
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 1 

 
A grande imprensa paulista e a imagem do PT pré-Mensalão: as coberturas das 

denúncias do caso CPEM (1997) no Estadão e na Folha1 
 

Paulo Roberto Figueira Leal2 
Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 
 
 
Resumo 
 
Já em 1997- quando das denúncias de corrupção envolvendo a empresa de consultoria 
CPEM e prefeituras petistas de São Paulo -, as produções noticiosas dos dois principais 
jornais paulistas enfatizavam (peremptoriamente em O Estado de São Paulo; 
hipoteticamente na Folha de São Paulo), a não diferenciação do PT em relação a outros 
partidos. Os enquadramentos jornalísticos dados pelos dois jornais na cobertura 
daquelas denúncias, contudo, mostraram-se distintos: enquanto as escolhas editoria is do 
Estado foram preferencialmente por reportagens com estilo editorializado e centradas 
no Partido dos Trabalhadores, as da Folha enfatizaram as relações promíscuas entre 
consultorias e prefe ituras (não apenas as petistas).   
 
 
Palavras-chave 
 
Jornalismo impresso; Enquadramento de mídia ; Ênfase editorial. 
 
 
1 - Introdução 
 

Depois das denúncias feitas em 2005 pelo ex-deputado Roberto Jefferson (sobre a 

existência de um mecanismo de cooptação parlamentar no esquema que ficou conhecido 

como Mensalão), houve uma intensa reversão de imagem do Partido dos Trabalhadores 

junto a importantes segmentos da sociedade brasileira. Se até então o PT aparecia em 

quase todas as sondagens de opinião pública como uma sigla com imagem mais 

associada à honestidade do que as demais, o episódio do Mensalão produziu um 

significativo processo de indiferenciação entre elas.  

Nas ondas de investigações que se seguiram à entrevista de Jefferson à Folha de São 

Paulo, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) instaladas no Congresso 

Brasileiro levantaram velhas e novas denúncias contra o Partido dos Trabalhadores. 

Entre elas, a acusação de que várias prefeituras do interior paulista administradas pelo 

                                                 
1 Trabalho apresentado ao NP 11 – Jornalismo, do VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. 
 
2 Doutor e mestre em Ciência Política pelo Iuperj, jornalista pela UFRJ. Professor Adjunto da Facom-UFJF. Autor 
dos livros O PT e o dilema da representação política (Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2005) e Os debates 
petistas no final dos anos 90 (Editora Sotese, 2004).  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 2 

PT nos anos 90 tiveram relações promíscuas com uma empresa de consultoria (a 

CPEM), ligada a Roberto Teixeira, amigo íntimo do presidente Lula. 

As primeiras denúncias relacionadas ao caso foram publicadas na edição de 26 de 

maio de 1997 do paulistano Jornal da Tarde. Rapidamente todos os grandes jornais do 

país acolheram pautas decorrentes daquela matéria. E que imagem era projetada sobre o 

PT por esses grandes jornais? Naquele ano de 1997, período em o partido se encontrava 

em pleno processo de crescimento e consolidação (cujo ápice se daria com a eleição de 

Lula em 2002), que papel desempenhou especificamente a grande imprensa de São 

Paulo - berço e principal reduto eleitoral petista - na delimitação da imagem pública do 

Partido dos Trabalhadores? 

Para responder – ao menos parcialmente – a esta questão, o presente artigo 

concentra-se em analisar as coberturas sobre o tema CPEM realizadas pelos dois mais 

influentes diários paulistas – O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo - entre os 

dias 27 de maio de 1997 (dia seguinte à publicação das denúncias pelo Jornal da Tarde) 

e 4 de junho de 1997 (data-limite escolhida por ainda conter matérias relacionadas ao 

tema, sobretudo em virtude da instauração, pelo PT, de uma comissão de sindicância 

para apurar responsabilidades). Pretende-se inferir, a partir da avaliação das ênfases 

editoriais dadas pelos veículos, que imagem do PT decorreu da produção noticiosa de 

cada um dos referidos jornais. 

 

2 - Os cânones da prática jornalística 

 

Objetividade, neutralidade e concisão. Todos os manuais de redação e estilo dos 

jornais enfatizam estes três atributos como sendo alguns daqueles mais indispensáveis 

para uma boa matéria jornalística. É através deles, reza a tradição, que o profissional 

acessa o mundo e transforma fatos em notícias. O já clássico conceito de Nilson Lage 

(1993) sustenta que notícia é o relato de um fato ou uma série de fatos a partir de seus 

aspectos mais relevantes. A definição tradicional, pelos veículos, dos critérios 

norteadores para a escolha do que é ou não relevante baseia-se na discutível convicção 

de que é possível refletir a realidade tal como ela efetivamente é e objetivamente 

hierarquizar eventos por ordem de importância. Nessa perspectiva, o mundo é 

cogniscível e passível de ser encapsulado em textos. 

Não é tarefa deste trabalho discutir em profundidade o paradigma acima. Questões 

epistemológicas muito complexas emergem dessa discussão, num antigo embate. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 3 

Contudo, com base em teóricos críticos dessa ideologia da objetividade, pretendemos 

utilizar o conceito fundamental de enquadramento de mídia – segundo Goffman (1974), 

aqueles modelos de interpretação e seleção (definindo, por exemplo, ênfases e 

exclusões) que são utilizados para organizar o discurso. Estamos aqui em outro terreno 

muito distinto daquele sugerido pela maioria dos manuais de redação: o jornalismo, 

nessa perspectiva crítica, não trata de reproduzir a realidade, mas sim de construí- la, de 

representá- la a partir de filtros mediadores. 

Como ressalta Todd Gitlin (1980), o enquadramento de mídia é crucial para o 

entendimento de como se dá o processo de produção jornalística, no qual o volume de 

trabalho e a escassez de tempo tornam inevitável a utilização desses roteiros que 

definem certos enfoques a serem privilegiados. Gitlin sugere que o principal problema 

em relação aos enquadramentos não é tanto a constatação de que eles existem; 

problemático é o fato de serem utilizados sempre os mesmos, e não outros 

enquadramentos. 

É neste ponto que o artigo pretende centrar-se: ao analisar a cobertura que os dois  

mais influentes diários paulistas fizeram do episódio CPEM, tentaremos identificar se 

houve enquadramentos recorrentes na cobertura de cada um dos jornais e, na conclusão 

do trabalho, identificar se é possível falar de um enquadramento comum a eles. O 

Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo foram escolhidos como objeto de pesquisa 

exatamente por representarem o paradigma, em São Paulo (mais rico e populoso estado 

brasileiro), do jornalismo profissional.  

Concorrentes entre si (e autoproclamados diferentes um do outro, até por questões 

mercadológicas), estes diários envolvem-se numa luta contínua por leitores, anunciantes 

e prestígio. Nossa tarefa, portanto, é tentar identificar, em cada um deles, os 

enquadramentos escolhidos para tratar das denúncias contra o PT em 1997, e verificar 

se (como preconiza a teoria de Gitlin) estes enquadramentos podem estar associados a 

uma visão hegemônica – enfim, se é verdade que certos aspectos são sempre enfatizados 

porque representam os valores dos segmentos dominantes na sociedade.  

Esta questão é relevante sobretudo se considerarmos, como Mark Fishman (1990), 

que os meios de comunicação legitimam suas posturas pautados, em grande parte, pelos 

concorrentes – o que é publicado em outros veículos (fontes internas) constitui-se em 

critério de balizamento sobre o que é ou não notícia. Fishman propõe que o noticiário 

não reproduz nem tampouco inventa a realidade: ele o constrói com base nestas fontes 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 4 

internas e em fontes externas – principalmente oficiais – que produzem representações 

da realidade que são tomadas como a realidade. 

As unidades de análise aqui escolhidas – notícias e reportagens das páginas internas 

e editoriais – foram selecionadas não porque sejam necessariamente as mais 

importantes, mas porque se adequavam melhor ao escopo deste artigo: análise 

comparativa de discursos verbais, de soluções narrativas e de enquadramentos. Apesar 

de existirem bem sucedidas pesquisas englobando a totalidade de elementos de que 

dispõe um jornal (fotos, charges e elementos de primeira página), estas unidades de 

análise teriam aproveitamento duvidoso em nosso caso. 

Os elementos gráficos, como charges e fotos, são instrumentos mais utilizados em 

coberturas que se baseiam em imagens fortes - caso, por exemplo, de campanhas 

eleitorais, como as de 1992, estudadas por Heloísa da Silva Dias (1995). As denúncias 

contra o PT não se constituíram em um evento noticioso capaz de gerar em profusão 

estas imagens, fazendo com que o assunto tivesse matérias e editoriais como espaço 

discursivo predominante. A não inclusão dos elementos de primeira página (apesar da 

compreensão de sua importância para a estratégia narrativa do jornal, servindo até 

mesmo como roteiro de leitura), deve-se ao fato de que o assunto chegou timidamente 

às primeiras páginas dos dois jornais analisados. 

 

3 - A mídia como tribuna de acusação: as denúncias do Jornal da Tarde 

 

Uma matéria do Jornal da Tarde no dia 26 de maio de 1997 deu início à série de 

reportagens sobre o suposto envolvimento do PT com a empresa de consultoria CPEM. 

A denúncia partiu de um então petista, Paulo de Tarso Venceslau, que ocupou as 

secretarias de Finanças nos governos Jacó Bittar, em Campinas, e Ângela Guadagnin, 

em São José dos Campos, e acusou prefeituras petistas de serem pressionadas a firmar 

contratos lesivos aos municípios. Segundo Paulo de Tarso, as prefeituras eram 

estimuladas por dirigentes partidários a contratar a CPEM sem licitação, pelo fato de 

que a empresa contribuiria para o partido e seria ligada a Roberto Teixeira (amigo 

pessoal de Lula e dono da casa onde o ex-presidente do PT morou durante uma década). 

Paulo de Tarso também acusava a direção do partido de ter sido conivente, pois mesmo 

depois de formalizadas as denúncias não se promoveu nenhuma apuração. 

A manchete principal do jornal (ocupando grande parte da primeira página do JT) 

era incisiva: “Ex-secretário denuncia corrupção no PT”. O texto de primeira página 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 5 

denota, desde o início, a preocupação em legitimar Paulo de Tarso como fonte 

autorizada para fazer as denúncias (“Paulo de Tarso, economista, ex-guerrilheiro da 

ALN, preso político torturado, quadro petista respeitado...”). O texto inicial da matéria, 

nas páginas internas, mantém a mesma postura: “Tem, portanto, além de qualificadas 

informações internas, autoridade, cacife, coragem e respaldo para dizer o que vai 

dizer...”. Como observa Fishman (1990), a realidade é, em grande parte, construída 

pelas fontes, e, apesar de todas as instâncias produzirem suas próprias leituras do 

mundo, só algumas delas são admitidas na mídia. 

A matéria do Jornal da Tarde pode ser um exemplo ilustrativo do problema 

abordado por Sílvio Waisbord (1995), para quem o boom do jornalismo investigativo de 

denúncia na América Latina decorre muito mais de conflitos internos nas estruturas de 

poder do que de uma disposição da mídia para a investigação. Assim como Pedro Collor 

foi crucial para que as denúncias contra seu irmão presidente ganhassem uma fonte 

“oficial” – essa fonte é que torna a verdade legítima –, foi necessária uma denúncia 

intestina sobre o PT (com um denunciante potencialmente reconhecido como insider) 

para que o assunto fosse plausível. Qualquer semelhança com a atual crise política, 

iniciada pelas denúncias de Roberto Jefferson – aliado importante do governo Lula -, 

não é gratuita. 

Apesar da crescente influência do modelo norte-americano, Waisbord afirma que o 

jornalismo latino-americano não chegou a desenvolver códigos universalmente 

compartilhados sobre o padrão ideal de jornalismo (nem sobre o que exatamente é 

objetividade), de forma que a imprensa é, muitas vezes, usada na luta pelo poder muito 

mais do que se afirma com o poder autônomo. As condições muito distintas que 

caracterizaram o desenvolvimento da imprensa nos EUA e na América Latina (inclusive 

em relação ao problema da dependência do Estado) não chegaram a ser superadas; não 

se desenvolveram condições sociais, políticas e econômicas que permitissem, de fato, 

que fossem aqui plenamente adotadas essas práticas de jornalismo típicas do modelo 

norte-americano. 

As denúncias do Jornal da Tarde corroboram esta hipótese: a reportagem apenas 

reproduz informações oferecidas pela fonte e, também conforme alerta Waisbord 

(1996), está centrada em julgamentos morais. O título das páginas internas do JT insiste 

no tom moralista: “Petista revela esquema de corrupção no partido”. O enfoque dado 

pelo Jornal da Tarde à matéria assume um caráter editorializado que, de maneira geral, 

será encontrado menos intensamente na cobertura dos outros dois grandes jornais.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 6 

Esta editorialização – ou seja, a associação de elementos flagrantemente opinativos 

na reportagem – fica patente no início do texto:  

“Está aqui, a cavaleiro, para fazer graves acusações à direção nacional 
do Partido dos Trabalhadores – talvez a mais grave em toda a sua 
história –, um quadro que carrega nas costas, com muito orgulho, uma 
decisiva participação naquela que foi a maior façanha na época da 
ditadura militar, o seqüestro do embaixador norte-americano”. 
  

Waisbord sugere que, “não tendo que se ater a convenções de objetividade, o 

jornalismo sul-americano trata explicitamente com questões de moralidade”. Em virtude 

da falta de elementos para sustentar acusações (admitida inclusive pelo denunciante – 

“Eu não tenho provas materiais”), grande parte da entrevista de Paulo de Tarso foi 

dedicada à sua desilusão pessoal com lideranças partidárias. Diante da afirmação do 

repórter de que o presidente do PT, José Dirceu, “é uma pessoa que tem intimidade para 

bater na tua casa a qualquer hora”, Paulo de Tarso dá declarações pessoais ressentidas: 

“Ele morou nessa casa aqui... Éramos amigos neste nível”. 

Algumas das frases selecionadas pela edição do JT com destaque gráfico são 

indicativas do enquadramento heróico dado ao denunciante: “Eu quero deixar claro que 

quero continuar olhando o meu filho de frente”; “Na Rodovia dos Trabalhadores, meu 

carro foi cercado por um outro carro com três homens dentro”. Se, como observou 

Silvio Waisbord, a narrativa detetivesca está fortemente associada às reportagens de 

denúncia, elementos desse tipo de narrativa não faltaram à matéria do Jornal da Tarde. 

Atentados, ameaças físicas e inabalável compromisso com a própria honra são pontos 

indispensáveis numa história como essa. 

Grande parte das críticas petistas à edição do Jornal da Tarde estava baseada no fato 

de que o jornal insistiu na caracterização de “corrupção no PT” sem nenhum outro 

fundamento que não as declarações do denunciante. Em edição extraordinária do 

semanário PT Notícias, de junho de 1997, o jornalista Bernardo Kucinski (professor da 

USP) acusava a reportagem do JT: em primeiro lugar porque, segundo ele, não continha 

denúncia nova; depois, porque esconderia informações relevantes (por exemplo, a falta 

de provas e a rejeição das propostas da CPEM pela maioria das prefeituras petistas); e, 

enfim, porque estaria mais calcada nos códigos comunicativos da propaganda do que 

nos do jornalismo.  

 

 

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 7 

4 - O Estado de São Paulo: o PT na vala comum 

 

Entre os dois mais importantes jornais paulistas, O Estado de São Paulo foi o que 

dedicou maiores espaços à cobertura das denúncias contra o PT. Além de publicar 

vários editoriais sobre o assunto, as reportagens mantive ram-se mais intensamente nas 

suas páginas até o último dia analisado por este trabalho, quando a Folha já havia  

diminuído a atenção à questão. As explicações para este destaque dado pelo Estado 

podem estar situadas em diferentes níveis: além de o jornal ser, notoriamente, um dos 

mais comprometidos com posturas políticas conservadoras (e, portanto, críticas aos 

partidos de esquerda em geral), as denúncias foram publicadas inicialmente pelo Jornal 

da Tarde, pertencente ao mesmo grupo empresarial. 

Como observa Silvio Waisbord, a produção de notícias de um jornal não pode ser 

totalmente separada das pressões econômicas e políticas das forças que o sustentam; em 

outras palavras, há compromissos ideológicos dos grupos empresariais responsáveis 

pelas publicações que geram efeitos no produto final. Waisbord lembra que as empresas 

se dedicam a investigar preferencialmente (e com mais destaque) setores políticos 

desafetos. Assim como foram os jornais conservadores que cobriram mais 

profundamente as denúncias contra o presidente liberal da Colômbia, no escândalo 

envolvendo Ernesto Samper com o narcotráfico, também foi o Página 12 (diário de 

centro-esquerda na Argentina) que acompanhou com mais veemência as denúncias 

contra Carlos Menen. 

Além de ser a empresa responsável pela primeira grande matéria sobre as denúncias 

(e, conseqüentemente, ter interesse em valorizar o seu furo), o grupo OESP tem uma 

antiga trajetória de rusgas com o Partido dos Trabalhadores. A cobertura do Estado foi, 

dentre as estudadas, a que mais ressaltou o suposto comprometimento do PT com atos 

de corrupção. 

A disposição em adotar uma postura crítica em relação ao PT fica patente em seus 

editoriais – certamente entre os mais incisivos dentre todos os analisados. Na edição de 

27 de maio, por exemplo, sob o título de “Farinha do mesmo saco” (página A-3), o 

jornal insiste numa tese que vai ser recorrente em sua cobertura – a de que o PT é um 

partido exatamente igual àqueles que são por ele criticados: 

“Havia analistas que garantiam ser todos os partidos políticos 
brasileiros semelhantes pelos programas, doutrinas e costumes, exceto 
o PT, que se distinguia pela intransigência de suas propostas e pela 
rigidez moral de seus dirigentes e militantes. O depoimento do ex-



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 8 

militante (...) apenas demonstra que o PT é um partido como os 
outros, talvez pior ainda, porque incapaz de reagir instantaneamente 
(...) O PT é o mais recente sepulcro caiado da política tupiniquim.” 

 

O Editorial da edição seguinte, de 28 de maio, á ainda mais virulento. Sob o título 

“O farisaísmo flagrado” (página A-3), o Estadão sustenta que: 

“O valor do PT para a vida nacional estava em outro plano. Era como 
crítico e polícia dos costumes políticos e administrativos que o PT 
desempenhava valioso papel na vida brasileira (...) Vê-se, agora, que 
havia nesse comportamento uma enorme dose de farisaísmo. No seu 
combate à corrupção, o PT tentava disseminar subliminarmente a idéia 
de que a honestidade no trato da coisa pública é exclusividade de 
governos de esquerda. Os fatos denunciados pelo senhor Paulo de 
Tarso Venceslau despem a roupa imaculada de um partido que não 
toma banho há anos”. 

 
Neste mesmo editorial, em destaque gráfico, o jornal coloca a questão prática mais 

relevante (sobretudo naquele momento, em que se discutia a denúncia de compra de 

votos para a aprovação da emenda da reeleição do então presidente Fernando Henrique 

Cardoso): “Que autoridade moral terá o PT para denunciar as corrupções alheias, se 

ocultou a própria?”; o texto do editorial sustenta que as pessoas que contribuíram para a 

construção da imagem de rigor ético do PT eram as mesmas que estavam envolvidas no 

escândalo. Além disso, defende o Editorial, se na denúncia da compra de votos no 

Congresso o envolvido era um “obscuro deputado” no caso das denúncias contra o PT 

eram figuras proeminentes do partido. 

O tom das reportagens na edição do dia 27 de maio (que ocuparam quase 

integralmente três páginas) insistia na tese de que o PT se enredava em seus próprios 

erros. Na matéria principal – “PT reabre investigação sobre corrupção” (página A-4) –, 

o sublead trazia um mea-culpa do presidente José Dirceu: “A executiva nacional 

cometeu um erro ao não levar adiante a sindicância”. Na matéria imediatamente 

posterior a esta, na mesma página – “Genoíno e Mercadante  pedem  comissão de ética” 

–, o subtítulo informa que, para o deputado José Genoíno, o “partido ‘falhou’ ao apurar 

acusações.” Na página A-5, destaque para a reportagem informando no título que 

“Contrato causa problemas a Telma até hoje”. Na página A-6, destaque para a 

reportagem “Ex-secretário põe até Lula sob suspeita”, seguida de trechos da entrevista 

publicada na véspera pelo JT. 

A cobertura dos dois dias subseqüentes mantém postura ofensiva contra o partido, 

que é colocado no centro do debate. Na edição de 28 de maio, todas as matérias 

principais do caderno de política eram flagrantemente acusatórias ao PT: “Ex-vice-



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 9 

prefeito confirma pressões da cúpula” (página A-4); “Prefeito de Santo André também 

sofre processo” (página A-5); “TCE considera ‘ilícita’ assessoria da CPEM” (página A-

6). No dia 29 de maio, “Processo liga amigo de Lula à CPEM” (página A-4); “Lula 

afasta-se da cúpula para apurações” (página A-6). A primeira matéria principal de 

página contendo a versão de petistas só aparece nesta edição de 29 de maio na página 

A-7, sob o título de “Prefeito diz que agiu de acordo com a lei”. 

Outro editorial, em 30 de maio (página A-3), volta à tese de que o partido usa os 

mesmos artifícios dos demais: 

“O Sr. Luiz Inácio Lula da Silva deixou-se meter em uma situação na 
qual só lhe resta apresentar versões para rebater fatos. Tenta 
desqualificar o denunciante para desqualificar a denúncia. É truque 
velho, tantas vezes denunciado pelo PT como vício daqueles que 
chama de ‘partidos de direita’”. 

 
As reportagens, como nas edições anteriores, mantêm pressão sobre o partido, com 

títulos e reportagens que insistem na associação entre PT e corrupção. Na página A-4 – 

“Denúncia leva PT a rediscutir planos para 98” – o lead informa que “os efeitos 

políticos da denúncia de corrupção no PT começam a ser sentidos na divisão de forças 

dentro do partido e podem levar a uma mudança de rumos na campanha eleitoral de 

1998”. Na página A-5 – “Teixeira confirma negócios com prefeituras” – o subtítulo 

relata que “advogado admite ter oferecido a Lula serviços da CPEM”. 

A partir da edição de 31 de maio, a constituição da comissão de sindicância formada 

pelo PT começa a alcançar os principais títulos. O tom, contudo, continua 

explicitamente (nos editoriais) ou subliminarmente (nas matérias) crítico ao partido. 

“Bicudo rejeita ajuda de fora na sindicância” (página A-4) é o título da reportagem 

principal, com o subtítulo informando que “deputado alega que denúncias de Paulo de 

Tarso são um problema exclusivo do partido”. A matéria destaca, no fim do lead, que 

Paulo de Tarso acha que um fórum formado só por petistas não terá isenção para 

conduzir os trabalhos. Esta idéia é defendida literalmente pelo Estadão em seus 

editoriais e perpassa todo o material noticioso sobre a comissão. 

A edição de domingo (1o de junho) estampa, na página A-8, pesquisa InformEstado 

que constata que 53% dos paulistanos não acreditam mais no partido: “Denúncias 

abalam confiança no PT e em Lula”, ressalta o título. Em matéria associada a esta, o 

Estadão expressa juízo de valor explícito no título “Partido costuma tratar deslizes 

éticos como tabu”. Esta construção embute deduções do redator que apenas com muita 

dificuldade poderiam ser enquadradas nos padrões de objetividade factual que o jornal 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 10 

reivindica para si. O texto é permeado de julgamentos, como este que aparece no lead: 

“A reação da cúpula do PT às denúncias (...) mostrou as dificuldades que o partido tem 

para lidar com deslizes éticos na conduta de dirigentes”. 

Ainda no dia 1o de junho, as relações de compadrio entre Lula e Roberto Teixe ira 

(que seria ligado à CPEM) são lembradas com freqüência. “Amigo de Lula admite ter 

beneficiado CPEM” (página A-6). No dia seguinte, 02 de junho, “Suplicy que discutir 

salário e casa para Lula” (página A-8) enfoca mais uma vez as relações de Lula com 

Roberto Teixeira, proprietário da casa onde morava o atual Presidente da República. As 

edições de 03 de junho – “PT tenta reagir pedindo CPI dos corruptores” (página A-5) – 

e 04 de junho – “TCE mandou suspender mais de 400 contratos” (página A-6) – foram 

gradativamente diminuindo o espaço dedicado ao assunto, que perdia força noticiosa. 

Contudo, ainda assim, as matérias do Estadão sobre o tema, de maneira geral, 

continuavam ocupando espaços mais generosos e nobres do que nos outros veículos 

nacionais (como O Globo ou o JB) ou no seu concorrente paulista. 

 

5 - A Folha de São Paulo: a ênfase na CPEM 

 

Se o PT esteve o tempo todo no centro da cobertura do Estadão, na Folha a CPEM 

passou a ocupar crescente espaço noticioso ao longo do período estudado. A opção da 

Folha foi deslocar a discussão, gradativamente, para o problema das relações entre 

consultorias e prefeituras, e não focalizar apenas as denúncias de Paulo de Tarso 

Venceslau contra o partido. A edição de 27 de maio (na qual o assunto ocupou apenas a 

página 1-4) evidentemente fazia referência à reportagem de véspera do JT. A opção 

editorial da Folha, contudo, começou a se diferenciar da do Estado a partir da primeira 

expressão usada no antetítulo: no lugar do “escândalo petista” usado pelo concorrente, 

“suspeita” foi a palavra escolhida para introduzir o assunto. “Ex-secretário acusa Lula e 

Dirceu de ajudar empresa”, o título usado na matéria principal, dividiu espaço com a 

seção Outro lado, na qual se abriam pequenas notícias com a defesa petista. 

Ao contrário do Estado, que adotou postura mais agressiva e acusatória, a Folha 

tratou o assunto recorrendo, com freqüência, ao campo semântico da dúvida. No único 

editorial dedicado ao tema (“Incógnitas do PT”, página 1-2 do dia 02 de junho), o jornal 

utiliza recorrentemente expressões condicionais. Apesar de concordar com a tese de 

que, se comprovadas, as denúncias nivelariam o PT aos demais partidos, o tom usado 

pela Folha raramente foi o de assegurar que o PT já fosse igual aos demais: 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 11 

“Com a deterioração dessa imagem, o partido pode acabar caindo na 
vala comum das agremiações que colocam seus próprios interesses ou 
de seus integrantes à frente de considerações mais ideológicas. Sem 
esse diferencial, o PT corre o risco de ver sua representação diminuída 
em favor de outras legendas”. 

 
As expressões “pode” e “corre o risco” denotam a preocupação em relativizar, de 

antemão, a veracidade das denúncias. Esta preocupação pode ser sentida em grande 

parte das matérias. Apesar de a cobertura corroborar algumas das denúncias de Paulo de 

Tarso (na página 1-5, de 28 de maio, por exemplo, o título informava que “Amigo de 

Lula negociou com a prefeitura petista do ABCD”) a Folha dedicou grande parte de 

suas matérias a questões menos destacadas pelo Estado, como a disputa interna no PT – 

“Suspeitas abrem crise interna” (página 1-6, de 28 de maio). 

A partir de 29 de maio, a CPEM passa a dominar o noticiário. Nas quatro páginas 

daquele dia dedicadas ao assunto, as matérias, apesar de falarem também sobre o PT, 

focalizaram preferencialmente a empresa de consultoria: “Cpem mudou de nome e 

manteve contrato” e “Empresas já tiveram mesmos sócios” (página 1-7); “Empresário 

petista visitou MG pela Cpem” e “Contrato com Cpem em Piracicaba será apurado” 

(página 1-8) são reportagens que exemplificam esse foco. 

Na edição de 30 de maio, o enfoque é o mesmo. “TCE julga irregulares contratos da 

Cpem” (página 1-5) e “Teixeira admite ‘auxílio eventual’ à Cpem” são os títulos das 

duas principais matérias publicadas naquele dia. Os textos caminham na direção de 

discutir os contratos da Cpem de forma mais global, e não apenas os contratos com 

prefeituras petistas. O lead e o sublead da matéria da página 1-5 demonstram isso: 

“O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo considerou irregulares 
contratos firmados entre a Cpem e cinco prefeituras de São Paulo (...) 
Os contratos envolvem São José dos Campos (1989), Diadema (91), 
Sumaré (93), Guarulhos (94) e São Caetano do Sul (94)”. 

 
Este é um dos pontos que os petistas mais utilizaram para caracterizar as denúnc ias 

como politicamente orquestradas para prejudicar o partido. Para a direção do PT parte 

da imprensa omitiu o fato de que a CPEM, em 12 anos de existência, prestou serviços a 

mais de 300 prefeituras, sendo que apenas sete delas eram petistas. Diante da pergunta 

“o PT é ligado à CPEM?”, o jornal PT Notícias rebatia: “Não. Apenas sete prefeituras 

governadas por petistas fizeram contratos com a CPEM: Agudos, Diadema, Ipatinga, 

Jaboticabal, Piracicaba, Santo André e Santos”. O texto se completava com a 

informação de que nenhuma das prefeituras então comandadas por petistas tinha 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 12 

contrato com a CPEM. “Isto prova que não há nenhuma ligação do Partido com a 

empresa”, afirmava o jornal. 

Apesar de ser anterior à edição do jornal petista, a cobertura da Folha foi a que mais 

ressaltou a participação da empresa de consultoria em outros municípios. Dia 31 de 

maio, o jornal insiste no enfoque: “Promotor avalia contratos com empresas”, “Empresa 

está em licitação”, “Prefeito pára pagamentos à empresa” e “Indaiatuba tenta anular 

contrato” (todas na página 1-6) são notícias que focalizam a CPEM. 

A Folha foi o primeiro jornal a publicar uma grande entrevista com Roberto 

Teixeira, o amigo de Lula acusado de pressionar prefeituras petistas a firmar contratos 

com a CPEM. No dia 1o de junho toda a página 1-7 e metade da página 1-8 foram 

dedicadas à defesa de Teixeira. “Calmo e bem-humorado, Teixeira rebateu as críticas”, 

informa o texto introdutório dos repórteres. A entrevista ressalta pontos que ficaram 

razoavelmente eclipsados em outras coberturas.  

Segundo Teixeira, “não há nenhuma substância. Só suspeitas, suspeitas, suspeitas... 

Onde está a acusação de corrupção? Estão fazendo um fogo de encontro para poder 

contrapor com essas últimas denúncias que estão aí (feitas pela Folha sobre a compra de 

votos para aprovação da reeleição)”. Para ele, “o PT sempre será vítima disso. O PT é 

como uma virgem posta num prostíbulo. O que as pessoas querem é prostituí- lo”. 

Nessa mesma edição, o perfil traçado pela Folha do denunciante Paulo de Tarso 

Venceslau difere substancialmente daquele feito pelo JT e Estadão. Se, na definição 

dada pelo Jornal da Tarde, ele era “quadro petista respeitado”, para a Folha ele “já 

tinha uma longa trajetória de polêmica na esquerda”. Apesar de todos os jornais fazerem 

referência a praticamente os mesmos pontos da biografia de Paulo de Tarso, o enfoque é 

absolutamente distinto. Se nos jornais do grupo OESP enfatizou-se a participação de 

Tarso no bem sucedido seqüestro do embaixador americano, a Folha lembrou que 

“Venceslau carregou nos ombros a suspeita, numa comprovada, de negligência ou 

delação” no episódio que resultou na morte do líder guerrilheiro Carlos Marighella. 

Da mesma forma, se para o JT Venceslau era um petista respeitado pelos seus 

companheiros, para a Folha ele “no PT, enfrentou, no início, a desconfiança de que 

continuava atuando como membro da Ação Libertadora Nacional do partido (...) Hoje, o 

economista ensaia a aproximação com o PSDB”. Antes dessa matéria no dia 1o de 

junho, outra reportagem, no dia 29 de maio, já alertava sobre as relações entre o 

denunciante e o Ministro das Comunicações, Sérgio Motta – “Motta diz conhecer 

Venceslau ‘da militância’” (página 1-10). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 13 

Assim como o já citado Editorial “Incógnitas do PT”, toda a edição de 02 de junho 

trata, em sua maior parte, das repercussões das denúncias sobre o futuro do partido, 

sem, no entanto, abandonar por completo o foco na CPEM (“Câmara de Piracicaba vota 

hoje comissão para investigar Cpem” –página 1-5). A CPEM estava presente em três 

matérias da edição de 03 de junho, na página 1-7; e em duas matérias na edição de 04 de 

junho, na página 1-8. Ou seja, até o último dia analisado por este trabalho, apesar da 

marca O PT sob suspeita – que foi o selo criado para acompanhar todas as matérias 

sobre o caso – a cobertura da Folha foi, em muitos momentos, mais sobre o escândalo 

da CPEM do que propriamente do PT. 

 

6 - Conclusão 

 

A análise comparativa das opções editoriais feitas pelos dois jornais indica que cada 

um deles enfatizou, em maior grau que o outro, algum aspecto específico do problema: 

o Partido dos Trabalhadores (Estado) e a CPEM (Folha). Diferentes estratégias 

narrativas foram constituídas, assim como diferentes abordagens utilizadas. 

Mas, afinal, é possível falar em um enquadramento comum (ou, pelo menos, em 

alguns aspectos comuns dos enquadramentos escolhidos)? Sim, há pontos de interseção 

muito nítidos presentes nas coberturas, situados além do simples acompanhamento da 

mesma seqüência de denúncias e fatos. Estas interseções indicam que os jornais, em 

maior ou menor grau, convergiram suas avaliações a um ponto comum: a negação da 

especificidade do PT no quadro partidário brasileiro (fato consumado, segundo o 

Estado; possibilidade plausível, para a Folha). 

Os diários (mesmo a Folha, com um discurso relativizador, admitia essa hipótese) 

insistiram na caracterização do Partido dos Trabalhadores como um partido exatamente 

igual – ou, pelo menos, não muito diferente dos demais. Assim como a cobertura do 

caso adquiriu contornos que não existiriam se o partido denunciado fosse outro (notícia 

é quando o homem morde o cachorro, e não o contrário, já ensinava o velho ditado das 

redações), a insistência em repetir que o PT era igual aos demais denotava que, naquele 

momento, esta não era a impressão mais difundida na opinião pública; se já fosse, o 

discurso da igualdade não precisaria ser repetido com tanta veemência e regularidade 

pelos jornais.  

As coberturas do Estadão e da Folha em 1997 demostram que a expectativa de que 

o PT agiria diferentemente dos demais era amplamente enraizada na sociedade – o que 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 14 

ajuda a entender o enorme interesse nociticioso e a brutal surpresa da opinião pública 

com a crise do Mensalão no governo Lula.  

Como demonstrou Michael Schudson (1978), ao descrever os processos de 

transformação que levaram ao surgimento do moderno paradigma de jornalismo 

exportado pelos EUA para o mundo, há certas condições específicas para que o mercado 

de fato seja o parâmetro da produção noticiosa dos veículos. Os enquadramentos dados 

pelos jornais paulistas ao episódio das denúncias de Paulo de Tarso podem ser 

indicativos de que, por um lado, eles são compelidos à competição e por isso adotam 

opções editoriais distintas para tratar do mesmo assunto; por outro lado, como são todos 

empresas familiares (sujeitas às mesma circunstâncias de desenvolvimento da imprensa 

brasileira) e que defendem posições ideológicas não muito distantes umas das outras, 

apresentam convergências – por exemplo, a defesa de teses críticas em relação ao 

petismo, já expressas naquele não tão próximo ano de 1997. 

 

7 - Referências bibliográficas 
 
- COUTINHO, Iluska. Colunismo e poder: representação nas páginas de jornal. Rio de 

Janeiro, Editora Sotese, 2005. 
 
- DIAS, Heloísa da Silva, Mídia e política: a cobertura de O Globo e a eleição municipal do 

Rio em 1992. Dissertação de Mestrado – IUPERJ. Rio de Janeiro, 1995. 
 
- FISHMAN, Mark. Manufactoring the news. Austin: University of Texas Press, 1990. 
 
- GITLIN, Todd. The whole world is watching: mass media in the making and unmaking of 

the new le ft. Berkeley: University of California Press, 1980. 
 
- GOFFMAN, Erving. Frame analysis: an essay on the organization of experience. New 

York: Harper and Row, 1974. 
 
- LAGE, Nilson. Estrutura da notícia . São Paulo. Editora Ática, 1993. 
 
- LEAL, Paulo Roberto Figueira. O PT e o dilema da representação política – os deputados 

federais são representantes de quem? Rio de Janeiro, FGV Editora, 2005. 
 
- LEAL, Paulo Roberto Figueira. Os debates petistas no final dos anos 90. Rio de Janeiro, 

Editora Sotese, 2004. 
 
- SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a social history of american newspaper. 

New York: Basic Books, 1978. 
 
- _____. “The politics of narrative form: the emergence of news conventions in print and 

television”. Daedalus 111(4), 1982, p. 97-112. 
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006 

 

 15 

- WAISBORD, Silvio. When watchdogs bark: press and a political accountability in south 
american democracies. Paper presented at the annual meeting of the American Political 
Science Association, Chicago, IL, 1995. 

 
- _____. “Contando histórias de corrupção: narrativa de telenovela e moralidade populista no 

caso Collorgate” in Comunicação & Política v. III, no 2, maio-agosto 1996, p. 94-111. 
 
 
 
 


