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Trabalhos Completos
Lista por Eventos
1487-1 - ALMA GÊMEA: O INDÍGENA NA TELENOVELA Daniela Jakubaszko (USP) Evento: Ficção Seriada Este artigo pretende discutir a representação do indígena na telenovela Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, exibida pela Rede Globo de Televisão, no horário das 18h, de 20/06/05 a 12/03/06. O objetivo é perceber como a telenovela constrói a representação do indígena a fim de levantar algumas hipóteses quanto a possíveis contribuições da ficção televisiva para a construção / reconstrução da imagem do indígena brasileiro no plano do senso comum em nossa sociedade. Palavras-chave: Telenovela brasileira, TV Globo, senso comum, indígena
1635-1 - APONTAMENTOS PARA UMA TRILOGIA EM MANOEL CARLOS: O TRATAMENTO DISCURSIVO DA REALIDADE NAS TELENOVELAS.
Luciene dos Santos (UNIBH) Evento: Ficção Seriada Este artigo pretende apresentar um percurso teórico metodológico referente a uma pesquisa em andamento sobre as telenovelas de Manoel Carlos, em especial seus últimos trabalhos realizados na Rede Globo: Por Amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas. Acreditamos poder apontar elementos que sustentam uma orientação lógica que confere continuidade discursiva e agregam as três obras numa trilogia. Apresentando uma mesma estrutura estética e uma preocupação discursiva comum: as relações de afetividade (amor, família, paixão) que se estabelecem na quotidianeidade, em especial ao modo de vida da classe média do Rio de Janeiro. Nesse momento, interessa-nos a apresentação do objeto, dos pressupostos que norteiam a pesquisa e das escolhas teóricas. Palavras-chave: Telenovela, Televisão, Teledramaturgia
588-1 - ASPECTOS TEMÁTICOS DO MUNDO DAS TELENOVELAS: O QUE FICA DENTRO E FORA DO QUE É NARRADO PELO GÊNERO Márcia Gomes Marques (UFMS) Evento: Ficção Seriada Como parte da discussão sobre o papel das telenovelas na construção de sentido sobre a realidade social, neste artigo são abordados alguns dos limites e possibilidades semânticas relacionados ao modelo de mundo proposto por estes programas. Focalizando os aspectos temáticos que tipificam os programas do gênero, como os elementos de matriz melodramática, por exemplo, procura-se individuar de que forma as telenovelas viabilizam, facilitam ou conduzem a um tipo de interação cognitiva a partir da seleção dos elementos representados. Palavras-chave: Telenovelas, aspectos temáticos, melodrama, modelo de mundo
1918-1 - COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NA FRONTEIRA BRASIL-ARGENTINA Roberta Brandalise (USP) Evento: Ficção Seriada Surpreendemos como a ficção seriada brasileira contribui para a compreensão de identidades culturais que se articulam na fronteira Brasil-Argentina. Entrevistamos 60 brasileiros e argentinos -descendentes de etnias diversas e pertencentes ás camadas médias- a fim de entender como o consumo cultural comum, principalmente de telenovelas brasileiras, participa das tensões entre essas diferentes estruturas de significado. Em seguida, delimitamos a amostra e trabalhamos com a minissérie A Casa das Sete Mulheres a fim de entender como eles se viram representados na televisão. Construímos os dados com o uso de diário de campo, observação participante,entrevista semi-estruturada e entrevista projetiva proposta pela Antropologia Visual. Confirmamos que há uma tendência de desregionalização naquela fronteira e que, nesse quadro, a ficção televisiva brasileira aproxima brasileiros e argentinos. Palavras-chave: mediações culturais, fronteira Brasil-Argentina, etnicidade, telenovela brasileira, A Casa das Sete Mulheres
1820-1 - DEZ ANOS DE MERCHANDISING SOCIAL Marcio Ruiz Schiavo (Comunicarte) Evento: Ficção Seriada Pesquisa sobre a retrospectiva histórica quanti-qualitativa das ações de Merchandising Social desenvolvidas no Brasil nas telenovelas da Rede Globo nos últimos dez anos. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Comunicarte em parceria com a Central Globo de Comunicação visando monitorar os impactos destas ações para a população telespectadora. Em linhas gerais e sob o ponto de vista qualitativo, seus resultados no Brasil podem ser aplicados do mesmo modo aos mais de 80 países onde as novelas são retransmitidas. Outro aspecto relevante dos resultados monitorados foi a replicação de ações de natureza social e cultural através do edutainment. Assim, além dos princípios conceituais e das experiências históricas, são ressaltadas algumas ações de edutainment em 2005. Ao final são oferecidas algumas contribuições qualitativas, visando contribuir com a tragetória destes trabalhos no país. Palavras-chave: Comunicação, Merchandising, Social, Edutainment, telenovelas
635-1 - DO LOCAL AO GLOBAL. IMAGENS DO NORDESTE NA IDADE MÍDIA.
ELEMENTOS PARA UMA ANTROPOLÓGICA DA FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA.
Cláudio Cardoso de Paiva (UFPB) Evento: Ficção Seriada RESUMO: As telenovelas como O Bem Amado, Roque Santeiro, Porto dos Milagres e as minisséries como Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas e O Auto da Compadecida têm concedido formas de visibilidade e ressonância ao Nordeste, espelhando as formas do discurso, os tipos de sociabilidade e o estilo de vida dos nordestinos. Misturando os mitos regionais com os signos da cultura de massa, o imaginário pop do cinema e da própria televisão, a comunicação eletrônica absorve e irradia as novas expressões e sensibilidades das culturas locais, estratégias de politização do cotidiano e novos modos de reconhecimento das identidades culturais. Considerando a importância do gênero ficcional, exploramos os modos como a televisão e o cinema, em conexão com as novas mídias e suportes tecnológicos, favorecem uma contemplação do imaginário nordestino. Palavras-chave: Ficção Televisiva, Telenovela, Minisséries, Cinema Nacional
224-1 - MEDIAÇÕES DO MERCADO DE ÁUDIOVISUAL NA CRIAÇÃO E RECEPÇÃO DAS TELENOVELAS Lilia Maria Junqueira (UFPE), Manoel Sotero Caio Neto (UFPE), Talita Souza Pedrosa Paes (UFPE) Evento: Ficção Seriada A inserção da tecnologia digital no âmbito da produção e distribuição de conteúdo de áudio-visual ocorrida a partir dos anos 90 e intensificada nos últimos anos, provocou transformações essenciais na produção de ficção em geral. A ficção televisiva seriada nacional e internacional também é atingida por estas modificações. O texto a seguir apresenta uma reflexão sobre este fenômeno, procurando, a partir de um levantamento das modificações e inovações ocorridas nessas relações, apontar as potencialidades de reconfiguração das relações entre criador, produtor e espectador, com ênfase na questão nacional. Palavras-chave: mercado, audiovisual, telenovelas
1184-1 - O DIABO OU ASMODEU NA MICROSSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA: PRIMEIRA E SEGUNDA JORNADAS Marly Camargo de Barros Vidal (USP), Jane Aparecida Marques (USP) Evento: Ficção Seriada O presente trabalho recupera as diferentes manifestações de Asmodeu nas duas jornadas de Hoje é Dia de Maria para demonstrar como o Estado pode ser representado através da ficção. Restaura-se e registra-se a identidade de toda uma sociedade, caracterizada na microssérie pela produção artística e pelas tradições orais, que muitas vezes são deixadas no passado ou tratadas com descaso, como acontece com a memória e as produções culturais de cunho popular. Palavras-chave: microssérie, Asmodeu, cultura popular, memória
1682-1 - OBSERVATÓRIO IBERO-AMERICANO DA FICÇÃO TELEVISIVA
PROJETO METODOLÓGICO E QUADRO TEÓRICO
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP), Cláudia de Almeida Mogadouro (ECA-USP) Evento: Ficção Seriada O Observatório Ibero-Americano de Ficção OBITEL - é um network de pesquisa integrado por nove grupos nacionais de pesquisadores - México, Venezuela, Colômbia, Chile, Argentina, Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos de fala hispânica - que tem por objetivo fazer um monitoramento dos programas de ficção televisiva que são levados ao ar em televisão aberta gerando um banco de dados unificado e destinado a nutrir os projetos de pesquisa acadêmica sobre a ficção televisiva, alavancar políticas públicas para a televisão, além de produzir efeitos sobre a formação dos profissionais desse setor. O resultado deste sistemático trabalho de monitoramento e de análise constituirá matéria de elaboração de um Anuário da Ficção Televisiva Ibero-americana que apresentará uma análise comparativa das mais importantes tendências e perspectivas dentro e através dos nove países envolvidos no projeto. Palavras-chave: Ficção televisiva, Observatório, Ibero-América
1537-1 - OS EFEITOS DE HERMES
ELEMENTOS DIGITAIS NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA
ESTUDO DE CASO DO SERIADO CARGA PESADA
Luciano José Dami de Oliveira (Unifev) Evento: Ficção Seriada Criado por uma equipe coordenada por Dias Gomes, o seriado Carga Pesada foi ao ar em vinte e dois de maio de mil novecentos e setenta e nove pela TV Globo. Carga Pesada foi um projeto de teledramaturgia marcante na história da emissora, pois além de surgir na época da consolidação da rede, também é desenvolvido com uma nova visão de produção implementada: O padrão Globo de qualidade . Vinte e dois anos depois o seriado volta a ser produzido, e novamente, em um período de transformação da televisão. Com a implementação tecnológica, os mecanismos de comunicação de massa estão sofrendo gradativamente uma transição do padrão analógico para o digital. Pretendemos analisar o impacto na teledramaturgia da transição da produção do sistema analógico para o digital, apresentando um estudo comparativo entre as duas versões do seriado Carga Pesada. Palavras-chave: teledramaturgia, televisão, TV digital, aceleração
258-1 - OS LIMITES DO MERCHANDISING SOCIAL NA TELENOVELA BRASILEIRA Maria Lourdes Motter (USP), Daniela Jakubaszko (ECA-USP) Evento: Ficção Seriada Este artigo pretende discutir o que se entende por merchandising social, denominação aceita e largamente utilizada para fazer referência a campanhas, temas e demais inserções de cunho social presentes nas telenovelas. O objetivo é questionar o consenso que se formou sobre o que seria o merchandising social, procurando os limites em que se dão sua criação, inserção e atuação, bem como recuperar para os autores e para a própria história deste formato televisivo os méritos alcançados com algumas dessas campanhas. Palavras-chave: Telenovela brasileira, merchandising comercial, merchandising social, consumo, responsabilidade social
1407-1 - PERCEPÇÃO DE TEMÁTICA, TEMA E MERCHANDISING SOCIAL EM TELENOVELA: A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DE UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO Marcílio Soares de Souza (USP/ ECA) Evento: Ficção Seriada O intuito desse ensaio consiste na construção teórica de um método de estudo de percepção de Temática, Tema e Merchandising Social. Método esse que fará parte de estudo realizado no Programa de Pós-Graduação da ECA/USP: Temática, Tema e Merchandising Social um Estudo de Recepção e Percepção . Tratando-se de uma abordagem inédita (estudo de percepção) no Campo da Comunicação Social brasileira, vê-se a necessidade de levantamento bibliográfico exaustivo sobre os assuntos em questão, o que foi feito e faz parte deste ensaio, bem como uma constante discussão das abordagens selecionadas; o que consiste no principal objetivo da apresentação desse texto na Intercom. Palavras-chave: telenovela, recepção, percepção, Merchandising Social
929-1 - POR UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA: REFLEXÕES EM TORNO DO TRABALHO DE ODUVALDO VIANNA FILHO NO TEATRO E NA TV Maria Aparecida Ruiz (UMESP) Evento: Ficção Seriada O trabalho coerente de Oduvaldo Vianna Filho que trouxe da experiência do Teatro de Arena e dos palcos improvisados do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE as dificuldades da classe média brasileira. Percebemos que os textos ecritos para o teatro criticavam coerentemente a postura da esquerda artística (teatral) daquele momento. Vianinha exercita na TV sua visão de militante comunista por intermédio de personagens que formavam uma Família que vivia as agruras da ditadura militar. Palavras-chave: teatro, teledramaturgia, ética, TV
1203-1 - SERIALIDADE: O PRAZER DE RE-CONHECER E PRÉ-VER Maria Cristina Palma Mungioli (ECA-USP), Maria Lourdes Motter (ECA-USP) Evento: Ficção Seriada A análise dos gêneros seriados e da sua aceitação pelo público deve ser feita a partir de referenciais que levem em consideração a linguagem e a estética das produções culturais que se desenvolveram na Modernidade. Considerando seu papel na tessitura do interdiscurso do telespectador, o gênero seriado não pode ser reduzido ao estatuto de meras repetições, mas deve ser considerado dentro de um quadro complexo de interpretação do texto televisual. Nessa perspectiva, a recuperação do já escrito e do já dito não assume a característica da repetição e da mera reprodução, mas se insere na dimensão de uma nova obra que leva em consideração novos contextos sócio-culturais e de produção. Palavras-chave: serialidade, ficção seriada, gêneros seriados, remake
1720-1 - TELENOVELA E MERCHANDISING SOCIAL: FICÇÃO E REALIDADE Marluce Evangelista C. Zacariotti (UFT), Vanusa Ferreira Costa (UFT) Evento: Ficção Seriada Este estudo sobre o Merchandising Social em telenovelas busca saber a opinião dos telespectadores sobre a sua inserção nos enredos das tramas. A telenovela América (2005), Rede Globo, foi escolhida como exemplo para discutir o tema abordado. Procurou-se identificar se os telespectadores gostam da mistura da ficção com a realidade proposta pelo Merchandising Social, bem como saber se estão satisfeitos com a forma com que este vem sendo exibido nas novelas. Palavras-chave: Telenovela, merchandising social, ficção
1594-1 - TV: FICÇÃO SERIADA E INTERTEXTUALIDADE Anna Maria Balogh (ECA-USP) Evento: Ficção Seriada Resumo: O trabalho visa rever algumas das categorias da intertextualidade. A matalinguagem relativa ao tema tem como objeto o literário nas aproximações pioneiras. Até mesmo estes conceitos estão sendo reavaliados. No presente texto se pretende extender as revisões conceituais à TV, veículo de comunicação dom características singulares a serem levadas em conta e aplicá-las a alguns exemplos pontuais da ficção seriada brasileira. Palavras-chave: TV, ficção seriada, intertextualidade, paratextualidade, gênero
1043-1 - UMA ANÁLISE DO MERCHANZISING SOCIAL NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: EM DESTAQUE "LAÇOS DE FAMÍLIA" Roberta Manuela Barros de Andrade (Unifor), Ana Giovana Lima Leandro (UNIFOR) Evento: Ficção Seriada O ponto central deste trabalho é a análise do Merchandizing Social (MS) apresentado na telenovela "Laços de Família" (2000) produzida pela Rede Globo. Esta telenovela apresentou como argumento principal de sua trama a leucemia. Os sofrimentos, em vários níveis diferentes, ocasionados pela aquisição de tal doença propiciaram uma ampla repercussão social, contribuindo, durante a veiculação da novela, para o aumento no interesse por doações de órgãos e medula por parte da população. Para compreendermos algumas dimensões dessa repercussão, foi realizada uma série de entrevistas com não portadores da doença e ex-portadores, entre 21 e 26 anos de idade, de nível universitário, que foram audiência ativa da citada novela em seu período de veiculação. Uma análise de tal ordem se mostrou fundamental para o entendimento do impacto do MS no imaginário das audiências das telenovelas brasileiras. Palavras-chave: Telenovela, Merchandizing Social, Recepção, Juventude
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