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Trabalhos Completos
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Comunicação e Cultura Urbanas |
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650-1 - A CIDADE, O CINEMA E O RISO Edmilson Felipe da Silva (PUC-SP) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O texto pretende discorrer a respeito das manifestações culturais ocorridas no Brasil desde o século XX, destacando o desenvolvimento urbano-industrial nas cidades de São Paulo e RIo de Janeiro. A análise fundamenta-se no cinema como um veículo significativo na abordagem da produção cultural e artística destas cidades e destaca ainda, o fenômeno do risível como um marco da comunicação e da cotidianidade brasileiras. Edmilson Felipe da Silva, professor do Departamento de Antropolgoia da PUC-SP e da Faculdades SENAC - SP. Defendeu mestrado em 1996: O cinema brasileiro de curta-metragem: Uma análise da produção de Jorge Fuirtado e Arthur Omar e Doutorado em 2.001: Por uma história do riso: Carlos Manga e a Chanchada no Brasil. Palavras-chave: CIDADE, CINEMA, RISO, CULTURA URBANA
1072-1 - A COMUNICAÇÃO NA CIDADE: POLIFONIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NO ESPAÇO URBANO Rachel Fontes Sodré (UFRJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas As cidades contemporâneas são ricas em fluxos humanos, comerciais e simbólicos e marcadas pela profusão de signos comunicacionais com origens, estéticas e conteúdos variados, o que, para nós, caracteriza a polifonia urbana. Propomos, a partir da observação da cidade e da análise da bibliografia relativa ao tema, um estudo acerca dos processos de comunicação urbanos e dos signos que os compõem. A partir da leitura dos trabalhos de Guattari e Caiafa, respectivamente, entendemos que a vivência do espaço citadino envolve de forma complexa as faculdades subjetivas, sendo capazes de nos mobilizar, produzir memória e de se constituir em componemtes subjetivos. Palavras-chave: Comunicação e culturas urbanas, Culturas juvenis - grafite, subjetividade, polifonia urbana
552-2 - A CULTURA DE MASSA E A MITIFICAÇÃO DO OBJETO Telenia Terezinha de Senna Hill (UFRJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O tempo age sobre a vida engendrando a consciência social que reflete as realizações da sociedade e da cultura. O século XVIII será o período de maior aceleração em vista do aumento vertiginoso da densidade demográfica e do crescimento da produção. Ao lado da produção artesanal existente, registra-se um outro tipo, a mecanizada, conseqüência das invenções tecnológicas da época. Esta, fabricada em grande escala, obtém melhor preço. A ciência e a tecnologia se hipertofiam em detrimento do respeito ao indivíduo e à humanidade até nossos dias. Caracteriza-se uma massa que é estimulada a consumir. Focaliza-se o homem em tensão com o objeto, instalando-se um círculo vicioso: é o homem que produz o objeto, mas é também ele que, criando as estratégias de comunicação para que o produto seja bem aceito, colabora, a longo prazo, para a sua autodestruição.
Palavras-chave: comunicação e culturas urbanas, cotidiano, mídia e mercado, produção/consumo cultural, mediações
1020-1 - A EMERGÊNCIA DE SENTIDOS NO TIPOGRAFISMO Bruno Guimarães Martins (Promove), Paulo Bernardo Ferreira Vaz (UFMG) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas À margem das mídias convencionais, o tipografismo se configura como um meio que aparece discretamente no espaço cotidiano. Forma anônima de comunicação, essa escrita do homem ordinário é capaz de estimular a atividade criadora do leitor de seus caracteres excêntricos. Quando os princípios definidores da legibilidade se fazem ausentes, o ilegível emerge como potencializador de sentidos. Esse processo de leitura incomum, proporcionado pelas singularidades formais e contextuais do tipografismo, constitui o objeto deste artigo. A partir de dois exemplos investigou-se o modo como a atenção do leitor pode ser conduzida, simultaneamente, para a materialidade da inscrição e para a complexidade do espaço cotidiano. O processo de produção de sentido parece dar lugar a um processo de emergência de sentidos onde a estética ocupa uma posição privilegiada. Palavras-chave: emergência de sentido, tipografismo, cotidiano
1409-1 - A MÚSICA POPULAR MASSIVA, O MAINSTREAM E O UNDERGROUND
TRAJETÓRIAS E CAMINHOS DA MÚSICA NA CULTURA MIDIÁTICA
Jeder Silveira Janotti J�nior (UFBA), Jorge Cardoso Filho (UFBA) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O artigo discute as configurações que caracterizariam a produção musical contemporânea a partir de sua dimensão plástica e midiática destacando, assim, a força das estratégias empregadas pela indústria fonográfica no processo de produção/circulação das canções e o papel que essas expressões culturais exercem no tecido social. Desse modo, apresentamos uma definição para a expressão "música popular massiva" a fim de estabelecer parâmetros de compreensão para a música no estágio atual da cultura midiática. Palavras-chave: Música Popular Massiva, Cultura Midiática, Underground
1005-1 - A MÚSICA POPULAR MASSIVA, O MAINSTREAM E O UNDERGROUND : TRAJETÓRIAS E CAMINHOS DA MÚSICA NA CULTURA MIDIÁTICA Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho (UFBA), Jeder Silveira Janotti Júnior (UFBA) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O artigo discute as configurações que caracterizariam a produção musical contemporânea a partir de sua dimensão plástica e midiática destacando, assim, a força das estratégias empregadas pela indústria fonográfica no processo de produção/circulação das canções e o papel que essas expressões culturais exercem no tecido social. Desse modo, apresentamos uma definição para a expressão "música popular massiva" a fim de estabelecer parâmetros de compreensão para a música no estágio atual da cultura midiática. Palavras-chave: Música Popular Massiva, Condições de Produção e Reconh, Consumo
1116-1 - AMBIVALÊNCIAS RACIAIS E MIDIATIZAÇÃO DA SOCIEDADE Dennis de Oliveira (UNIMEP) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este artigo traz algumas contribuições teóricas para se compreender as estratégias de relacionamento entre negros, movimento negro e mídia dentro da atual sociedade conhecida como "sociedade da informação". Nos debates sobre mídia e racismo se depara, em geral, com a reivindicação de maior visibilidade nos produtos midiáticos. Como reação a esta reivindicação, os produtores (incluindo tanto as empresas de mídia como os seus funcionários mais graduados, entre eles, os autores e produtores de mídia) argumentam que as cotas na mídia ferem a liberdade criativa do autor e a liberdade de expressão. Estes dilemas devem ser analisados tomando como referência as particularidades do racismo no Brasil, articulando-os com os novos paradigmas da sociedade da modernidade líquida e midiatizada. Palavras-chave: processos mediáticos culturais, mídia e racismo, racismo midiatizado
282-1 - ARRASTÃO EM PARIS: UM ESTUDO DA COBERTURA DO JORNAL O GLOBO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DOS ESTUDANTES FRANCESES EM MARÇO DE 2006 Ricardo Ferreira Freitas (UERJ), Roberta Sant'anna Lessa (UERJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Neste trabalho, são estudadas algumas representações sociais que a mídia ajuda a construir sobre a violência na contemporaneidade. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana. Este artigo comenta algumas representações sobre as manifestações dos estudantes na França, nos meses de março e abril de 2006, no jornal O Globo. Entre outros aspectos, é analisada a valorização da violência como conteúdo principal das matérias sobre as reivindicações do estudantes, em detrimento das questões trabalhistas e estudantis que originaram o conjunto de protestos. A violência é o assunto escolhido para o desenvolvimento de uma melhor compreensão sobre a construção do imaginário da metrópole contemporânea. Assim, recorremos às ciências sociais e às teorias da comunicação como bases teóricas de compreensão e análise das questões suscitadas.
Palavras-chave: comunicação, cidade, violência, jornal
916-1 - ARTE E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO URBANO Priscila Almeida Cunha Arantes (SENAC) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Uma das grandes discussões que permeiam o debate contemporâneo em torno da arte diz respeito à mescla entre arte e vida, entre experimentação estética e o ambiente social e urbano. A arte sai do espaço confinado da galeria e do museu e vai de encontro ao espaço da cidade, fazendo com que a criação dialogue com o corpo social. Muito destas práticas se tornaram comum a partir dos anos 70, quando inúmeros artistas interessados em romper com os pressupostos da arte tradional buscaram levar as artes para as ruas, travando diálogos inquietantes entre o espaço da cidade e o da criação. partindo deste pressuposto o presente artigo apresenta dois artistas que tomam a cidade como espaço de criação: o argelino Fred Forest e a brasileira Rachel Rosalen. Palavras-chave: arte, mídia, estética da comunicação, cultura urbana
1294-1 - AS CANÇÕES DO BRÁS CANÇÃO, GÊNERO, TERRITÓRIO Pedro Silva Marra (UFMG) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este trabalho busca investigar as relações entre a linguagem musical, sua prática, e os territórios conformados neste processo, no campo da música popular brasileira. Se a linguagem da musica articula elementos básicos de expressão musical em gêneros, seu uso pelos sujeitos compositores a fim de criar novas canções atualiza e territorializa tais elementos. A análise do uso dos elementos da linguagem utilizados em determinadas canções, em comparação com outras que constituem o gênero musical do qual faz parte, pode se transformar, portanto, em procedimento metodológico para a compreensão de espaços e territórios urbanos. O presente texto trabalhará tal perspectiva a partir do disco Correio da Estação do Brás , composto por Tom Zé no ano de 1978. Palavras-chave: Canção, Gênero, Linguagem Musical, Território
590-1 - ATRITO CULTURAL NO ORIENTE: UM CASO DE RUPTURA À SUBMISSÃO FEMININA Cristiane Portela de Carvalho (UFPE) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este artigo pretende discutir o caso de desafio à submissão feminina na sociedade islâmica, divulgado através da matéria jornalística Escândalo à moda islâmica (VEJA, ed. 1.890, 02/fev./2005 Anexo I), qual seja uma mãe solteira egípcia que, contrariando todos os preceitos sociais do mundo oriental, pediu exame de DNA e revelou a farsa dos casamentos aceitos pelo Islã. Para tal finalidade, analisa-se como esse comportamento feminino, transgressor para os padrões orientais e aceito como natural no Ocidente, é marcado por (im)posições culturais vigentes. Conclui-se, portanto, que o contato da mulher transgressora do Oriente com valores culturais do Ocidente é capaz de influenciar o surgimento de uma nova identidade feminina, já em fase de consolidação na cultura ocidental, mas que só agora, ainda que através de casos isolados, começa a despontar no Oriente. Palavras-chave: gênero, identidade-feminina, ruptura-feminina
1795-1 - CARLINHOS BROWN: IDENTIDADES, PERFORMANCES E PRÁTICAS SOCIAIS DE UM TROPICALISTA GLOBALIZADO Ayêska Paulafreitas de Lacerda (UESC) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este trabalho esboça um panorama preliminar sobre a trajetória artística de Carlinhos Brown, músico e compositor que articula a experiência estética com a vida em sociedade, as manifestações tradicionais da cultura com as tecnologias da comunicação e da informação. A escolha desse artista justifica-se pelo status alcançado no mercado da música mundial e por destacar-se como um mediador de práticas socioculturais transformadoras na comunidade de periferia onde nasceu. Além do rápido passeio pelo caminho percorrido por Brown, o trabalho propõe um diálogo com alguns autores do campo teórico denominado Estudos Culturais que poderão dar suporte a uma investigação mais apurada sobre o artista. Palavras-chave: música popular, Bahia, cotidiano, mídia e mercado, hibridismo cultural.
1222-1 - CIDADE: SÍMBOLOS, METÁFORAS, IMAGENS.
RESSONÂNCIA DE UM PRODUTO MIDIÁTICO NO IMAGINÁRIO DAS MULHERES DE VILA POUCA DO CAMPO PORTUGAL.
Josefina de Fátima Tranquilin Silva (PUC/SP) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Esta comunicação tem como objetivo analisar qual a analogia existente entre a cidade como uma escrita composta a partir de símbolos, metáforas e imagens e o imaginário urbano criado, subjetivamente, pelas receptoras de um produto midiático brasileiro telenovela Senhora do Destino , que possuem de 19 a 50 anos e que são moradoras de uma pequena localidade chamada Vila Pouca do Campo, em Portugal. Para tanto, é importante pensar que estas receptoras também estão envolvidas em uma dimensão cultural globalizada, urbana, e que as grandes cidades, hoje, se colocam como principais elementos de um mundo aberto, móvel, que, em parte, é representado na telenovela e vivenciado por estas mulheres. Sendo assim, esta comunicação tenta desvendar a ressonância que a dramatização encenada, em Senhora do Destino, tem na vida cotidiana real/imaginária destas mulheres. Palavras-chave: culturas urbanas, cidade, imaginário urbano, cotidiano, pós-modernidade
1266-1 - CULTURA DE CONSUMO ÀS AVESSAS: UMA (RE)LEITURA DA REVISTA POP Luís Fernando Rabello Borges (UNOCHAPECÓ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O presente texto visa a trazer contribuições para a compreensão relativa ao processo inicial de formulação de produtos de mídia impressa brasileira voltados ao público jovem. Com vistas à concretização dessa finalidade, foi realizado um estudo de caso da revista Pop, a primeira dirigida especificamente a esse segmento de consumidores no país, tendo circulado durante os anos 1970. Nesse sentido, será aqui apresentada uma releitura de certos conteúdos teóricos presentes na dissertação correspondente, em particular a cultura de consumo e o conceito de jovem , complementada com alguns resultados de análise categorizados como contato com a natureza e consumo às avessas . Palavras-chave: culturas juvenis, cultura de consumo, mídia impressa brasileira, revista Pop
1316-1 - DIÁLOGOS DA RUA UMA CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS E USOS DO CENTRO DE BELO HORIZONTE Cláudia Graça da Fonseca (UFMG), Regina Helena Alves da Silva (UFMG) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O texto apresenta algumas das reflexões realizadas no âmbito do projeto Cartografias do Hipercentro de Belo Horizonte, que reúne uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da UFMG. O projeto tem como objetivo realizar roteiros de viagens por universos de significação guiados por novos olhares sobre as paisagens e cenas urbanas. A intenção é acessar as várias possibilidades de relações estabelecidas pelos indivíduos na cidade, através da captação dos ruídos, sons e imagens; estímulos disponíveis à percepção do habitante da cidade, constituindo uma metodologia que permite conhecer o espaço urbano, a partir dos diversos sentidos e usos que os sujeitos atribuem a ele e das redes de relações que articulam e animam o seu cotidiano. Dois exemplos que se constituem em redes articuladas a partir da experiência urbana cotidiana são apresentados. Palavras-chave: redes sociais, redes comunicativas, cartografias urbanas, diálogos urbanos
506-1 - EMBALAGEM POP: UMA ANÁLISE DA TRILHA SONORA DE TRAINSPOTTING
Fábio Freire da Costa (UFBA) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O presente artigo objetiva apresentar uma discussão do entorno mediático e dos aspectos plásticos que envolvem o uso da música pop no cinema. A partir da prática recorrente do lançamento de álbuns de trilha sonora e da forma como as canções pop são empregadas para obter uma identificação junto a um público mais específico, propormos uma análise mediática da trilha sonora do filme Trainspotting, levando em consideração os gêneros musicais e os cenários que as músicas da trilha agregam ao filme. Palavras-chave: Cinema, Música pop, Trilha sonora, Análise de produtos
682-1 - INTERVENÇÃO URBANA: REPRESENTAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO NA CIDADE Henrique Moreira Mazetti (UFRJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O presente artigo busca analisar as práticas de intervenção urbana como manifestações localizadas entre uma forma de agir político pós-moderna, com ênfase na produção de processos de singularização e transformações no cotidiano, e no projeto político da modernidade, que se caracteriza por fazer avançar objetivos universais, numa tentativa de transformar as estruturas institucionais de dominação. Neste intuito, estabelecemos uma breve elaboração teórica acerca das práticas de intervenção urbana e das politicas pós-modernas. Para, por fim, apresentarmos uma análise inicial destas formas de manifestação, que buscam questionar o uso de interesses privados no espaço público, a partir de ações anti-publicitárias, e proporcionar a revitalização da cidade como lugar de diálogo e experiencia lúdica. Palavras-chave: Imaginário urbano, intervenção, políticas pós-modernas, subjetivação
1875-1 - JÓVENES E IMAGINARIOS: LA PERSPECTIVA INSTITUIDA Y LA CONFIGURACIÓN DE LO INSTITUYENTE Deibar René Hurtado Herrera (UC) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Tratar de comprender los fenómenos sociales contemporáneos desde la perspectiva de la teoría de imaginarios es reconocer parafraseando a Castoriadis (2002), que la historia de la humanidad es la historia del imaginario humano y de sus obras. Se trata entonces de una posibilidad plausible y pertinente, que reconoce en la acción práctica del ser humano (con otros y sobre el sí mismo), en la dinámica de lo instituido y lo instituyente, una dialéctica poética de autocreación. Un acercamiento al tema de juventud desde los imaginarios, es el reconocimiento de esta categoría como categoría sociocultural, como una construcción humana que ha sido instituida y legitimada socialmente. Estos imaginarios se constituyen en matrices de sentido desde la cual se explican y comprenden estas categorías, pero al mismo tiempo en mediadores fundamentales desde los cuales estos imaginarios se vivencian. Palavras-chave: Imaginarios, imaginarios sociales, juventud, instituido, instituyente
716-1 - JUVENTUDE, MÍDIA E MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES: ENCONTROS E DESENCONTROS Alexania Rossato (UFSM), Veneza Velozo Mayora Ronsini (UFSM) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O texto apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa sobre a identidade de jovens dos movimentos sociais camponeses do Rio Grande do Sul, apreendida a partir do conflito entre a recepção dos produtos midiáticos e a participação dos jovens nessas organizações. As conclusões parciais apontam para a recepção crítica desses produtos por parte dos jovens analisados, vinculada à sedução pelo conteúdo dos mesmos. Por outro lado, observa-se que os participantes dos movimentos sociais absorvem a visão frankfurtiana dos líderes dos movimentos, que consideram os jovens não engajados como vítimas da mídia. Palavras-chave: Recepção midiática, juventude, movimentos sociais
1828-1 - LEITURAS DE SALÃO: SUPORTES DE SOCIABILIDADE PELA FOFOCA Leticia Cantarela Matheus (UFF) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este artigo trata da possível convergência entre as formas de sociabilidade e os modos de consumo em determinados contextos. A proposta é analisar as revistas de fofoca encontradas em salões de beleza tendo em vista seus múltiplos usos para além da simples distração. A idéia é que há certas características narrativas e editoriais nessas revistas que propiciam uma reelaboração coletiva dos sentidos do sucesso, dos padrões de beleza e de comportamento. Essa reelaboração se daria não somente no momento imediato do consumo visual das revistas como também no acionamento de comentários compartilhados no ambiente dos salões. A fofoca, deste modo, estaria não tanto no conteúdo das revistas, mas principalmente nos seus modos de leitura. Palavras-chave: fofoca, protocolo de leitura, identidade
1247-1 - LEITURAS IMAGÉTICAS E URBANIDADE EM AÇÕES CULTURAIS NAS CIDADES DE NATAL E SÃO PAULO:
APONTAMENTOS SOBRE PROPOSIÇÕES COMUNICACIONAIS
Rosamaria Luiza de Melo Rocha (ESPM-SP), Josimey Costa da Silva (UFRN) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Os resultados parciais de duas iniciativas de ação cultural realizadas nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil são apresentados neste artigo de forma a evidenciar a articulação com o campo da comunicação social e com pesquisas acadêmicas, as quais buscam, a partir de eixos conceituais partilhados, interfaces inter-estaduais pertinentes ao adensamento de reflexões sobre as cidades brasileiras em suas particularidades e universalidades, reforçando o aporte reflexivo das contemporâneas teorias da comunicação.
Palavras-chave: comunicação, imagem, cidade
1462-1 - METRÓPOLE E CULTURAS JUVENIS: ESTÉTICAS E FORMAS DE EXPRESSÃO Rita de Cássia Alves Oliveira (SENAC SP), Andrea de Souza Almeida (SENAC-SP), Marlyvan Moraes de Alencar (SENAC-SP) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este artigo busca relacionar design, metrópole e intervenções urbanas dentro do contexto do deslocamento juvenil no espaço da metrópole, ação que ultrapassa o sentido do simples movimento e se torna uma prática transformadora do território urbano, definidora de identidades, pertencimentos e atuações políticas. Grafites, pichações e stickers são algumas das marcas deixadas pelos jovens no espaço público da cidade e são elas o objeto deste trabalho que se insere em projeto de pesquisa Design, Metrópole e Consumo cultural desenvolvido no Centro Universitário Senac de São Paulo. Palavras-chave: design, metrópole, intervenções urbanas, culturas juvenis
599-1 - MODA VERDE-AMARELA E A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL Ana Elisabeth Iwancow (UNISINOS) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas O artigo aborda a identidade nacional, a partir do uso das cores verde e amarela, na moda urbana, não unicamente por ser ano de Copa do Mundo, mas tratando a questão como fenômeno cultural. Identifica as novas significações nas representações de identidade, que permitem assegurar o orgulho nacional e, ainda, busca estabelecer relações com o impacto da globalização, que despertou um novo interesse pelo local. Palavras-chave: Imaginário, nação, cultura, consumo
1062-1 - MOTORISTAS DE VAN: INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE NAS VIAS CARIOCAS Vicente Magno Figueiredo Cardoso (Uerj) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Resumo
Dentre vários personagens que habitam as vias urbanas cariocas, esse trabalho será dedicado a um bem específico: os motoristas de vans. O foco será o comportamento peculiar desse grupo social, como se comunicam no momento em que buscam seus passageiros para fazer as chamadas lotadas, quando se portam de forma competitiva e agressiva. E, instantes depois, já com seus passageiros dentro das suas vans e trafegando pelas vias expressas cariocas, trocam informes via rádio, dão avisos, compartilham informações de interesse comum e se ajudam mutuamente. Mesmo ao volante e em trânsito pela cidade, interagem, mantém-se em contato em tempo real via rádio. As ruas e avenidas da cidade, assim como a tecnologia, transformam-se em suporte para esse tipo de socialização vivido por essa a tribo urbana.
Palavras-chave: Comunicação, cidade, transporte alternativo, sociabilidade
879-1 - MÚSICA, JUVENTUDE E TECNOLOGIA: NOVAS PRÁTICAS DE CONSUMO NA CIBERCULTURA Gisela Grangeiro da Silva Castro (ESPM) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este trabalho discute a emergência e consolidação de novas práticas de consumo musical a partir da apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação. São examinadas algumas modalidades de distribuição e consumo de música via Internet, bem como através da rede de telefonia móvel. Campanhas publicitárias e estratégias mercadológicas de players portáteis de música digital são analisadas. A proliferação de dispositivos tecnológicos de controle e restrição de circulação de conteúdo digital é enfocada na discussão acerca da complexa questão da pirataria digital. Finalmente, examina-se a atuação de softwares de rastreamento e seleção na elaboração de sofisticados perfis de consumidor. Palavras-chave: comunicação e culturas urbanas, consumo musical e mediações, cultura juvenil, Internet
808-2 - NOTAS PARA A COMPREENSÃO DOS CONSUMOS MEDIÁTICOS E ESTILOS DE VIDA: O CASO DAS CIGANAS PORTUGUESAS Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha (UC/IEJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este artigo tem como objectivo fazer uma primeira aproximação à literatura sobre os estudos que interrelacionam os Media com a cultura e a sociedade de consumo, tendo em consideração um estudo de caso de um grupo de ciganas portuguesas. No momento em que a associação entre as novas formas de capitalismo e as tecnologias de reprodução tornaram os Media parte integrante da experiência do quotidiano, os enquadramentos teóricos tendem a privilegiar as trajectórias individuais da construção da identidade centradas na relação com os Media. Neste sentido, e tendo em conta um estudo de caso sobre as ciganas portuguesas, pretende-se discutir as suas relações com o consumo dos meios de comunicação e a capacidade que estes adquirem para incitar a redefinição de identidades e gerar novos estilos de vida. Palavras-chave: Consumos dos Media, Estilos de Vida, Ciganas Portuguesas
294-1 - O FÃ-CLUBE COMO LUGAR DE MEMÓRIA: ESFERA DE CELEBRAÇÃO E DISPUTA SIMBÓLICA Tiago José Lemos Monteiro (UFRJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Tradicionalmente associada aos valores de superficialidade e efemeridade que caracterizam o cenário sociocultural contemporâneo, a Cultura da Mídia se revela um espaço privilegiado para a análise de outro traço distintivo dos tempos atuais: a obsessão pela memória. Dando prosseguimento à reflexão sobre o fenômeno da idolatria, este artigo se propõe a investigar o papel dos fã-clubes como lugares de memória, em suas duas manifestações mais freqüentes: como espaço de preservação e celebração da lembrança do ídolo e como esfera de disputa simbólica pela narrativa biográfica legítima . Palavras-chave: Fãs, Cultura da Mídia, Lugar de memória, Culturas Urbanas
477-1 - O JORNAL NACIONAL E SUA RECEPÇÃO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS Isabel Siqueira Travancas (FCRB) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a recepção do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão por um grupo de estudantes universitários cariocas. Para isso, foi realizada uma etnografia de audiência com 16 estudantes de quatro cursos diferentes: Medicina, Comunicação Social, Pedagogia e Serviço Social de universidades públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Este artigo inicia-se com uma pequena discussão sobre a construção do telejornal e seus critérios de seleção de notícias. Em seguida, aborda-se a interpretação que os jovens estudados fazem da forma e do conteúdo das matérias jornalísticas. Foi possível constatar que há uma maneira fluída e dispersa de assistir televisão por parte destes jovens, assim como concluir que, embora o Jornal Nacional não seja a única fonte de informação, ele é uma referência para o universo pesquisado.
Palavras-chave: televisão, recepção, jovens, jornal
812-1 - O QUE SOBROU DO PARAISO ? FLUXOS DA METRÓPOLE, COMUNICAÇÃO E CONSUMO NO REENCANTAMENTO DO MUNDO JUVENIL Marcos Rodrigues de Lara (PUC-SP) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Analisar alternativas de reencantamento de grupos juvenis no cotidiano da metrópole paulista, pela leitura dos textos midiáticos e culturais disponíveis através da circulação pelo meio urbano. Este estudo dialoga com o projeto de pesquisa desenvolvido pelo autor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC_SP para seu doutoramento. Avaliar as interconexões experimentadas pelos jovens nas vertentes locais e temporais, na construção dos significados de sua presença urbana. Palavras-chave: culturas urbanas e juvenis, fluxos metropolitanos, mídias, consumo
1275-1 - O BALÉ DO LUGAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: A CULTURA COMO INSTRUMENTO DE RESIGNIFICAÇÃO ESPACIAL Roberta Carvalho Pereira (UERJ) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas Este artigo se debruça sobre a cidade como suporte, mediadora e veículo de comunicação. Cada cidade, cada lugar, possui uma coreografia própria, que o geógrafo humanista David Seamon (1980) chamou de "balé do lugar". O ir e vir de pessoas e veículos no cotidiano da cidade formando a coreografia espontânea e característica de determinado lugar, integrando e conectando os indivíduos. A história cotidiana, tecida em rede nas interações das ruas, atua na construção permanente de representações. São essas interações que fazem da cidade um suporte sensível para a comunicação. A cultura popular modela o lugar, forjando significados que se atualizam constantemente. No Rio de Janeiro dois momentos da cultura popular cortam a cidade criando um novo e único balé do lugar : o desfile do Cordão da Bola Preta e o Trem do Samba. Palavras-chave: Comunicação, Cultura Popular, Cidade, "Balé do Lugar"
295-1 - OS CONSUMOS E OS ESTILOS DE VIDA NA IMPRENSA PORTUGUESA - DISCUSSÃO DE RESULTADOS Susana Alexandra Frutuoso Henriques (CIES/ISCTE) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas A presente comunicação resulta de uma investigação em curso sobre a forma como os meios de comunicação social expressam e constituem os consumos e os estilos de vida nas sociedades contemporâneas. Tomando como referente empírico notícias da imprensa escrita portuguesa - publicadas durante o ano de 2005 - procura fazer-se uma discussão dos dados analisados com recurso à análise de conteúdo e à análise crítica do discurso. Palavras-chave: Jornalismo de mercado, Cultura de consumo, Consumos, Estilos de vida
387-2 - REPRESENTAÇÕES URBANAS NO CINEMA LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO Angela Freire Prysthon (UFPE) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas
RESUMO
O propósito deste artigo é analisar a idéia de "unidade latino-americana" através da representação das cidades nos filmes latino-americanos do final da década de 90 e da década de 2000. Sempre com a perspectiva de estabelecer elos entre o fílmico (modos de representar essas cidades através do cinema, ou uma estética de representação urbana no cinema latino-americano contemporâneo) e o cinematográfico (contextos nos quais os filmes são produzidos e consumidos; maneiras pelas quais os filmes se constituem também como documentos históricos).
Vamos contrastar as cidades mais "idílicas" ou nostálgicas de certos filmes de ficção com as cidades dos documentários e dos filmes mais realistas, para através de suas diferenças, mas, sobretudo, de suas semelhanças, entender como se processa a experiência urbana no cinema latino-americano das duas últimas décadas.
Palavras-chave: cinema latino-americano, cidades, cultura urbana, representaçoes do real
251-2 - URBANAS JUVENILIDADES. MODOS DE SER E DE VIVER NA CIDADE DE SÃO PAULO Silvia Helena Simoes Borelli (PUCSP), Rosamaria Luiza (rose) de Melo Rocha (ESPMSP), Rita Alves de Oliveira (SENAC-SP) Evento: Comunicação e Cultura Urbanas A pesquisa é parte de um projeto inter-institucional e internacional que analisa concepções de jovens urbanos sobre vida e morte. No caso brasileiro, em estudos iniciados em 2001 e ainda em andamento, são objeto de investigação jovens entre 15 e 24 anos, moradores da cidade de São Paulo (SP), em zonas de contraste e exclusão, sul e oeste. As concepções de vida e morte aparecem aqui articuladas à experimentação da violência e às formas de consumo cultural. Interessa-nos, particularmente, captá-las na análise de narrativas e de material iconográfico vinculados ao segmento investigado e, ainda, percebê-las em sua relação com a vivência juvenil da cidade e da contemporaneidade. Para atingir esse objetivo, propõe-se uma perspectiva teórica que concebe a juventude como categoria ao mesmo tempo universal e nômade e uma abordagem multimetodológica que privilegia recortes de cunho qualitativo. Palavras-chave: jovens urbanos, concepções de vida e morte, consumo cultural, experimentação da violência
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