INTERCOM 2007
IJ-JE.10-1


Intercom Júnior - Jornalismo e editoração - Trabalho individual

SEGMENTAÇÃO NO JORNALISMO IMPRESSO: REPRESENTAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO REAL

Gabriela de Resende Nóra Pacheco (UFRJ)

Resumo

O trabalho pretende verificar como o jornalismo impresso faz uso da classificação, da fragmentação e da descontextualização da realidade, em sua prática cotidiana de transformar fatos em notícias. Partindo da descrição dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procura-se verificar como o modelo de editorias e cadernos temáticos atua na representação do real. O estudo do processo de segmentação dos jornais adquire importância diante da atual crise desses veículos, agravada pela consolidação da Internet como espaço de busca e troca de informações. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, torna-se, pois, indispensável refletir sobre novas possibilidades de estruturação do noticiário na mídia impressa.


Palavras-chave:  jornalismo impresso, segmentação, representação do real, novas tecnologias
਍ഀ