INTERCOM 2007
NP-JO.56-1


NP Jornalismo

CADIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL NA VISÃO DO NEW YORK TIMES: O PRIMEIRO TURNO

Maria Inez Mateus Dota (UNESP)

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de notícias do jornal The New York Times em sua versão on-line, com respeito ao perfil dos candidatos à presidência nas eleições do Brasil de 2006, no período de campanha que antecedeu ao primeiro turno. Baseamdo-se nos Estudos do Jornalismo desenvolvidos por Sousa (2002 e 2006) e Lule (2001) e no instrumental metodológico da Análise do Discurso oferecido por Bell (1991), Charaudeau (2006), Fairclough (1995 e 2001) e Fowler (1991), busca-se verificar como são construídos os perfis dos candidatos e quais os possíveis interesses que justificam a estruturação das notícias e as escolhas lingüísticas feitas pelo jornal.


Palavras-chave:  jornalismo, linguagerm, discurso da mídia
਍ഀ