3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 11 - Comunicação Educativa

Coordenador:
Prof. Dr. Adilson Citelli - citelli@uol.com.br

 

MÍDIA IMPRESSA, DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE
Beatriz Santos Pontes; Maria Inês Naujorks; Amanda Sherer

RESUMO - Os meios de comunicação são tidos como um dos alicerces culturais e ideológicos, servindo como importantes componentes articulado ao complexo conjunto da comunicação educacional com vistas a colaborar na formação de cidadãos.Ao se analisar a atuação da mídia no sistema de representações e discursos referentes ao deficiente, estes encontram-se permeados por subjetividades,onde o estudo e a elucidação das condições de produção e de atualização do conhecimento enquanto catalizador de estereótipos sociais são emergentes.

Palavras-chave: Mídia Impressa, Representação social e Deficiente

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PROGRAMAS INFANTIS NA TELEVISÃO: O CASO TELETUBIES
Omar Carrasco Delgado
Instituição: FAESA

RESUMO - Neste trabalho de pesquisa bibliográfica discute-se as influências da Teoria de Piaget ( o homem constrói seu conhecimento na relação com o meio) no Programa educativo Telettubies, e o papel educativo deste desenho. Para facilitar esta compreensão analisamos a televisão como meio criadora de sonhos e como esta mergulha no universo infantil. Nos apoiamos em teorias fundamentadas feitas por estudiosos, principalmente no que diz respeito ao papel da televisão no Brasil. Conseguimos observar de forma informal e intencional a carência de programas educativos ou pedagógicos para as crianças e a importância do programa Telettubies no desenvolvimento das suas funções cognitivas.

Entendemos que a interação da comunicação e educação se dá nas mediações ou na transdiciplinaridade.

Palavras-chave: Televisão, Comunicação e Linguagem

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COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E NOVAS TECNOLOGIAS – POR UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BUSCA DA CIDADANIA
Giuseppa Spenillo
Instituição: UFRPE

RESUMO - O presente artigo procura estabelecer uma discussão acerca da atuação profissional, na área da comunicação, junto a grupos populares, de modo a promover o uso de recursos comunicacionais tecnológicos (computador, gravador, máquinas fotográficas) ou locais (rede de vizinhança, festas, torneios, escolas, igrejas e demais associações) em busca do desenvolvimento coletivo e do exercício da democracia e da cidadania. Para tanto, narramos nossa experiência na comunidade de Jardim Uchôa (Recife/ PE).

Palavras-chave: Comunicação educativa – Novas tecnologias - Cidadania

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BRASIL BRASILEIRO: UMA HISTÓRIA ILUSTRADA
Paulo Bernardo Ferreira Vaz; Ricardo Fabrino Mendonça; Sílvia Capanema P. de Almeida

RESUMO - Este trabalho procura analisar a iconografia de livros didáticos de história referente aos sujeitos formadores da população brasileira, ressaltando a participação dessa narrativa visual na construção de uma identidade nacional. Percebendo as imagens como linguagem e como lugar de fala, entendemo-las como um emaranhado de sentidos e significados construídos, tendo relevante papel na edificação de um imaginário da nação, já que a construção de sentidos em torno delas se dá não só individualmente, mas coletivamente. Estudamos livros indicados pelo MEC, já que eles são uma espécie de discurso autorizado, o que reforça a narrativa ali contida. Apreendemos, assim, os traços identificadores dos sujeitos, além de características mais amplas da sociedade, a construção/desconstrução da narrativa oficial, o tratamento dado às imagens e a perda de sua dimensão de fonte histórica.

Palavras-chave: identidade – livro didático – iconografia

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EDUCAÇÃO PARA A VIDA: FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO RÁDIO
Sandra Kelly de Araújo
Instituição: Universidade Federal de Rondônia - UNIR

RESUMO - Educação para a Vida constitui um curso em educação ambiental para professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Para desenvolvimento desta proposta definiu-se como principal instrumento de operacionalização a veiculação sistemática de programas radiofônicos apoiados por textos complementares, através dos quais os professores inscritos puderam conhecer a dinâmica ambiental local, os fundamentos teóricos e práticos da educação ambiental e sugestões didático-pedagógicas que subsidiassem a incorporação da temática ambiental no currículo escolar. Com resultado, foram desenvolvidas diversas atividades práticas, monitoradas através de um processo contínuo de avaliação de desempenho.

Palavras Chaves: Rádio Educativa, Formação de Professores, Educação Ambiental.

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AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS LIVROS IMPRESSOS
Any Lilian Maxemiuc Barcellos
Instituição: Universidade de Mogi das Cruzes

RESUMO - Estudo comparativo entre as sensações provocadas pelo contato com um mundo conectado eletrônicamente e as sensações associadas ao ato de ler. O tema é desenvolvido a partir de uma abordagem psicológica e tem como objetivo principal provocar reflexões sobre as estratégias que vem sendo desenvolvidas para o ensino dos conteúdos nos cursos de Comunicação Social. Sem dúvida alguma, os textos impressos são de importância crucial, não só para a disseminação dos conteúdos mas também para a criação de formas de expressão lógicas e coerentes, fundamentadas em estruturas metodológicas científicas. No entanto, as novas formas de expressão acrescentam uma nova dimensão aos espaços antes dominados apenas pelos textos impressos. Este artigo trata da exploração deste dado.

Palavras-chave: sensação, percepção, emoção

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A PUBLICIDADE COMO SUPORTE PEDAGÓGICO: A QUESTÃO DA DISCRIMINAÇÃO POR IDADE
Clóvis de Barros Filho
Instituição: Faculdade Cásper Líbero e ESPM

RESUMO - A pesquisa que empreendemos durante o primeiro semestre de 2001 teve como objeto as percepções de mensagem publicitária (refrigerante Sukita) por alunos de segundo ano de ensino médio durante a exposição e debate em sala de aula. Este estudo tinha como objetivo primeiro a verificação da pertinência do uso de uma publicidade como suporte pedagógico para a discussão de um tema transversal A análise dos dados registrados aponta para uma tendência de manifestação expontânea pouco crítica da proposta apresentada, mas da viabilidade de uma discussão em sala de aula sobre os efeitos sociais da mídia, bem como as estratégias que os acarretam. Explicitamos, assim, num primeiro momento, as etapas metodológicas percorridas e, em seguida, os resultados obtidos pela análise do discurso expontâneo do aluno e do discurso dirigido pelo pesquisador.

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O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NO PROCESSO DE ENSINO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Ana Cristina Martins Simões Corrêa
Instituição: Universidade Católica Dom Bosco

RESUMO - Este trabalho trata do processo interativo e integrativo entre as áreas da educação e da comunicação no que se referem ao uso dos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornal, revista, cinema e Internet, por parte dos professores do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco. O resultado da pesquisa qualitativa realizada entre docentes e discentes do curso demonstrou que os meios de comunicação, especialmente no Curso de Comunicação Social, constituem instrumentos importantes no apoio didático e pedagógico do professor, ao mesmo tempo que permitem o exercício da prática do acadêmico, capacitando-o a utilizá-los na vida profissional. Foram apontadas dificuldades que comprometem seu uso e a necessidade de formação e atualização constante dos professores.

Palavras-chave: comunicação-educação-meios de comunicação

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EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ana Carolina Soares Duarte; Beatriz Bertoldi; Cibele Scandelari
Instituição: Universidade Federal do Paraná

RESUMO - A sociedade encontra-se na era da informação, na qual se depara com os mais variados meios de comunicação, que de maneira massificante e crucial transformam a vida social e psicológica dos indivíduos. Por este motivo, cabe à escola tornar acessível a um contingente cada vez mais amplo da população, um conjunto de saberes e habilidades que estão sendo elaborados nos dias de hoje, mediante novas pedagogias que incluam os meios de comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as estratégias cognitivas e emocionais de crianças e jovens gerados numa era digital e conectar os professores ao mundo dos alunos. É indiscutível que a função de instruir as crianças cabe, ainda, fundamentalmente aos pais, que devem estar atentos a interação dos seus filhos com os meios midiáticos, não esquecendo jamais da relação afetiva em função da aparição desses novos recursos.

Palavras chaves: 1) educação ; 2) comunicação; 3) aprendizagem

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INTERFACES TEÓRICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SABER
Jairo Ferreira
Instituição: Unisinos

RESUMO - Na perspectiva da análise da produção de conhecimento através de interações discursivas em dispositivos de comunicação, em particular para análise de listas de discussões, sugerimos uma aproximação entre três teorias: do desenvolvimento de Piaget, a sociologia de Bourdieu e do discurso de Patrick Charaudeau (1983), nesta ordem de dominância. O texto discute esta proximidade utilizando as chaves epistemológicas propostas por estas teorias. Há, entre as três formulações, um identidade que queremos evidenciar, mesmo considerando a diversidade de métodos e objetos. Esta discussão tem como objetivo o uso destas formulações não como resultado de uma justaposição, mas de uma construção sobre o método que nos informa as relações entre cognição (enquanto dimensão de sociabilidade) e discurso em dispositivos de comunicação.

Palavras-chave: cognição, sociedade e discurso

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A TELEVISÃO E A IMAGINAÇÃO INFANTIL: REFERÊNCIAS PARA O DEBATE
Gilka Girardello

RESUMO - O trabalho procura revisar e problematizar as principais tendências das pesquisas produzidas nos últimos vinte anos a respeito da relação entre a televisão e a imaginação infantil, especialmente a partir da Europa e dos Estados Unidos, procurando extrair daí alguns referenciais que possam ser úteis à educação para as mídias em nosso país. O foco principal está nas contribuições da psicologia cognitiva. Mesmo considerando-se a ausência de um consenso final entre os pesquisadores, parece ficar claro que a televisão—enquanto meio—por si só não é prejudicial à imaginação da criança, mas terá efeitos tóxicos ou benéficos sobre ela dependendo de seus conteúdos e linguagens, do contexto da recepção e da qualidade geral da vida da criança. Propõe-se assim que na educação para as mídias consideremos a importância da imaginação infantil, numa perspectiva integrada aos demais processos cognitivos, afetivos e sócio-culturais.

Palavras-Chave: Televisão-Imaginação-Infância

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TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA E A AUTORIA DE ESTUDOS DE CASOS HIPERTEXTUAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTAS: PROJETO APLICADO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE
Marcos Lima

RESUMO - Na chamada "era do conhecimento", o papel do aluno no processo de aprendizagem tende a se deslocar de uma tradição de recepção passiva para o de produtor ativo de significados. Tal transformação parece ser particularmente necessária no ensino de gestores organizacionais, tendo em vista que o processo de tomada de decisão tende a se complexificar com o aumento da quantidade e velocidade de obsolescência das informações. Este artigo propõe que o uso de ferramentas cognitivas informatizadas pode trazer para a sala de aula amostras da complexidade real de situações-problema típicas da realidade profissional de gestores e disponibilizá-las sob a forma de hipertextos que permitam aos alunos enxergar tais situações de vários pontos de vista. Utilizando métodos heurísticos de formulação de hipóteses, estes alunos podem criar um "ambiente construtivista de aprendizagem" que os ajudará a desenvolver competências e conhecimentos mais facilmente aplicáveis ao contexto de um mundo transformado por novas tecnologias de comunicação e informação.

Palavras-chave: Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Hipertexto, Panteon

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TELEVISÃO, MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO
Adriana Maricato de Souza
Instituição: ECA/USP

RESUMO - A cultura permeada pelos meios de comunicação eletrônicos, chamada de cultura mediática, fomentou a criação de novas percepções da realidade. O alegado impacto negativo dos meios eletrônicos sobre o desenvolvimento das crianças não passa de um equívoco: a) os meios áudio-visuais (vídeo-games e computadores) desenvolvem habilidades cognitivas diferentes das predominantes nos adultos; 2) a eles se atribui a responsabilidade pela crise da cultura escolar.

Seguindo os padrões gerais de produção e distribuição da indústria cultural, os produtos educacionais para meios eletrônicos – como programas de televisão e de computador - são quase que exclusivamente importados. Por terem sido produzidos para públicos cujos repertórios culturais nos são estranhos, não atendem às necessidades das crianças brasileiras nem às condições para seu uso no sistema público de educação no país.

Palavras-chave: Produtos Educacionais, Meios Eletrônicos, Criança Brasileira

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O PRINCÍPIO EDUCATIVO NO RÁDIO: UMA COMPREENSÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS
Edgard Patrício

RESUMO - Rádio? Por que Rádio? Por que Rádio e educação? Quando se vincula Rádio e cultura, transparece o poder que pode significar esse meio de comunicação num ambiente formativo. Nessa mesma vinculação, extrapola-se o formal, valorizando-se os processos não-formais de aprendizagem. E a estruturação dessa significação apoia-se no princípio educativo do Rádio. Para a compreensão desse princípio educativo, esse trabalho discute, entre outras mediações, os processos que envolvem a comunicação e a educação; o entendimento da presença das novas tecnologias na escola; as interpretações que circulam o popular e o massivo, a partir de uma atitude de resistência. Relações que nos fazem discutir a inserção das mediações culturais numa discussão sobre o campo da comunicação e educação.

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AS POTENCIALIDADES DA INTERNET NA PRÁTICA EDUCATIVA
Cristiana Serra

RESUMO - As mudanças nas formas de comunicação e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais nos distintos âmbitos do mundo contemporâneo, demandam uma reformulação das práticas pedagógicas. O artigo examina as possibilidades que a Internet oferece para a criação de novos padrões de aquisição e construção do conhecimento, ao permitir o uso integrado e interativo de diversas mídias, a exploração hipertextual de um volume enorme de informações, a simulação e a comunicação à distância. As interações via rede abrem novos canais de expressão e interlocução, ampliando, consideravelmente, o espectro de idéias e o número de pessoas com que temos contato. O desenvolvimento de processos de aprendizagem cooperativa sobressai como uma das estratégias mais promissoras de utilização desse novo ambiente eletrônico no campo educativo.

Palavras-chaves: tecnologias digitais; Internet; aprendizado cooperativo;

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PRÁTICAS DE LEITURA: O JORNAL COMO INTERFACE NO CONTEXTO ESCOLAR
Alzira Karla Araújo da Silva; Emeide Nóbrega Duarte
Instituição: UFPB

RESUMO - Leitura e biblioteca desempenham um importante papel no processo de elevação cultural e consciência crítica do cidadão. Nesse sentido, desenvolveu-se uma atividade de leitura e pesquisa, através da formação de uma hemeroteca e elaboração de textos, na biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Pedro Augusto Caminha", em João Pessoa/PB. Assim, avaliou-se os alunos quanto à facilidade/dificuldade nas etapas de compreensão, interpretação e construção de textos. O lastro metodológico possibilitou constatar o interesse dos alunos em trabalhar com leitura de jornais e detectou dificuldades no desempenho da elaboração de textos. Nessa concretude, ficou evidenciada a necessidade de programas de leitura diferenciados, que se adequem a realidade do aluno, concorrendo para uma formação crítica ao alcance da cidadania.

Palavras-chave: Leitura, Editoração, Jornal

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DA VOZ À TELA, A NOVA LINGUAGEM DOCENTE
Luiz Claudio Abreu
Cefet-Campos RJ

RESUMO: As transformações iniciadas a partir do período final do século XX provocam deslocamentos nos mais diversos aspectos da vida em sociedade. Nosso trabalho consiste em uma reflexão sobre a escola, a sala de aula e os professores inseridos em um período de crise de paradigmas. Em especial, destacamos as novas potencialidades geradas pela linguagem audiovisual e digital nos processos de produção e transmissão dos conteúdos escolares. Identificamos a incompatibilidade de manutenção da forma de gestão escolar, da sala de aula e da maneira de transmissão dos conteúdos esc olares herdados da modernidade e, finalmente, destacamos a urgência de redesenhar a linguagem docente para os novos sujeitos da aprendizagem na sociedade da informação que ampliaram as fronteiras do corpo - da pele à tela - formando assim um novo híbrido.

Palavras-chave: Comunicação, Educação e Contemporaneidade.

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COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE REPRODUÇÃO À ESCOLA MULTICULTURAL
Patrícia Horta Alves
Mestranda em Comunicação - ECA/USP

RESUMO - Novos desafios que regem este cenário, impulsionados pela globalização e inovações tecnológicas que provocam transformações nas esferas social, política, econômica e cultural, no qual se configuram novas concepções de espaço público e privado. Ressaltamos, assim neste texto o papel da mídia na elaboração deste novo ideário da sociedade global e da escola como um espaço de no processo de apropriação dos bens culturais.

Palavras-chave: Comunicação e Educação

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NOVOS MEIOS COMO FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO - PROJETO RESGATE: A FOTOGRAFIA NO ENSINO COM A PESQUISA EM CIÊNCIAS
Adriana Pessatte Azzolino

RESUMO - Este trabalho foi se delineando ao longo do tempo, na medida em que a possibilidade da utilização da fotografia como técnica de obtenção de dados articulada a um processo de ensino com pesquisa para alunos de graduação em Ciências Sociais se mostrou interessante; por considerá-la um recurso advindo do campo da comunicação, rico em informação visual. Desta forma, me incursionei pela história , pela filosofia e pela técnica da fotografia, a fim de conhecer mais de perto o que utilizaria para a formação dos meus alunos, futuros professores. Acredito em uma integração mais efetiva entre educação e os recursos advindos da área da comunicação e vejo que , isso só se dará se estes novos meios estiverem presentes como fundamento desta educação.

Palavras-chave: Fotografia, Informação visual, Comunicação e Educação

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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA: COMO FACILITAR A ADOÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PREPARAR PROFESSORES?
Dulce Márcia Cruz

RESUMO - As novas tecnologias de comunicação interativas, como a videoconferência, permitem que a educação a distância possa, pela primeira vez, acontecer como se fosse face-a-face. No entanto, apesar de tão semelhante, essa nova situação modifica bastante o trabalho do professor e traz uma série desafios que tem que ser levados em conta num processo de implementação da videoconferência como mídia principal de educação a distância. O objetivo deste artigo é o de discutir como acontece e pode ser trabalhada a questão da resistência dos professores à inovação tecnológica e ao mesmo tempo, propor algumas estratégias de treinamento para preparar os que vão ensinar neste ambiente tecnológico. O texto descreve algumas mudanças que ocorrem no trabalho do professor que podem interferir na adoção da tecnologia e sugere ainda algumas dicas básicas para que os docentes se preparem melhor para esta nova situação didática.

Palavras-chave: Videoconferência, Preparação de professores, Educação a distância

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REFLEXÕES A RESPEITO DO PAPEL DA UNIVERSIDADE FACE À TECNO-CIÊNCIA
PROFa. Dra. Lucilene Cury
ECA - USP

RESUMO - Discute-se neste texto, que faz parte de um Projeto de Pesquisa mais amplo - Os Efeitos da Globalização no Processo de Comunicação - o papel da informação e, conseqüentemente da informatização, no processo de Educação e a partir dessa relação indissociável, questiona-se o desempenho atual da Universidade, em face do componente irreversível que é o avanço tecnológico. O ensino e a pesquisa ficam necessariamente alterados e focaliza-se em primeiro plano a responsabilidade acadêmica nos dias de hoje, no sentido da competência profissional e mais amplamente no sentido do seu engajamento real na sociedade que representa, a fim de melhor entendêla, para transformá-la. De um modo geral, não se trata de sujeitar a Universidade às tecnologias de informação, nem, evidentemente de recusar tais tecnologias, mas de refletir sobre esse novo papel da Universidade, em face das mudanças na organização social.

Palavras-chave: Sociedade, Tecno-ciência

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OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA
Omar Carrasco Delgado
FAESA

SEM RESUMO

Palavras-chave: Meios de Comunicação

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JORNAL ESCOLAR E VIVÊNCIAS
Jorge Kanehide Ijuim
UFMS

RESUMO: A produção do jornal escolar pode contribuir de forma significativa para o processo de humanização entre os participantes – educandos e educadores. Antes das técnicas, é fundamental valorizar o processo jornalístico que proporciona uma atmosfera para tal finalidade, pois o jornalismo é mais que técnica narrativa sobre fatos, mas a expressão de ações humanas. Se o comunicador propõe-se ao ato coletivo, solidário, deve superar a razão técnico-burocrática para dar lugar a uma razão luminosa. A produção de jornais escolares, portanto, requer mais que a reprodução de técnicas jornalísticas, mas o incentivo de uma postura ao aluno-repórter – de aprender a aprender. Dessa forma, é importante superar o caráter instrumental-utilitário do veículo para considerar o caráter de estratégia pedagógica do processo que valoriza mais a solidariedade e a cooperação que o individualismo e a competição, que valoriza o aprender a aprender as ações humanas.

Palavras-chave: Jornal escolar; Comunicação e educação; Jornalismo e educação.

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A RELAÇÃO TRABALHO - CIDADANIA E A ADAPTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AO FORMATO TELEVISIVO NO PROGRAMA TELECURSO 2000
Adriana Santos da Mata
UFF

RESUMO: O Telecurso 2000 é um projeto educativo que pretende dar escolaridade de 1º e 2º graus a jovens e adultos, em especial trabalhadores. A proposta foi delineada em dois eixos: formação para o mundo do trabalho e a cidadania. Podemos perguntar, no entanto, que tipo de formação se pretende para que tipo de trabalho e o que é cidadania. O Telecurso 2000 tenta atingir os seus objetivos a partir de dois aspectos fundamentais: primeiro, a relação trabalhocidadania nas teleaulas, ou seja, o conteúdo do programa do ponto de vista da maneira como as questões são colocadas, que situações elas respondem, que modelo de cidadania se pretende formar; segundo, a adaptação da educação ao formato televisivo, isto é, a forma como as matérias curriculares foram transformadas para o media televisivo, através de técnicas, procedimentos e convenções utilizados em qualquer programa “normal” de televisão.

Palavras-chave: Televisão, Educação e Cidadania

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SOBRE A 'EDUCAÇÃO' DA AUDIÊNCIA
L.Graciela Natansohn
Doutoranda Facom/UFBa

RESUMO: Este artigo aborda criticamente os projetos e pesquisas denominados genericamente “Leitura Crítica de Mensagens e Meios” ou de “Educação para a Recepção”, desenvolvidos a partir da década de 60 na América Latina. Tentamos analisar seus pressupostos teóricos e seu contexto histórico e ainda, refletimos sobre os aportes da teoria das Multimediações na elaboração de uma pedagogia da comunicação que encare os meios massivos como objeto de estudo escolar, superando as visões dominantes que enfatizam unicamente os aspectos ligados à transmissão de conteúdos.

Palavras chave: recepção, Leitura crítica e Multimediações

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