INTERCOM 2007
IJ-CO.101-1


Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda - Trabalho Individual

OS ENLACES DA COMERCIALIZAÇÃO DE UM ESTADO: ANALISANDO PEÇAS PUBLICITÁRIAS PROMOCIONAIS DO VERÃO BAIANO

Jefferson Cruz Acácio (FTC); Kayo Kleberson Cerqueira Oliveira (FTC); Scheilla Franca de Souza (UESC); Alexandre Muniz Bulhões (FTC); Roberto Ribeiro Miranda Cotta (UESC)

Resumo

Este artigo tem como ponto de reflexão a análise da roupagem promocional do verão do estado da Bahia em campanhas publicitárias veiculadas em âmbito nacional. A composição do trabalho é dinamizada pela avaliação do conceito de baianidade e pela verificação da configuração de estereótipos da identidade baiana, ambos fundamentados nos Estudos Culturais. Além disso, é feito um exame bibliográfico pautado nas Teorias da Publicidade e Propaganda. A constituição analítica da pesquisa se dá a partir da comparação discursiva de três peças publicitárias: duas promovidas pela Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia S/A) e a outra pela Tv Bandeirantes (emissora com sede em São Paulo/SP). A veiculação dessas ocorreu em 2006 e seus formatos em torno das representações regionais podem sintetizar uma visão nacional acerca da baianidade.


Palavras-chave:  Análise do Discurso, Bahia, Conceito de Baianidade, Publicidade e Propaganda, Turismo
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