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Mesas Temáticas
::Dia: 7 - Mesa Temática 01
- Jornais e Revistas Brasileiras dos Séculos XIX e
XX: Modos Jornalísticos e Literários de Expressão
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Nos séculos XIX e XX, os periódicos
brasileiros aglutinaram colaboradores (jornalistas e escritores)
que exploraram de uma maneira variada gêneros jornalísticos
e literários nas suas páginas, chegando a estilos
próprios. Além de proporcionar um debate e oferecer
um perfil geral das criações dos jornalistas,
dos escritores e dos tipos de gêneros jornalísticos
e literários presentes nos jornais e revistas cariocas,
paulistanas e de outras partes do país no período,
a mesa proposta possibilita uma discussão sobre as
transformações do jornalismo impresso e oferece,
também, elementos substanciais para um diálogo
diacrônico com o jornalismo contemporâneo. Seguindo
essa meta, os participantes da mesa apresentam estudos sobre
os jornais Correio Mercantil do Rio de Janeiro, Folha Nova
(R.J.), Correio Paulistano ( S.P.), Folha do Norte (P.A.)
e sobre a revista O Cruzeiro (R.J.). Proponente/coordenador:
José Alcides Ribeiro (USP)
::Dia: 7 - Mesa Temática 02 - Semiótica das
linguagens sincréticas
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Esta mesa temática é o resultado da
articulação do grupo transdisciplinar de pesquisadores
que atuam em projetos de estudos de Linguagem Discursos Midiáticos,
tendo como base as idéias de Charles Sanders Peirce
de Semiótica, além de outras semióticas
complementares. O grupo pretende pesquisar as linguagens híbridas
ou sincréticas da hipermídia e mídia
impressa, televisiva, falada, além dos diferentes tipos
de discursos de comunicação dirigida, a fim
de participar de congressos sobre comunicação,
publicar artigos, traduções de autores renomados,
além de textos dos seus integrantes: professores, alunos
de graduação e pós-graduação
do curso de comunicação da FAAC Bauru. O objetivo
é buscar comunicações que estão
aquém ou além da verbal como as sinestésicas,
por exemplo. Proponente/coordenador: Adenil Alfeu Domingos
(FAAC Unesp/Bauru)
::Dia: 7 - Mesa Temática 03 - Poéticas da
Comunicação
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A mesa aborda fenômenos comunicacionais
contemporâneos em seus inter-relacionamentos com distintas
questões e campos da arte: música, cinema e
artes plásticas/visuais. Tem como foco as novas expressividades
sonoras, textuais e imagéticas e seus impactos na difusão
e fruição da obra de arte e dos produtos culturais
na atualidade. Proponente/coordenador: Fernando do Nascimento
Gonçalves (UERJ)
::Dia: 7 - Mesa Temática 04 - Rede Globo: 40 anos
de poder e hegemonia
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: O espaço pretende debater os 40 anos da
TV Globo. A motivação deve-se à reduzida
discussão sobre o tema das relações entre
comunicação, democracia e dependência,
por ocasião do aniversário da Globo, trasnsformado
em festividade e momento auto-referencial do próprio
grupo midiático. Isto ocorre no ano em que é
assinalada a passagem dos 25 anos de aprovação
do Informe McBride e da luta pela NOMIC, o que torna tal discussão
ainda mais fundamental. A idéia do debate é
reunir cinco pesquisadores do campo acadêmico da comunicação,
participantes do livro Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia
(São Paulo: Paulus, 2005), já em sua segunda
edição, organizado por Valério Brittos
e César Bolaño. Tratam-se de iniciativas críticas
das indústrias culturais, da radiodifusão e
das estruturas de poder (econômico e político)
a elas vinculadas, propostas a partir da experiência
acadêmica da Rede EPTIC. Proponente/coordenador: Valério
Cruz Brittos (Unisinos)
::Dia: 7 - Mesa Temática 06 - Comunicação,
cultura e fronteiras
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Estudos multidisciplinares sobre as fronteiras
das culturas e as fronteiras culturais. Práticas culturais
e processos comunicacionais em espaços fronteiriços.
A comunicação midiática rádio,
televisão e jornal e sua participação
nos contextos e nas culturas de fronteira. Os atravessamentos
da comunicação pelas fronteiras culturais. Palavras-chave:
Comunicação e cultura; fronteiras culturais;
cultura fronteiriça; mídia e fronteiras Proponente/coordenadora:
Karla Maria Müller (UFRGS)
::Dia: 7 - Mesa Temática 07 - O Documentário
sob o Risco do Real
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: O documentário sempre trouxe a realização
de um "desejo de realidade", envolvendo seus cineastas
numa estética realista, o que significa representar
o imediato como sendo visivelmente a verdade. Sabemos, porém,
que depois da modernidade cinematográfica, a opacidade
tomou um lugar central na produção fílmica,
deixando a transparência reinar em outros horizontes
midiáticos, com outras funções sociais.
Queremos pensar as Imagens que se mostram sob o risco constante
de se desfazer diante das contingências do real, porque
entendemos que a relação entre imagem e mundo
é de opacidade, e as imagens em si tornam-se objetos
- dejetos de alguém. Queremos discutir as Imagens que
pretendem devolver o mundo na forma de duplo ou espelho (relação
de identidade). Nosso objetivo: discutir, no documentário
latino-americano contemporâneo, a negociação
com o mundo filmado, as estratégias criativas e de
linguagem, a renúncia ou não aos clichês
midiáticos, a postura filosófica implicada.
Proponente/coordenadora: Andréa França Martins
(PUC-Rio)
::Dia: 7 - Mesa Temática 08 - Memória das
Ciências da Informação e da Comunicação:
rearticulação da rede nacional de pesquisa com
vistas ao compartilhamento da produção científica
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A mesa apresentará os resultados iniciais
da pesquisa Pensamento Comunicacional Brasileiro e discutirá
as próximas etapas da investigação, com
base na proposta da Cátedra Unesco de Comunicação
para o Desenvolvimento Regional, de construir uma rede de
pesquisa para identificar a produção em Comunicação
Social no Brasil e na América Latina. Vários
grupos iniciaram a coleta e análise de dados e algumas
publicações já socializam os resultados
regionais. O núcleo do Espírito Santo foi incumbido
de articular tais atividades, procedendo à formulação
de uma metodologia capaz de aglutinar as diversas iniciativas;
trabalha na identificação, sistematização
e divulgação da produção científica
no campo em tela, naquele estado, com o propósito de
testar a estratégia metodológica de apuração
e criar um ambiente web imbuído da filosofia open source
para o compartilhamento dos conteúdos. Palavras-chave:
Produção científica; Comunicação
Social; autores em Comunicação; Ciências
da Informação. Proponente/coordenadora: Juçara
Gorski Brittes (UFES)
::Dia: 7 - Mesa Temática 09 - Crítica de
mídia e o papel da academia no processo de aperfeiçoamento
dos processos jornalísticos
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A observação sistemática
para análise dos produtos e processos da mídia
brasileira tem nas universidades um local estratégico
para a sua difusão. Primeiro porque a academia se situa
a uma distância segura das pressões do mercado,
o que permite exercer uma crítica técnica e
aprofundada, isentando-se de submissões comerciais.
Segundo porque tem o papel de formar novos profissionais da
área, o que demanda oferecer conteúdos que estimulem
uma leitura crítica dos procedimentos e dos produtos
midiáticos. Terceiro porque compete às universidades
auxiliarem na constituição de pontes entre a
produção científica e o exercício
profissional no mercado de trabalho. Isto é, a crítica
de mídia produzida na academia pode subsidiar as empresas
do ramo na revisão de processos técnicos, estéticos
e éticos, gerando condições mais concretas
para um aperfeiçoamento do jornalismo. Proponente/coordenador:
Rogério Christofoletti (UNIVALI)
::Dia: 7 - Mesa Temática 11 - Educomunicação:
Conceitos, Práticas e Perspectivas
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Entre 1997 e 1990 o Núcleo de Comunicação
e Educação da ECA/USP desenvolveu extensa pesquisa
na América Latina entre profissionais que atuam na
interface comunicação/educação.
Por meio da pesquisa Perfil do especialista em Comunicação
e Educação, foi identificada e conceituada
a educomunicação, organizado como um campo científico
em torno das sub-áreas epistemologia, educação
para os meios, gestão de processos educomunicacionais,
mediação tecnológica e arte como expressão
comunicativa. Além de um campo científico também
se constitui enquanto um campo de intervenção
social, em que educadores e comunicadores, com os recursos
da comunicação, atuam para criar ambientes educativos
participativos e democráticos. A presente mesa tem
por objetivo discutir a educomunicação em relação
a sua base conceitual, bem como apresentar e avaliar projetos
realizados a partir de seus pressupostos, como o Educomrádio
(município de São Paulo), EducomTV (estado de
São Paulo) e Educomrádio.centro-oeste (Brasil).
Como objetivo último, pretendemos também discutir
as perspectivas de ensino, pesquisa e atuação
dentro do campo da educomunicação. Palavras-chave:
educomunicação educomrádio educom.centrooeste
campo científico Proponente/coordenadora: Cláudia
Lago (FAMEC)
::Dia: 7 - Mesa Temática 15 - Pesquisa Social em
Contextos Digitais: aspectos teóricos e metodológicos
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Os processos de interação social
alcançaram um grande destaque na contemporaneidade.
A razão desse destaque deve-se em parte a disponibilização
maciça de novas e dinâmicas ferramentas voltadas
à efetivação de processos interativos
interpessoais em rede. A interação social mediada
tecnologicamente tornou-se, ao mesmo tempo, intensa e fugidia.
Os dispositivos tecnológicos efetivaram formas de sociabilidades
independentes do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo,
esvaziaram o caráter das interações já
que a ausência de signos de fisicalidade fragilizaram
o curso do diálogo. Nesse contexto, observou-se um
crescimento exponencial de pesquisas dedicadas à análise
do fenômeno social em interface com dispositivos tecnológicos
nos últimos anos. Os principais desafios desses estudos
residem na tarefa de perscrutar o fenômeno social e,
ao mesmo tempo, compreender as implicações dos
dispositivos tecnológicos no processo da pesquisa e
na realidade analisada. Trata-se de um desafio para o qual
a simples adaptação das metodologias de pesquisa
social não dá conta de responder de forma adequada.
Palavras-chave: processos interativos redes contextos digitais
comunidades virtuais Proponente/coordenadora: Maria Aparecida
Moura (UFMG)
::Dia: 7 - Mesa Temática 19 - A flexibilização
curricular e a formação em Comunicação
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A flexibilização curricular, adotada
como diretriz em muitas instituições, traz impactos
significativos na formação em Comunicação.
A partir da experiência da UFMG, que há 05 anos
implantou um currículo flexível, a mesa apresenta
reflexões sobre suas implicações pedagógicas
e administrativas, sobre a (re)configuração
das habilitações nesse regime didático
e sobre a relação universidade/mercado de trabalho.
Como pano de fundo das discussões, estão os
debates sobre o papel da formação em graduação
no país, sua articulação com a pós-graduação
lato e stricto senso, o aumento do número de cursos
de Comunicação e os processos de avaliação
das condições de ensino, desenvolvidos pelas
instituições e pelo governo federal. Proponente/coordenador:
Bruno Souza Leal (UFMG)
::Dia: 7 - Mesa Temática 05 - Traço, Cena,
Espaço: Proposta de um modo de pensar a imagem televisiva
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: Um traço pode nos levar a imaginar uma
cena completa. A composição de uma cena, a certa
organização do espaço. Através
desses elementos interligados, pensamos a organização
da imagem televisiva como um espaço em construção,
dado por uma função narrativa e imaginária.
Neste sentido, propomos a seguinte questão:
Como pensar a forma narrativa na imagem? Esta mesa pretende
abordá-la, observando as características de
sua enunciação, a tele-ceno-grafia do testemunho
jornalístico, a especificidade do telejornalismo e
das imagens da violência. Proponente/coordenadora: Joanita
Mota de Ataíde (UFMA)
::Dia: 7 - Mesa Temática 10 - Por uma Prospectiva
Política da Dimensão Digital
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: Atualmente, presenciamos a transição
do analógico para o digital. Todo o processo informacional
passa por radical mutação. Arquivos, registros,
memórias, documentos, certificações,
contratos, transações terão cada vez
mais suportes digitais. A inserção neste universo,
hoje já relevante, será indispensável
para questões de articulação política,
presença social, proposição cultural,
inovação estética, construção
identitária e direitos humanos no futuro próximo.
Latino-americanos, brasileiros e povos do terceiro mundo são
ainda culturas periféricas da ordem digital. Nossa
capacidade política de atuação neste
novo universo dependerá de nossa prospectiva, de nossa
consciência atual dos efeitos possíveis e previsíveis
da crescente digitalização da ordem simbólica,
de nossa habilidade de prever os fundamentos desta civilização
emergente. Torna-se imprescindível que estabeleçamos
desde já estruturas educacionais, políticas,
sociais e culturais que nos permitam estarmos conscientemente
preparados para nos posicionarmos politicamente no limiar
desta mutação que se anuncia. Devemos redimensionar
as formas de entendimento do digital de modo que nossos direitos
atuais e emergentes possam ser contemplados e não nos
tornemos apenas periféricos deste sistema cada vez
mais ubíquo. Proponente/coordenador: Artur Matuck (ECA-USP)
::Dia: 7 - Mesa Temática 12 - Ensino, Pesquisa e
Comunicação: uma visão multidisciplinar
da relação com o universo infanto-juvenil
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: As teorias do agendamento vêm salientando
a centralidade, para o espaço público, do tema
da construção das políticas públicas.
Neste sentido, o rol de questões em relação
às quais os profissionais da comunicação
devem se debruçar acaba rapidamente se ampliando e
dificultando o processo de qualificação destes
profissionais. Com isto, refletir sobre como aprimorar o ensino
de graduação dos futuros profissionais da área,
à luz destas novas demandas, nos parece uma tarefa
urgente. Nesta perspectiva, nosso objetivo é analisar
caminhos que possibilitem ampliar a oferta de programas de
formação de profissionais abertos ao tema das
interfaces entre a comunicação e a área
da infância e adolescência. Palavras-chave: Políticas
Públicas; Ensino em comunicação; Educomunicação;
Infância Proponente/coordenador: Ismar de Oliveira Soares
(ECA/USP)
::Dia: 7 - Mesa Temática 13 - Jornalismo: Narrativa,
Cultura e Práticas Sociais
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: O estudo do campo dos media, ao priorizar a perspectiva
do discurso e da tecnologia, de certa forma, tornou ausente
as problemáticas que envolvem a construção
das narrativas. Sob essa perspectiva, esta mesa propõe
refletir acerca da relevância, na contemporaneidade,
de identificar este viés como fundamental para o andamento
das pesquisas. Com este propósito, a análise
das narrativas, tomando a cidade, o papel do jornalista e
a noção de cultura como referências, tornam-se
caminhos importantes, porque contribuem para o redimensionamento
e a reavaliação das problemáticas e dos
conceitos que têm acompanhado a produção
de conhecimento no campo em questão. Os Grupos de Pesquisa
NAPS (CNPq / PPGCOM PUC-Rio), CAC (CNPq / PPGCOM
UERJ), COMO (Unileste-MG) e NENA (PPGCOM UnB) associam-se
com o propósito de problematizar e tornar pública
a discussão que tem definido o escopo dos trabalhos
que têm realizado. Palavras-chave: Jornalismo; narrativas;
cultura; cidade; sociabilidades. Proponente/coordenador: Fernando
Resende (PUC-Rio)
::Dia: 7 - Mesa Temática 14 - 25 Anos de Obrigatoriedade
de Diploma de Ensino Superior para o Exercício do Jornalismo
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: Há 25 anos, em plena vigência da
censura à imprensa implantada pela ditadura militar,
o Executivo brasileiro decidiu adotar a obrigatoriedade de
diploma de nível superior específico para o
exercício do jornalismo, acatando não só
recomendação da UNESCO como uma antiga reivindicação
das entidades representativas dos jornalistas. A decisão
complementava uma obrigatoriedade de 2/3 adotada em 1969.
Desde então, mudanças significativas, determinadas
pela implantação das escolas de jornalismo,
estimulam uma nova postura ética e profissional que
reflete no comportamento dos jornalista, dos leitores e dos
veículos, influenciando sobremaneira a sociedade brasileira.
É o conjunto dessas modificações que
aos componentes da mesa pretendem analisar e particularmente
os seguintes subtemas: Direito, História do Jornalismo,
Ensino e Novas Tecnologias. Palavras-chave: Jornalismo Direito
Historia do Jornalismo Ensino do Jornalismo Proponente: Luiz
Proença (USP)
::Dia: 7 - Mesa Temática 16 - Os Ambientes Informacionais
e a Cultura Digital: re-mediando o mundo a partir das tecnologias
da informação e da comunicação
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: As chamadas indústrias culturais, ao longo
de sua evolução, estruturaram sistemas unilaterais
de comunicação, onde o fluxo da informação
sofre as oscilações já sinalizadas pelas
diversas correntes das teorias da comunicação.
Porém, os modelos rizomáticos de comunicação
em rede e a apropriação social da tecnologia
vêm desestabilizando os mediadores tradicionais, criando
novos expedientes para a circulação da informação
(ou possíveis re-mediadores) e repercutindo nas mais
diversas rotinas e categorias sociais, culturais e econômicas
onde a noção de cultura digital
assume uma centralidade. Assim, os eixos propostos por esta
mesa estão relacionados à compreensão
da economia informacional e sua relação com
o campo da Comunicação, às emergentes
formas de sociabilidade e organização do conhecimento,
ao redimensionamento dos processos educacionais e às
novas formas de se fazer e experimentar a cultura. Proponente/coordenador:
Messias Guimarães Bandeira (FTC)
::Dia: 7 - Mesa Temática 17 - Cena paulista - Um
estudo da produção cultural de São Paulo
de 1930 a 1970 a partir do arquivo Miroel Silveira da ECA-USP
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: As pesquisadoras apresentarão o projeto
temático Cena Paulista - Um estudo da produção
cultural de São Paulo de 1930 a 1970 a partir do arquivo
Miroel Silveira da ECA-USP, que tem apoio da Fapesp.
A pesquisa propõe-se a dar continuidade à organização,
recuperação e análise dos documentos
do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA-USP, cujo
acervo remonta 6.137 processos de liberação
e censura de peças teatrais, apresentadas por seus
produtores ao Departamento de Diversões Públicas
de São Paulo, órgão responsável
pela liberação e censura pública da produção
cultural paulista. A partir da base de dados do AMS com informações
sobre autores, títulos de peças, companhias
teatrais e demais informações, pretende-se,
com o apoio de consultas a outros arquivos e de entrevistas,
reconstruir o cenário de inauguração
de uma cultura paulista cosmopolita, modernista, de origem
popular e híbrida que serviu de base também
para o desenvolvimento do cinema, do rádio e da televisão.
Estudará a influência dos grupos de teatro amador
de origem imigrante, operária ou universitária
na criação de uma dramaturgia politicamente
engajada que se desenvolveu em São Paulo. Além
disso, dar-se-á continuidade a um profundo estudo sobre
a censura e sobre sua participação nesse processo.
Os primeiros resultados da pesquisa no Arquivo Miroel Silveira
podem ser vistos no sítio: www.eca.usp.br/censuraemcena
Proponente/coordenadora: Maria Cristina Castilho Costa (ECA/USP)
::Dia: 7 - Mesa Temática 18 - Análise do
Discurso e Estudos de Mídia
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: A mesa se propõe a discutir questões
relativas aos limites e convergências existentes entre
concepções teórico-metodológicas
da Análise do Discurso e os Estudos Midiáticos.
A reunião de dois pesquisadores com formação
em Análise do Discurso e outro da área de Comunicação,
já integrados tanto pelo Grupo de Pesquisa em Cultura,
Representação e Discurso, cadastrado no CNPq
a que se filiam quanto pela linha de pesquisa em programa
de pós-graduação a que pertencem, se
efetiva através de estudos do discurso da mídia,
privilegiando as relações de poder e ideologia,
os diferentes aspectos constitutivos do discurso publicitário
e as concepções de espetáculo em gêneros
jornalísticos e ficcionais. Proponente/coordenador:
Guilherme Jorge Rezende (UFSJ)
::Dia: 7 - Mesa Temática 20 - A docência em
comunicação: como formar um comunicador social
integral?
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: O projeto de laboratório das escolas deve
produzir condições para formar um comunicador
social integral, com as pedagogias transmissora, comportamental
e problematizadora utilizadas na aprendizagem da prática
e da teoria crítica, ensinava Mário Kaplun,
em 1987, na ECA/USP. Leitor crítico de Paulo Freire,
com quem se identificava, Kaplun apontava problemas no ensino
da comunicação, hoje ainda muito atuais. Apresentamos
uma avaliação de leituras e práticas
de ensino sobre o projeto do comunicador integral visando
propor caminhos para o ensino. São os seguintes os
trabalhos em pauta: A Docência em Comunicação
Social: Lições de Mário Kaplun (Koshiyama
& Bocchini); Por uma formação do comunicador
integral: teoria e prática em jornal laboratório
e comunicação comunitária (Lahni); Limites
para a Construção de um Modelo Libertador de
Ensino de Jornalismo no Brasil (Hime). Palavras-chave: História
e Comunicação; ensino da Comunicação
; comunicador social Mario Káplun Proponente/coordenadora:
Alice Mitika Koshiyama
::Dia: 7 - Mesa Temática 21 - Devires Audiovisuais
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: A mesa Devires Audiovisuais é proposta
pelo Diretório do CNPq Metodologias de Pesquisa e Experimentação
em Audiovisual, ao qual se agregam pesquisadores de outros
dois diretórios, e que constituem, no conjunto, o Grupo
de Estudos em Audiovisualidades da UNISINOS. Pretende-se,
nesta mesa, debater alguns direcionamentos possíveis
para a pesquisa em audiovisual no Brasil: estudos experimentais
em audiovisual, centrados nos devires de cultura e nos devires
teórico-metodológicos; estudos das linguagens
audiovisuais, focados nas relações intersemióticas;
e estudos dos processos e dos produtos que vêm sendo
gerando por convergências e hibridismos. Proponente/coordenadora:
Miriam de Souza Rossini Unisinos
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