NP Folkcomunicação A FOLKCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA: DA ORALIDADE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DIDÁTICO-EDUCACIONAIS Adriana Cristina Omena dos Santos (UFT); Carla Larissa Moura de Figueiredo (UFT); Maria José Cardoso Ribeiro Fernandes (UFT); Luziene Correia Barbosa (UFT); Lauro de Aguiar Vieira (UFT)
ResumoO trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como objetivos localizar, estudar e documentar por meio da registro multimídia (sons e imagens), para divulgação por meio de documentário, as representações de tradições que envolvem a cultura popular do Tocantins. Dentre as inúmeras representações o trabalho tem como foco as manifestações relacionadas ou advindas de festejos populares, tanto estudos do populário que envolvam a música folclórica derivada da poesia popular como o repente, o cururu ou a moda; quanto manifestações culturais de poesia popular mais relacionadas com a literatura oral, em particular a literatura de cordel, bem como as diferentes possibilidades de seu uso como ferramenta didático educacional. Palavras-chave: Folkcomunicação, poesia popular, cordel, educação |