3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 09 - Comunicação Científica e Ambiental

Coordenadora:
Profa. Dra. Maria das Graças Targino - gracat@uol.com.br

 

CIÊNCIA NA TV: UM ERRO HISTÓRICO
Claudia Jurberg
Instituição: FIOCRUZ

RESUMO - Descreve algumas curiosidades sobre a história da televisão e, especificamente, sobre a ciência neste tipo de mídia. Embora trabalhos publicados (Barca, 1999; Pretto, 1992; Guedes, 1990) apontem o Globo Ciência (TV Globo), como pioneiro na divulgação de ciência na TV, o Nossa Ciência, produzido e levado ao ar todas as semanas pela TV Educativa (TVE) do Rio de Janeiro, surge em 1979, ou seja, cinco anos antes do Globo Ciência, veiculado, pela primeira vez, em 1984. Assim, aborda as características de cada um dos dois programas e faz uma análise sintética de outros programas de divulgação científica veiculados pela TV brasileira, na mesma época. A Foram produzidos apenas 10 programas Nossa Ciência, dos quais, só quatro foram recuperados. E é este quantitativo mais 11 programas Globo Ciência que constituem objeto de estudo.

Palavras-chave: Televisão Brasileira e Divulgação Científica, Divulgação Científica e Televisão Brasileira

volta

 

QUANDO A CIÊNCIA É NOTÍCIA 2000: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E CORREIO BRAZILIENSE
Jeverson José Benedito Barbieri
Instituição: UNICAMP/LABJOR

RESUMO - É propósito da pesquisa Quando a ciência é notícia 2000 mensurar o volume de notícias científicas publicadas nos jornais Folha de São Paulo, um jornal de prestígio nacional, e Correio Braziliense, jornal de indiscutível importância regional. O período escolhido compreende 24 a 30 de setembro de 2000, o qual permite avaliar tanto o impacto das notícias sobre as Olimpíadas como sobre as eleições municipais em todo o Brasil. Ao se quantificar a divulgação de ciência, identificam-se as suas formas de veiculação e é possível saber como a ciência se configura na mídia com a influência dos fatos atípicos, privilegiando-se, então, as duas situações citadas. Os resultados preliminares indicam níveis positivos da divulgação científica.

Palavras-chave: Jornais Brasileiros – Divulgação Científica, Divulgação Científica - Jornais Brasileiros

volta

 

QUANDO A CIÊNCIA É NOTÍCIA 2000-2001: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS JORNAIS O ESTADO DE S. PAULO E O ESTADO DE MINAS
Rosângela Aparecida Reis Machado
Instituição: UNICAMP/LABJOR

RESUMO - Quando a ciência é notícia 2000-2001 configura-se como pesquisa comparativa sobre o tratamento dado à ciência pelos jornais brasileiros, a saber: Estado de S. Paulo, de prestígio nacional, e o Estado de Minas, de importância regional. Realizada entre 24 a 30 de setembro de 2000, avalia o impacto das Olimpíadas e eleições municipais nos conteúdos então noticiados. Objetiva avaliar o quanto de ciência é divulgado e de que forma as matérias são veiculadas. Como decorrência, é possível identificar como a ciência se configura na mídia com a influência desses fatos e como se faz presente nas duas situações. Os resultados preliminares mostram o crescimento do número de matérias sobre ciência, no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Jornais Brasileiros – Divulgação Científica, Divulgação Científica - Jornais Brasileiros

volta

 

REVISTA MARANHENSE: A CIÊNCIA EM REVISTA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Marla Cristiane Araújo Medeiros
Instituição: UMESP

RESUMO - Estudo histórico e bibliográfico da Revista Maranhense, publicação de época, com intenções científicas, literárias e artísticas. Privilegia-se a análise da primeira edição, de 1916, mas também, outras edições. Trata-se da primeira etapa de uma série de estudos, com a finalidade de elucidar as contribuições científicas e sociais da Revista, além de abordar características do legado deixado por um grupo de literatos do início do século XX.

Palavras-chave: Revista Maranhense – História E Evolução, Periódicos Brasileiros

volta

 

JORNALISMO E LEGITIMAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: O CASO DA ERRADICAÇÃO DA POLIOMIELITE NO BRASIL
Elen Geraldes
Instituição: UniCEUB

RESUMO - Analisa os argumentos utilizados pelo jornalismo na legitimação da vacinação antipólio no País, aplicando-se a análise de discurso (AD - vertente francesa) a cinco jornais: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Folha da Tarde e O Globo. Constata a importância da veiculação da vacina como resposta ao risco da pólio e como metáfora dos riscos do subdesenvolvimento, do atraso e da perda da modernidade. O sucesso da abordagem é eficaz num momento sócio-político de transição democrática, mas perde sua eficácia quando o risco da doença se dilui entre os inúmeros riscos da contemporaneidade.

Palavras-chave: Poliomielite, Jornais Brasileiros – Divulgação Científica, Divulgação Científica - Jornais Brasileiros, Comunicação Para A Saúde

 

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE DENGUE NO MODELO INFORMACIONAL DAS CAMPANHAS DE SAÚDE: ABORDAGEM SOBRE UMA NOVA PRÁTICA
Teresa Cristina de Carvalho Lima Neves
Instituição: FIOCRUZ/UFRJ-ECO

RESUMO - Reflexão que busca aproximação entre os resultados de uma investigação a respeito das representações sociais1 sobre dengue e as concepções paradigmáticas do modelo informacional de comunicação das campanhas de prevenção do Ministério da Saúde brasileiro. Os conflitos demonstraram a existência de problemas no processo de educação, saúde e ambiente, sobre o contexto da informação nas bases desse modelo, levando a repensar os modos de atuação e interpretação do funcionamento das instituições dos setores públicos, que desenvolvem processo de intervenção social. Assim, esta reflexão incorpora questões relacionadas com conceitos advindos do universo da intervenção social pela via discursiva. Esta abordagem integra, ainda, ações desenvolvidas pela autora ao longo dos anos, na Fundação Oswaldo Cruz, incluídas em sua dissertação de mestrado. As abordagens teóricas estão moldadas, de um lado, sob a forma de etnografia com suporte metodológico no campo da antropologia médica, observados os métodos da observação direta e das entrevistas e utilizando os princípios da hermenêutica dialética. Por outro lado, a interpretação do funcionamento social pela via discursiva, baseada na semiologia dos discursos sociais, recorre a Mikhail Baktin, R. Barthes, Michel Foucault e Eliseu Verón, no que concerne à produção social dos sentidos.

Palavras-chave: Dengue, Comunicação para a Saúde , Representações Sociais

volta

 

SABERES PROFISSIONAIS COMPARTILHADOS: O DIÁLOGO ENTRE JORNALISTAS E ESPECIALISTAS DA SAÚDE NA TV CULTURA
Simone Bortoliero
Instituição: Universidade de Uberaba

RESUMO - Através de relatos orais, jornalistas e produtores das séries Receita de Saúde (1985); Programa de Saúde (1988-1991); Saúde (1992-1993) e Aids: perguntas e respostas, veiculadas pela TV Cultura de São Paulo, tornam público os seus saberes profissionais e o relacionamento com os especialistas de saúde, discorrendo sobre suas concepções de saúde e de doença. As entrevistas foram realizadas com Nádia Hatori, Vera Arguello e Claudia Fernandes, junto ao Departamento de Ensino, com Maria Luz Lins, do Telejornalismo e com Celso Hatori, diretor operacional da emissora. Os depoimentos, coletados em 1999, constam da tese de doutorado, intitulada Os programas de saúde na TV Cultura de São Paulo: os saberes profissionais.

Palavras-chave: Tv Cultura De São Paulo, Comunicação Para A Saúde

volta

 

INTERNET E CIÊNCIA: O POTENCIAL DA INTERNET COMO CONTRIBUINTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA.
Silvia Porto Meirelles Leite
Instituição: UFRGS

RESUMO - Discute como a Internet contribui para o conhecimento científico, com base em levantamento bibliográfico sobre os dois temas em questão, ciência e Internet. Ressalta a ciência moderna, salientando o perfil humano na construção do conhecimento científico e a conceituação de elementos presentes na sua estrutura. Estes se referem a questões, como as comunidades e a comunicação científica, fundamentais para sua expansão e desenvolvimento. A abordagem sobre a Internet privilegia o enfoque humano no seu processo de institucionalização, e apresenta conceitos, tais como: cibercultura, ciberespaço, interatividade e hipertexto. Aborda, ainda, os ambientes cooperativos, as listas de discussão e o electronic journal, enfocando a Internet e seu potencial comunicacional, incorporado tanto pelo público acadêmico, quanto pelo público leigo.

Palavras-chave: Ciência – Evolução, Internet

volta

 

ECO-MARKETING, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AMAZÔNIA?
Luiza Elayne Azevedo Luíndia
Instituição: Universidade do Amazonas

RESUMO - Aborda a Amazônia, suas populações tradicionais e seus produtos verdes/commodities sob três perspectivas: eco-marketing, ecodesenvolvimento e/ou desenvolvimento sustentável; projetos/ ações de organismos internacionais; pesquisadores, organizações não governamentais e empresas. Destaca que o saber tradicional, apesar de "valorizado" por esses atores, não favorece a sustentabilidade econômica, social, cultural e étnica dos povos da floresta, pois, quase sempre, os interesses que permeiam as relações desses atores não têm valor igual para os mesmos. Conclui que o eco-marketing e as políticas de sustentabilidade podem contribuir para a reafirmação da etnicidade desses povos e proporcionar retorno financeiro, desde que eles sejam os principais agentes de sua história.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental , Eco-Marketing, Desenvolvimento Sustentável, Amazônia

volta

 

DO GRUPO DE TRABALHO COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA AO NÚCLEO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL
Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes
Instituição: UFPE

RESUMO - Resgata o percurso do Grupo de Trabalho (GT) Comunicação e Ciência, desde a sua institucionalização, em 1991, sob a denominação de GT Pesquisa em Jornalismo Científico até a sua extinção, em 2000. Constata o crescimento do interesse pelo assunto e apresenta o mapeamento dos temas inseridos no GT. Aborda, também, as perspectivas dos componentes do Grupo com a implantação do Núcleo de Pesquisa Comunicação Científica e Ambiental.

Palavras-chave: Intercom e Divulgação Científica, Grupo de Trabalho Comunicação e Ciência, Núcleo de Pesquisa Comunicação Científica e Ambiental

volta

 

LEITURA CRÍTICA DO NOTICIÁRIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA: O CASO VITÓRIA
Dalmo Oliveira da Silva
Instituição: EMBRAPA

RESUMO - Propõe uma leitura crítica do discurso elaborado pela imprensa brasileira na cobertura da primeira experiência de clonagem animal realizada no País. Analisa a construção da notícia científica, a partir de aparatos semiológicos, buscando identificar possíveis erros na sintaxe jornalística das notícias veiculadas. Trata do manejo do agenda-setting organizado pela assessoria de imprensa de ciência e tecnologia (C&T).

Palavras-chave: Jornais Brasileiros – Divulgação Científica, Divulgação Científica - Jornais Brasileiros

volta

 

SABER E PODER NO DISCURSO ECOLÓGICO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA NO BRASIL
Antonio Teixeira de Barros
Instituição: UniCEUB/UnB

RESUMO - Analisa as relações de poder no discurso sobre ecologia no Brasil produzido pela comunidade científica, no período de 1972 (Eco 72) a 1992 (Eco 92), com base no conjunto dos textos (artigos científicos, comentários, notas e resenhas bibliográficas) publicados pelos dois principais periódicos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): Ciência e Cultura e Ciência Hoje. Utiliza a perspectiva teórica de Michel Foucault (o saber considerado pelos discursos) e de Pierre Bourdieu (o poder simbólico e o campo científico). A comunidade científica é considerada um ator que exerceu papel decisivo na definição e redefinição de um campo de saber-poder ecológico, mais especificamente mediante as implicações sociais e políticas relativas à emergência e constituição desse novo campo de conhecimento no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Sociologia da Comunicação Científica, Ecologia e Poder, Ciência e Ecologia, Comunidade Científica e Ecologia

volta

 

EMPOWERMENT EM MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DO CONTRATO AMBIENTAL
Gilberto Wildberger Almeida
Instituição: UFBA

RESUMO - Através de breve recuperação histórica da relação cultural do brasileiro com o mundo natural, propõe uma nova modalidade de interação sociedade/natureza, denominada de contrato ambiental. Para que não venha a se transformar em mais uma ação bem intencionada, mas inócua, é essencial a efetiva participação da sociedade civil, que é chamada a dividir responsabilidades com o Estado. A organização da sociedade civil em instâncias operativas municipais deve ocorrer em rede eletrônica. A possível estrutura desta rede ambiental sob a forma de rizoma ensejará ativa compilação de recursos naturais, vis a vis a ampliação da base social da rede, através do processo de educação permanente como estratégia para aumentar a consciência ecológica da sociedade. Em suma, através da questão ambiental, a sociedade civil pode ser fortalecida na sua relação política com o Estado.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Empowerment, Contrato Ambiental, Fiscalização Ambiental Em Parceria

volta

 

A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DOS ESPECIALISTAS NOS ESPAÇOS DE NEGOCIAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO AGENDA 21 LOCAL DE VITÓRIA (ES)
Desirée Cipriano Rabelo
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

RESUMO - A ciência e a tecnologia (C&T) fundamentam boa parte das propostas para a construção da sustentabilidade, o que pressupõe que ambas desenvolvem amplo diálogo com a sociedade civil na busca de alternativas para o atual modelo de desenvolvimento. Neste cenário, reafirma-se a importância da comunicação pública da ciência que deve contemplar, também, o incentivo e a preparação dos cientistas e técnicos para participarem na formulação de políticas públicas sustentáveis. A análise de iniciativas concretas, como a elaboração da Agenda 21 de Vitória (ES), ajuda a compreender a atuação dos especialistas nos espaços de negociação ambiental, onde os vários atores sociais ensaiam novas formas de governabilidade.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Comunicação Pública Da Ciência, Sustentabilidade, Agenda 21

volta

 

COMUNICAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DA COMUNICAÇÃO POR ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA PREVENÇÃO DE QUEIMADAS NO ESTADO DO PARÁ
Luciana Miranda Costa
Instituição: UFPA/NAEA

RESUMO - Aborda a questão ambiental sob um enfoque específico, qual seja, apresenta reflexões e dados preliminares coletados em campo (municípios de Altamira, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia e Marabá) que possam contribuir com o debate sobre as campanhas de prevenção de queimadas no estado do Pará. Órgãos governamentais e organizações não governamentais, em parceria ou isoladamente, têm procurado incrementar os canais de comunicação com as populações (fazendeiros, posseiros, pequenos proprietários de terra etc.) que utilizam o fogo como instrumento em suas atividades agrícolas e pecuárias. Busca investigar, portanto, como se dá a participação da comunicação midiática no processo de divulgação e discussão dos problemas ambientais, particularmente, no que se refere à prevenção de queimadas.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Pará – Queimadas, Pará – Preservação Ambiental, Queimadas, Preservação Ambiental

volta

 

A AMAZÔNIA NA TV: PRODUÇÃO DE SENTIDO E O DISCURSO DA ECOLOGIA
Manuel José Sena Dutra
Instituição: UFPA/NAEA

RESUMO - A Amazônia é um manancial inesgotável nas pautas da mídia, sobretudo a televisão. Com pautas evidentemente elaboradas a partir de noções pré-construídas, a mídia repete/transforma sentidos historicamente fabricados. Num momento em que a ecologia é a senha para se colocar a Amazônia no centro de um heterogêneo campo discursivo, cumpre analisar: (a) como aquele discurso recorrente, das imagens edênico-exóticas, permanece de modo fragmentário no processo de produção do texto midiático; (b) se a introdução de conceitos, como biodiversidade e desenvolvimento sustentável, materializa a produção de sentidos que marcam as noções de exuberância e riqueza natural em contraste com vazio demográfico, atraso e indolência.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Ciência E Ecologia, Televisão E Ecologia

volta

 

PRENSA, MERCADO Y ARTIFICIALIZACIÓN AMBIENTAL: DE CÓMO LO RURAL SE VUELVE AGROPECUARIO
Gustavo Cimadevilla
Instituição: UNRC

RESUMO - En trabajos anteriores se advirtió como lo rural – en los últimos años – parece quedar subsumido bajo las preocupaciones urbanas que socialmente se imponen como centrales. Se planteó que observar lo rural requiere, sin embargo, de lecturas de relación dialéctica que conciban la dicotomía urbano/rural como un entrelazado de procesos de interpenetración de contrarios. El presente trabajo justamente se preocupa por mostrar uno de los tantos modos en que se materializa ese proceso. Para ello el interrogante gira en torno de cuestionar cómo la prensa local trata lo rural con un sesgo específico, lineal y vinculado principalmente a las lógicas urbanas de ver el orden social como un mercado. En este caso se estudió un suplemento específico de la prensa gráfica (Suplemento Tranquera Abierta del diario Puntal de Río Cuarto) orientado a audiencias rurales. Para ello se siguió como hipótesis de trabajo la sospecha que el tratamiento informativo dominante se circunscribía a un enfoque prioritariamente productivo, dejando en el margen toda otra dimensión socio-cultural propia de cualquier conjunto social. En este caso rural.

Palavras-chave: Comunicação Rural , Comunicação Rural e Mídia

volta

 

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO GRUPAL PARA A PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES NA IMPLANTAÇÃO DO AGROTURISMO NO MUNICÍPIO DE DERRUBADAS, RS
Adriano Nicolodi Francescato (UNIVALI); Celestino Perin (UNIJUI)

RESUMO - Trata do papel da comunicação grupal no meio rural, no que diz respeito à participação dos agricultores na implantação do agroturismo no município de Derrubadas, RS. Identifica as estratégias de comunicação ora desenvolvidas para sensibilização, conscientização e mobilização dos agricultores, bem como o seu grau de participação no planejamento e desenvolvimento do turismo. Analisa os resultados e a importância da comunicação em ações comunitárias, com o fim, também, de conscientizar os agricultores da relevância do turismo para o ecossistema, a cultura e economia. É necessário motivar e instrumentar os grupos populares rurais para que assumam suas experiências cotidianas de vida e de trabalho como fonte de conhecimento e ação de transformação da sua realidade. Este é o papel de pesquisadores, acadêmicos, extensionistas e demais envolvidos em ações de comunicação e educação no meio rural.

Palavras-chave: Comunicação Rural, Agroturismo

volta

 

ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO RURAL PARA OS CURSOS DAS ESCOLAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO VALE DO PARAÍBA - SP
Geraldo Bueno de Carvalho; Geraldo Magela Braga
Instituição: UFV

RESUMO - A reabilitação da discussão sobre comunicação rural, reduzindo ou eliminando seu distanciamento das escolas de comunicação social, é uma necessidade que a revolução tecnológica exige. Esta reabilitação se impõe às escolas que convivem com um entorno rural, como é o caso do Vale do Paraíba – SP. Neste sentido, é objetivo central da pesquisa analisar a relevância da comunicação rural nos currículos das escolas de comunicação social do Vale do Paraíba, recorrendo, para tanto, às considerações emanadas por docentes das escolas envolvidas com a comunicação social da região e por profissionais da imprensa regional. A necessidade de aprofundar os estudos de comunicação rural nas universidades valeparaibanas é reivindicação dos próprios docentes. Isto porque, é evidente a lacuna no ensino de comunicação social nas universidades, lacuna esta, que se reflete no cotidiano dos profissionais de comunicação atuando na imprensa regional, os quais demandam melhoria de seus conhecimentos sobre o rural, para melhor se comunicar com essa parcela da sociedade do Vale do Paraíba.

Palavras-chave: Comunicação Rural – Estudo E Ensino, Comunicação Rural – Currículo

volta

 

A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO RURAL NA INTERCOM – 1991/2000
Angelo Brás Fernandes Callou
Instituição: UFRPE

RESUMO - Faz um balanço dos papers apresentados no Grupo de Trabalho (GT) Comunicação Rural (1991/2000) dos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Pretende, com isto, renovar o debate da comunicação rural frente aos desafios colocados pela globalização e pelas novas tecnologias de informação e de comunicação.

Palavras-chave: Intercom E Comunicação Rural, Grupo De Trabalho Comunicação Rural, Extensão Rural, Comunicação Rural

volta

 

SEMEAR NOTÍCIAS PARA COLHER DESENVOLVIMENTO
Liane Matzenbacher
Instituição: EMBRAPA

RESUMO - O Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (EMBRAPA Trigo), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), localizado em Passo Fundo, RS, dedica esforços no sentido de divulgar nos meios de comunicação os resultados de suas pesquisas, visando ao desenvolvimento agropecuário brasileiro, principalmente, no que concerne à cultura de trigo. A pesquisa avalia se tal divulgação contribui para promover a melhoria do nível informacional do agricultor do Noroeste do Rio Grande do Sul. Também procura verificar se a linguagem usada nas mensagens é adequada ao público leitor e se o vocabulário é de seu perfeito entendimento, assim como procura saber se ele tem acesso às informações da instituição, traçando, ainda, um perfil dos agricultores da região, cadastrados na EMBRAPA Trigo.

Palavras-chave: Comunicação Rural – Divulgação Científica, Centro Nacional de Pesquisa de Trigo, Embrapa Trigo

volta

 

POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E AS NOVAS RURALIDADES: ESTUDO DE RECEPÇÃO DAS PROPOSTAS DE TURISMO RURAL PELOS CANAVIEIROS DO ENGENHO SANTA FÉ, PERNAMBUCO
Maria Sallet Tauk Santos; Ana Elisabeth Pereira; Ceci do Eirado Amorim; Eva Duarte; Ricardo Duarte Gomes
Instituição: UFRPE

RESUMO - Trata de alguns pressupostos teóricos e resultados parciais de uma pesquisa empírica mais ampla, um estudo de recepção do turismo rural como uma nova ruralidade e um dos vetores do desenvolvimento local na Zona da Mata Norte de Pernambuco, uma das propostas do Governo do Estado contida no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (PROMATA). O cenário da pesquisa empírica é o Engenho Santa Fé, no município de Nazaré da Mata. A preocupação é analisar, no espaço da recepção, os usos que os trabalhadores dos antigos engenhos fazem da proposta governamental. Especificamente, interessa conhecer como estão se dando as transformações no cotidiano do trabalho e na vida das pessoas, a maioria das quais, canavieiros, hoje, envolvida no turismo rural.

Palavras-chave: Comunicação Rural – Recepção, Políticas De Comunicação, Novas Ruralidades, Turismo Rural

volta

 

TERRAS DE FRONTEIRA: A VARIEDADE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL MERIDIONAL
Ada Cristina Machado Silveira
Instituição: UFSM

RESUMO - Trata de uma pesquisa em andamento sobre as práticas de comunicação, cujos processos de significação concorrem para desenhar o contorno do Estado nacional brasileiro no enclave platino-uruguaio. Investiga uma malha de comunicação que, analisada em sua discursividade, contempla a produção de sentido orientada pela ação da sociedade civil organizada e contextualizada pelo Estado federado, a par de manifestar consciência do enquadramento propiciado pelo marco do Estado nação. Os conteúdos produzidos, quase sempre, estreitamente vinculados à atividade agropecuária, exibem representações midiáticas que contribuem para a construção de um discurso polifônico que opera em conformidade com a ordem heterônoma determinada pelo Estado nação nas terras de fronteira do Brasil Meridional.

Palavras-chave: Comunicação Rural, Terras de Fronteira – Estratégias de Comunicação

volta

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA MÍDIA IMPRESSA PAULISTA
Cidoval Morais de Sousa; Tatiana Scalco Silveira
Instituição: UNITAU/UNICAMP

RESUMO - Discute o que foi apresentado à opinião pública sobre ciência e tecnologia (C&T) pelos meios de comunicação, na última década do século XX, analisando seu reflexo sobre a produção da comunidade científica. Fundamenta-se, a princípio, em pesquisa para mapear o interesse dos principais jornais de circulação nacional (Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e a Gazeta Mercantil) por assuntos de C&T. A seguir, analisa, também, dois jornais de circulação regional (ValeParaibano e Correio Popular), ambos do interior de São Paulo. A proposta teórica considera a força de agenda dos veículos, o papel do receptor de informação como ator social e a compreensão de notícia como resultado de um complexo processo de negociação e construção, nos termos definidos por Knoor-Cetina (1981); Latour e Woolgar (1997) e Velho (1997). Os autores entendem que a tensão mídia-ciência não se adapta aos modelos atuais e sugerem um novo modelo, a partir da reeducação do cientista para o diálogo com o público leigo, e da mídia para um diálogo mais consistente com a ciência.

Palavras-chave: Mídia Brasileira e Divulgação Científica, Divulgação Científica e Mídia Brasileira

volta