NP 11 - Comunicação Educativa
Coordenador:
Prof. Dr. Adilson Citelli - citelli@uol.com.br
MÍDIA
IMPRESSA, DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL: A CONSTITUIÇÃO
DO SUJEITO DEFICIENTE
Beatriz Santos Pontes; Maria Inês Naujorks;
Amanda Sherer
RESUMO - Os meios de comunicação são
tidos como um dos alicerces culturais e ideológicos, servindo
como importantes componentes articulado ao complexo conjunto da comunicação
educacional com vistas a colaborar na formação de cidadãos.Ao
se analisar a atuação da mídia no sistema de representações
e discursos referentes ao deficiente, estes encontram-se permeados por
subjetividades,onde o estudo e a elucidação das condições
de produção e de atualização do conhecimento
enquanto catalizador de estereótipos sociais são emergentes.
Palavras-chave: Mídia Impressa, Representação
social e Deficiente
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PROGRAMAS
INFANTIS NA TELEVISÃO: O CASO TELETUBIES
Omar Carrasco Delgado
Instituição: FAESA
RESUMO - Neste trabalho de pesquisa bibliográfica
discute-se as influências da Teoria de Piaget ( o homem constrói
seu conhecimento na relação com o meio) no Programa educativo
Telettubies, e o papel educativo deste desenho. Para facilitar esta
compreensão analisamos a televisão como meio criadora
de sonhos e como esta mergulha no universo infantil. Nos apoiamos em
teorias fundamentadas feitas por estudiosos, principalmente no que diz
respeito ao papel da televisão no Brasil. Conseguimos observar
de forma informal e intencional a carência de programas educativos
ou pedagógicos para as crianças e a importância
do programa Telettubies no desenvolvimento das suas funções
cognitivas.
Entendemos que a interação da comunicação
e educação se dá nas mediações ou
na transdiciplinaridade.
Palavras-chave: Televisão, Comunicação e Linguagem
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COMUNICAÇÃO
COMUNITÁRIA E NOVAS TECNOLOGIAS – POR UMA FORMAÇÃO
PROFISSIONAL EM BUSCA DA CIDADANIA
Giuseppa Spenillo
Instituição: UFRPE
RESUMO - O presente artigo procura estabelecer uma discussão
acerca da atuação profissional, na área da comunicação,
junto a grupos populares, de modo a promover o uso de recursos comunicacionais
tecnológicos (computador, gravador, máquinas fotográficas)
ou locais (rede de vizinhança, festas, torneios, escolas, igrejas
e demais associações) em busca do desenvolvimento coletivo
e do exercício da democracia e da cidadania. Para tanto, narramos
nossa experiência na comunidade de Jardim Uchôa (Recife/
PE).
Palavras-chave: Comunicação educativa – Novas tecnologias
- Cidadania
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BRASIL
BRASILEIRO: UMA HISTÓRIA ILUSTRADA
Paulo Bernardo Ferreira Vaz; Ricardo Fabrino Mendonça;
Sílvia Capanema P. de Almeida
RESUMO - Este trabalho procura analisar a iconografia
de livros didáticos de história referente aos sujeitos
formadores da população brasileira, ressaltando a participação
dessa narrativa visual na construção de uma identidade
nacional. Percebendo as imagens como linguagem e como lugar de fala,
entendemo-las como um emaranhado de sentidos e significados construídos,
tendo relevante papel na edificação de um imaginário
da nação, já que a construção de
sentidos em torno delas se dá não só individualmente,
mas coletivamente. Estudamos livros indicados pelo MEC, já que
eles são uma espécie de discurso autorizado, o que reforça
a narrativa ali contida. Apreendemos, assim, os traços identificadores
dos sujeitos, além de características mais amplas da sociedade,
a construção/desconstrução da narrativa
oficial, o tratamento dado às imagens e a perda de sua dimensão
de fonte histórica.
Palavras-chave: identidade – livro didático – iconografia
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EDUCAÇÃO
PARA A VIDA: FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS
DO RÁDIO
Sandra Kelly de Araújo
Instituição: Universidade Federal de Rondônia
- UNIR
RESUMO - Educação para a Vida constitui
um curso em educação ambiental para professores de 1ª
a 4ª séries do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação
do Estado do Rio Grande do Norte. Para desenvolvimento desta proposta
definiu-se como principal instrumento de operacionalização
a veiculação sistemática de programas radiofônicos
apoiados por textos complementares, através dos quais os professores
inscritos puderam conhecer a dinâmica ambiental local, os fundamentos
teóricos e práticos da educação ambiental
e sugestões didático-pedagógicas que subsidiassem
a incorporação da temática ambiental no currículo
escolar. Com resultado, foram desenvolvidas diversas atividades práticas,
monitoradas através de um processo contínuo de avaliação
de desempenho.
Palavras Chaves: Rádio Educativa, Formação de
Professores, Educação Ambiental.
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AS
NOVAS TECNOLOGIAS E OS LIVROS IMPRESSOS
Any Lilian Maxemiuc Barcellos
Instituição: Universidade de Mogi das Cruzes
RESUMO - Estudo comparativo entre as sensações
provocadas pelo contato com um mundo conectado eletrônicamente
e as sensações associadas ao ato de ler. O tema é
desenvolvido a partir de uma abordagem psicológica e tem como
objetivo principal provocar reflexões sobre as estratégias
que vem sendo desenvolvidas para o ensino dos conteúdos nos cursos
de Comunicação Social. Sem dúvida alguma, os textos
impressos são de importância crucial, não só
para a disseminação dos conteúdos mas também
para a criação de formas de expressão lógicas
e coerentes, fundamentadas em estruturas metodológicas científicas.
No entanto, as novas formas de expressão acrescentam uma nova
dimensão aos espaços antes dominados apenas pelos textos
impressos. Este artigo trata da exploração deste dado.
Palavras-chave: sensação, percepção, emoção
volta
A
PUBLICIDADE COMO SUPORTE PEDAGÓGICO: A QUESTÃO DA DISCRIMINAÇÃO
POR IDADE
Clóvis de Barros Filho
Instituição: Faculdade Cásper Líbero
e ESPM
RESUMO - A pesquisa que empreendemos durante o primeiro
semestre de 2001 teve como objeto as percepções de mensagem
publicitária (refrigerante Sukita) por alunos de segundo ano
de ensino médio durante a exposição e debate em
sala de aula. Este estudo tinha como objetivo primeiro a verificação
da pertinência do uso de uma publicidade como suporte pedagógico
para a discussão de um tema transversal A análise dos
dados registrados aponta para uma tendência de manifestação
expontânea pouco crítica da proposta apresentada, mas da
viabilidade de uma discussão em sala de aula sobre os efeitos
sociais da mídia, bem como as estratégias que os acarretam.
Explicitamos, assim, num primeiro momento, as etapas metodológicas
percorridas e, em seguida, os resultados obtidos pela análise
do discurso expontâneo do aluno e do discurso dirigido pelo pesquisador.
volta
O
USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NO PROCESSO DE ENSINO
DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Ana Cristina Martins Simões Corrêa
Instituição: Universidade Católica Dom Bosco
RESUMO - Este trabalho trata do processo interativo e
integrativo entre as áreas da educação e da comunicação
no que se referem ao uso dos meios de comunicação de massa
- televisão, rádio, jornal, revista, cinema e Internet,
por parte dos professores do Curso de Comunicação Social
da Universidade Católica Dom Bosco. O resultado da pesquisa qualitativa
realizada entre docentes e discentes do curso demonstrou que os meios
de comunicação, especialmente no Curso de Comunicação
Social, constituem instrumentos importantes no apoio didático
e pedagógico do professor, ao mesmo tempo que permitem o exercício
da prática do acadêmico, capacitando-o a utilizá-los
na vida profissional. Foram apontadas dificuldades que comprometem seu
uso e a necessidade de formação e atualização
constante dos professores.
Palavras-chave: comunicação-educação-meios
de comunicação
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EDUCAÇÃO
E COMUNICAÇÃO
Ana Carolina Soares Duarte; Beatriz Bertoldi; Cibele
Scandelari
Instituição: Universidade Federal do Paraná
RESUMO - A sociedade encontra-se na era da informação,
na qual se depara com os mais variados meios de comunicação,
que de maneira massificante e crucial transformam a vida social e psicológica
dos indivíduos. Por este motivo, cabe à escola tornar
acessível a um contingente cada vez mais amplo da população,
um conjunto de saberes e habilidades que estão sendo elaborados
nos dias de hoje, mediante novas pedagogias que incluam os meios de
comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as estratégias
cognitivas e emocionais de crianças e jovens gerados numa era
digital e conectar os professores ao mundo dos alunos. É indiscutível
que a função de instruir as crianças cabe, ainda,
fundamentalmente aos pais, que devem estar atentos a interação
dos seus filhos com os meios midiáticos, não esquecendo
jamais da relação afetiva em função da aparição
desses novos recursos.
Palavras chaves: 1) educação ; 2) comunicação;
3) aprendizagem
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INTERFACES
TEÓRICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SABER
Jairo Ferreira
Instituição: Unisinos
RESUMO - Na perspectiva da análise da produção
de conhecimento através de interações discursivas
em dispositivos de comunicação, em particular para análise
de listas de discussões, sugerimos uma aproximação
entre três teorias: do desenvolvimento de Piaget, a sociologia
de Bourdieu e do discurso de Patrick Charaudeau (1983), nesta ordem
de dominância. O texto discute esta proximidade utilizando as
chaves epistemológicas propostas por estas teorias. Há,
entre as três formulações, um identidade que queremos
evidenciar, mesmo considerando a diversidade de métodos e objetos.
Esta discussão tem como objetivo o uso destas formulações
não como resultado de uma justaposição,
mas de uma construção sobre o método que nos informa
as relações entre cognição (enquanto dimensão
de sociabilidade) e discurso em dispositivos de comunicação.
Palavras-chave: cognição, sociedade e discurso
volta
A
TELEVISÃO E A IMAGINAÇÃO INFANTIL: REFERÊNCIAS
PARA O DEBATE
Gilka Girardello
RESUMO - O trabalho procura revisar e problematizar as
principais tendências das pesquisas produzidas nos últimos
vinte anos a respeito da relação entre a televisão
e a imaginação infantil, especialmente a partir da Europa
e dos Estados Unidos, procurando extrair daí alguns referenciais
que possam ser úteis à educação para as
mídias em nosso país. O foco principal está nas
contribuições da psicologia cognitiva. Mesmo considerando-se
a ausência de um consenso final entre os pesquisadores, parece
ficar claro que a televisão—enquanto meio—por si só não
é prejudicial à imaginação da criança,
mas terá efeitos tóxicos ou benéficos sobre ela
dependendo de seus conteúdos e linguagens, do contexto da recepção
e da qualidade geral da vida da criança. Propõe-se assim
que na educação para as mídias consideremos a importância
da imaginação infantil, numa perspectiva integrada aos
demais processos cognitivos, afetivos e sócio-culturais.
Palavras-Chave: Televisão-Imaginação-Infância
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TEORIA
DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA E A AUTORIA DE ESTUDOS DE CASOS HIPERTEXTUAIS
EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTAS: PROJETO APLICADO DE NOVAS
TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE
Marcos Lima
RESUMO - Na chamada "era do conhecimento", o
papel do aluno no processo de aprendizagem tende a se deslocar de uma
tradição de recepção passiva para o de produtor
ativo de significados. Tal transformação parece ser particularmente
necessária no ensino de gestores organizacionais, tendo em vista
que o processo de tomada de decisão tende a se complexificar
com o aumento da quantidade e velocidade de obsolescência das
informações. Este artigo propõe que o uso de ferramentas
cognitivas informatizadas pode trazer para a sala de aula amostras da
complexidade real de situações-problema típicas
da realidade profissional de gestores e disponibilizá-las sob
a forma de hipertextos que permitam aos alunos enxergar tais situações
de vários pontos de vista. Utilizando métodos heurísticos
de formulação de hipóteses, estes alunos podem
criar um "ambiente construtivista de aprendizagem" que os
ajudará a desenvolver competências e conhecimentos mais
facilmente aplicáveis ao contexto de um mundo transformado por
novas tecnologias de comunicação e informação.
Palavras-chave: Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Hipertexto, Panteon
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TELEVISÃO,
MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO
Adriana Maricato de Souza
Instituição: ECA/USP
RESUMO - A cultura permeada pelos meios de comunicação
eletrônicos, chamada de cultura mediática, fomentou a criação
de novas percepções da realidade. O alegado impacto negativo
dos meios eletrônicos sobre o desenvolvimento das crianças
não passa de um equívoco: a) os meios áudio-visuais
(vídeo-games e computadores) desenvolvem habilidades cognitivas
diferentes das predominantes nos adultos; 2) a eles se atribui a responsabilidade
pela crise da cultura escolar.
Seguindo os padrões gerais de produção e distribuição
da indústria cultural, os produtos educacionais para meios eletrônicos
– como programas de televisão e de computador - são quase
que exclusivamente importados. Por terem sido produzidos para públicos
cujos repertórios culturais nos são estranhos, não
atendem às necessidades das crianças brasileiras nem às
condições para seu uso no sistema público de educação
no país.
Palavras-chave: Produtos Educacionais, Meios Eletrônicos, Criança
Brasileira
volta
O
PRINCÍPIO EDUCATIVO NO RÁDIO: UMA COMPREENSÃO A
PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS
Edgard Patrício
RESUMO - Rádio? Por que Rádio? Por que Rádio
e educação? Quando se vincula Rádio e cultura,
transparece o poder que pode significar esse meio de comunicação
num ambiente formativo. Nessa mesma vinculação, extrapola-se
o formal, valorizando-se os processos não-formais de aprendizagem.
E a estruturação dessa significação apoia-se
no princípio educativo do Rádio. Para a compreensão
desse princípio educativo, esse trabalho discute, entre outras
mediações, os processos que envolvem a comunicação
e a educação; o entendimento da presença das novas
tecnologias na escola; as interpretações que circulam
o popular e o massivo, a partir de uma atitude de resistência.
Relações que nos fazem discutir a inserção
das mediações culturais numa discussão sobre o
campo da comunicação e educação.
volta
AS
POTENCIALIDADES DA INTERNET NA PRÁTICA EDUCATIVA
Cristiana Serra
RESUMO - As mudanças nas formas de comunicação
e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado
das tecnologias digitais nos distintos âmbitos do mundo contemporâneo,
demandam uma reformulação das práticas pedagógicas.
O artigo examina as possibilidades que a Internet oferece para a criação
de novos padrões de aquisição e construção
do conhecimento, ao permitir o uso integrado e interativo de diversas
mídias, a exploração hipertextual de um volume
enorme de informações, a simulação e a comunicação
à distância. As interações via rede abrem
novos canais de expressão e interlocução, ampliando,
consideravelmente, o espectro de idéias e o número de
pessoas com que temos contato. O desenvolvimento de processos de aprendizagem
cooperativa sobressai como uma das estratégias mais promissoras
de utilização desse novo ambiente eletrônico no
campo educativo.
Palavras-chaves: tecnologias digitais; Internet; aprendizado cooperativo;
volta
PRÁTICAS
DE LEITURA: O JORNAL COMO INTERFACE NO CONTEXTO ESCOLAR
Alzira Karla Araújo da Silva; Emeide Nóbrega
Duarte
Instituição: UFPB
RESUMO - Leitura e biblioteca desempenham um importante
papel no processo de elevação cultural e consciência
crítica do cidadão. Nesse sentido, desenvolveu-se uma
atividade de leitura e pesquisa, através da formação
de uma hemeroteca e elaboração de textos, na biblioteca
da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Pedro
Augusto Caminha", em João Pessoa/PB. Assim, avaliou-se os
alunos quanto à facilidade/dificuldade nas etapas de compreensão,
interpretação e construção de textos. O
lastro metodológico possibilitou constatar o interesse dos alunos
em trabalhar com leitura de jornais e detectou dificuldades no desempenho
da elaboração de textos. Nessa concretude, ficou evidenciada
a necessidade de programas de leitura diferenciados, que se adequem
a realidade do aluno, concorrendo para uma formação crítica
ao alcance da cidadania.
Palavras-chave: Leitura, Editoração, Jornal
volta
DA VOZ À
TELA, A NOVA LINGUAGEM DOCENTE
Luiz Claudio Abreu
Cefet-Campos RJ
RESUMO: As transformações iniciadas a partir
do período final do século XX provocam deslocamentos nos
mais diversos aspectos da vida em sociedade. Nosso trabalho consiste
em uma reflexão sobre a escola, a sala de aula e os professores
inseridos em um período de crise de paradigmas. Em especial,
destacamos as novas potencialidades geradas pela linguagem audiovisual
e digital nos processos de produção e transmissão
dos conteúdos escolares. Identificamos a incompatibilidade de
manutenção da forma de gestão escolar, da sala
de aula e da maneira de transmissão dos conteúdos esc
olares herdados da modernidade e, finalmente, destacamos a urgência
de redesenhar a linguagem docente para os novos sujeitos da aprendizagem
na sociedade da informação que ampliaram as fronteiras
do corpo - da pele à tela - formando assim um novo híbrido.
Palavras-chave: Comunicação, Educação e
Contemporaneidade.
volta
COMUNICAÇÃO
E EDUCAÇÃO: DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE REPRODUÇÃO
À ESCOLA MULTICULTURAL
Patrícia Horta Alves
Mestranda em Comunicação - ECA/USP
RESUMO - Novos desafios que regem este cenário,
impulsionados pela globalização e inovações
tecnológicas que provocam transformações nas esferas
social, política, econômica e cultural, no qual se configuram
novas concepções de espaço público e privado.
Ressaltamos, assim neste texto o papel da mídia na elaboração
deste novo ideário da sociedade global e da escola como um espaço
de no processo de apropriação dos bens culturais.
Palavras-chave: Comunicação e Educação
volta
NOVOS
MEIOS COMO FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO - PROJETO RESGATE: A
FOTOGRAFIA NO ENSINO COM A PESQUISA EM CIÊNCIAS
Adriana Pessatte Azzolino
RESUMO - Este trabalho foi se delineando ao longo do tempo,
na medida em que a possibilidade da utilização da fotografia
como técnica de obtenção de dados articulada a
um processo de ensino com pesquisa para alunos de graduação
em Ciências Sociais se mostrou interessante; por considerá-la
um recurso advindo do campo da comunicação, rico em informação
visual. Desta forma, me incursionei pela história , pela filosofia
e pela técnica da fotografia, a fim de conhecer mais de perto
o que utilizaria para a formação dos meus alunos, futuros
professores. Acredito em uma integração mais efetiva entre
educação e os recursos advindos da área da comunicação
e vejo que , isso só se dará se estes novos meios estiverem
presentes como fundamento desta educação.
Palavras-chave: Fotografia, Informação visual, Comunicação
e Educação
volta
EDUCAÇÃO
À DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA: COMO FACILITAR
A ADOÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
E PREPARAR PROFESSORES?
Dulce Márcia Cruz
RESUMO - As novas tecnologias de comunicação
interativas, como a videoconferência, permitem que a educação
a distância possa, pela primeira vez, acontecer como se fosse
face-a-face. No entanto, apesar de tão semelhante, essa nova
situação modifica bastante o trabalho do professor e traz
uma série desafios que tem que ser levados em conta num processo
de implementação da videoconferência como mídia
principal de educação a distância. O objetivo deste
artigo é o de discutir como acontece e pode ser trabalhada a
questão da resistência dos professores à inovação
tecnológica e ao mesmo tempo, propor algumas estratégias
de treinamento para preparar os que vão ensinar neste ambiente
tecnológico. O texto descreve algumas mudanças que ocorrem
no trabalho do professor que podem interferir na adoção
da tecnologia e sugere ainda algumas dicas básicas para que os
docentes se preparem melhor para esta nova situação didática.
Palavras-chave: Videoconferência, Preparação de
professores, Educação a distância
volta
REFLEXÕES
A RESPEITO DO PAPEL DA UNIVERSIDADE FACE À TECNO-CIÊNCIA
PROFa. Dra. Lucilene Cury
ECA - USP
RESUMO - Discute-se neste texto, que faz parte de um Projeto
de Pesquisa mais amplo - Os Efeitos da Globalização no
Processo de Comunicação - o papel da informação
e, conseqüentemente da informatização, no processo
de Educação e a partir dessa relação indissociável,
questiona-se o desempenho atual da Universidade, em face do componente
irreversível que é o avanço tecnológico.
O ensino e a pesquisa ficam necessariamente alterados e focaliza-se
em primeiro plano a responsabilidade acadêmica nos dias de hoje,
no sentido da competência profissional e mais amplamente no sentido
do seu engajamento real na sociedade que representa, a fim de melhor
entendêla, para transformá-la. De um modo geral, não
se trata de sujeitar a Universidade às tecnologias de informação,
nem, evidentemente de recusar tais tecnologias, mas de refletir sobre
esse novo papel da Universidade, em face das mudanças na organização
social.
Palavras-chave: Sociedade, Tecno-ciência
volta
OS
MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA
Omar Carrasco Delgado
FAESA
SEM RESUMO
Palavras-chave: Meios de Comunicação
volta
JORNAL
ESCOLAR E VIVÊNCIAS
Jorge Kanehide Ijuim
UFMS
RESUMO: A produção do jornal escolar pode
contribuir de forma significativa para o processo de humanização
entre os participantes educandos e educadores. Antes das técnicas,
é fundamental valorizar o processo jornalístico que proporciona
uma atmosfera para tal finalidade, pois o jornalismo é mais que
técnica narrativa sobre fatos, mas a expressão de ações
humanas. Se o comunicador propõe-se ao ato coletivo, solidário,
deve superar a razão técnico-burocrática para dar
lugar a uma razão luminosa. A produção de jornais
escolares, portanto, requer mais que a reprodução de técnicas
jornalísticas, mas o incentivo de uma postura ao aluno-repórter
de aprender a aprender. Dessa forma, é importante superar
o caráter instrumental-utilitário do veículo para
considerar o caráter de estratégia pedagógica do
processo que valoriza mais a solidariedade e a cooperação
que o individualismo e a competição, que valoriza o aprender
a aprender as ações humanas.
Palavras-chave: Jornal escolar; Comunicação e educação;
Jornalismo e educação.
volta
A RELAÇÃO
TRABALHO - CIDADANIA E A ADAPTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AO FORMATO TELEVISIVO NO PROGRAMA TELECURSO 2000
Adriana Santos da Mata
UFF
RESUMO: O Telecurso 2000 é um projeto educativo
que pretende dar escolaridade de 1º e 2º graus a jovens e
adultos, em especial trabalhadores. A proposta foi delineada em dois
eixos: formação para o mundo do trabalho e a cidadania.
Podemos perguntar, no entanto, que tipo de formação se
pretende para que tipo de trabalho e o que é cidadania. O Telecurso
2000 tenta atingir os seus objetivos a partir de dois aspectos fundamentais:
primeiro, a relação trabalhocidadania nas teleaulas, ou
seja, o conteúdo do programa do ponto de vista da maneira como
as questões são colocadas, que situações
elas respondem, que modelo de cidadania se pretende formar; segundo,
a adaptação da educação ao formato televisivo,
isto é, a forma como as matérias curriculares foram transformadas
para o media televisivo, através de técnicas, procedimentos
e convenções utilizados em qualquer programa normal
de televisão.
Palavras-chave: Televisão, Educação e Cidadania
volta
SOBRE
A 'EDUCAÇÃO' DA AUDIÊNCIA
L.Graciela Natansohn
Doutoranda Facom/UFBa
RESUMO: Este artigo aborda criticamente os projetos e
pesquisas denominados genericamente Leitura Crítica de
Mensagens e Meios ou de Educação para a Recepção,
desenvolvidos a partir da década de 60 na América Latina.
Tentamos analisar seus pressupostos teóricos e seu contexto histórico
e ainda, refletimos sobre os aportes da teoria das Multimediações
na elaboração de uma pedagogia da comunicação
que encare os meios massivos como objeto de estudo escolar, superando
as visões dominantes que enfatizam unicamente os aspectos ligados
à transmissão de conteúdos.
Palavras chave: recepção, Leitura crítica e Multimediações
volta