|
|
Trabalhos Completos
Lista por Eventos
Comunicação e Esporte |
[ voltar
] |
26-1 - A COBERTURA JORNALÍSTICA ON-LINE DAS OLIMPÍADAS 2004 Sílvio Saraiva Júnior (F I J) Evento: Comunicação e Esporte Este artigo resume alguns resultados obtidos na minha dissertação de mestrado intitulada Atenas 2004 na Internet: Uma análise da cobertura jornalística das Olimpíadas pelos sites brasileiros. , defendida em dezembro de 2005 junto ao programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da UNESP. Neste trabalho procura-se revelar como os sites esportivos brasileiros desenvolveram as características atuais da Internet durante a realização dos Olímpicos de 2004. Para tanto, foram selecionados os websites: UOL, Terra, Gazeta Esportiva, Lancenet, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Sportv, Globo.com, Band, e ESPN Brasil, dos quais foram coletadas amostras em período de aproximadamente quinze dias antes da realização do evento e dois meses após seu término. Palavras-chave: Jornalismo Esportivo, Jornalismo On-line, Olimpíadas 2004, Internet
291-2 - A COPA DO MUNDO É SEMPRE NOSSA - A DESVALORIZAÇÃO DO ELEMENTO ESTRANGEIRO E A AFIRMAÇÃO DA BRASILIDADE POR MEIO DOS CRONISTAS DE FUTEBOL José Carlos Marques (UPM) Evento: Comunicação e Esporte Mesmo após o fim do Período Colonial, o Brasil permaneceu refém das influências estrangeiras por força das imigrações do século XX e da constante dependência de mercados externos. Considerada uma nação periférica no que diz respeito a desenvolvimento social e econômico, o Brasil parece reencontrar sua auto-estima por meio do futebol, esporte em que mantém supremacia mundial. Este trabalho, a partir da análise de tex-tos de cronistas brasileiros publicados nas últimas Copas do Mundo, procura mostrar como a imprensa nacional reforça a noção de brasilidade em detrimento do elemento estrangeiro. Palavras-chave: Identidades nacionais, jornalismo, futebol, Copa do Mundo
538-1 - AS IDENTIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO Vera Regina Toledo Camargo (UNICAMP) Evento: Comunicação e Esporte As identidades culturais e esportivas na sociedade do espetáculo
Verifica-se que o esporte no século XX passa por transformações importantes. É assimilado pelas massas; é apreciado como espetáculo, através das imagens veiculadas pela televisão. É um fenômeno produzido com as mais altas tecnologias criando a beleza do gesto técnico, buscando a imagem mais que espetacular, mas tornou-se também um grande negócio, econômico e ideológico. Desta forma, o esporte adquiriu mais uma característica, ao associar-se com as relações mercadológicas e a espetacularização das imagens, ganhando requintes de um show de entretenimento.
Palavras-chave: Comunicação e Esporte, esporte/espetáculo, Mídia esportiva, esporte midiatizado, cultura esportiva
137-1 - ENTRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO: A MEMÓRIA NAS EDIÇÕES COMEMORATIVAS DA REVISTA FLUIR Rafael Fortes Soares (UFF) Evento: Comunicação e Esporte Este trabalho analisa as edições comemorativas da revista Fluir, principal veículo impresso brasileiro voltado para o surfe. Explora de que forma tais edições constroem a memória da pu-blicação, que tem 22 anos de existência, com relação às diferentes temporalidades: passado, principalmente, mas também presente e futuro. Do ponto de vista teórico, a discussão está cen-trada no conceito de memória, entendida não como algo que é recuperado em relação ao passa-do, mas sim construído a partir de demandas do presente.
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF). Mestre em Comunicação (2002) pelo mesmo programa, com dissertação sobre a cobertura do Plano Cruzado realizada pelas revistas Istoé e Veja. Professor de Comunicação Social. Contato: raffortes@hotmail.com; rafa.fortes@gmail.com. Palavras-chave: Fluir, memória, surfe, jornalismo segmentado
1404-1 - FOTOJORNALISMO ESPORTIVO: UM ESTUDO DE CASO DO DIÁRIO DE SÃO PAULO. Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM), Manoel Nascimento (UPM), Milton Ramalho da Silva (UPM) Evento: Comunicação e Esporte A partir de estudo realizado com o jornal Diário de São Paulo, em suas edições dos dias 1 a 15 de março de 2006, desenvolveu-se uma pesquisa e se constatou um perfil desta mídia no que se refere ao tema fotojornalismo esportivo.
Por meio do estudo histórico do jornal Diário de São Paulo, pode-se acompanhar as transformações pelas quais o mesmo passou e, dentre estas, aquelas voltadas ao plano das imagens.
A predominância de fotografias jornalísticas calcadas no futebol foi uma das constatações, todavia, a ausência de material teórico que apóie os estudos deste campo em ambiente acadêmico comprovou a carência e a necessidade de pesquisas sobre o tema.
Palavras-chave: Fotojornalismo esportivo, Fotografia, Jornalismo, Esporte
357-1 - LOS UNOS E LOS OTROS : A IMPRENSA ARGENTINA NARRA O FUTEBOL BRASILEIRO Ronaldo George Helal (Uerj) Evento: Comunicação e Esporte O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais do projeto Futebol, Mídia e Nação: as narrativas sobre a seleção brasileira de futebol na imprensa argentina , que foi realizado na Universidade de Buenos Aires, com o apoio da CAPES. Aqui relato minhas primeiras impressões de pesquisa e apresento análises da cobertura jornalística das partidas entre Brasil e Argentina que ocorreram em um espaço de 21 dias, em 2005 (uma pelas eliminatórias da Copa de 2006 e outra pela disputa do título da Copa das Confederações). Estas partidas não estavam no projeto inicial, mas foram fundamentais para a compreensão do olhar argentino sobre nós . Os jornais analisados nestas partidas foram Clarín, Olé e La Nación. Palavras-chave: Futebol, Imprensa, Rivalidade Brasil-Argentina
1432-1 - MÍDIA E ESPORTE:
BREVE REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO E O MUNDO ESPORTIVO
Anderson Gurgel Campos (Unisa) Evento: Comunicação e Esporte Neste artigo, vamos abordar as relações dinâmicas e cada vez mais complexas dos grandes conglomerados de mídias com o mundo esportivo. Além da simples aproximação desses pólos de interesse social, há uma mudança significativa de comportamento por parte dos veículos de comunicação que, ao fazerem parte de grandes grupos que tanto têm interesse na cobertura quanto na produção dos espetáculos esportivos, equilibram-se entre a cobertura imparcial dos eventos e a ação mercadológica de quem tem interesses envolvidos.
Palavras-chave: conglomerados de mídia, esporte, negócios, cobertura
673-1 - MÍDIA E IMAGEM CORPORAL: QUESTÕES DE SAÚDE MENTAL PARA A SOCIEDADE. Alessandro Pedretti (.) Evento: Comunicação e Esporte Discutida em diversas áreas científicas, a imagem corporal apresenta uma multiplicidade de aspectos que contribuem para uma melhor compreensão das relações do homem na sua consciência de si mesmo e da percepção da realidade que o envolve. A mídia na sociedade influencia, informa, educa e transforma hábitos, manipulando signos de representações sociais, alimentando uma ilusão ideológica que denuncia carências da vida real (Rocha, 1995). Valores e princípios que, agregados às imagens ou representações corporais, habitam o imaginário das sociedades, projetando-se nos anseios, aspirações, comportamentos e relações sociais dos indivíduos. Mudanças no peso e composição corporal durante a vida das pessoas podem aumentar a importância do físico, influenciando a saúde mental por propiciar ambiente fértil ao desenvolvimento de patologias advindas do aumento da ansiedade e stress. Palavras-chave: Imagem corporal, mídia, saúde
778-1 - O CIBERTORCEDOR, OS EMPRESÁRIOS DA REDE E OS SITES DAS AGREMIAÇÕES ESPORTIVAS: O CASO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE Ary José Rocco Junior (UniFECAP) Evento: Comunicação e Esporte O pesquisador catalão Manuel Castells (2003) define a cultura da Web como o resultado da combinação de quatro culturas que coexistem no ciberespaço: a dos acadêmicos, a dos hackers, a dos empresários e a das comunidades on-line. O objetivo deste trabalho é investigar, através da análise do site oficial do São Paulo Futebol Clube, as modificações que a cultura dos empresários do ciberespaço provocam na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo na rede mundial de computadores. A importância desse esporte como elemento de afirmação da identidade nacional vai, paulatinamente, perdendo espaço para os clubes de futebol supranacionais. Surge assim, no seio dessa cibercultura, a torcida virtual, verdadeira forma de inteligência coletiva em torno do futebol, que ultrapassa as relações locais em função de uma dinâmica de comunicação planetária. Palavras-chave: Comunidades virtuais, futebol, consumo, torcidas organizadas
832-1 - O CORPO EM MENSAGENS MIDIÁTICAS QUE TEMATIZAM O ESPORTE Tânia Márcia Cezar Hoff (ESPM-SP), Lourdes Gabrieli (MCK) Evento: Comunicação e Esporte Nesse artigo, a partir dos estudos de Calabrese, pretendemos estabelecer possíveis aproximações entre o neobarroco e a atualidade. Abordando duas das características apontadas pelo referido autor o excesso e a complexidade desenvolvemos uma análise das imagens de corpo presentes nas mensagens midiáticas que tematizam o esporte. Consideramos que a idéia de superação dos limites físicos do corpo do atleta, bem como a de diversidade étnica e cultural que constituem tais imagens aludem ao imaginário de corpo pós-orgânico ou trnashumano, no que tange à noção de aprimoramento. Nesse sentido, o corpo do atleta sintetiza aspirações da sociedade. Palavras-chave: esporte e cultura, identidade cultural, mídia, corpo
1438-1 - RÁDIO X TV: O JOGO DA NARRAÇÃO.
A IMAGINAÇÃO ENTRA EM CAMPO E SEDUZ O TORCEDOR Márcio de Oliveira Guerra (UFJF) Evento: Comunicação e Esporte Estudo realizado com o objetivo de mostrar como a narrativa radiofônica do futebol conquistou o torcedor e o quanto a narração do jogo pela televisão encontra ainda dificuldade para cativar este mesmo torcedor. Como as duas mídias (rádio e tv) se encontraram com o futebol. A paixão popular pelo futebol interfere no desenvolvimento do rádio e televisão e contribui no desenvolvimento da comunicação. As escolas de narradores que surgiram e que neste estudo são mapeadas. Futebol e rádio: fenômenos de massa que cresceram juntos. A busca da tv de uma forma alternativa de retratar o jogo de futebol. Palavras-chave: Futebol, Narrativa, Rádio, Televisão
925-1 - SISTEMA, ESTRATÉGIA E TÁTICA DE JOGO: UMA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO FUTEBOL Caroline Colucio Vendite (Unicamp), Antonio Carlos de Moraes (UNICAMP) Evento: Comunicação e Esporte Nos bastidores do futebol existe uma controvérsia entre os universos do conhecimento prático e os teóricos. O técnico de futebol e o jornalista esportivo, às vezes cada um têm uma visão dife-rente para o mesmo tópico: sistema de jogo, tática de jogo e estratégia de jogo e compreender o que se entende pelos temas. O objetivo deste trabalho foi verificar o que estes profissionais pen-sam com relação ao mesmo assunto e, estabelecer uma relação que propicie uniformidade de discussão, o que poderá levar à nova visão tática para o desenvolvimento do jogo de futebol. Além disso, o trabalho pode estar contribuindo para que os formadores de opinião, através da imprensa escrita e falada, possam estar refletindo com veracidade o que acontece dentro deste esporte. Palavras-chave: futebol, sistema de jogo, tática de jogo, estratégia de jogo
|
|