3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 12 - Comunicação para a Cidadania

Coordenadora:
Profa. Dra. Denise Maria Cogo - denisecogo@uol.com.br

 

OS ALTERNATIVOS NA GUERRA DAS PALAVRAS
Álvaro Benevenuto Jr

RESUMO - O texto propõe um resgate da chegada e do desenvolvimento das primeiras ações de comunicação alternativa promovidas pelos agentes sociais que assumiram postos nos executivos estaduais e municipais nas duas últimas décadas do século XX. Ele toma como referência os conceitos da comunicação popular e alternativa, em seu contexto histórico, e pretende refletir sobre a abrangência conceitual deste fazer comunicativo nas instituições governamentais, a partir do final da década de 80, especialmente em Porto Alegre. Percebe-se que as estratégias e práticas da comunicação produzida pelas "administrações populares" usam a metodologia do fazer comunicação popular e alternativa, visando ao processo de conscientizar a população para aderir a proposta de construção de formas democráticas e de gerenciamento dos próprios públicos mas acaba repetindo modelos de comunicação da "grande mídia" para vencer a guerra.

Palavras-chave: Comunicação alternativa – comunicação institucional – comunicação e poder executivo

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JORNAL O CIDADÃO: UM JORNAL COMUNITÁRIO NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
André Luis Esteves Pinto
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO - Estudo sobre a perspectiva de ação comunitária como alternativa viável de projeto social na era da globalização. O trabalho tem por base a análise da atuação social do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) no espaço sócio-geográfico de um conjunto de comunidades de baixa renda situado num subúrbio da cidade do Rio de Janeiro: o Bairro Maré. Através do estudo da ação do CEASM na Maré - uma organização não-governamental criada e gerida por moradores - tenta-se delinear um nova forma de ação social em áreas como educação, cultura e resgate da história local. Dedica-se destaque especial para a análise do jornal de Bairro O Cidadão, um veículo comunitário coordenado pelo CEASM. A partir do estudo de O Cidadão busca-se fazer uma reflexão sobre a importância de um novo modelo de trabalho no campo da Comunicação Social: o jornalismo comunitário.

Palavras-chave: Globalização - Comunicação Comunitária - Cidadania

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EDUCOMUNICAÇÃO: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE CIDADANIA, RACISMO E MÍDIA OU ( A INCLUSÃO DA DIFERENÇA: NEGRO DE CORPO E ALMA
Angela Schaun
Instituição: ECO/UFRJ, Universidade Veiga de Almeida e NCE/ECA/USP

RESUMO - O texto apresenta o campo da Educomunicação como uma intervenção social permeada por práticas comunicacionais singulares, caracterizada pela pluralidade, transdisciplinaridade, interdiscursividade, voltada para a criação de novos projetos, a superação de problemas inspirados nos diferenciais das comunidades, no repúdio a toda e qualquer forma de exclusão, e na luta para a construção de novas utopias onde a cidadania e a alteridade sejam pressupostos. Em contraponto, coloca-se o formação do racismo científico na Europa dos séculos XVIII e XIX, repercutindo nas colônias, ditando o padrão eurocêntrico, num imbricado e complexo processo de legitimação do discurso científico, trazendo repercussões indeléveis para o padrão estético predominante na indústria cultural e na mídia. Alguns exemplos de ações educomunicativas são mensionados para mostrar o desafio e a luta visando um olhar que inclua a diferença e a cidadania.

Palavras-chave: Educomunicação, cidadania, racismo e mídia

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UMA GLOBALIZAÇÃO HUMANISTA: NOSTALGIA OU ESPERANÇA? A CONTRIBUIÇÃO DA RELIGIÃO PARA UM MUNDO GLOBALIZADO
Attilio Hartmann

RESUMO - Na atual sociedade globalizada, onde os bens da fé são mediatizados e oferecidos como produto de consumo individual, também através dos meios de comunicação massivos, parece que as formas de expressão de uma religiosidade espontânea e comunitariamente desenraizadas, estão ganhando espaço e adeptos em detrimento das organizações eclesiais tradicionais. Neste contexto, aparecem e estão se afirmando novos cenários de expressão religiosa, menos instituição burocrática e dogmática e mais expressão individual, de sentimento, alma e coração. E há experiências novas de organização eclesial comunitária que estão se transformando em lugares de encontro e de relações pessoais, contraponto de relações virtuais patrocinadas pela mídia globalizada.

Palavras-chave: religião/religiosidade, globalização, sistema de meios, igreja midiática, prática comunitária da fé, cenários de esperança

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GESTÃO COLETIVA DOS CANAIS COMUNITÁRIOS
Cicilia M. Krohling Peruzzo

RESUMO - O surgimento dos canais comunitários no sistema de televisão por cabo. O processo de implantação dos três canais pioneiros, em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Participação popular e formas de gestão adotadas. Estratégias de sustentabilidade. O estudo trabalha com dados obtidos através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. Os resultados indicam que os canais são ocupados por organizações sociais civis e sem fins lucrativos que vem desenvolvendo um sistema de gestão coletiva, porém o sentido e tipo de participação variam. O perfil de cada experiência varia em conformidade com a capacidade de mobilização, articulação, convivência e de interesse das organizações sem fins lucrativos em ocupar espaço de transmissão de sons e imagens.

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O BOLETIM DA PASTORAL NA "ZONA" DE CAMPINAS
Bruno Fuser; Juliana Aparecida Ramos
Instituição: PUC-Campinas

RESUMO - A ação da Pastoral da Mulher Marginalizada de Campinas, centrada no bairro Jardim Itatinga, uma das maiores "zonas" de prostituição da América Latina, é caracterizada pelo resgate da cidadania e a busca de inserção da mulher prostituída no meio social de modo crítico, atuante e transformador. Transcendendo a ação assistencial - que também é realizada, como através de cursos profissionalizantes -, as irmãs da Congregação do Bom Pastor procuram abordar a prostituição segundo o enfoque de que a mulher é vítima da sociedade, por não ter outra alternativa de sobrevivência. Na produção do informativo Cinta Liga - com o apoio da disciplina Jornalismo Sindical e Comunitário, da PUC-Campinas - a Pastoral repete o comportamento apontado por pesquisadores, segundo os quais o autoritarismo da Igreja católica acaba reproduzindo os modelos da comunicação de massa, embora com um conteúdo diferenciado.

Palavras-chave: Igreja e comunicação - Jornalismo comunitário - Igreja e prostituição

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MULTICULTURALISMO E MÍDIA IMPRESSA: DOS "MODOS" DE ZERO HORA NARRAR OS 500 ANOS DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Denise Cogo

RESUMO - Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados da análise quantitativa e qualitativa de 209 textos sobre o V Centenário de Descobrimento do Brasil veiculados entre 1997 e 2000 pelo jornal gaúcho Zero Hora. Tal análise constitui os resultados preliminares de uma das etapas do Projeto de Pesquisa "Multiculturalismo e esfera midiática: a (re) descoberta dos 500 anos de Descobrimento do Brasil" , que abrange ainda entrevistas com produtores (jornalistas e intelectuais), a aplicação de questionários e a realização histórias de vidas com um grupo de receptores dos discursos dos 500 anos. As análises apontam para as possibilidades de que o estudo sistemático das especificidades que assumem a cobertura de um evento sociocultural nos meios de comunicação possa oferecer referências para a compreensão das estratégias que implicam na conversão da mídia em principal campo de negociação e disputa demandas e reivindicações identitárias envolvendo distintos atores sociais na contemporaneidade.

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DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CONSUMO, CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IMPRENSA
Sérgio Euclydes de Souza; Fernando Oliveira Paulino
Instiutição: Universidade de Brasília

RESUMO - A concepção moderna de cidadania, baseada nos ideais iluministas de formação de sociedade, tem se transformado a partir da consolidação de uma relação de consumo, somada ao impacto dos conteúdos veiculados pelas instituições de comunicação. A partir do paradigma do desenvolvimento local, integrado e sustentável, que se propõe construir uma dinamização ambientalmente segura e ecossocialmente equilibrada, o presente texto também visa sugerir caminhos para o papel da imprensa na construção de uma sociedade melhor.

Palavras-chave: Consumo, cidadania, responsabilidade social da imprensa

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A ÉTICA COMO OBJETO DA INDÚSTRIA CULTURAL
Francisco Emílio Surian
Instituição: Universidade Católica de Santos

RESUMO - O atual momento em que vivemos coloca a Ética como um dos principais aspectos para o desenvolvimento e articulação de nossa sociedade. Os interesses políticos e econômicos produzem o "simulacro da ética" – palavra sem conteúdo – ao qual alguns políticos buscam se associar, numa tentativa desesperada de se perpetuarem no poder. Os fatos produzidos neste intercâmbio entre o político, a comunicação e o poder econômico dialogam e/ou entram em conflito com a Ética ao tentarem se apropriar dela, produzindo, em cascata, diversas conseqüências. A Indústria Cultural e outros conceitos trabalhados pela Escola de Frankfurt são utilizados aqui como instrumental de análise para uma melhor compreensão dessa realidade.

Palavras-chave: Ética – Comunicação – Política – Indústria Cultural

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MEMÓRIAS DE COMUNICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA: AS EXPERIÊNCIAS DO CONVÊNIO CULTURAL E DO TRABALHO CONJUNTO DE SALVADOR
Gilberto W. Almeida

RESUMO - Este artigo recupera eventos acontecidos em Salvador, durante um período histórico delicado da história recente do Brasil, quando o regime militar impedia a livre manifestação de idéias, ademais de proibir a atuação de partidos políticos. A aproximação de políticos juntos aos bairros populares era exclusivo privilégio de acólitos do regime militar. A gradual abertura do regime, em fins dos anos 70, esvaziou o movimento dos profissionais liberais.

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AÇÕES SOCIAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: AS PARCERIAS ENTRE OGS E ONGS DARÃO O TOM DA NOVA ERA?
Giuseppa Spenillo (UFRPE); Cesar Calonio (Visão Mundial)

RESUMO - O presente trabalho apresenta um projeto de pesquisa que procura estabelecer uma discussão acerca das recentes parcerias entre organizações governamentais e organizações não governamentais, as quais intentam promover conjuntamente a cidadania dos que se encontram atualmente excluídos. Tais parcerias ocorrem apesar dos objetivos distintos dessas organizações. As políticas de comunicação são importantes ferramentas no cumprimento dos objetivos organizacionais e para entendê-las propomos aqui o estudo do processo de instalação e funcionamento de rádios comunitárias, no bojo do Projeto Alvorada, no Estado da Paraíba.

Palavras-chave: Políticas de Comunicação – Políticas Públicas – Cidadania

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CONSUMIDORES DO RÁDIO DEGUSTAM-NO
Jane Mazzarino

RESUMO - A partir das teorias de consumo e cidadania, de Garcia Canclini, e de sociabilidade, de Maffesoli, este artigo faz um cruzamento com dados empíricos referentes aos sentidos produzidos por ouvintes de rádio. Trata-se do papel da cultura midiática enquanto objeto de um consumo diferenciado, peculiar, e da geração de uma não tão nova, mas outra sociabilidade, mediada pela mídia radiofônica. Aborda os despertadores de sentido utilizados pela mídia para que o consumose faça, e de elementos que tocam – e como tocam - o ouvinte. Enfim, trata-se da observação dos movimentos de um consumidor no seu ato cotidiano de ouvir o rádio.

Palavras-chave: Consumo midiático, rádio, cidadania

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MOVIMENTOS SOCIAIS, REDES E COMUNIDADES VIRTUAIS: UM OLHAR SOB VÁRIOS ÂNGULOS DA REDE BRASILEIRA DE COMUNICADORES SOLIDÁRIOS À CRIANÇA
Juciano de Sousa Lacerda

RESUMO - Este texto procura focar possíveis ângulos e questões para a elaboração de um olhar sobre as especificidades da Rede Brasileira de Comunicadores Solidários à Criança como movimento social em rede com características de comunidade virtual. Isso a partir de uma descrição do processo de comunicação/fluxo da Rede de Comunicadores e de um retorno aos próprios conceitos de Rede, Movimento Social e Comunidade/comunidade virtual.

Palavras-chave: movimentos sociais, redes, comunidades virtuais

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MARKETING CATÓLICO: RESPOSTA DA IGREJA À CONCORRÊNCIA PENTECOSTAL GERA IMPASSE ECUMÊNICO
Luís Henrique Marques
Instituição: Universidade do Sagrado Coração (USC)

RESUMO - O presente artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: se empenhar por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico – cujos principais protagonistas estão entre os membros da Renovação Carismática Católica, a RCC -, o que significa também atender à própria vocação cristã à propagação universal do evangelho, ou aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas (conforme suas próprias orientações pastorais) através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais.

Palavras-chave: Marketing; Igreja; Comunicação eclesial

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PASEO ANTROPOLÓGICO POR EL DIAL DE LA RADIO COMUNITÁRIA
Luis Fernando Ibañez Acosta

RESUMO - El presente trabajo aborda el modo de funcionamiento y usos de las radios comunitarias en el Paraguay. Consiste en operación metodológica de trabajo de campo, realizado en área urbana como rural, mediante la aplicación de técnicas de observación libre, análisis de documentos, grabación de programas y, sobre todo, entrevistas a productores/as de las emisoras visitadas. Las conclusiones apuntan a la existencia de un salto a lo masivo del sector popular; la hibridización del circuito de programación con cuestiones lúdicas, fantásticas y temas de carácter crítico-reivindicativo; la entrada y constitución de formas modernas de producción con la radioclip, la lucha por el raiting y hasta la preocupación por los hits parade y los dance music; estilo radiofónico basado en la comunicación de doble vía, entre emisores y receptores; en fin, proyecto comunicacional bastante condicionado por el peso de la cuestión legal-oficial, generando incertezas en cuanto a su sobrevivencia en el aire.

Palavras-chaves: comunicación popular, matrices culturales, modernización

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FORMAÇÃO JORNALÍSTICA PARA A CIDADANIA
Luiz Roberto Vieira de Jesus
Instituição: UFPA.

RESUMO - Este trabalho realizado em 2001, apresenta as perspectivas didático-pedagógicas em implementação no curso de jornalismo da Universidade Federal do Pará. Oriundas das Diretrizes Curriculares para os cursos de Comunicação, emanadas da LDB, o curso de jornalismo a partir de 1999, sob os reflexos das concatenações para elaboração do novo currículo a ser implementado a partir de 2002, estabeleceu parcerias com duas entidades voltadas para as questões sociais, particularmente concernentes à cidadania, no intuito de ampliar as visões de mundo do seu alunado, clareando e arejando suas representações sociais sobre a realidade. São discutidas algumas questões pertinentes ao imaginário do calouro em relação à carreira de jornalista, à formulação do currículo na universidade contemporânea e às duas entidades associadas ao curso pelo período de um semestre.

Palavras chave: Jornalismo; Cidadania; Universidade.

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A AÇÃO VOLUNTÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Maria Ivete Trevisan Fossá
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

RESUMO - Este trabalho visa apresentar o relato de um caso onde, a partir da ação ordenada de voluntários ligados a várias organizações, possibilitou-se o início de um processo de mudança social em uma comunidade rural. Relata o caso de uma comunidade rural que tinha sua sobrevivência ameaçada em razão de não estar conseguindo mais fixar os jovens, na medida em que não atendia as aspirações e necessidades de realização pessoal destes. A contribuição deste estudo se evidencia na intenção em propiciar a reflexão e a troca de experiências entre pessoas e entre organizações, tanto públicas quanto privadas, que querem, a partir de ações voluntárias, participar e contribuir de ações ensejadoras de modificações substanciais tanto no sentido individual quanto coletivo.

Palavras chaves: ação voluntária, transformação social, responsabilidade social

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FRAGMENTAÇÃO SOCIAL E A CULTURA DAS REDES: PERSPECTIVAS
Maria Luiza Mendonça
Instituição: Universidade Federal de Goiás

RESUMO - Este texto aborda o papel dos meios de comunicação nos processos de construção da hegemonia e na sedimentação de matrizes culturais. Nas sociedades contemporâneas a fragmentação das lutas sociais e dos discursos coloca entraves à difusão idéias que se contraponham às falas oficiais, hegemônicas. Ainda assim, o papel que cabe às ONGS no encaminhamento de demandas sociais, pode representar um avanço nas possibilidades mobilização social, de constituição de uma nova subjetividade, solidária, que favoreça o enraizamento de uma cultura cidadã, desde que seja possível identificar valores universais e assim, reunificar determinados discursos .

Palavras-chave: hegemonia, novos movimentos sociais, transformação cultural

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RÁDIOS COMUNITÁRIAS COMO RÁDIOS EDUCATIVAS. EXPLORANDO OS POTENCIAIS EDUCATIVOS DO RÁDIO E DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS, NA BAIXADA FLUMINENSE / RIO DE JANEIRO
Mauro Sá Rego Costa
Instituição: UERJ

RESUMO - Com base na concepção do ritornelo (Deleuze e Guattari); de trabalho imaterial (Cocco); e na exploração de novas narrativas sonoras no rádio (Murray Schafer, Schaeffer e Bayle) desenvolvemos meios para pensar como uma rádio comunitária pode funcionar como uma rádio educativa. Isto implica tanto em mudanças na compreensão deste meio de comunicação quanto na concepção do que é educação associada aos movimentos sociais. A comunicação apresenta o suporte teórico e narra o início da experiência de organização de uma rádio comunitária integrando associações locais num bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e associações acadêmicas de uma Faculdade de Educação pública que funciona neste bairro.

Palavras chave: narrativas sonoras; movimentos sociais; educação

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A IGREJA CATÓLICA E AS MÍDIAS - UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS IDEOLÓGICAS
Michele Boff da Silva
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

RESUMO - O artigo refere-se a um estudo da Ideologia da Igreja Católica sobre o desenvolvimento da mídia massiva na sociedade contemporânea sob o ponto de vista de dois periódicos editados na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul: a Revista Renovação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o Jornal Versão Semanal, da Fundação Pro Deo de Comunicação. Destes impressos estão sendo selecionadas matérias que abordem explícita ou implicitamente temáticas ligadas à mídia; A análise está baseada nos referencias da Hermenêutica da Profundidade, construídos por John Thompson. Com estes pressupostos teóricos busca-se entender a Ideologia a partir da análise sócio-histórica dos objetos em estudo, da análise formal e discursiva e da interpretação / reinterpretação. Toma-se, então, as matérias como formas simbólicas capazes de produzir sentido a serviço do poder.

Palavras-chaves: Religião-Mídia-Ideologia

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COMUNICAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RADIS E ALGUMAS REFLEXÕES
Rogério Lannes Rocha

RESUMO - O controle do Sistema Único de Saúde pela sociedade, para que ele realmente atenda às necessidades da população, foi o tema principal da 11a Conferência Nacional de Saúde, em dezembro de 2000. Este é também um dos maiores objetivos do Programa Reunião, Análise e Difusão de Informação sobre Saúde (RADIS), da Fundação Oswaldo Cruz, com seus periódicos enviados gratuitamente a 40 mil assinantes em todos os municípios do país, entre instituições, profissionais e estudantes de saúde, movimentos populares, sindicatos, organizações não governamentais, conselhos de saúde, parlamentares e secretarias de saúde de todas as esferas de governo. O presente trabalho traz algumas reflexões de um jornalista envolvido há 14 anos com esta experiência

Palavras-chave: Saúde – Cidadania – Participação popular

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A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA A MOBILIZAÇÃO NA REDE DE COMUNICADORES SOLIDÁRIOS DA PASTORAL DA CRIANÇA.
Kátia Pichelli (Embrapa) e Desirée Cipriano Rabelo (UFMS)

RESUMO - A Rede de Comunicadores Solidários à Criança da Pastoral, desenvolve, há cinco anos, uma experiência metodológica e pedagógica de comunicação para a mobilização em favor da saúde materno-infantil. Divididos em três áreas - Rádio, Comunicação Pessoal e Grupal e Assessoria e Mobilização – mais de 500 profissionais voluntários de todo o Brasil vêm se formando como capacitadores de lideranças e outros comunicadores. As ações da Pastoral da Criança para promover a saúde criança de zero a seis anos exigem a veiculação e capacitação para o uso das informações e sua transformação em ações solidárias – individuais ou coletivas. A Comunicação Social tem um papel fundamental neste processo e seus profissionais são convocados a atuarem não apenas em seus espaços de trabalho mas também como capacitadores. Para isso é preciso ampliar os horizontes além das redações ou estúdios; desenvolver sensibilidades e capacidades para estimular o ser-comunicador de todos os envolvidos na mobilização. Compreender a experiência da Rede de Comunicadores Solidários à Criança é uma necessidade acadêmica e uma exigência cidadã.

Palavras chaves: Comunicação, Mobilização, Pastoral da Criança

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A COMUNICAÇÃO ECLESIAL CATÓLICA NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Waldemar Luiz Kunsch

RESUMO - Este trabalho traz um inventário da produção acadêmica sobre a comunicação eclesial católica nos programas brasileiros de pós-graduação em Comunicação oficialmente reconhecidos pela Capes até o final do ano 2000. Para tanto o autor realizou um levantamento tão completo quanto possível das dissertações e teses defendidas desde 1974, quando surgiram os dois primeiros programas – concretamente os da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recorreu-se às mais diversas fontes: centros de pós-graduação, bibliotecas informatizadas, centro de documentação da Intercom, indexações existentes, catálogos de editoras, internet etc. O levantamento é seguido de uma análise descritiva das dissertações e teses identificadas. Trata-se de um apanhado sucinto de parte da dissertação de mestrado que o autor defendeu sobre essa temática em fevereiro do corrente ano , na Universidade Metodista de São Paulo, e que está para ser publicada por uma editora comercial de São Paulo.

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