NP 08 - Tecnologias da Informação e da Comunicação
Coordenador:
Prof. Dr. Paulo Vaz - paulovaz@openlink.com.br
MEDIAÇÃO E TECNOLOGIA
Paulo Vaz
Instituição: ECO
RESUMO - Este trabalho visa problematizar a dependência
entre formas de mediação e condições tecnológicas
através do estudo das diferenças entre os meios de comunicação
de massa e a Internet. A análise parte de uma conceituação
da WEB como proximidade tecnológica e distância cognitiva,
que é gerada pelo excesso de informação. Do conceito,
pode-se apontar algumas características dos novos mediadores:
extrair valor da redistribuição da informação
(e não de sua produção), reduzir a distância
cognitiva entre singulares, promover relações horizontais,
permitir a personalização e, deste modo, fragmentar o
espaço público através da criação
de comunidades de interesse. Pretende-se mostrar como estas características
estão operando em alguns sites de sucesso – Amazon, Napster,
portais, leilão – e ordenando algumas práticas novas de
jornalismo – como as colunas de filtro em jornais on-line.
volta
NIETZSCHE E AS FÁBULAS: VALORES HUMANOS
E DEVIR DA TÉCNICA
Francisco Menezes Martins
Instituição: PUC-RS
SEM RESUMO
volta
ATOPIAS
Juremir Machado da Silva
RESUMO - este texto aborda, de forma livre, o confronto
entre utopia e atopia na discussão sobre o ciberespaço.
Não se trata de uma genealogia nem da definição
de conceitos, mas de uma reflexão sobre a limitação
da linguagem na explicitação de ideologias (mal)dissimuladas.
Como pano de fundo, aparece o exame do lugar da tecnologia no mundo
(real) contemporâneo.
volta
NETNOGRAFIAS NAS REDES DIGITAIS
Simone de Andrade Pereira
Instituição: UFF
RESUMO - Discussão sobre o método etnográfico
para abordagem de aspectos da comunicação mediada por
computador. Partindo da noção de sociedade em rede, o
trabalho divide-se em duas seções. Na primeira são
abordados alguns exemplos da perspectiva generalista, que aborda as
potencialidades desta modalidade comunicacional; e na segunda, discute-se
a contribuição da etnografia enquanto aproximação
microscópica da sociedade em rede, rumo a netnografias nas redes
digitais, a partir das práticas da pesquisa em desenvolvimento
pela autora.
volta
PARALELOS
CONVERGENTES: NOVOS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Cláudio Cardoso
Instituição: UFBA
RESUMO - O recente quadro dos principais investimentos
corporativos em tecnologia de informação revela uma forte
convergência desta com a comunicação organizacional.
O presente artigo pretende demonstrar que essa convergência é
resultado de um longo processo histórico de transformações
em ambos os domínios que realizaram, cada um a seu modo, movimentos
sucessivos de descentralização, distribuição
e de formação de redes cooperativas. Esse quadro evolutivo
produziu um cenário onde convivem simultaneamente modelos comunicacionais
massivos, comunitários, interativos e seletivos, nos quais busca-se
privilegiar o diálogo com clientes e usuários finais.
Ao lado disso, as atuais necessidades da matriz organizacional em rede
tem gerado uma expressiva demandada por soluções corporativas
orientadas a integração e ao relacionamento, cuja característica
comum reside na convergência entre comunicação e
tecnologia de informação.
Palavras-chave: Comunicação; Tecnologia; Informação.
volta
UM
CASO BEM-SUCEDIDO DE E-COMMERCE NO BRASIL: O PÃO DE AÇÚCAR
DELIVERY
Fátima Jacob de Aragão
Instituição: ECA
SEM RESUMO
volta
EMPRESAS
E PROCESSOS CULTURAIS DE INTERAÇÃO: A WEB COMO ESPAÇO
POTENCIAL DE INTERAÇÃO ENTRE CULTURAS E PROCESSOS DE INCORPORAÇÃO
DE NOVAS TECNOLOGIAS
Geraldo Nunes
Instituição: ECO
SEM RESUMO
volta
A
INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NAS MUTAÇÕES DO TRABALHO: O TELETRABALHO
Greicy Mara França Queiroz
Instituição: UFMS
RESUMO - Neste trabalho buscamos descrever a influência
das tecnologias da informação e comunicação
nas mutações do trabalho dando ênfase ao teletrabalho
que através da internet, alterou profundamente as formas de trabalhar
na comunicação. Quando nos referimos a tecnologia da informação
estamos abordando tanto o aspecto tecnológico como o organizacional
onde, o aspecto tecnológico refere-se aos processos de unificação
das funções e do mercado de produtos já existentes
de informática e de comunicação e essas tecnologias
de tratamento da informação impõe e facilitam alguns
tipos de trabalho, como é o caso do teletrabalho, o que tem contribuído
para gerar novos modos de exercer algumas profissões. Simultaneamente
vária questões se levantam. Quais as vantagens e desvantagens?
Será que vem a reduzir o desemprego?
Palavras-chave: Teletrabalho/Mutação no trabalho/Tecnologias
da Informação e da Comunicação(NTIC)
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CENÁRIOS
DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PELA INTERNET. SERÁ QUE AGORA
ESTAMOS INDO NO CAMINHO CERTO?
Jackeline Spinola de Freitas
Instituição: UFBA
RESUMO - Passado o período em que muita especulação
financeira foi feita em relação às iniciativas
de comércio eletrônico pela Internet, por empresas e investidores,
temos acompanhado uma fase em que muitas empresas estão reavaliando
suas estratégias ou encerrando suas atividades na rede por conta
dos prejuízos acumulados. Estes prejuízos, causados por
desconhecimento ou desconsideração de algumas especificidades
dos negócios eletrônicos, têm levado as empresas
a um comportamento muito mais cauteloso com relação a
este tipo de investimento, sugerindo-nos então que podemos estar
finalmente passando para uma fase mais amadurecida e possivelmente mais
produtiva do comércio eletrônico.
Palavras-chave: Especulação financeira, Comércio
eletrônico, Equilíbrio econômico.
volta
A
REVOLUÇÃO DA PRECISÃO: CONSEQÜÊNCIAS
ESTRATÉGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO
Pierre Fayard
Instituição: Poitiers
RESUMO - O presente artigo trata do impacto causado pelo
uso das Novas Tecnologias de Comunicação e informação
na estratégia e nas suas formas de aplicação na
área de Comunicação e Informação.
A direção da reflexão aponta para as maneiras de
pensar a estratégia de forma pertinente visando a otimização
do atual momento no qual a convergência tecnológica se
apresenta sob a forma de um coquetel digital. Tal coquetel gera uma
lógica global de serviços e fluxos, no qual o tempo e
o espaço adquirem novas dimensões. Aliado a estes aspectos
, a disponibilidade crescente e o poder dos meios ligados aos seus conceitos
de uso, redimensiona os fins aos quais eles servem inicialmente.
volta
O
CONCEITO DE VIRTUALIZAÇÃO DE PIERRE LÉVY E SUA
APLICAÇÃO NA HIPERMÍDIA
Francisco José Paoliello Pimenta
Instituição: UFJF
RESUMO - O conceito de virtualização criado
por Pierre Lévy tem sido amplamente utilizado em análises
das transformações semióticas causadas pelo ciberespaço
e pela hipermídia. Contudo, a partir da consideração
de que a linguagem hipermídia se constitui, caracteristicamente,
de aspectos multicódigos, pretende-se questionar se a fundamentação
de Lévy, sustentada em teorias vinculadas à linguagem
verbal, entre elas as vertentes textualista e desconstrucionista, seria
a mais adequada. Argumenta-se, assim, sobre a necessidade de se buscar
uma base de compreensão dos novos processos de linguagem que
seja capaz de lidar não só com tais processos cognitivos,
mas também com qualidades e índices externos à
mente humana, que naturalmente fazem parte de todo processo semiótico,
e que, agora, ganham novos meios de serem incluídos nas representações
por força destes processos sígnicos multicódigos.
Palavras-chave: Hipermídia; Semiótica; Teoria da Comunicação
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DO
NAPSTER E GNUTELLA AO PROJETO FREENET: O DESENVOLVIMENTO COOPERATIVO
DE SOFTWARE COMO EXEMPLO DE NOVAS RELAÇÕES COM AS FERRA-MENTAS
SEMIÓTICAS TRAZIDAS PELO AMBIENTE COMPUTACIONAL
André Vicente
Instituição: UFF
SEM RESUMO
volta
AGENTES CRIATIVOS: DESENVOLVEDORES WEB ENQUANTO
PROMOTORES DA CIBERCULTURA
Carla Schwingel
Instituição: UFBA
RESUMO - Partindo do pressuposto de que a cibercultura
é uma cultura técnica por excelência, o artigo pretende
analisar os web desenvolvedores enquanto agentes de uma tecnocultura,
sob o conceito de Gilbert Simondon. Compreendidos como equipes de criação
multidisciplinares que ajudam a constituir o ciberespaço, tais
agentes estariam sob as alterações perceptivas da cibercultura,
tendo a constituição do pensamento filosófico e
do pensamento estético como ferramentas teóricas para
perceberem o pensamento mítico que facilmente é associado
às tecnologias das redes telemáticas. Por fim, apresenta
um mundo em processo que evidencia a diferença entre inovação
e criação, buscando integrar os conceitos de Ostrower,
McLuhan, Simondon e Castells para o desenvolvedor Internet como um agente
criativo.
Palavras-chave: Cibercultura, criação, desenvolvimento
web
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O
SIMBOLISMO DA ÁRVORE-MUNDO NO CANDOMBLÉ: CONEXÃO
ENTRE O MUNDO DOS DEUSES E O MUNDO DOS HOMENS
Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Instituição: ECO
RESUMO - O simbolismo da árvore nos mitos de criação
das culturas arcaicas demonstra a idéia de conectividade entre
os mundos imanente e transcendente. De alguma forma, proponho traçar
um paralelo entre a idéia de mundo sobrenatural na cultura africana,
fortemente presente na religiosidade afro-brasileira, e a idéia
atual de conexão entre o "mundo presencial", pessoas
e o ciberespaço. Nesse sentido, o foco fundamental insere-se
no campo religioso, tendo em vista que a discussão passa pelas
comunidades de adeptos do Candomblé na Internet. Ao pensar a
questão da inserção de uma manifestação
religiosa que concebe a inter-relação entre os mundos
material e sobrenatural na Internet, é plausível pensar
(em acordo com Deleuze) que o mito e a religião já haviam
feito homem abandonar a "pre-sença" antes mesmo das
redes digitais.
Palavras-chaves: Candomblé / Símbolo / Conectividade
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COMO
A FICÇÃO CIENTÍFICA CONQUISTOU ATUALIDADE
Fátima Cristina Regis M. de Oliveira
Instituição: ECO-UERJ
RESUMO - O desenvolvimento de novas tecnologias, em particular
as tecnologias de informação (biotecnologias e tecnologias
comunicacionais), tem produzido mudanças profundas e rápidas
nas condições de subjetividade e possibilidades de experiência
humana. Curiosamente, pesquisadores e artistas que se dedicam à
questão convergem para temáticas de ficção
científica. A proposta do estudo é tentar compreender
como a ficção científica, de gênero literário
menor, restrito a fãs, conquistou a vanguarda artística
e acadêmica, tornando-se a ficção da atualidade.
Palavras-chave: ficção científica; tecnologias
de informação; subjetividade.
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DETERMINISMO
TECNOLÓGICO
Karina Medeiros de Lima
Instituição: UMESP
RESUMO - Este ensaio faz uma reflexão sobre o conceito
de determinismo tecnológico, hoje a teoria mais popular sobre
a relação entre tecnologia e sociedade. São analisados
os pontos de vista dos deterministas tecnológicos mais eminentes,
como Marshall McLuhan, Harold Innis, Neil Postman e Jacques Ellul, e
sua visão geral de que as tecnologias são consideradas
como a causa principal das mudanças na sociedade, e vistas como
a condição fundamental de sustentação do
padrão da organização social. As idéias
sociológicas contrárias ao pensamento determinista – que
coloca os fatores humanos e sociais em segundo plano – são também
consideradas neste ensaio, possibilitando uma visão mais global
sobre o assunto.
Palavras-chave: determinismo tecnológico – sociedade - tecnologia
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RUMO
À IMORTALIDADE E À VIRTUALIDADE: A CONSTRUÇÃO
CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA DO HOMEM PÓS-ORGÂNICO
Paula Sibilia
Instituição: UFF
RESUMO - Se todas as sociedades produzem determinados
tipos de corpos e subjetividades, quais seriam as características
destas construções na sociedade contemporânea? Procurando
uma possível resposta, este artigo analisa os atuais processos
de hibridização homem-tecnologia pelo viés de uma
certa tradição "fáustica" do pensamento
ocidental. O "pacto" entre o homem contemporâneo e a
tecnociência visa a ultrapassagem das limitações
da organicidade, apontando para a construção de um ser
híbrido "pós-biológico", misto de corpo
humano e artifício técnico. A informática, as telecomunicações
e as biotecnologias alimentam o sonho neo-gnóstico da "pós-evolução":
através delas, o homem "pós-biológico"
almeja se desvincular das restrições espaciais e temporais
ligadas à sua materialidade orgânica, para atingir a virtualidade
e a imortalidade.
volta
REALIDADE VIRTUAL E HIPERMÍDIA: SOMAR
OU SUBTRAIR
Suely Fragoso
Instituição: Unisinos
RESUMO - Iniciativas para incorporação de
elementos tridimensionais a sistemas hipermídia têm priorizado
a criação de cenas virtuais 'realistas' que coadunam princípios
da chamada Desktop Virtual Reality em detrimento da espacialidade multidimensional
própria da hipermídia. Para além da aparente construção
de espaços virtuais mais afinados com as características
de um espaço físico ‘real’ que habitamos, essa tendência
impõe às mídias digitais uma específica
noção de espaço já preponderante nas imagens
técnicas analógicas podendo vir a comprometer a própria
sobrevivência da hipermídia.
Palavras-chave: Hipermídia - Realidade Virtual - Representações
Espaciais
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INTERFACE, CONEXÃO E LIBERDADE
Adriana Araújo de Souza e Silva
Instituição: ECO
RESUMO - Este trabalho pretende conceitualizar o espaço
digital através de uma história das relações
entre espaço, pensamento e sentido. Se o ciberespaço inicialmente
foi visto como lugar de liberdade do indivíduo, a que espaços
anteriormente experimentados e imaginados estava articulada essa projeção
de liberdade? A construção do conceito de espaço,
desde a Idade Média (com a oposição entre o céu
e a Terra), passando pela Idade Clássica (com a perspectiva)
e pela Modernidade (com a quarta dimensão), serve como base para
o estudo dos limites deste espaço numérico. O objetivo
final é apresentar o CiberIDEA 3D, um mundo virtual de multiusuários
desenvolvido pelo CiberIDEA (núcleo de pesquisa sobre ciberculturas
da ECO / UFRJ). Assim, pretende-se questionar o ambiente tradicional
dos MUDs como simulação do espaço físico
e mostrar que o modo como o espaço digital é pensado (através
da interface) determina também como se dá a presença
humana neste novo lugar de sociabilidade.
Palavras-chave: Internet, espaço, interface
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IMAGEM E TECNOLOGIA: O HOMEM À SUA
SEMELHANÇA
Claudia Chaves e Mara Bastos
Instituição: Univercidade
SEM RESUMO
volta
ELEMENTOS DE DESIGN E A WEB
Hélia Vannucchi
Instituição: Uniso
RESUMO - Este trabalho aborda elementos que estão
sendo adaptados ao uso no ambiente Web e que, nesta transposição
acabam apresentando algumas particularidades. No entanto, não
tem a intenção de apresentar os elementos de design gráfico
já amplamente discutido pela vasta bibliografia existente.
Palavras-chave: Web, design, interface.
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ASPECTOS
DA POESIA DIGITAL
Jorge Luiz Antônio
Instituição: PUC-SP
RESUMO - Este comunicado tem o objetivo de apresentar
alguns elementos constitutivos de uma atividade poética que vem
sendo explorada nos meios eletrônico-digitais (computador, rede,
internet, disquete, cd-rom). Trata-se de um percurso da poesia através
dos tempos e dos meios de expressão, por meio de um elenco de
quatorze poesias digitais, de diversos países, que permite observar
o uso da palavra como evocadora de imagens (literárias e mentais),
sua espacialização em meio impresso ou não, a incorporação
desses recursos no meio eletrônico-digital (vídeo, holograma,
cd-rom, disquete, computador, internet), o que pode ser resumido como
o uso poético da palavra que se adequa às mais diferentes
técnicas e tecnologias como forma de comunicação
poética.
Palavras-chave: Arte, Ciência e Tecnologia - Comunicação
Poética - Poesia Digital
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PRESENÇA DIGITAL
Luciana Ferreira
Instituição: ECO
RESUMO - A percepção do espaço e
a convicção do que é estar presente num determinado
lugar mudam de acordo com cada período histórico; o texto
aborda esta transformação da percepção do
espaço na passagem do período clássico (representação)
ao moderno (espetáculo) e desse ao contemporâneo (deslocamento
dos signos de presença). Essa história é contada
sobretudo através de dispositivos de imagem característicos
de cada época: a câmara escura como modelo para o período
clássico, o panorama imersivo do século XIX como exemplo
da percepção moderna e a Internet para dar conta do espaço
fragmentado contemporâneo. O texto procura, desse modo, contribuir
para a redefinição da noção de presença
que ocorre com a implementação e popularização
do espaço digital conectado em rede.
Palavras-chave: Internet; presença; história da percepção
do espaço.
volta
A
VIDA COMO ELA É...NA WEB
Ieda Tuchermann
Instituição: ECO
SEM RESUMO
volta
CIDADE,
HOMOSSEXUALIDADE E MÚSICA ELETRÔNICA: DO ESPAÇO
URBANO AO ESPAÇO VIRTUAL
Cláudio M. Duarte e Gisele Nussbaumer
Instituição: UFBA
RESUMO - O texto trata da presença da comunidade
gay e da comunidade da música eletrônica no ciberespaço
e da importância das experiências das cibercidades no contexto
da sociedade urbana contemporânea. Defende a idéia de que,
como os projetos de cibercidades não têm criado estruturas
abertas à interatividade, à instalação de
espaços ciberurbanos para culturas emergentes (a partir delas
mesmas), se consolidam novos movimentos de resistência à
exclusão social, de regeneração do espaço
público, de sociabilidade e de apropriação das
novas tecnologias de comunicação.
Palavras-chave: cibercidade, homossexualidade e música eletrônica
volta
O
ESTRANHAMENTO CULTURAL: A EXPERIÊNCIA CULTURAL E A VIRTUALIDADE
Elizangela Mortari (ECO) e Aline Matos (Univercidade)
RESUMO - A cultura, neste início de século
XXI, passa por transformações no se quadro conceitual
devido a sua relação com as comunidades digitais e com
o indeterminismo do sujeito pós-moderno. A noção
de cultura experimenta o estranhamento quando rompe com os modelos tradicionais
de organização social e negociação entre
os sujeitos actantes. A oferta cultural se amplia quando ocupa um território
sem fronteiras, porosos e singular conhecido como 'ambiente virtual'.
Confrontando conceitos propostos por Nestor Garcia Canclini, Zigmund
Bauman e Pierre Lèvi, provocamos uma nova posição
frente ao estranhamento cultural no indeterminismo virtual.
Palavras-chave: Cultura, virtual, estranhamento.
volta
COMUNIDADES
VIRTUAIS ELETRÔNICAS: CONVERGÊNCIA DA TÉCNICA COM
O SOCIAL
José Carlos S. Ribeiro
Instituição: UFBA
RESUMO - Este artigo visa efetuar reflexões sobre
a constituição das comunidades virtuais eletrônicas
e, em especial, sobre a dinâmica estabelecida a partir da conjunção
das variáveis técnicas e sociais presentes no processo.
Apresenta também uma breve incursão no histórico
de sua formação e a análise de alguns elementos
conceituais que constituem sua denominação.
Palavras-chaves: comunidade virtual, dinâmica social, virtual.
volta
O
UNDERGROUND NA ERA DIGITAL: A MÚSICA NAS TRINCHEIRAS DO CIBERESPAÇO
Messias Guimarães Bandeira
Instituição: UFBA
RESUMO - Sendo a Internet um instrumento equalizador ao
oferecer a todos os usuários as mesmas condições
para interlocução no ciberespaço, ela parece atenuar
a tensão entre o chamado "establishment" e o "underground"
— isto é, entre as esferas da cultura tradicional e estabelecida,
e aquelas denominadas de "alternativas" — no que diz respeito
à organicidade sociocultural. Desta forma, a Rede opera a introdução
de novos parâmetros para o redimensionamento das relações
dos grupos alternativos com os meios de comunicação, o
mercado fonográfico e o público, contribuindo também
para uma ruptura no fluxo da informação de caráter
unilateral daqueles meios.
volta
LINGUAGEM
E EXPRESSÃO NO IRC
Raquel da Cunha Recuero
Instituição: UFRGS
RESUMO - O presente trabalho busca estudar algumas das
funções da linguagem alfanumérica no Internet Relay
Chat, ou IRC, um protocolo de comunicação muito utilizado
na Internet. Estrutura-se através da observação
dos canais #Pelotas e #Mundo da rede BrasNet e da análise dos
logs durante um período de tres anos.
Palavras- chaves: Linguagem, IRC, Internet Relay Chat, chats, chat.
volta
SOCIALIDADE
NO CHAT MÔO: NOTAS SOBRE INDIVIDUALISMO NA CONTEMPORANEIDADE
Vanessa Andrade Pereira
Instituição: UFRGS
RESUMO - Com a intenção de persistir num
permanente diálogo entre Comunicação, Cultura e
Novas Tecnologias, este trabalho tem por objetivo apresentar um ambiente
de comunicação mediada por computador (o CpdeeMOO) e alguns
exemplos das inter-relações de seus usuários, para
a partir desses refletir a respeito da temática do individualismo
na sociedade contemporânea, apontando a postura metodológica
de ida a campo (nos moldes da antropologia) como elementar para esta
reflexão.
Palavras Chave: individualismo, chat, socialidade contemporânea
volta
SALA
DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A EDUCAÇÃO
À DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA
Marcos Silva
Instituição: UERJ
RESUMO - Interatividade é um princípio do mundo digital
e da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional baseado na
internet, no site, no game, no software. Interatividade significa libertação
do constrangimento diante da lógica da transmissão que predominou no
século XX. É o modo de comunicação que vem desafiar a mídia de massa
- rádio, cinema, imprensa e tv - a buscar a participação do público
para se adequar ao movimento das tecnologias interativas. É o modo de
comunicação que vem desafiar professores e gestores da educação, igualmente
centrados no paradigma da transmissão, a buscar a construção da sala
de aula onde a aprendizagem se dá com a participação e cooperação dos
alunos. Este texto vem mostrar que interatividade é fundamento da educação
presencial e à distância em sintonia com era digital e com a construção
da participação cidadã.
volta
HIPERTEXTO
NO GIPAF
Andréia T. Couto; Alicia Gonçalves
Instituição: D
SEM RESUMO
volta
OS
JOGOS ELETRÔNICOS DE SIMULAÇÃO E A CRIANÇA
Fernando Luiz Krüger (IC) e Dulce M. Cruz (UFSC)
RESUMO - Este artigo mostra os primeiros resultados da
pesquisa que tem como foco a relação entre a criança e uma das mídias
eletrônicas de maior fascínio da atualidade: o videogame. Inserindo-se
nas pesquisas sobre tecnologia de comunicação, o estudo considera apenas
os jogos de simulação para computador. Ele é um meio que permite a interação
com a internet, onde as crianças podem trocar experiências com outros
jogadores ou fazer download de novos elementos que acrescentam narrativas
ou possibilidades ao game. Atualmente, o jogo "The Sims" destaca-se
por permitir a simulação da vida, onde o jogador comanda pessoas e constrói
casas. Com isso, o computador obtêm uma conotação de brinquedo, surgindo
como uma forma de diversão infantil.
Palavras-Chave: Videogame / Criança / The Sims
volta
O
CASO NAPSTER: DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM QUESTÃO
Gisela Castro
Instituição: ECO/UFRJ
RESUMO - Parte integrante de uma pesquisa em andamento
sobre música & tecnologia, este artigo analisa o recente fenômeno deflagrado
pelo Napster, sistema de permuta de arquivos MP3 que em pouco mais de
um ano de funcionamento chegou a reunir perto de 60 milhões de assinantes.
Processado pela Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA)
em outubro do ano passado, o Napster tornou-se protagonista de uma intensa
batalha judicial envolvendo a regulamentação dos direitos de propriedade
intelectual na rede. O presente trabalho historia a criação do Napster,
destaca o conceito inovador de file sharing e analisa a polêmica em
torno dos direitos autorais e de distribuição de música digital, enfocando
algumas de suas múltiplas facetas. O objetivo é contribuir para esta
discussão sobre ética no ciberespaço, dentro do campo dos estudos avançados
em Comunicação e Cultura
volta
ASPECTOS
DA LINGUAGEM DO COMPUTADOR E DA INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA
Iara M. Franco
Instituição: PUC-MG
SEM RESUMO
volta
NO
ESPAÇO DO HIPERTEXTO: A BUSCA DA INFORMAÇÃO E A
RECONFIGURAÇÃO DO CONHECIMENTO
Maria Ângela Coelho Mirault
Instituição: UCDB
RESUMO - Informação é o dado em si, disponibilizado pelas
fontes e transmitido pelas mais diversas mídias. Conhecimento é a metabolização
que se faz dessa informação; o resultado obtido como determinado dado
vai reconfigurar-se no contexto de um repertório absolutamente pessoal.Todo
conhecimento resulta de um processo de reconfiguração de repertório,
anteriormente configurado. O presente trabalho pretende linkar o nódulo
que contextuaria a reconfiguração do conceito de espaço-tempo, imposto
pelo hipertexto, em analogia com a perspectiva teórica de Prigogine,
ao propor que determinadas ocorrências na flecha irreversível do tempo
são acontecimentos entrópicos, que podem, tanto significar o fim como
originar um novo começo e gerar o fenômeno da bifurcação de caminhos,
que se abrem para sempre novas, imprevisíveis e intrincadas possibilidades.
O hipertexto remete-nos para a vastidão ilimitada de linguagens informacionais,
lançando-nos a trilhar caminhos não previsíveis e, mesmo, irreconciliáveis
com o passado. Sua estrutura possibilita o acesso a todo tipo de informação,
mas sua transformação em conhecimento e reconfiguração de repertório
é opcional e intencional.
Palavras-chave: Hipertexto - imprevisibilidade - comunicação
volta
A
COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: DIFERENTES FORMAS
DE CONTATO E APRENDIZAGEM
Pedro Polesel Filho
SEM RESUMO
volta
O
UNIVERSO DOS JOGOS ELETRÔNICOS: A EVOLUÇÃO DOS SEUS
PERSONAGENS, SUA NARRATIVA E A FASCINAÇÃO INFANTIL
Vanessa Foitte (IC) e Dulce Márcia Cruz (UFSC)
SEM RESUMO
volta
ESTRATÉGIAS
SOBRE A IMAGEM
Adair C. Peruzzolo
Instituição: UFSM
RESUMO - A fotografia é um modo de organizar relatos.
Uma imagem corporal humana, também o é. Todo relato fala um modo de
ser humano, das relações entre eles, seus enfrentamentos e suas realizações,
seus sonhos e seus interesses. Assim que uma figura humana relacionada
a um certo contexto de lugar, tempo, relações sociais, etc, consigna
tanto valores de base quanto valores de uso, que excedem o valor informativo
da imagem jornalística. Como esta faz parte de uma estratégia de informação,
os leitores entram em contato com um volume significativo delas que,
pela sua cotidianeidade, tornam-se representações vivas na hora de decidir
uma idéia ou uma ação. No intuito de poder fazer a leitura dessas narrativas,
constutuem-se algumas categorias conceptuais a partir das propostas
teórico-metodológicas de Floch e Semprini.
Palavras-chave: Fotografia - Imagem - Semiótica
volta
FOTOGRAFIA
DIGITAL E FOTOJORNALISMO
Ivan Luiz Giacomelli
Instituição: UFSC
RESUMO - Este artigo analisa a introdução das câmaras
fotográficas digitais em coberturas de eventos fotojornalísticos internacionais
e historia a adoção desta nova tecnologia por veículos impressos de
tiragem diária no Brasil e no estado de Santa Catarina. Compara e aponta
vantagens e desvantagem no uso das câmaras fotográficas digitais no
fotojornalismo diário. Aponta a necessidade de reciclagem profissional
para os profissionais que irão operar com câmaras fotográficas digitais
e conclui que esta tecnologia representa um diferencial competitivo
na imprensa diária, razão pela qual ela se tornará irreversível a sua
adoção.
Palavras-chave: fotojornalismo, fotografia digital, novas tecnologias
volta
A
INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Luís Monteiro
Instituição: PUC-Rio
RESUMO - O surgimento da internet e da World Wide Web
trouxe novos elementos para o cenário dos meios de comunicação, gerando
possibilidades nunca antes imaginadas no sentido da democratização da
informação. Ao mesmo tempo, as exigências para a sua utilização e a
pouca abrangência desse novo meio de comunicação geram um novo problema:
a exclusão digital.
Palavras-chave: Internet, exclusão digital, comunicação
volta
O
IMPACTO DOS VEÍCULOS ON-LINE NA CONSCIÊNCIA COLETIVA DOS
ALIENS: UM ESTUDO EM DOIS MOMENTOS
Luiza Cruz
Instituição: UVA
RESUMO - O final do século XX foi, em termos de novas
tecnologias, uma época de mudanças. Este processo se deu principalmente
na Europa a partir de meados dos anos 80 com relação à televisão e,
quanto à internet, o turning point se deu a partir da segunda metade
da década de 90 com a Internet comercial. O trabalho enfoca a Internet
e tem, como objeto de estudo, as possibilidades de acesso às informações
dadas pelo aparecimento dos jornais on line e dos mega portais de informação,
aos brasileiros no exterior. O estudo se restringe a estudantes em nível
de pós-graduação por serem considerados aqueles com maior acesso à Internet
nos dois momentos deste estudo. Este texto pretende fazer um contraponto
ao preceito de que as novas tecnologias alienam e podem ser um fator
de exclusão. A pesquisa se concentrou nos períodos de 1990 a 1993 e
de 1998 a 2000.
volta
A
IMATERIALIDADE HIPERMÍDIA
Mirela Hoeltz
Instituição: Uniscs
RESUMO - Atualmente, encontramos ferramentas que nos possibilitam
o emprego de práticas desenvolvidas por designers consagrados. Ao mesmo
tempo, visualizamos experiências que nos apresentam combinações de linguagens.
Este movimento antagônico faz parte da história do design. Enquanto
alguns designers buscam no passado 'fórmulas' e aplicam no desenvolvimento
de produtos, outros procuram corromper práticas consolidadas em função
de uma nova linguagem que emerge. As modificações técnicas ocorridas
nas últimas duas décadas fizeram com que as certezas a respeito do que
é e no que vai se transformar a prática do design viessem a habitar
um vasto território imaterial.
Palavras-chave: design gráfico, hipermídia, remidiação
volta