NP 06 - Mídia Sonora
Coordenadora:
Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira - soniavm@gbl.com.br
O
LIVRO E A IMAGEM SONORA
Antonio Adami
RESUMO - Nosso trabalho trata das adaptações
literárias para o rádio. Os processos de transmutação
de Linguagem. Pretendemos discutir questões referentes às
adaptações de textos literários para o rádio
apontando caminhos, possibilidades e sugerindo ao público um
novo senso de audição. Na interpretação
de radioatores a obra literária fica limitada ao som, demovida
de suas vestes mostrando-se desnuda aos olhos e ouvidos dos ouvintes,
que, têm, assim, inclusive, uma forma de acesso ao autor possibilitando
uma maior interação e cumplicidade.
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POÉTICAS
DO OUVIR
Carmen Lucia José
RESUMO - Inicialmente, "Poéticas do Ouvir"
é o título de um programa radiofônico que, ousadamente,
tenta resgatar a condição de produção original
da poesia (o canto mítico das comunidades arcaicas) em textos
que, contemporaneamente, foram escritos para publicações
impressas. Realizando o percurso inverso dos gregos, que caminharam
da oralidade primária para a literacia, buscava-se um procedimento
de composição em áudio para poesias cujos autores,
originariamente, tinham-nas compostas para o papel, isto é, da
literatura impressa para o áudio. Programa concluído,
o resultado exigiu uma reflexão teórica sobre os procedimentos
pois nunca ficou tão clara a afirmação de Marshall
McLuhan, "o novo transforma seu predecessor em forma de arte",
quando se trata da convivência entre mídias tradicionais
e novas.
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CD:
UM SUPORTE PRIVILEGIADO PARA O DOCUMENTÁRIO SONORO
Ana Baumworcel
RESUMO - Ao analisar o CD produzido por alunos de Rádio-documentário
da UFF para a comemoração dos 40 anos da instituição,
este texto discute a sobrevivência do áudio em outro suporte
que não o rádio. Demonstra também a possibilidade
de construção de um hipertexto sonoro utilizando como
links diferentes vozes e como ícones, diversas faixas.
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RADIOFAM:
A EXPERIÊNCIA DIGITAL DOS ALUNOS DA FAMECOS - PUCRS NA INTERNET
João Brito; Luciano Klöckner; Màgda
Cunha; Militão Ricardo
RESUMO - Transmitem atualmente pela Internet cerca de
5.000 emissoras de rádio online. A maioria apresenta-se na rede
mundial com uma versão diferenciada da programação
ao vivo veiculada nas estações AM ou FM regulares. Já
as rádios online – aquelas que operam exclusivamente na Web
e, por isso, denominadas de Internet-only, - embora ainda
em número inferior, vêm buscando explorar as potencialidades
desse novo suporte de transmissão de informações,
que coloca janela-a-janela, em uma única tela, a possibilidade
de acesso a textos, imagens e sons com simultaneidade. A pesquisa pretende
relatar as experiências realizadas na área de rádio
da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS-PUCRS), com
a implantação da Radiofam, em meados de 1997, projetando
a intenção de trabalhar com o potencial deste novo meio
de transmissão e de desenvolver uma linguagem própria.
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CONSUMIDORES
DO RÁDIO DEGUSTAM-NO
Jane Mazzarino
RESUMO - A partir das teorias de consumo e cidadania,
de Garcia Canclini, e de sociabilidade, de Maffesoli, este artigo faz
um cruzamento com dados empíricos referentes aos sentidos produzidos
por ouvintes de rádio. Trata-se do papel da cultura midiática
enquanto objeto de um consumo diferenciado, peculiar, e da geração
de uma não tão nova, mas outra sociabilidade, mediada
pela mídia radiofônica. Aborda os despertadores de sentido
utilizados pela mídia para que o consumo se faça, e de
elementos que tocam – e como tocam - o ouvinte. Enfim, trata-se da observação
dos movimentos de um consumidor no seu ato cotidiano de escutar o rádio.
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A
TECNOLOGIA NA MÚSICA
Daniel M. Gohn
RESUMO - Este trabalho apresenta um breve panorama histórico
do desenvolvimento da tecnologia em relação à música
popular, procurando compreender os efeitos resultantes da evolução
dos meios de gravação, do rádio, da televisão
e dos instrumentos eletrônicos. Temos como objetivo comprovar
o condicionamento da produção e da apreciação
musical de cada período às possibilidades tecnológicas
da época. São analisados aspectos referentes à
transmissão de informações, assim como a perspectiva
de consumidores e produtores de material musical. Concluímos
que as novas tecnologias ajudam a delinear as estruturas que regem a
produção da música, e que novos estilos surgem
a partir de inovações nos equipamentos eletrônicos
e nos sistemas de comunicação. Este texto faz parte de
uma dissertação de mestrado em desenvolvimento na ECA/USP
intitulada "As Novas Tecnologias na Transmissão do Conhecimento
Musical".
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O
GÊNERO DEBATE E O MITO DA SUPERFICIALIDADE NO RÁDIO – A
EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA "ALÉM DA NOTÍCIA"
Alda de Almeida
RESUMO - As principais características do rádio,
instantaneidade, linguagem clara e popularidade, fundamentam as críticas
sobre a superficialidade do veículo, mas o aprofundamento é
possível através de programas como a grande reportagem,
documentário e debate. O desaparecimento dos formatos jornalísticos
mais dispendiosos em função da falta de investimentos.
A sobrevivência dos debates ao vivo, com as vantagens e os problemas
apresentados por este modelo. O exemplo do programa Além da Notícia,
da Rádio MEC.
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RADIOJORNALISMO
DE SERVIÇO EM NATAL/RN: CRÔNICA DE UMA MORTE (AINDA NÃO)
ANUNCIADA?
Ciro José Peixoto Pedroza
RESUMO - O que existe hoje de jornalismo de serviço
no rádio que se produz em Natal, capital do Rio Grande do Norte?
Só lembranças de um tempo em que a informação
ocupava lugar de destaque na programação das emissoras,
principalmente das AMs? Hoje, faltam investimentos, condições
técnicas e profissionais qualificados e bem pagos para realizar
esse trabalho nas emissoras. Nas FMs, a realidade é ainda pior.
Cada dia mais, o espaço reservado à notícia vem
sendo substituído por música e spots comerciais. Será
o fim de um modelo que em outros centros responde por boa parcela da
audiência e do faturamento das emissoras ou será falta
de coragem dos executivos do rádio para investir nesse segmento,
prestando um serviço relevante à sociedade e devolvendo
ao meio rádio o respeito e a audiência que ele merece?
São essas questões que esse trabalho pretende discutir.
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O
ENSINO DO RADIOJORNALISMO EM TEMPOS DE INTERNET
Eduardo Meditsch
Instituição: UNL/Portugal e Universidade Federal de
Santa Catarina
RESUMO - Este artigo discute a confusão que se
instaurou no ensino do radiojornalismo a partir do advento da internet,
devido à superação de conceitos tradicionais pela
evolução tecnológica. Identifica uma ambiguidade
conceitual a respeito das definições de internet e de
rádio como meios de comunicação, propondo, a partir
de ARNHEIM, uma distinção entre "meio de transmissão"
e "meio de expressão" para desfazê-la. Sustenta a necessidade
de uma sólida formação em rádio para um
profissional multimídia, e demonstra como a evolução
tecnológica facilita esta tarefa pedagógica. Por fim,
relata a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
no ensino do radiojornalismo.
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O
SOM DA NOTÍCIA NAS TEIAS DA REDE
Nélia R. Del Bianco
Instituição: UnB
SEM RESUMO
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METÁFORAS,
HIPÉRBOLES E METONÍMIAS, UMA JOGADA DE EFEITO – O DISCURSO
DO RADIOJORNALISMO ESPORTIVO
João Batista de Abreu
Instituição: UFF e UFRJ
RESUMO - O discurso radiofônico e a produção
do real na narrativa esportiva. O imaginário popular e a emoção
do jogo. Análise da transmissão de uma partida de futebol
entre Vasco e Flamengo. As expressões utilizadas pelos locutores
para criar um espetáculo independente do jogo em si. Breve histórico
da narração do futebol no rádio.
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OS
ENCONTROS E DESENCONTROS DO RÁDIO E DA POLÍTICA EM BELÉM
Luciana Miranda Costa
RESUMO - A história da parceria entre o
rádio e a política no Pará nasceu junto com o veículo,
em 1928, e foi crescendo gradativamente. Radialistas ocuparam cadeiras
na Câmara de Vereadores e na Assembléia Legislativa do
PA, mas nas últimas décadas a política também
marcou seu espaço nas ondas radiofônicas através
dos programas, influências pessoais, da própria censura
e por meio de seus proprietários – muitas vezes políticos,
como o Senador Jáder Barbalho, proprietário das rádios
Clube (AM) e 99 (FM). Os profissionais do rádio ingressaram na
política sem praticamente nenhuma diretriz política ou
social. Confiavam no rádio para se manterem populares. Continuaram
no rádio, mesmo depois de eleitos, mas não construíram
uma base política sólida ou conquistaram credibilidade
capaz de suportar as mudanças que se seguiram. Mudou o contexto
social, mudaram as preferências do público ouvinte e os
radialistas foram sendo paulatinamente excluídos pelo eleitor
das cadeiras políticas em Belém.
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OS
CANDIDATOS RADIALISTAS ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE
1996 EM FORTALEZA: A VITÓRIA DO MARKETING, DO FANATISMO E DO
SENSACIONALISMO
Márcia Vidal Nunes
RESUMO - Constata-se, a partir das eleições
de 1996, em Fortaleza, uma clara oposição entre os políticos
que encarnam integralmente a lógica de marketing da política
espetáculo, utilizando todas as estratégias disponíveis
para se projetar junto ao eleitor, inclusive a performance eventual
de radialista prestador de serviço ou de "delegado do ouvinte",
e os radialistas de fato e de profissão que ingressam na carreira
política a partir de sua atuação como "delegados
do ouvinte" no rádio. Atualmente, os radialistas profissionais
que ingressam na política buscam novas alternativas, atuando,
simultaneamente, no rádio e na televisão, moldando estilos
extremamente personalizados, principalmente na televisão, demarcando
seu espaço, estabelecendo diferenças entre o "delegado
do ouvinte" eventual e o permanente. O principal objetivo é
mostrar a trajetória de três desses candidatos a vereador
nas eleições municipais de 1996,, em Fortaleza: Patrícia
Gomes(PSDB), Almeida de Jesus (PTB) e Afrânio Marques (PTB).
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A
REVISTA DO RÁDIO ATRAVÉS DE SEUS EDITORIAIS (DÉCADA
DE 50)
Doris Fagundes Haussen (PUC-RS e UFRGS); Camila Stefenon Bacchi
(PUC-RS)
RESUMO - O texto analisa os editoriais da Revista do Rádio,
na década de 50, comparando-os com o conteúdo presente
em suas páginas. Objetiva, assim, verificar a coerência
entre a proposta da direção e o conteúdo da publicação,
bem como a inserção da mesma na emergente indústria
cultural brasileira.
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O
REPÓRTER ESSO E
A GLOBALIZAÇÃO: A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO
PRIMEIRO NOTICIÁRIO RADIOFÔNICO MUNDIAL
Luciano Klöckner
Instituição: PUC-RS e UNISINOS
RESUMO - O Repórter Esso, lançado
no Brasil nos anos 40, completaria 60 anos de existência em 2001,
se não encerrasse as transmissões em 1968. Patrocinado
pela Standard Oil Company era transmitido em 14 países do continente
americano por 59 estações de rádio, constituindo-se
na mais ampla rede radiofônica mundial. No Brasil, a síntese
noticiosa, de cinco minutos, foi irradiada nos cinco principais centros
de decisão política do País de 1941 a 1968: Rio
de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.
O objetivo deste ensaio será apresentar, através da Hermenêutica
de Profundidade (THOMPSON, 1995), O Repórter Esso no contexto
mundial e nacional das disputas políticas, ideológicas
e culturais, especialmente no período da Segunda Guerra Mundial
(1939-1945) e da Guerra Fria, quando a notícia não servia
apenas para informar, mas podia transformar-se em propaganda político-ideológica,
produzindo e construindo sentido.
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AQUI,
O RÁDIO DE LÁ: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA
INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NAS EMISSORAS BRASILEIRAS
Luiz Artur Ferraretto
Instituição: Universidade Luterana do Brasil
RESUMO - Análise histórica das influências
estrangeiras sofridas pela programação das emissoras brasileiras
ao longo do século 20, pretendendo demarcá-la dentro da
idéia de que a indústria de radiodifusão sonora
orientou-se em um quadro econômico nacional crescentemente subordinado
aos movimentos do capital externo. Procura-se, ainda, evidenciar os
elementos oriundos do exterior, em especial dos Estados Unidos, presentes
no rádio do país em oposição à (in)existência
de um modelo realmente autóctone neste veículo de comunicação
de massa no Brasil.
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EDUCAÇÃO
EM ONDAS: O RÁDIO COMO INSTRUMENTO E COMO POSSIBILIDADE
Célia Maria Corrêa Pereira; Maria da Conceição
Viana Barcelos; Otacílio José Ribeiro; Dulce
Márcia Cruz
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
RESUMO - O presente artigo tem por objetivo tecer considerações
sobre o rádio, tentando identificar a oportunidade do seu uso
na educação. Para tanto, procurou-se selecionar uma amostra
que permitisse olhar para as relações que se estabelecem,
num determinado espaço de convivência entre aquele que
cria a programação, aquele que a executa e aquele para
quem se destina aquela programação. Foram escolhidos como
exemplos, a Rádio Favela FM 94.5 de Belo Horizonte, e do outro
lado, a Escola Municipal Wandelser Pacheco, em Contagem, região
metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo básico foi o de refletir
e explicitar o impacto do rádio no processo de ensino e aprendizagem,
verificando em que medida a sua programação pode ressignificar
os conteúdos escolares, qual a qualidade das relações
produzidas e se algum projeto de trabalho poderia ser detonado a partir
da escuta radiofônica.
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LA
COMUNICACIÓN SOCIAL Y LOS MEDIOS EN LAS AREAS RURALES: LA EXPERIENCIA
DE "TODAS LAS VOCES"
Delma Perdomo Deniz; Milton Gianonni
RESUMO - "Todas las Voces" es una propuesta
innovadora en el país, que procura asociar una potente herramienta
como lo son los medios de comunicación, con los procesos de promoción
del desarrollo local. Procura otorgar protagonismo a las organizaciones
sociales locales, profundizando la democracia y estimulando el ejercicio
de los derechos cívicos de los ciudadanos, especialmente de aquellos
que se encuentran en condición de mayor vulnerabilidad. Se ubica
en áreas rurales del centro de Uruguay donde la actividad económica
predominante es la producción ganadera extensiva. Comunicadores,
en su mayoría integrantes de organizaciones sociales de seis
localidades - previamente capacitados - producen y emiten semanalmente
una revista radial y publican un semanario integrado al diario regional.
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ELEMENTOS
PARA A CRIAÇÃO DE OFICINAS DE RÁDIO PARA COMUNIDADES:
A PROPOSTA DA REDE UERJ DE COMUNICAÇÃO POPULAR
Sonia Virgínia Moreira
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
SEM RESUMO
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ORIGEM
E DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA
Edison Delmiro Silva
Instituição: UNISANTA
RESUMO - Este paper tem por objetivo relacionar os principais
fatos que marcaram o surgimento e o desenvolvimento da indústria
fonográfica brasileira em ordem cronológica, mostrando
que desde as suas origens mais remotas ela tem refletido a introdução
contínua de meios de produção e distribuição
de música gravada nos moldes do mercado norte-americano, de onde
herdou não somente as inovações tecnológicas
que fomentaram o aparecimento de um mercado nacional, mas também
os procedimentos típicos que levaram à regulamentação
deste setor. Contemporâneo do lançamento de diversos títulos
que se somam à bibliografia sobre o tema e demonstram a atualidade
de sua discussão, este paper resulta da revisão de literatura
que seu autor empreendeu para a sua dissertação de mestrado
sobre a Internacionalização da Indústria Fonográfica
Brasileira.
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