NP 16 - História em Quadrinhos
Coordenador:
Prof. Dr. Adolpho C. F. Queiroz - adolpho.queiroz@merconet.com.br
MODA
E HQ
Nádia Senna
Instituição: UNICAMP e Universidade Federal de Pelotas
RESUMO - Este texto é parte integrante da dissertação
de mestrado DEUSAS DE PAPEL – a trajetória feminina na HQ do
ocidente. O projeto Deusas de Papel discute a representação
da imagem feminina no século XX, utilizando as personagens das
Histórias em Quadrinhos como suporte desta análise. Primeiramente
construiu-se um Quadro Visual de Referência, com as personagens
mais significativas. Na segunda etapa do trabalho o Universo Feminino
é desvendado a partir da sexualidade, do discurso, do trabalho
e a questão da moda, onde transparecem as diferenças entre
os gêneros, permitindo identificar as equivalências e discrepâncias
entre os modelos representados e o real desempenho das mulheres no seu
cotidiano.
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HISTÓRIA
EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL
Edgard Guimarães
Instituição: ITA
RESUMO - Este texto analisa a adequação
da História em Quadrinhos como instrumento a ser utilizado
em Educação, principalmente na difusão de
Ciência. Começa conceituando História em
Quadrinhos, enfatiza os conceitos Ciência e Opinião, aborda
algumas características da linguagem da História em Quadrinhos,
comparando-a com a Literatura Escrita, descreve os tipos de publicações
educativas que utilizam a História em Quadrinhos, e se concentra
em analisar como a História em Quadrinhos pode ser usada para
o registro, a divulgação e a produção de
conhecimentos científicos.
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ELEMENTOS
PARA A ANÁLISE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Nadilson M. da Silva
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
RESUMO - As histórias em Quadrinhos se apresentam
como um dos produtos culturais mais influentes e menos pesquisados.
A importância de sua linguagem pode ser observada nas constantes
adaptações de seus heróis para o cinema. No entanto,
são escassos os textos metodológicos que proponham parâmetros
para analisá-las. Procura-se então sistematizar os principais
estudos que tratam especificamente de questões metodológicas
e que oferecem pistas de como as histórias em quadrinhos podem
ser entendidas. Coloca-se ênfase na idéia de que a interpretação,
além de se deter sobre os elementos formais (texto e imagens)
deve considerar as diferentes tradições de quadrinhos,
o contexto de produção e o contrato que propõe
para o leitor.
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CHARGE:
UMA PRÁTICA DISCURSIVA E IDEOLÓGICA
Rozinaldo Antonio Miani
Instituição: Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR
RESUMO - Neste trabalho apresentamos uma análise
da charge, entendida como uma modalidade da linguagem iconográfica,
de natureza dissertativa, e que se caracteriza como uma prática
discursiva e ideológica. Procuramos identificar os principais
aspectos que compõem o universo de definição da
charge, reconhecendo a sua historicidade e determinando a sua condição
de signo ideológico, portadora de um discursividade de natureza
persuasiva, portanto, reveladora de idéias e expressão
ideológica de uma determinada posição que se encontra
no exercício do poder e como discurso de convencimento.
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UM
MAIS UM SÃO TRÊS
Selma Regina Nunes Oliveira
Instituição: Universidade de Brasília
RESUMO - O artigo discorre sobre representações
femininas na história em quadrinhos norte-americanas, do gênero
de aventura, da era de ouro (1930-1947). Tem como objetivo examinar
as personagens da mocinha e da vilã, dois modelos femininos básicos
nesse tipo de história, a fim de encontrar sentidos possíveis.
A Indústria Cultural, as questões de Gênero, as
Representações Sociais e elementos da Análise do
Discurso (AD Francesa) formaram um programa referencial e instrumental
utilizado nessa reflexão.
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DO
VIRTUAL AO ATUAL: INSTANTE PERIPATÉTICO
Luciene Belleboni
Instituição: Umesp e Unimep
RESUMO - Em 1983, Luiz Gê e Dagô Marquezi
lançaram a história em quadrinhos "Tubarões
voadores", um trabalho voltado para o cenário urbano, apontando
a fragilidade humana. Em 1984, a banda "Tubarões voadores"
lança um disco com o mesmo nome, um das faixas sonorizada por
Arrigo Barnabé. Este trabalho pretende destacar nos objetos de
estudo (HQ e sonorização), as relações de
intertextualidade a parir da utilização de elementos da
linguagem sonora no discurso visual e a atualização desta
linguagem quando sonorizada. Procurar-se-á estabelecer relações
intertextuais mais gerais da representações visuais e
dos elementos da linguagem sonora presentes nas Hqs com os sistemas
sonoros em si, na estrutura do discurso e não propriamente dos
textos narrativos escolhidos para a analise.
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Debate e lançamento do livro
DA RUA DO PORTO ÀS PRAIAS DE IPANEMA: A HISTÓRIA DO 1º
SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA
Autores: Adolpho Queiroz, Alceu Righetto e Carlos Colognese
Editado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e
pelo Centro de Comunicação Social de Piracicaba
O livro relata a trajetória de três jornalistas
da cidade de Piracicaba, entre eles o atual coordenador do Núcleo
de quadrinhos da INTERCOM, que no ano de 1974 tiveram a iniciativa de
lançar o 1º Salão de humor de Piracicaba, transformado
posteriormente em Internacional e num dos três maiores salões
do gênero no mundo. Em plena ditadura militar, aqueles leitores
obstinados do semanário O Pasquim, relatam neste livro aventuras
e desventuras que tiveram ao construir o primeiro salão, que
posicionou a cidade entre as mais importantes na difusão do humor
gráfico e dos quadrinhos do país e do mundo.
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