INTERCOM 2007
NP-CI.79-1


NP Comunicação para a Cidadania

ESTAR-NA-MÍDIA: UM LOCAL DE DISPUTA PELA REPRESENTAÇÃO DA “CULTURAL MARAJOARA” EM TUCUMANDUBA, SOURE, ESTADO DO PARÁ.

Marcelo Monteiro Gabbay (UFRJ)

Resumo

Neste trabalho pretende-se apontar possíveis causas sociais, políticas, econômicas e culturais para o processo de estereotipação do sujeito e engessamento da dita “cultura marajoara” num projeto político para manutenção dos sistemas de poder locais. A produção de símbolos e produtos culturais voltados para o mercado turístico tem um fator em comum com a produção de comódites agrícolas para o mercado exportador: a apropriação do “marajoara” sem participação efetiva e crítica do próprio agente local. Em seguida, expomos os primeiros resultados do projeto “Tucumanduba no Ar” em Soure, no Marajó, onde a construção de uma mídia comunitária digital foi proposta como forma de reflexão sobre a produção cultural local e oposição ao sistema mídia-poder, característico da região.


Palavras-chave:  Comunicação, Mídia comunitária, Amazônia, Cultura, Marajó
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