMENTÁRIO SONORO
Ana Baumworcel

RESUMO - Ao analisar o CD produzido por alunos de Rádio-documentário da UFF para a comemoração dos 40 anos da instituição, este texto discute a sobrevivência do áudio em outro suporte que não o rádio. Demonstra também a possibilidade de construção de um hipertexto sonoro utilizando como links diferentes vozes e como ícones, diversas faixas.

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RADIOFAM: A EXPERIÊNCIA DIGITAL DOS ALUNOS DA FAMECOS - PUCRS NA INTERNET
João Brito; Luciano Klöckner; Màgda Cunha; Militão Ricardo

RESUMO - Transmitem atualmente pela Internet cerca de 5.000 emissoras de rádio online. A maioria apresenta-se na rede mundial com uma versão diferenciada da programação ao vivo veiculada nas estações AM ou FM regulares. Já as rádios online – aquelas que operam exclusivamente na Web e, por isso, denominadas de Internet-only, - embora ainda em número inferior, vêm buscando explorar as potencialidades desse novo suporte de transmissão de informações, que coloca janela-a-janela, em uma única tela, a possibilidade de acesso a textos, imagens e sons com simultaneidade. A pesquisa pretende relatar as experiências realizadas na área de rádio da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS-PUCRS), com a implantação da Radiofam, em meados de 1997, projetando a intenção de trabalhar com o potencial deste novo meio de transmissão e de desenvolver uma linguagem própria.

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CONSUMIDORES DO RÁDIO DEGUSTAM-NO
Jane Mazzarino

RESUMO - A partir das teorias de consumo e cidadania, de Garcia Canclini, e de sociabilidade, de Maffesoli, este artigo faz um cruzamento com dados empíricos referentes aos sentidos produzidos por ouvintes de rádio. Trata-se do papel da cultura midiática enquanto objeto de um consumo diferenciado, peculiar, e da geração de uma não tão nova, mas outra sociabilidade, mediada pela mídia radiofônica. Aborda os despertadores de sentido utilizados pela mídia para que o consumo se faça, e de elementos que tocam – e como tocam - o ouvinte. Enfim, trata-se da observação dos movimentos de um consumidor no seu ato cotidiano de escutar o rádio.

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A TECNOLOGIA NA MÚSICA
Daniel M. Gohn

RESUMO - Este trabalho apresenta um breve panorama histórico do desenvolvimento da tecnologia em relação à música popular, procurando compreender os efeitos resultantes da evolução dos meios de gravação, do rádio, da televisão e dos instrumentos eletrônicos. Temos como objetivo comprovar o condicionamento da produção e da apreciação musical de cada período às possibilidades tecnológicas da época. São analisados aspectos referentes à transmissão de informações, assim como a perspectiva de consumidores e produtores de material musical. Concluímos que as novas tecnologias ajudam a delinear as estruturas que regem a produção da música, e que novos estilos surgem a partir de inovações nos equipamentos eletrônicos e nos sistemas de comunicação. Este texto faz parte de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento na ECA/USP intitulada "As Novas Tecnologias na Transmissão do Conhecimento Musical".

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O GÊNERO DEBATE E O MITO DA SUPERFICIALIDADE NO RÁDIO – A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA "ALÉM DA NOTÍCIA"
Alda de Almeida

RESUMO - As principais características do rádio, instantaneidade, linguagem clara e popularidade, fundamentam as críticas sobre a superficialidade do veículo, mas o aprofundamento é possível através de programas como a grande reportagem, documentário e debate. O desaparecimento dos formatos jornalísticos mais dispendiosos em função da falta de investimentos. A sobrevivência dos debates ao vivo, com as vantagens e os problemas apresentados por este modelo. O exemplo do programa Além da Notícia, da Rádio MEC.

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RADIOJORNALISMO DE SERVIÇO EM NATAL/RN: CRÔNICA DE UMA MORTE (AINDA NÃO) ANUNCIADA?
Ciro José Peixoto Pedroza

RESUMO - O que existe hoje de jornalismo de serviço no rádio que se produz em Natal, capital do Rio Grande do Norte? Só lembranças de um tempo em que a informação ocupava lugar de destaque na programação das emissoras, principalmente das AMs? Hoje, faltam investimentos, condições técnicas e profissionais qualificados e bem pagos para realizar esse trabalho nas emissoras. Nas FMs, a realidade é ainda pior. Cada dia mais, o espaço reservado à notícia vem sendo substituído por música e spots comerciais. Será o fim de um modelo que em outros centros responde por boa parcela da audiência e do faturamento das emissoras ou será falta de coragem dos executivos do rádio para investir nesse segmento, prestando um serviço relevante à sociedade e devolvendo ao meio rádio o respeito e a audiência que ele merece? São essas questões que esse trabalho pretende discutir.

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O ENSINO DO RADIOJORNALISMO EM TEMPOS DE INTERNET
Eduardo Meditsch
Instituição: UNL/Portugal e Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO - Este artigo discute a confusão que se instaurou no ensino do radiojornalismo a partir do advento da internet, devido à superação de conceitos tradicionais pela evolução tecnológica. Identifica uma ambiguidade conceitual a respeito das definições de internet e de rádio como meios de comunicação, propondo, a partir de ARNHEIM, uma distinção entre "meio de transmissão" e "meio de expressão" para desfazê-la. Sustenta a necessidade de uma sólida formação em rádio para um profissional multimídia, e demonstra como a evolução tecnológica facilita esta tarefa pedagógica. Por fim, relata a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina no ensino do radiojornalismo.

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O SOM DA NOTÍCIA NAS TEIAS DA REDE
Nélia R. Del Bianco
Instituição: UnB

SEM RESUMO

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METÁFORAS, HIPÉRBOLES E METONÍMIAS, UMA JOGADA DE EFEITO – O DISCURSO DO RADIOJORNALISMO ESPORTIVO
João Batista de Abreu
Instituição: UFF e UFRJ

RESUMO - O discurso radiofônico e a produção do real na narrativa esportiva. O imaginário popular e a emoção do jogo. Análise da transmissão de uma partida de futebol entre Vasco e Flamengo. As expressões utilizadas pelos locutores para criar um espetáculo independente do jogo em si. Breve histórico da narração do futebol no rádio.

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OS ENCONTROS E DESENCONTROS DO RÁDIO E DA POLÍTICA EM BELÉM
Luciana Miranda Costa

RESUMO - A história da parceria entre o rádio e a política no Pará nasceu junto com o veículo, em 1928, e foi crescendo gradativamente. Radialistas ocuparam cadeiras na Câmara de Vereadores e na Assembléia Legislativa do PA, mas nas últimas décadas a política também marcou seu espaço nas ondas radiofônicas através dos programas, influências pessoais, da própria censura e por meio de seus proprietários – muitas vezes políticos, como o Senador Jáder Barbalho, proprietário das rádios Clube (AM) e 99 (FM). Os profissionais do rádio ingressaram na política sem praticamente nenhuma diretriz política ou social. Confiavam no rádio para se manterem populares. Continuaram no rádio, mesmo depois de eleitos, mas não construíram uma base política sólida ou conquistaram credibilidade capaz de suportar as mudanças que se seguiram. Mudou o contexto social, mudaram as preferências do público ouvinte e os radialistas foram sendo paulatinamente excluídos pelo eleitor das cadeiras políticas em Belém.

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OS CANDIDATOS RADIALISTAS ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 1996 EM FORTALEZA: A VITÓRIA DO MARKETING, DO FANATISMO E DO SENSACIONALISMO
Márcia Vidal Nunes

RESUMO - Constata-se, a partir das eleições de 1996, em Fortaleza, uma clara oposição entre os políticos que encarnam integralmente a lógica de marketing da política espetáculo, utilizando todas as estratégias disponíveis para se projetar junto ao eleitor, inclusive a performance eventual de radialista prestador de serviço ou de "delegado do ouvinte", e os radialistas de fato e de profissão que ingressam na carreira política a partir de sua atuação como "delegados do ouvinte" no rádio. Atualmente, os radialistas profissionais que ingressam na política buscam novas alternativas, atuando, simultaneamente, no rádio e na televisão, moldando estilos extremamente personalizados, principalmente na televisão, demarcando seu espaço, estabelecendo diferenças entre o "delegado do ouvinte" eventual e o permanente. O principal objetivo é mostrar a trajetória de três desses candidatos a vereador nas eleições municipais de 1996,, em Fortaleza: Patrícia Gomes(PSDB), Almeida de Jesus (PTB) e Afrânio Marques (PTB).

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A REVISTA DO RÁDIO ATRAVÉS DE SEUS EDITORIAIS (DÉCADA DE 50)
Doris Fagundes Haussen (PUC-RS e UFRGS); Camila Stefenon Bacchi (PUC-RS)

RESUMO - O texto analisa os editoriais da Revista do Rádio, na década de 50, comparando-os com o conteúdo presente em suas páginas. Objetiva, assim, verificar a coerência entre a proposta da direção e o conteúdo da publicação, bem como a inserção da mesma na emergente indústria cultural brasileira.

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O REPÓRTER ESSO E A GLOBALIZAÇÃO: A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO PRIMEIRO NOTICIÁRIO RADIOFÔNICO MUNDIAL
Luciano Klöckner
Instituição: PUC-RS e UNISINOS

RESUMO - O Repórter Esso, lançado no Brasil nos anos 40, completaria 60 anos de existência em 2001, se não encerrasse as transmissões em 1968. Patrocinado pela Standard Oil Company era transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial. No Brasil, a síntese noticiosa, de cinco minutos, foi irradiada nos cinco principais centros de decisão política do País de 1941 a 1968: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O objetivo deste ensaio será apresentar, através da Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995), O Repórter Esso no contexto mundial e nacional das disputas políticas, ideológicas e culturais, especialmente no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e da Guerra Fria, quando a notícia não servia apenas para informar, mas podia transformar-se em propaganda político-ideológica, produzindo e construindo sentido.

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AQUI, O RÁDIO DE LÁ: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NAS EMISSORAS BRASILEIRAS
Luiz Artur Ferraretto
Instituição: Universidade Luterana do Brasil

RESUMO - Análise histórica das influências estrangeiras sofridas pela programação das emissoras brasileiras ao longo do século 20, pretendendo demarcá-la dentro da idéia de que a indústria de radiodifusão sonora orientou-se em um quadro econômico nacional crescentemente subordinado aos movimentos do capital externo. Procura-se, ainda, evidenciar os elementos oriundos do exterior, em especial dos Estados Unidos, presentes no rádio do país em oposição à (in)existência de um modelo realmente autóctone neste veículo de comunicação de massa no Brasil.

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EDUCAÇÃO EM ONDAS: O RÁDIO COMO INSTRUMENTO E COMO POSSIBILIDADE
Célia Maria Corrêa Pereira; Maria da Conceição Viana Barcelos; Otacílio José Ribeiro; Dulce Márcia Cruz
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO - O presente artigo tem por objetivo tecer considerações sobre o rádio, tentando identificar a oportunidade do seu uso na educação. Para tanto, procurou-se selecionar uma amostra que permitisse olhar para as relações que se estabelecem, num determinado espaço de convivência entre aquele que cria a programação, aquele que a executa e aquele para quem se destina aquela programação. Foram escolhidos como exemplos, a Rádio Favela FM 94.5 de Belo Horizonte, e do outro lado, a Escola Municipal Wandelser Pacheco, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo básico foi o de refletir e explicitar o impacto do rádio no processo de ensino e aprendizagem, verificando em que medida a sua programação pode ressignificar os conteúdos escolares, qual a qualidade das relações produzidas e se algum projeto de trabalho poderia ser detonado a partir da escuta radiofônica.

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LA COMUNICACIÓN SOCIAL Y LOS MEDIOS EN LAS AREAS RURALES: LA EXPERIENCIA DE "TODAS LAS VOCES"
Delma Perdomo Deniz; Milton Gianonni

RESUMO - "Todas las Voces" es una propuesta innovadora en el país, que procura asociar una potente herramienta como lo son los medios de comunicación, con los procesos de promoción del desarrollo local. Procura otorgar protagonismo a las organizaciones sociales locales, profundizando la democracia y estimulando el ejercicio de los derechos cívicos de los ciudadanos, especialmente de aquellos que se encuentran en condición de mayor vulnerabilidad. Se ubica en áreas rurales del centro de Uruguay donde la actividad económica predominante es la producción ganadera extensiva. Comunicadores, en su mayoría integrantes de organizaciones sociales de seis localidades - previamente capacitados - producen y emiten semanalmente una revista radial y publican un semanario integrado al diario regional.

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ELEMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE OFICINAS DE RÁDIO PARA COMUNIDADES: A PROPOSTA DA REDE UERJ DE COMUNICAÇÃO POPULAR
Sonia Virgínia Moreira
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

SEM RESUMO

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ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA
Edison Delmiro Silva
Instituição: UNISANTA

RESUMO - Este paper tem por objetivo relacionar os principais fatos que marcaram o surgimento e o desenvolvimento da indústria fonográfica brasileira em ordem cronológica, mostrando que desde as suas origens mais remotas ela tem refletido a introdução contínua de meios de produção e distribuição de música gravada nos moldes do mercado norte-americano, de onde herdou não somente as inovações tecnológicas que fomentaram o aparecimento de um mercado nacional, mas também os procedimentos típicos que levaram à regulamentação deste setor. Contemporâneo do lançamento de diversos títulos que se somam à bibliografia sobre o tema e demonstram a atualidade de sua discussão, este paper resulta da revisão de literatura que seu autor empreendeu para a sua dissertação de mestrado sobre a Internacionalização da Indústria Fonográfica Brasileira.

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