3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 10 - Políticas e Economia da Comunicação

Coordenador:
Prof. Dr. Guilherme Jorge Rezende - rezende@mgconecta.com.br

 

SOCIEDADES DE CRISE

Gustavo Gindre Monteiro Soares
Instituição: Universidade Cândido Mendes

RESUMO - A premissa básica é a de que vivemos uma crise civilizatória de esgotamento de um padrão de racionalidade construído há 25 séculos que tem no polinômio "capitalismo-tecnociência-industritalismo-democracia representativa" o seu ápice. Este texto procura entender o papel da produção e transmissão de conhecimento nestas sociedades de crise: o papel das comunicações. Mas, compreendendo a comunicação de uma forma mais ampla do que do que a dos meios. Para isso, explora quatro conceitos (sociedades de controle, economia virtual, tautismo e capital-informação), procurando articulá-los entre si.

Palavras-chave: Comunicação, capitalismo, crise

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INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

Adílson Cabral
Instituição: Universidade Estácio de Sá

RESUMO - A proposta desse artigo é analisar a atualização do conceito de democracia aplicado ao contexto da informática e da comunicação, mediante leitura comparativa da atuação de duas organizações sociais significativas no contexto brasileiro: o "Comitê para Democratização da Informática" (CDI), que, a partir de um trabalho nuclear em comunidades do Rio de Janeiro, desenvolve as chamadas Escolas de Informática e Cidadania (EICs) em 17 estados brasileiros e três países e o "Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação" (FNDC), formado pela articulação de pessoas, grupos e organizações, em torno de várias frentes de luta no campo da comunicação no Brasil, que chegou a contar com 44 Comitês regionais e Comissões pró-Comitês, além de 32 entidades nacionais.Pretendemos refletir nesse artigo a assimilação dos ideais democráticos na atuação destas organizações a partir dos discursos institucionais que refletem suas concepções, projetos e realizações, seu alcance e eficiência junto aos diferentes públicos, visando tornar essas temáticas cada vez mais visíveis junto ao público em geral.

Palavras-chave: Comunicação – Cidadania – Movimentos sociais

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TUDO O QUE É SÓLIDO SE DESFAZ NO CIBERESPAÇO: A GUERRILHA DIGITAL DOS ZAPATISTAS

Eduardo Cavalcanti
Instituição: Universidade Santa Cecília

RESUMO - Os zapatistas foram pioneiros no uso da Internet como instrumento estratégico para a ação política. Das selvas de Chiapas, eles desenvolveram uma rede de comunicação que chamou a atenção do mundo para a questão indígena no sul do México. Tornaram-se, assim, o primeiro grupo organizado a empreender, através da Web, uma oposição sistemática contra os efeitos da globalização econômica. O exemplo seria seguido por milhares de outros ativistas, em todas as partes do globo, que passaram a explorar a descentralização e a transmissão horizontal das informações na rede para formar uma rede intercontinental alternativa contra o liberalismo. Os impactos sociais e políticos da comunicação on-line mostram que, apesar das restrições estruturais nos países menos desenvolvidos, o uso das novas tecnologias permite formas inovadoras de exercício da democracia.

Palavras-chave: Comunicação, Internet, informação, novas tecnologias, democracia, zapatismo, globalização.

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COMUNICAÇÃO SINDICAL – DO EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO À CATEQUIZAÇÃO DE BASE

Joana D’arc Dutra
Instituição: UFBA

RESUMO - O texto reflete as relações entre as bases de sindicatos classistas e as diretorias de tais entidades à luz dos processos de comunicação. Nosso horizonte é a possibilidade de desenvolvimento de estratégias de comunicação mais democráticas nessas entidades. Apesar de preliminar, o texto elucida o problema no que se refere à construção de alternativas para a questão. Buscamos em nosso estudo analisar como a comunicação sindical pode refletir uma relação de participação mútua entre diretoria e bases.

Palavras-chave: comunicação - sindicato - democracia

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NORDESTE: O DESENVOLVIMENTO PARA ALÉM DAS OLIGARQUIAS

Maria Érica de Oliveira Lima
Instituição: FAI-Adamantina

RESUMO - Muitos veículos de comunicação (rádio, TV, jornal) na região Nordeste do país estão comprometidos com o poder político-partidário, já que muitos destes veículos pertencem a políticos de expressão nacional, regional e local. A (re) democratização dos meios de comunicação depende do desenvolvimento (econômico) da região, desde que não se concentrem nas mãos da elite oligárquica. No entanto, ás famílias que detêm o poder político, detêm o poder dos veículos de comunicação e automaticamente, também o poder econômico. Se antes tínhamos uma visão autoritária e arcaica da figura do coronel, atualmente, apresenta-se uma nova imagem: tecnológica e moderna. O neo-coronel de hoje, investe nos meios de comunicação,

Palavras-chave: Desenvolvimento, Meios de Comunicação, Oligarquia.

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A COMUNICAÇÃO DOS CORONÉIS SEM COMUNICAÇÃO, MAS,QUE PERSUADRIAM E GOVERNARAM O MATO GROSSO DO SUL

Hércules Farnesi da Costa Cunha
Instituição: Universidade Católica Dom Bosco

RESUMO - Em Mato Grosso do Sul, a assessoria de comunicação desempenhou e ainda desempenha papéis importantes no desenvolvimento ou manutenção do poder, mas, sem realmente executar o seu real objetivo. As discussões generalizadas, principalmente quando da proximidade de campanhas político-eleitorais, buscam o estabelecimento de políticas e até estratégias para as áreas de saúde, educação, segurança, mas dificilmente para a comunicação. A história contada e não contada, pesquisada para a memória dos que ainda desconhecem o início da divisão do Estado, até os dias de hoje. A importância das assessorias de comunicação na determinação da convivência entre o Governo e a população.

Palavras-Chave: Assessoria de Comunicação, Poder , Políticas e Estratégias de Comunicação

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O ESTADO NOVO, O RÁDIO E SEUS ÓRGÃOS REGULADORES

Othon Jambeiro, Fabiano Brito e Andréa Ribeiro
Instituição: UFBA

RESUMO - Este texto faz uma análise da regulamentação da radiodifusão brasileira no período de 1935-1945, abrangendo a preparação do golpe do Estado Novo, sua implantação, consolidação e derrocada. São levados em conta tanto o contexto histórico quanto as mudanças nacionais e internacionais do período. A par disto são analisados os regulamentos da radiodifusão e dos meios de comunicação de massa como um todo, particularmente no que se refere ao seu controle. Funções, estrutura e atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP são estudadas, na perspectiva de compreender o papel do mais importante órgão de inteligência do Governo Vargas.

Palavras-chave: Radiodifusão, regulação, rádio.

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O DILEMA DA TV EDUCATIVA ENQUANTO UM INSTRUMENTO OFICIAL DO GOVERNO OU UM CANAL DE REPRESENTATIVIDADE DA SOCIEDADE CIVIL

Josmar Brandão Coutinho
Instituição: UNESP de Araraquara

RESUMO - Conduzimos este trabalho visando apontar o descompasso entre a legislação que regulamenta o funcionamento da Fundação Padre Anchieta, responsável pela administração da TV Cultura, e o que ocorre no tocante ao funcionamento desta emissora no período compreendido entre 1980 e 1986, assim como, as alterações que se operaram no plano legal, visando com isto, levantar alguns aspectos político-históricos relacionados a este período.O nosso intuito foi enfatizar que essa TV Educativa, dependendo do contexto e das forças atuantes no cenário político, tanto pode ser considerada um instrumento de representatividade da sociedade civil, quanto ser utilizada para consolidar o poder de um Estado autoritário e centralizador. Além disso, procuramos discorrer em que medida as alterações na legislação podem ser consideradas reflexo das transformações políticas no contexto da sociedade brasileira.

Palavras chave: TV Educativa, Legislação, Estado

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ESPAÇO PÚBLICO E COMUNICAÇÃO POLÍTICA NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRO (1982/1992): ANÁLISE DO CASO COLLOR

Graciela Inés Presas Areu

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

RESUMO - Pensamos que a historia da comunicação política no Brasil poderá se separar num antes e depois de Collor. Independente dos aspectos éticos envolvidos, há uma ruptura no "modus operandi" do discurso político no Brasil e "Collor" aparece, a nosso modo de ver como um dos mais claros expoentes desta nova forma de fazer política que privilegia os meios. Os aspectos mediáticos são a caraterística mais evidente de sua participação na vida política brasileira, desde sua decidida aparição no cenário nacional, no ano anterior a campanha eleitoral. Este particular comportamento se sustentará durante sua gestão como Presidente e no processo da sua queda, também protagonizada pêlos meios de comunicação. O trabalho objetiva verificar si houve uma "mudança estrutural do espaço público" no Brasil, no período 82-92 a luz das teorias contemporâneas sobre o tema.

Palavras-chave: comunicação política, mediatização, espaço público

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