NP 14 - Ficção Seriada
Coordenadora:
Profa. Dra. Maria de Lourdes Motter - lumotter@ig.com.br
A
REPRESENTAÇÃO FEMININA NA TV OU A "NAMORADINHA" QUE
VIROU "MULHER"
Lindinalva Silva Oliveira Rubim
Instituição: UFBA
RESUMO - A partir dos anos 60, no mundo, e dos anos 70,
no Brasil, a situação social da mulher experimentou significativas
mutações. Tais mudanças realizam-se simultaneamente
à instalação no país de uma potente indústria
de comunicação, onde a televisão se destaca de
forma mais expressiva. A mídia televisiva e a cultura midiatizada
produzida por ela adquiriram, nesses anos, um lugar significativo como
instituição produtora de sentidos que afetam todos os
campos sociais no país. A representação social
da situação da mulher não poderia deixar de ser
perpassada por este poderoso dispositivo discursivo de produção
de sentidos e imaginários societários. Daí a questão
central da investigação que ora realizamos: como a televisão
brasileira tem representado a mulher? Para responder tal questão,
a pesquisa selecionou alguns programas televisivos que tiveram a mulher
como temática central, foram protagonizados por personagens femininos
e obtiveram considerável repercussão sócio-cultural
no Brasil. Um destes programas, o seriado "Mulher", exibido
pela Rede Globo de Televisão de 02 de abril de 1998 a 07 de novembro
de 1999, retrata os problemas cotidianos de uma clínica médica
especializada em problemas femininos, vivenciados particularmente pelas
doutoras Martha (Eva Wilma) e Cris (Patrícia Pillar), as personagens
centrais. O texto a ser apresentado volta-se portanto para a análise
da representação social da mulher neste seriado, situando-se
como um dos produtos da pesquisa FAZENDO GÊNERO – A MULHER NA
TELEVISÃO BRASILEIRA.
Palavras-chave: Televisão – Mulher – Cultura.
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MULHER
EM PEDAÇOS: SERIADO COMO GÊNERO TELEVISIVO
Márcia Coelho Flausino
Instituição: UnB
RESUMO - Neste artigo, estamos discutindo a construção
de discursos sobre o feminino num programa televisivo, a partir de fragmentos
selecionados do primeiro episódio do seriado Mulher, da Rede
Globo de Televisão, consumido como mercadoria, um produto cultural
que teve como tema a problemática feminina. Esta problemática
é brevemente discutida à luz dos referenciais teóricos
da Análise do Discurso, da Indústria Cultural e das representações
sociais. O eixo principal de toda a nossa discussão são
as construções do feminino a partir de determinadas estratégias
e mecanismos discursivos, que projetam imagens, constituindo suportes
para a realização e a vivência da audiência.
Palavras-chaves: seriado, representações, feminino.
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ÊXTASE
DA JUVENTUDE E ESTESIA DA TELEVISÃO: "CIRANDA CIRANDINHA",
"ARMAÇÃO ILIMITADA" E "MALHAÇ@O"
Cláudio Cardoso Paiva
Instituição: UFPB
RESUMO - Neste texto recorremos à ficção
televisiva seriada, na medida em que esta nos permite explorar as formas
de interação, que definem o hibridismo cultural brasileiro.
Predispomo-nos a contemplar três estágios da experiência
cultural, colocando a televisão em perspectiva; para isso, elegemos
então, os programas "Ciranda Cirandinha" (exibido pela
Rede Globo, nos anos 70), "Armação Ilimitada"
(anos 80) e "Malhação" (anos 90).
Palavras-Chave: Cotidiano, Televisão, Mídia
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TELENOVELAS
E PUBLICIDADE: O RITUAL DE VER TV E ALGUNS ASPECTOS NA RELAÇÃO
FICÇÃO/REALIDADE
Eneus Trindade
Instituições: UNIMEP e ECA/USP
RESUMO - Este trabalho faz uma reflexão sobre o
momento que os indivíduos destinam para assistir a telenovela,
cuja transmissão se dá de modo intercalado, em partes,
exibindo também blocos de intervalos comercias de 3min. O momento
de assistir telenovela é, ao nosso ver, entendido como um ritual.
Nesse sentido, procura-se discutir os sentidos ligado a esse aspecto
cotidiano, levantando-se características desse rito, por meio
de uma abordagem teórica que combina história, estética
e semiótica, procurando salientar que a fruição
estética com os objetos culturais (telenovela e publicidade),
por parte dos telespectadores, permitem detectar algumas inter-relações
da ficção com a realidade.
Palavras-chave: cotidiano; telenovela; publicidade
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UMA
MEMÓRIA DA HISTÓRIA NACIONAL RECENTE: AS MINISSÉRIES
NA REDE GLOBO
Mônica Almeida Kornis
Instituição: CPDOC/FGV
RESUMO - O objetivo do presente trabalho é examinar
como a história brasileira da segunda metade do século
XX foi recuperada pelas minisséries que integram as chamadas
"Séries Brasileiras" da Rede Globo, partindo do pressuposto
de que a emissora é um poderoso agente de construção
de identidade nacional e que essas produções refletem
um olhar do período da redemocratização do país
inaugurado em 1985 sob a égide da "Nova República",
após 21 anos de regime militar. Para o exame dessas questões,
pretende-se conjugar a análise da construção da
narrativa ficcional com o contexto histórico e social gerador
de um conjunto de seis minisséries: Anos Dourados, Anos Rebeldes,
Agosto, Incidente em Antares, Decadência e Hilda Furacão.
Palavras-chave: Minisséries. História do Brasil. Melodrama.
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GÊNERO
FICCIONAL TELEVISIVO : INSTÂNCIA MEDIADORA DA COMUNICAÇÃO
MASSIVA.
Maria Ataide Malcher
Instituição: Faculdades Integradas Rio Branco
RESUMO - A telenovela como produto dos meios de comunicação
de massa é considerada neste artigo um dos formatos do gênero
ficcional televisivo que se legitima como objeto de estudo, estabelecendo-se
como um dos relevantes produtos da cultura e do campo de pesquisa da
Ficção Televisiva. Pretende-se apresentar a telenovela
como terreno fértil para combinações das variadas
modalidades dos gêneros ficcionais, oferece-se pois para diferentes
utilizações na produção televisiva o que
permite considerá-los instância de mediação
entre produtores, consumidores, formato, forma de leitura e de uso.
Palavras-chave: Telenovela, Gênero Ficcional, Comunicação
Massiva, Ficção Televisiva.
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CARAS
E FALAS NA ARENA DA PALAVRA: O UNIVERSO DA FICÇÃO E DA
REALIDADE TELEVISIVA TRADUZIDO NA MÍDIA IMPRESSA.
Márcia Perecin Tondato (ECA/USP); Maria Marta Jacob
(Universidade Metodista de São Paulo)
RESUMO - O objetivo deste trabalho é analisar o
discurso de algumas seções das revistas Contigo e TV Brasil
a partir de uma abordagem teórica da construção
de sentidos, considerando os indivíduos-sujeitos no universo
televisivo representado na mídia impressa. Através de
uma aproximação metodológica que contempla a questão
qualitativa, procuramos verificar a temática geral do veículo
e como os assuntos específicos são tratados, centralizando
nossa atenção naqueles em que há cruzamento do
mundo real com o mundo ficcional.
Palavras-chaves: televisão, ficção, realidade.
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O
GÊNERO DETETIVESCO NA TELENEOVELA - QUEM MATOU ...!
José Claudino Bernardino
Instituição: ECA/USP
RESUMO - O público, em geral, espera que determinado
personagem seja culpado, até descobrir, no final, que não
é ele e sim outro. Ou seja, vamos desvendar qual é o processo
de escolha do criminoso no desenvolvimento da trama. Quando todas as
evidências indicam claramente para uma personagem, o autor, nos
penúltimos ou no último capítulo, monta uma nova
argumentação, às vezes mirabolante, colocando um
outro personagem, que nunca despertara a atenção do telespectador,
como assassino. Em suma, as razões de o autor escolher tal personagem
para ser o assassino é o tema central deste trabalho.
Palavras chaves: matou, suspense, detetive
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TEMÁTICAS
SOCIAIS EM TELENOVELAS E CULTURA POPULAR: UMA QUESTÃO DE NEGOCIAÇÃO
DE SENTIDOS
Rui Coelho Barros Jr.
Instituição: UFMS
RESUMO - Este Estudo, resultado de Tese de Doutorado defendida
na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo em fevereiro de 2001, focaliza, na primeira parte, os discursos
voltados às temáticas sociais presentes nas telenovelas
brasileiras veiculadas pela mídia especializada entre 1988 e
1998. A segunda parte possui como eixo central a indagação
(objetivo): como a telenovela se apresenta diante do universo da cultura
popular, de forma a permitir a renegociação a reelaboração
de significação dos conteúdos dos seus discursos
por esse segmento específico da cultura. O presente estudo busca
reapreciar o afeto e a emoção a partir da recepção
de temas sociais. Por vezes polêmicos, presentes nas telenovelas
contemporâneas e que geram grandes debates num nível ampliado
da sociedade.
Palavras- Chaves: Cultura Popular, Temáticas Sociais, Negociação
de sentidos
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GLOBALIZAÇÃO
CULTURAL E O FLUXO INTERNACIONAL DA FICÇÃO TELEVISIVA
SERIADA: O CASO DA TELENOVELA BRASILEIRA
Anamaria Fadul
Instituição: Universidade Metodista de São
Paulo
RESUMO - Com a aceleração do processo de
globalização na década de 90, resultante da integração
cada vez maior da economia internacional e das novas tecnologias de
comunicação, constata-se a intensificação
do fluxo internacional da ficção televisiva seriada, ao
mesmo tempo que uma demanda crescente por ficção nacional.
O texto examina como no Brasil a ampliação da oferta da
ficção seriada internacional, surgida com o advento da
TV por Assinatura (Cabo, MMDS e Satélite), é concomitante
com a demanda pela ficção seriada nacional. Nesse sentido,
o conceito de globalização é insuficiente para
dar conta desse processo que poderia ser melhor compreendido através
do conceito de globalização.
Palavras Chaves: Globalização; Fluxo Internacional de
Comunicação; Ficção Televisiva Seriada;
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O GANCHO:
DA MÍDIA IMPRESSA ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS
Maria Cristina Castilho Costa
Instituição: ECA/USP
RESUMO - O presente trabalho aborda o gancho, recurso
narrativo que teve sua origem na literatura oral, com os contadores
de história, e que foi aproveitado pela indústria cultural,
em especial pela televisão. Aborda o desenvolvimento dessa estratégia
que visa cativar o público e sua inserção, hoje,
nas novas mídias digitais.
Palavras-Chave: gancho, telenovela, internet
OBS: SERÁ DIVULGADO APENAS O RESUMO
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DO
ROTEIRO À PRODUÇÃO DE UM CAPÍTULO: A QUESTÃO
DA AUTORIA EM TELENOVELAS ESTUDO DE CASO DE TERRA NOSTRA
Vanderlei Postigo
Instituição: Universidade Metodista de São
Paulo
RESUMO - Este estudo teve como objetivo investigar a questão
da autoria na telenovela brasileira e o seu processo de produção
desde o roteiro, tendo o papel como suporte à linguagem verbal
escrita feita por um roteirista, passando por uma equipe de profissionais
capazes de transformar este roteiro em áudio e imagem. Para justificar
a possibilidade de uma autoria coletiva neste tipo de produto de massa,
optou-se pelo estudo de caso do primeiro capítulo da telenovela
Terra Nostra, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme
Monjardim. Alguns aspectos diferenciais encontrados na análise
permitem afirmar que a produção pouco interfere na ação
dramática da história, responsabilidade do autor, mas
acrescenta ou elimina elementos que dão à equipe de trabalho
créditos autorais à telenovela.
Palavras – Chaves: Televisão, ficção televisiva,
autor
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TERRA
NOSTRA NA ITÁLIA
Irene Gentilli
Instituição: ECA/USP
RESUMO - Este trabalho busca sugerir questões para
a compreensão do sucesso da telenovela Terra Nostra na Itália,
considerando a reedição realizada pela Retequattro, emissora
privada que adquiriu os direitos de exibição. A obra criou
uma rede dialógica entre dois países em uma interdiscursividade
polifônica que ressoou no presente italiano, o seu passado, prenunciando
um futuro passado: o fazer a América.
Palavras-Chave: Telenovela Brasileira, Itália, Terra Nostra,
Recepção, Audiência
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TELENOVELAS
BRASILEIRAS: BALANÇOS E PERSPECTIVAS
Silvia Helena Simões Borelli
Instituição: PUC/SP
RESUMO - O objetivo é refletir sobre o papel da
telenovela e suas relações com a produção
cultural contemporânea e com o campo da reflexão acadêmica.
A telenovela apresenta-se como um dos principais produtos da televisão
brasileira e esta, por sua vez, como um dos mais significativos meios
de comunicação, fundamental na consolidação
do projeto de modernização no Brasil. Além de produto
da indústria cultural, a telenovela – ficção seriada,
território de ficcionalidade – constitui-se em importante elemento
de mediação entre produtores e cotidiano dos receptores.
Palavras-Chave: Telenovela, produção televisual, territórios
de ficcionalidade.
OBS: SERÁ DIVULGADO APENAS DO RESUMO
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FICÇÃO
SERIADA TELEVISIVA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DO COTIDIANO
Adayr Mrosginski Tesche
SEM RESUMO
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O
CRAVO E A ROSA: UMA TENTATIVA DE ESTUDAR A ESTILIZAÇÃO
PARÓDICA
Marly Camargo Vidal; Jane A. Marques
SEM RESUMO
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IDENTIDADE
E NOSTALGIA NA TEMATIZAÇÃO DE UM PASSADO HISTÓRICO
EM TERRA NOSTRA.
Ana Sílvia Lopes Davi Médola
Instituição: UNESP/Bauru
RESUMO - Na telenovela, verificamos que a disseminação
dos temas é freqüentemente textualizada de duas maneiras:
a manifestação de temáticas ocorre por meio de
uma formulação sêmica isolada e pontual, ou pela
recorrência de traços semânticos que tornam o discurso
coerente, ou seja, os traços que forjam as isotopias temáticas
que garantem a homogeneidade do texto. Em Terra Nostra uma dessas isotopias
é a discursivização de um passado histórico
como catalisador temático. Não se trata apenas de projetar
um tempo passado em função de imposições
características de uma novela de época, mas sim reforçar
as formulações abstratas dos valores fundamentais que
sustentam a narrativa, enfatizando o resgate de aspectos da formação
histórica do povo brasileiro capazes de levar o enunciatário
a reconhecer e a se identificar com as experiências representadas
na novela.
Palavras-chave: Televisão - telenovela - semiótica.
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TEORIA
DA NARRATIVA, REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E TELENOVELA
Claúdia Rejane Carmo
Instituição: UFRGS
RESUMO - O texto defende a pertinência da utilização
de conceitos da teoria da narrativa como instrumental teórico
no estudo das representações do feminino na telenovela
brasileira. Na da análise da personagem Maria Regina, da novela
Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, buscamos aplicar a sintaxe narrativa
na descrição da trama fictícia e da configuração
da personagem, de modo a identificarmos a relação mantida
entre representações do feminino, política de gênero
e telenovela. A trajetória de Maria Regina, na novela, revela
a tentativa de transição, da personagem feminina, da condição
de anti-sujeito para a condição de sujeito na narrativa
ficcional, bem como o desfecho punitivo destinado à figura feminina
que rompe com o estatuto de segundo sexo, de objeto no transcurso narrativo.
Palavras-chave: Teoria da narrativa, representações do
feminino, telenovela
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