NP Comunicação para a Cidadania ESTAR-NA-MÍDIA: UM LOCAL DE DISPUTA PELA REPRESENTAÇÃO DA “CULTURAL MARAJOARA” EM TUCUMANDUBA, SOURE, ESTADO DO PARÁ. Marcelo Monteiro Gabbay (UFRJ)
ResumoNeste trabalho pretende-se apontar possíveis causas sociais, políticas, econômicas e culturais para o processo de estereotipação do sujeito e engessamento da dita “cultura marajoara” num projeto político para manutenção dos sistemas de poder locais. A produção de símbolos e produtos culturais voltados para o mercado turístico tem um fator em comum com a produção de comódites agrícolas para o mercado exportador: a apropriação do “marajoara” sem participação efetiva e crítica do próprio agente local. Em seguida, expomos os primeiros resultados do projeto “Tucumanduba no Ar” em Soure, no Marajó, onde a construção de uma mídia comunitária digital foi proposta como forma de reflexão sobre a produção cultural local e oposição ao sistema mídia-poder, característico da região. Palavras-chave: Comunicação, Mídia comunitária, Amazônia, Cultura, Marajó |