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Relações Públicas e Comunicação Organizacional [ voltar ]

1423-1 - A COMUNICAÇÃO NO PODER EXECUTIVO FEDERAL: O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Heloiza Dias da Silva (Embrapa)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este trabalho analisa a prática da comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa a partir do contexto da comunicação governamental coordenada pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica  Secom, da Presidência da República, e sob a ótica da comunicação organizacional. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de pesquisa exploratória, em que se buscou obter uma visão geral do papel exercido pelas assessorias de comunicação no âmbito dos órgãos e entidades que compõem o Ministério no período compreendido entre abril de 2004 a junho de 2005, bem como averiguar em que medida as estruturas, funções e atividades desenvolvidas por essas assessorias estão adequadas ao modelo de comunicação integrada referenciado nos estudos sobre a área.
Palavras-chave: comunicação organizacional, comunicação governamental, comunicação integrada

1781-1 - A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E O INTERLOCUTOR QUALIFICADO
Angela Maria Oliva Girardi (ESPM), Benur de Azevedo Girardi (UNIRIO)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este trabalho tem como objetivo refletir, com o auxílio da Análise do Discurso, sobre a linguagem utilizada na comunicação das organizações e o modo como elas vêm desenvolvendo estratégias, que vão do uso intensivo da tecnologia a processos tão simples quanto o abraço, no esforço de promover o diálogo com interlocutores internos e externos cada vez mais qualificados, superar o alto índice de problemas relacionados à comunicação e, praticando uma gestão dialógica, com canais de comunicação múltiplos abertos e atuantes, manterem-se competitivas no mercado.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Análise do Discurso, Subversão e Redundância, Paráfrase e Paródia

1318-2 - A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA OBTENÇÃO DO COMPROMETIMENTO DOS COLABORADORES
Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Unisinos), Leoni Pentiado Godoy (UFSM)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
As empresas necessitam de programas e estratégias que auxiliem no desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos, a ponto de transformá-los em diferenciais competitivos para a organização. O desenvolvimento de ações que visam melhorar o desempenho individual e coletivo pode assegurar um aumento de produtividade e uma maior competitividade no mercado. Mas para isso, é necessária uma cultura organizacional baseada em fatores como liderança, motivação e trabalho em equipe. Embora aspectos como estes signifiquem mudança cultural para muitas instituições, ou seja, transformações na mentalidade interna que requerem estratégias comunicacionais coerentes, consistentes e eficazes. Pretende-se com este trabalho discutir sobre a contribuição das práticas de comunicação interna no gerenciamento das mudanças organizacionais e na obtenção do comprometimento dos colaboradores.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Comunicação interna, Comprometimento

1190-1 - A EXPERIÊNCIA DE UMA NEWSLETTER DIGITAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NA OAB ITAJAÍ: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
Sandro Lauri da Silva Galarça (Univali)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O presente artigo apresenta os resultados de um Estudo de Caso, observando como ponto de partida a criação, o acompanhamento e a avaliação de uma ferramenta online de comunicação organizacional chamada Newsletter Digital, dirigida aos advogados pertencentes à OAB Subseção Itajaí. Para chegar ao objetivo, são utilizadas técnicas variadas de pesquisa, como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário para obtenção de dados quantitativos e qualitativos, referentes à opinião dos advogados na recepção da ferramenta enviada por e-mail. Busca-se também promover o estudo da recepção do conteúdo digital, analisando se o objetivo da diretoria da OAB/Itajaí em divulgar suas atividades está sendo atingido, além de reunir sugestões dos advogados em relação à Newsletter Digital.
Palavras-chave: Internet, comunicação organizacional, newsletter digital

1307-1 - A PALAVRA NEGADA: A INCOMUNICAÇÃO NO SITE DO PROGRAMA FOME ZERO
Elen Cristina Geraldes (UCB)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O artigo analisa a incomunicação no site do programa Fome Zero (FZ), do Governo Federal, por meio da Análise de Discurso de Vertente Francesa, que contribui com os conceitos de interdiscursividade e locais de fala. O tema foi escolhido por suas contradições: a incomunicação ocorre em um site, um meio que privilegia a interatividade; em um momento em que a Comunicação Pública está sensibilizada para a importância do diálogo e da participação na construção da cidadania.São consideradas três abordagens: a palavra esquecida, ou seja, a ignorância dos estereótipos e preconceitos que envolvem o tema fome no Brasil; a palavra maltratada, em que o uso de jargões e de termos técnicos afasta o leitor; e a palavra negada, isto é, a assimetria do site, com pouco espaço para contribuições dos leitores.
Palavras-chave: Fome Zero, Incomunicação, Comunicação Pública, Análise de Discurso

733-1 - A REPRESENTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES NO ESPAÇO MIDIATIZADO
Jaqueline Quincozes da Silva (UFSM), Eugenia Mariano da Rocha Barichello (UFSM)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este ensaio teórico visa situar o estudo da representação das organizações sociais no espaço midiatizado. Ao retomar conceitos como representação, espaço midiatizado e campo dos media, constatamos que a fisiologia da sociedade contemporânea funciona através de uma lógica midiática e, portanto, a análise da constituição da representação das organizações exige a análise dos meios, suportes tecnológicos e digitais, que reconfiguram as lógicas de produção de sentido e planejamento da comunicação. Com isso, novas formas de perceber, pensar e representar a realidade são geradas através de comunicação instantânea, simultânea e real, mediada por interesses sociais, políticas governamentais e estratégias de negócios. É através das inter-relações entre essas instâncias que se estrutura a representação das organizações no espaço midiatizado.
Palavras-chave: representação, espaço midiatizado, comunicação organizacional

1482-1 - A SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS COMO COMPONENTE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Marlene Branca Sólio (UCS)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este trabalho pretende iniciar um estudo sobre como elementos de subjetividade dos atores de organizações podem interferir na recepção/interpretação das mensagens e como esses processos de comunicação podem se qualificar atentando para aspectos psicológicos nas relações interpessoais e intergrupais da organização. Parte-se da idéia de que as relações dos sujeitos com as organizações e deles entre si acontecem a partir de suas próprias motivações antes mesmo de se darem pela aceitação/introjeção de padrões culturais organizacionais.
Palavras-chave: comunicação organizacional, subjetividade, sujeito, motivações

1518-1 - AS RELAÇÕES PÚBLICAS NO COMPLEXO DE ADMINISTRAÇÃO DA VISIBILIDADE PÚBLICA: UMA VISÃO POLÍTICA
Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
As relações públicas como fenômeno moderno são marcadas por pelo menos duas tensões: a conciliação entre as dimensões pública e privada e a decorrente do seu posicionamento como uma prática distinta da propaganda, que traça uma clivagem entre as representações de caráter promocional e as jornalísticas. Estas tensões, parte indissociável do complexo de administração da visibilidade pública, são inerentes aos processos de relações públicas. São elas que fornecem à atividade o seu caráter político e são essenciais para a compreensão do fenômeno de modo mais abrangente. Uma compreensão sobre a evolução da atividade deve, portanto, ser vista através do reposicionamento das questões políticas implicadas nessas tensões, o que significa uma atenção às relações entre mídia e política.
Palavras-chave: Relações Públicas, visibilidade, propaganda

1491-2 - AUDITORIA DE IMAGEM: COMO O CEFET-PE FORTALECEU SUA MARCA DEPOIS DE ANULAR O VESTIBULAR 2006
Cláudia da Silva Santos (CEFET-PE), Karla Regina Macena Patriota (UNIVERSO), Clerivaldo Maurício da Silva Santos (CEFET-PE), Sérgio Gaudêncio Portela de Melo (CEFET-PE)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Neste artigo abordamos a importância da comunicação organizacional para minimizar os efeitos de uma crise de imagem numa instituição. Apresentamos o inédito episódio de anulação do vestibular 2006 do CEFET-PE e o processo de auditagem realizado pelos gestores e pela ASCOM. Sinalizamos como, através da comunicação, a crise foi resolvida e ainda melhorou a imagem do quarto maior Cefet do país diante da opinião pública e da mídia. Aproximamos ainda as áreas da Comunicação que permeiam uma Assessoria de Comunicação e como um trabalho de imagem é multidisciplinar envolvendo os atores e públicos de uma instituição.
Palavras-chave: comunicação, política, organização, imagem, Cefet

1497-1 - COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS E PRÁTICOS
Ivone de Lourdes Oliveira (Puc-Minas), Maria Aparecida de Paula (PUC MINAS)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Esse artigo busca contribuir para as discussões sobre comunicação estratégica, aprofundando aspectos teórico-conceituais e práticos que conferem essa dimensão ao processo nas organizações. Para tal, propõe-se cinco componentes fundamentados na teoria da comunicação e no campo da administração: tratamento processual, inserção na cadeia decisória, gestão de relacionamentos, planejamento sistemático e monitoramento.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, dimensão estratégica, componentes e interfaces

700-1 - COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÕES: UMA REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DE UMA INTERSEÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA
Ana Thereza Nogueira Soares (PUC-Minas)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este artigo pretende refletir sobre a teorização do campo da comunicação organizacional, à luz do aparato conceitual da Nova Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann. Traça-se, para tanto, um paralelo entre a construção teórica sistêmica e os fenômenos comunicativos organizacionais, observando estes últimos em sua completude. Acredita-se que as análises teóricas sobre a comunicação organizacional por vezes desconsideram que seu objeto se encontra num espaço de interseção entre a comunicação e as organizações. As bases teórico-metodológicas propostas por Luhmann não apenas validam tal espaço como um dos fundamentos da própria constituição da sociedade, como também questionam alguns dos pressupostos conceituais tradicionalmente utilizados na literatura que aborda os fenômenos comunicacionais que permeiam as organizações, sobretudo aquela referente aos processos de relações públicas.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Niklas Luhmann, Nova Teoria dos Sistemas

1415-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Elivanete Ap. Zuppolini Barbi (Unaerp), Sonia Maria Camargo dos Santos (UNAERP)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Em 1995, quando o Ministério da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso começou a implantar a política de livre mercado no ensino superior, através de legislações que viabilizaram a proliferação de cursos e instituições superiores no Brasil, a concorrência exacerbada levou para o mundo acadêmico a necessidade de estratégias de gestão competitiva. Nesse novo cenário educacional, as instituições lançaram mão de ferramentas de comunicação para divulgar seus serviços, objetivando diferenciar-se em meio a tantos concorrentes. Porém, a comunicação organizacional somente apresenta resultados se concebida como estratégica, integrada e derivada de uma cultura de comunicação comum a todos os níveis da organização, pressupondo uma universidade que dialoga com toda a sociedade, num modelo de gestão no qual a tarefa de comunicar não é exclusiva das estruturas profissionalizadas da área.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Comunicação Integrada, Marketing Educacional, Comunicação e Educação

1449-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: AS  OUVIDORIAS VIRTUAIS.
Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Vive-se num mundo, de simultaneidades e de antagonismos, de relações voláteis e intensas, de economias globalizadas e globalizáveis, de organizações lucrativas, responsáveis socialmente, que ora se humanizam, para desumanizarem-se logo adiante. Estimulam-se os sujeitos organizacionais  sem rosto , a virtualização das relações e dos diálogos. Assiste-se a incursão e a opção das organizações pelas novas tecnologias para a criação de espaços de interação, de diálogo e de visibilidade às suas ações O artigo objetiva discutir sobre as formas de interatividade propostas pelas organizações, especificamente àquelas identificadas como Fale Conosco, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e/ou Ouvidoria, pois essa realidade, é cada vez mais presente nas homepages das organizações e da constatação de que o Falar e o Ouvir tornaram-se virtuais.
Palavras-chave: comunicação organizacional, novas tecnologias, Ouvidorias

1230-2 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRESSUPOSTOS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA - A EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO DO JORNAL INSTITUCIONAL
Cassiana Maris Lima Cruz (UPF)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A gestão da comunicação organizacional precisa considerar a cultura da organização, para que então elabore o planejamento estratégico comunicacional. A comunicação nesta perspectiva tem importância fundamental uma vez que se torna o meio condutor através do qual a organização constrói/desconstrói e perpetua sua imagem. Neste sentido, este estudo teve por objetivo resgatar as teorias referentes a comunicação organizacional e os pressupostos da comunicação integrada, bem como, relata a experiência de uma universidade no Rio Grande do Sul quando implementou/reestruturou o jornal institucional. O relato demonstra claramente, que a instituição não possui políticas de comunicação definidas. Para fins de construção do arcabouço teórico que norteou esse estudo, foram considerados os conceitos produzidos por Kunsch (2003) e Bueno (2003) dentre outros pesquisadores do tema.
Palavras-chave: comunicação organizacional, comunicação integrada, comunicação em universidade

442-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS: ESTUDOS PARA UMA TEORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ON-LINE A PARTIR DO CASO REA/BRASIL
Nanci Maziero Trevisan (uam)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este estudo analisou os processos comunicacionais em uma organização virtual, suas ferramentas e pontos críticos, objetivando estabelecer parâmetros de existência e perenidade da organização no ciberespaço a partir da comunicação. Parte integrante da tese de doutorado defendida em 2005, contou também com ampla pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A principal contribuição deste estudo reside no objetivo de buscar, identificar e agrupar informações sobre comunicação virtual dispersas em diversas literaturas, organizando-as de forma a configurarem uma proposta de teoria. Apresentamos aqui uma contribuição para a elaboração de uma teoria dos processos de comunicação organizacional on-line e para a descrição das estratégias de comunicação baseadas na internet.
Palavras-chave: Comunicação organizacional on, comunicação organizacional, comunicação mediada por comput, novas tecnologias da informaçã

334-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. MODELO DE ANÁLISE DA USABILIDAD DE SITOS SITES DE HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS ESPANHÓIS
Salvador Doblas Arrebola (UMA)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Os hospitais têm na Internet um meio que oferece imensas possibilidades para comunicar-se entre seus públicos. É uma ferramenta que pode resultar muito útil sempre que se utilize de uma forma adequada, levando em conta suas possibilidades e a grande variedade de públicos aos que podem chegar estes, entre os que se encontram as pessoas incapacitadas, que na maioria dos hospitais não levam em conta as pautas de usabilidad para este tipo de pessoas, ainda sendo um lugar onde trata de restabelecer a saúde, não levam em conta a parte de seu público objetivo. Este trabalho tem a finalidade de mostrar a necessidade da criação de um modelo de avaliação heurística de análise da usabilidad Site especifico para hospitais universitários espanhóis.
Palavras-chave: comunicação organizacional, analsisis sítios web, heurística, usabilidad

1439-1 - COMUNICAÇÃO, IDENTIFICAÇÕES E IMAGEM-CONCEITO
Rudimar Baldissera (Feevale)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
em uma perspectiva de complexidade  paradigma proposto por Morin  neste estudo procura-se refletir sobre as noções de identidade/alteridade e os processos identificatórios. A partir da possibilidade de identificação, afirma-se a existência de consistências identificatórias que se atualizam em diferentes níveis de temporalidade e intensidade. A consistência identificatória, da qualidade do semovente, realiza-se pelas/nas tensões de um conjunto de elementos-força, tais como o imaginário, a cultura, a psique, as condições de produção e interpretação, os repertórios, o processo histórico e as estruturas. Da mesma forma, aponta para implicações dos processos identificatórios na construção e/ou fabricação da imagem-conceito das organizações, instituições e/ou pessoas.
Palavras-chave: comunicação, imagem-conceito, complexidade, identificações

901-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE VISIBILIDADE MIDIÁTICA E LEGITIMAÇÃO: A AUDITORIA DE IMAGEM NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichell (UFSM), Daiane Scheid (UFSM)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este artigo trata das imbricações entre visibilidade, espaço público e campo dos media e enfoca a auditoria de imagem e suas repercussões na legitimidade institucional. Apresenta uma metodologia de monitoramento da visibilidade, onde o termo  imagem é substituído por  visibilidade e o vocábulo  monitoramento é utilizado no lugar de  auditoria . Conclui que a análise da visibilidade midiática da organização mostra-se como um estudo contextual e fundamentado na interpretação.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Visibilidade Midiática, Auditoria de Imagem, Estratégias de Comunicação

126-1 - DE LEE A BERNAYS, DE LOBO A ANDRADE: A ARTE E A CIÊNCIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS EM SEU PRIMEIRO CENTENÁRIO (1906-2006)
Waldemar Luiz Kunsch (.)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Os historiadores não precisaram quando e onde começou, efetivamente, a prática de relações públicas. Tradicionalmente, se ensina que seu  inventor foi o norte-americano Ivy Lee. A novidade deste primeiro século de sua existência  oficial estaria principalmente em sua organização estrutural e científica. Procurar definir alguém como o verdadeiro  pai das relações públicas é uma questão bastante relativa. Ivy Lee (1906) e Edward Bernays (1922), em âmbito mundial, assim como Eduardo Lobo (1914) e Teobaldo Andrade (1962), no Brasil, como muitos outros, todos eles exerceram seu papel ao longo das primeiras décadas da atividade. De qualquer forma, hoje as relações públicas já vão se consolidando como arte (Lee e Lobo) e ciência (Bernays e Andrade). Ao final de seus primeiros cem anos de história, elas entram no segundo século carregadas de perspectivas promissoras, podendo-se detectar uma
Palavras-chave: Relações públicas, pioneiros, teoria, processo, estratégia

1147-1 - DINÂMICA E SINERGIA - AS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO EM EMPRESAS PÚBLICAS
Marianne de Azevedo Ramalho Ferreira (USP), Pedro Polesel Filho (USC), Luciane Miranda de Faria Cruz (USC)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A Comunicação Pública pode ser considerada como a troca de informações entre o governo e a sociedade sobre temas de interesse público e as assessorias de comunicação se constituem o elo de ligação entre as organizações públicas e a sociedade. O presente estudo apresenta conceitos sobre o papel da comunicação nas assessorias e se propõe a pesquisar o perfil do profissional que atua na assessoria de comunicação na empresa pública, bem como avaliar quais são as atividades desenvolvidas. Foram entrevistados profissionais de empresas públicas sediadas no Município de Bauru. As questões propostas neste artigo pretendem discutir como esse profissional está desempenhando a sua função e contribuindo para a construção da cidadania.
Palavras-chave: Assessoria de Comunicação, Comunicação Pública, Empresa Pública, Relações Públicas

1921-1 - DISCIPLINAS INTEGRADAS: DIFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA A FORMAÇÃO DO GESTOR DA COMUNICAÇÃO COM FOCO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
Daniela Amado Rabelo (JK), Samir Suaiden (JK)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O estudo tem por objetivo apresentar o diferencial para a formação de um gestor da comunicação estratégica com habilitação em Relações Públicas: as disciplinas integradas do currículo da Faculdade de Comunicação Social. A presença dessas disciplinas no currículo do curso tem como foco as competências e habilidades necessárias para formação de um profissional capaz de inserir-se no mercado público, privado e terciário com desenvolvimento do potencial científico. Para tanto, foram traçadas as competências e habilidades desenvolvidas nos modelos formal, em ação e oculto do currículo universitário.
Palavras-chave: Relações Públicas, ensino, currículo

425-1 - DISCURSO ORGANIZACIONAL: MOTIVANDO O SERVIDOR PARA O SERVIÇO PÚBLICO
Lidiane Malagone Pimenta (PMI)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Uma prefeitura tem a missão de atender bem à população, oferecendo-lhe serviços públicos municipais eficazes e elevando a qualidade de vida da comunidade local. Para tanto, precisa contar com uma equipe de servidores públicos conscientes de seu papel, capazes de promover o atendimento adequado a cada cidadão. Porém, como em qualquer organização, há necessidade de motivar os funcionários e, muitas vezes, sensibilizá-los para a tarefa de atender bem. Por meio do discurso organizacional é possível fazer com que o público interno esteja apto a exercer seu papel de servidor público, convencendo-o de que ele também é responsável pelo desenvolvimento de sua cidade e bem-estar de todos os cidadãos.
Palavras-chave: Discurso organizacional, público interno, sensibilização, atendimento

921-1 - É COOL. EU TENHO, EU SOU: ESTUDO DE CASO DO SKOL BEATS SOCIEDADE DE CONSUMO E IDENTIDADE CULTURAL
Ethel Shiraishi Pereira (FCL)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Com o objetivo de discutir o evento sob o enfoque estratégico da comunicação integrada, foi desenvolvido um estudo de caso do evento Skol Beats. Como ponto de partida para o estabelecimento de uma relação entre a comunicação e o mercado, foram utilizados os conceitos da sociedade do espetáculo, assim como seus desdobramentos na sociedade contemporânea. A compreensão sobre o funcionamento da sociedade de consumo globalizada e o novo modelo de gestão e de comunicação utilizado nas organizações, permitiu o desenvolvimento de uma análise crítica das estratégias de relações públicas e do marketing adotadas em três edições do evento. Os resultados mostram que os eventos assumem papel estratégico no processo de fortalecimento das marcas e, como conseqüência, passam a interferir na formação da identidade cultural de grupos.
Palavras-chave: Relações Públicas, Eventos, Sociedade de Consumo, Marcas

1125-1 - INTRANET: AS TENDÊNCIAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS MINEIRAS
Virgínia Borges Palmerston (UNI-BH)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este artigo busca discutir os caminhos que estão sendo seguidos por organizações públicas mineiras com o objetivo de dinamizar a comunicação interna por meio das intranets. Para tanto, o presente estudo aborda a comunicação interna e seus instrumentos, a intranet como veículo de comunicação interna, e demonstra, por meio de estudos de caso, as modificações implementadas nas intranets de uma empresa pública, uma fundação e uma empresa de economia mista como forma de maximizar a comunicação interna.
Palavras-chave: Intranet;, comunicação interna, organizações públicas

910-1 - MARKETING CULTURAL-ENTRE A COMUNICAÇÃO, O RELACIONAMENTO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL- ANÁLISE DO PROJETO ARTESANATO BRASIL COM DESIGN
Ana Regina Barros Rêgo Leal (UFPI/UMESP)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O trabalho aqui apresentado analisa o Projeto Artesanato Brasil com Design desenvolvido pela CAIXA Econômica Federal como uma ação híbrida de marketing cultural e de relacionamento, comunicação e ainda de responsabilidade social.A metodologia escolhida priorizou de um lado, a conceituação dos termos através do posicionamento dos teóricos das áreas envolvidas como cultura, comunicação corporativa e marketing, e, de outro, a análise do projeto realizada a luz dos referenciais teóricos adquiridos, e, a partir do contato com a Instituição e com o produto final do mesmo.
Palavras-chave: Artesanato, Design, Marketing Cultural, Relacionamento

1638-3 - MARKETING SOCIAL E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: AS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS PELA REDE AÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PARA A MOBILIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO VOLUNTÁRIO E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL
Luciano Mattana (UNIFRA), Melina de Souza Mota (UFSM), Greice de Bem Noro (UNICRUZ), Sibila Rocha (UNIFRA)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A conjuntura social contemporânea  em rede  oportuniza uma relevante reflexão sobre o papel do conhecimento e da adaptabilidade organizacional a novas formas de atuação e expressão  louváveis e responsáveis  , capazes de responder aos desafios do cambiante modelo econômico-tecnológico da informação. Assim, o estudo aborda a inter-relação entre o marketing social e a comunicação organizacional empregados por uma rede gaúcha de organizações sem fins lucrativos e governamentais na mobilização do comportamento social voluntário e na construção de uma imagem organizacional efetiva. Por meio de observação, entrevista e questionário, foi possível identificar as estratégias de comunicação utilizadas pela rede que auxiliaram-na a iniciar a mobilização da sociedade local, bem como a construir uma imagem confiável.
Palavras-chave: marketing social, comunicação organizacional, redes

1569-1 - O CAMPO DE ATUAÇÃO DE EMPRESAS QUE PRESTAM SERVIÇOS NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO
Souvenir Maria Graczyk Dornelles (PUCRS)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este estudo tem por objetivo identificar o campo de atuação de empresas que oferecem serviços que pertençam à área da comunicação - assessorias e consultorias de comunicação, de imprensa e de relações públicas,para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Os dados foram levantados junto a diretores e executivos de empresas de comunicação de Porto Alegre/RS, por meio de pesquisa qualitativa - entrevistas em profundidade, quando se buscou definições e relatos dos tipos de atividades desenvolvidas para os clientes, assim como dados que pudessem determinar espaços e papéis da área de RRPP neste segmento de mercado.
Palavras-chave: relações públicas, comunicação, assessoria, imprensa, atividades

1841-1 - O CAMPO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS E A ENTRADA DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DA PESQUISA HISTÓRICA (1956-1979)
Carla Lemos da Silva (PUCRS), Gisele Becker (PUCRS)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A partir da aplicação da metodologia da pesquisa histórica, que busca a problematização da realidade em que vivemos com base não apenas em consulta a bibliografias, mas com outras fontes produzidas pelo ser humano ao longo da história, e considerando também que não apenas as fontes de documentação oficial constroem os olhares para o mundo contemporâneo, é possível constatar que a atividade de Relações Públicas, ainda que percebida no início do século XX, fez-se mais presente com a evolução da trajetória política e econômica do Brasil a partir dos anos 50.
Palavras-chave: RELAÇÕES PÚBLICAS, HISTÓRIA, PESQUISA HISTÓRICA

922-1 - OUVIDORIA, LUGAR PRIVILEGIADO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Luiz Carlos Assis Iasbeck (UCB)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A instituição da Ouvidoria, secularmente conhecida do povo brasileiro, está tradicionalmente vinculada às atividades públicas e, nas últimas décadas, também às empresas privadas que acordaram para a responsabilidade social aliada ao marketing do respeito ao consumidor. Pela própria natureza de suas funções, a Ouvidoria funciona como mídia, cujo objetivo é proporcionar interação efetiva (comunicação bilateral) entre cidadão e Organização. Entretanto, por não ser reconhecida como tal, muitas Ouvidorias deixam de cumprir sua função para funcionarem como instituições de defesa dos fornecedores contra s reclamações dos consumidores. Urge, portanto, rever o papel das Ouvidorias e reposicioná-las como lugares de comunicação, conduzidas e administradas preferencialmente por profissionais da área da Comunicação Social e, especificamente, como profissão vinculada às Relações Públicas.
Palavras-chave: Ouvidoria, Comunicação Organizacional, Administração da Comunicação, Mìdia Empresarial

1076-1 - PANORAMA SOCIAL E DEMOCRACIA: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
Maria José da Costa Oliveira (METROCAMP)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A partir de uma abordagem sobre o panorama social brasileiro, este artigo analisa o papel da área de Relações Públicas na construção da cidadania e da democracia, uma vez que essas pressupõem a existência de liberdade de expressão, possibilidade de participação e envolvimento da população em questões de interesse público. Se por um lado a atividade de Relações Públicas prescinde da democracia para sua existência, por outro lado tem o dever de colaborar para que o processo democrático seja consolidado, desenvolvendo ações que incentivem a participação dos cidadãos nas políticas organizacionais e públicas.
Palavras-chave: Democracia, Cidadania, Relações Públicas

708-9 - PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS SOBRE O SISTEMA CONFERP: ANÁLISE DA ENTIDADE E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
Maria Aparecida Ferrari (UMESP)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O propósito deste estudo é conhecer a percepção dos profissionais de Relações Públicas sobre a atuação do sistema CONFERP/CONRERP SP/PR, a participação no referido conselho regional e as perspectivas para o futuro da área. Uma vez que, no decorrer da década de 1990, o CONRERP-SP/PR teve seu quadro de filiados diminuído sistematicamente, o presente estudo pretende identificar as causas da falta de participação na entidade e como eles vêem o futuro das Relações Públicas na sociedade contemporânea. Foram entrevistados 84 profissionais de Relações Públicas no estado de São Paulo. Os resultados apontam que a percepção sobre o Sistema CONFERP/ CONRERP SP/PR é negativa ou nula, na medida em que os relações-públicas não vêem na filiação à entidade benefícios para o desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: CONFERP, registro profissional, atividade profissional, CONRERP SP/PR

585-1 - PODER, CULTURA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL  CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SEMIÓTICA
Maria José Guerra de Figueiredo Garcia (UNICSUL), Sidinéia Gomes de Freitas (USP)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O trabalho analisa a comunicação organizacional sob o ponto de vista da teoria semiótica e está dividido em cinco tópicos: por uma semiótica dos discursos institucionais; as organizações como objeto semiótico; as vozes da organização  a hierarquia de destinadores; a identidade coletiva  o retorno à pessoa; e considerações finais  a metamorfose. Trata-se uma contribuição para a análise da comunicação organizacional por meio de modelos voltados para o discurso.
Palavras-chave: organizações, comunicação organizacional, semiótica, discursos institucionais

1348-1 - PROTAGONISMO, VISIBILIDADE E PODER: REFLEXÕES SOBRE A TRILOGIA APLICADA À ATIVIDADE DA OUVIDORIA UNIVERSITÁRIA.
Angela Fernandes (Unicsul)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o campo de estudo sobre a atividade da Ouvidorioa Universitária trazendo para a discussão conceitos e pressupostos orientados sob a perspectiva das teorias que tratam sobre os temas poder, comunicação e cultura organizacional e relações públicas. Discute-se como conceitos sobre poder, protagonsimo e visibilidade podem se entrecruzar na dimensão da comunicação organizacional das Instituições de Ensino Superior considerando-se a Ouvidoria Universitária como objeto de estudo.
Palavras-chave: Protagonismo, visibilidade, poder, comunicação organizacional, relações públicas

1657-1 - RELAÇÕES PÚBLICAS E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E PROJEÇÃO DE LOCALIDADES
Mayra Beatriz Cunha Franceschi (UCDB)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Com a constatação da insuficiência do estado para suprir todas as necessidades de uma localidade tornou-se evidente que, sobretudo, para o assunto de desenvolvimento industrial, as parcerias público-privadas são essenciais à concretização eficaz de políticas públicas. Essas parcerias alinhavadas a partir da atuação das câmaras setoriais de fomento às cadeias produtivas tornam-se ideais para estados promissores ao desenvolvimento industrial como Mato Grosso do Sul, proporcionando subsídios para a sua projeção enquanto localidade promissora para tal fim. Nesse contexto, as Relações Públicas ocupam papel essencial na mediação dos relacionamentos que disponibilizam essas parcerias e na concepção de estratégias que projetem uma localidade aos seus públicos de interesse, o que defende a proposta de estudo aqui estruturada.
Palavras-chave: Relações Públicas, Parcerias Público-Privadas, Desenvolvimento de Localidades

1557-1 - RELAÇÕES PÚBLICAS  A REGULAMENTAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO RELACIONAMENTO
Cláudia Peixoto de Moura (PUCRS)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Relações Públicas é regida pela Lei nº 5.377 (1967) que define suas atividades específicas, regulamentadas pelo Decreto nº 63.283 (1968). As  Conclusões do Parlamento Nacional de Relações Públicas estabelecem modificações conceituais, indicando funções para a área, além do processo no qual os relacionamentos entre públicos e entidades ocorrem a partir de necessidades e informações. Reforçando esta questão, a Resolução Normativa nº 43 é estabelecida pelo CONFERP, em 2002, com atividades privativas e necessárias ao êxito institucional. O trabalho aborda a questão da legislação de Relações Públicas com a finalidade de apresentar suas atribuições no decorrer de quase quatro décadas de regulamentação para o exercício da profissão no Brasil. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, possibilitando o levantamento do assunto.
Palavras-chave: relações públicas, regulamentação, exercício profissional

581-2 - REPENSANDO A COMUNICAÇÃO INTERNA ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL
Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM), Daniela Huppes (UFSM)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Por meio de um estudo de caso, descritivo exploratório, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Privada do estado de Santa Catarina, o presente trabalho destaca a importância da comunicação interna para obter-se o comprometimento com o planejamento estratégico organizacional. Através de pesquisa documental, observação direta, entrevistas e questionários, pode-se concluir que o comprometimento só é obtido com o apoio de uma comunicação bem estruturada, transparente e democrática. O profissional de Relações Públicas, por sua vez, um especialista em planejar a utilização adequada de diversos veículos no relacionamento com os públicos, é um grande facilitador dessa comunicação.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Comunicação Interna, Relações Públicas, Comprometimento

581-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E UNIVERSO SIMBÓLICO: UMA ABORDAGEM DEJOURIANA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM), Liziê Ortiz Costa (UN)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O objetivo desta pesquisa foi compreender a organização do trabalho como fator de equilíbrio e desenvolvimento humano. Está fundamentada teoricamente nos estudos realizados por Christophe Dejours que se propõe a pensar as relações estabelecidas no trabalho através da compreensão das representações sociais e do universo simbólico dos trabalhadores. A interpretação dos dados coletados pelas entrevistas semi-estruturadas foi feita de acordo com o método de análise de conteúdo. Foram levantadas, a partir da leitura das entrevistas realizadas, dez (10) categorias iniciais, quatro (4) categorias intermediárias obtidas pelo reagrupamento das categoriais iniciais e duas (2) categorias finais. As categorias finais mostram que as representações de sofrimento encontram-se em torno da ausência de reconhecimento e de sentido para o trabalho.
Palavras-chave: Representações Sociais, Relações Públicas, Cultura Organizacional, Prazer/Sofrimento no Trabalho

1204-1 - TÍTULO: PORTAL DO CIDADÃO  DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO?
Tania Maria Graziadei (USC), Sonia Aparecida Cabestré (USC)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Trata-se de um estudo desenvolvido abordando o tema portal do cidadão. No processo de levantamento de informações, efetuou-se busca em sites de diferentes setores públicos, independente da abrangência e/ou região de atuação, com o propósito de identificar o conteúdo disponibilizado. Procurou-se, no processo de identificação dos sites governamentais, selecionar e analisar os representativos das diferentes regiões brasileiras. Desenvolveu-se, também, pesquisa exploratória junto a estudantes de comunicação da Universidade do Sagrado Coração com o objetivo de identificar, sistematizar e avaliar o conhecimento que possuem sobre democratização da informação e portal do cidadão.Para argumentação do estudo, apresentam-se os fundamentos teóricos pertinentes com ênfase para os aspectos que abordam portal do cidadão, democratização da informação e papel social do profissional de Relações Públicas.
Palavras-chave: Relações Públicas, Sistemas de Comunicação Públic, Portal do Cidadão, Democratização da Informação.

952-1 - TV CORPORATIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Bruno Hingst (FACASPER)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Este trabalho traz à discussão as novas possibilidades de ações no campo da comunicação corporativa, particularmente na comunicação interna, que nos últimos anos, auxiliada pelas novas tecnologias, como TV Corporativa, tem possibilitado a difusão de conceitos e a capacitação dos funcionários, processando significativas transformações dentro das organizações, disponibilizando informações e conteúdos em tempo real, de maneira acessível, mesmo a longas distâncias.
Palavras-chave: comunicação organizacional, comunicação interna, novas tecnologias, audiovisual

529-1 - UM ESTUDO SOBRE COMO ALGUMAS EMPRESAS DA REGIÃO TRABALHAM SEU HISTÓRICO: O QUE PODE SER MEMÓRIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DESTAS PRÁTICAS
Ana Maria Strohschoen (.)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Nem sempre é possível articular o uso dos conceitos com as práticas profissionais. Na área de Relações Públicas e suas competências é preciso pensar o conceito de histórico com a idéia de memória institucional talvez como campo estratégico de comunicação. A tentativa desse artigo é iniciar uma reflexão sobre esta questão, utilizando para isso exemplos de empresas que trabalham seu histórico, como isso pode ser considerado parte de estratégia de comunicação ou se foram atividades meramente comemorativas ou se fazem parte de um planejamento estratégico das empresas.
Palavras-chave: Memória Institucional, Histórico das empresas, Relações Públicas

1403-1 - UMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL DE RELACIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES NA INTERNET
Vagner de Carvalho Silva (Unisinos)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Relações Públicas em uma perspectiva internacional na Internet observando o relacionamento entre os diferentes tipos de público e as organizações. Este artigo é um pequeno fragmento de um trabalho maior sobre Relações Públicas Internacionais. Inicia com a definição da atividade no horizonte internacional. Segue com o panorama da Internet e a função do profissional. Finaliza com a análise de mais de cem sites de quarenta e duas organizações em dezoito segmentos empresariais.
Palavras-chave: Relações Públicas Internaciona, Internet, Públicos

1037-1 - USOS E SIGNIFICADOS DO CONCEITO COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Elizabeth Pazito Brandão (IESB)
Evento: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A expressão Comunicação Pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. Nos últimos anos, vem se transformando em um conceito identificado com o processo de comunicação instaurado entre Estado, Governo e Sociedade Civil. Este trabalho analisa o estado da arte da área, mapeando os usos e significados que estão sendo adotados para a construção do conceito e direciona o foco da análise para compreender as razões da expansão do que atualmente já pode ser considerada uma nova área de estudos na Comunicação Social.
Palavras-chave: comunicação pública, informação pública, cidadania, espaço público

 
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