INTERCOM 2007
NP-PP.57-1


NP Publicidade e Propaganda

A REPÚBLICA FEDERATIVA DA RETÓRICA, QUE TRANSFORMA PROGRAMAS SOCIAIS DE GOVERNO EM MARCAS PUBLICITÁRIAS਍ഀ

Sérgio Roberto Trein (UNISINOS/ESPM)

Resumo

Na eleição à Presidência, em 2006, a República Federativa do Brasil acabou transformada na República Federativa da Retórica, em função das disputas serem mais no campo da argumentação, do que no próprio campo da política. Lula utilizou, como ferramentas de propaganda e persuasão, os Programas Bolsa Família e ProUni. Geraldo Alckmin utilizou os Programas Bom Prato e Dose Certa. Entretanto, ao invés de explicar como funcionavam os programas, os dois candidatos preferiram transformar os programas sociais em verdadeiras marcas publicitárias. O objetivo da pesquisa foi o de tentar compreender os efeitos de sentido produzidos por esta transformação. Para entender melhor o contexto em que esta linguagem simbólica foi utilizada, o referencial metodológico, adotado neste trabalho, foi a Hermenêutica de Profundidade (HP), com base nos estudos do inglês John B. Thompson


Palavras-chave:  Eleição, Linguagem, Persuasão, Retórica
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