Congresso
Programação
Intercom
Trabalhos
Contato
Créditos
Errata
 


Conferência de Abertura

Prof. Muniz Sodré
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Os impasses da Pesquisa em Comunicação

Resumo

Depois de anos de atividades de pesquisa em registros diversos (sociológicos, antropológicos, filosóficos, semióticos, etc.), permanece indeterminada a questão do que realmente significa pesquisar em comunicação. Trata-se na verdade de um problema mais epistemológico do que propriamente metodológico, na medida em que a midiatização como fenômeno novo e específico do campo é raramente assumida pelos pesquisadores, tendentes em geral a separar os fenômenos propriamente "sociais" de sua auto-apresentação midiática. O ponto focal aqui é demonstrar que os metadiscursos das ciências sociais sobre a mídia em suas formações tecnológicas novas e antiga deixam escapar o "emergente", isto é, as mutações provocadas pelas antropotécnicas midiatizadoras, em favor de protocolos funcionais já sem potencial heurístico. Que conseqüências tudo isto pode ter para o ensino?



 
 
  © Copyright 2005 Intercom. All Rights Reserved. Design by Adaltech