INTERCOM 2007
NP-JO.115-1


NP Jornalismo

AS RELAÇÕES ECONÔMICAS NO DISCURSO JORNALÍSTICO DA REVISTA VEJA

Denise Fernandes Britto (IMESB)

Resumo

Uma matéria jornalística concentra não apenas um teor explicitamente informativo mas traz, ainda que de modo sutil, uma série de relações sociais por estar inserida em um contexto. Neste artigo analisamos como os fatores econômicos agem na composição do discurso jornalístico, levantando a seguinte problemática: até que ponto o jornalismo é influenciado pelas condicionantes econômicas atuais? Para respondermos a essa questão, utilizamos a Análise do Discurso e levamos em conta que cada reportagem consiste em uma representação da realidade. A partir disso, percebemos fenômenos que contrariam a própria essência do fazer jornalístico, tais como a falta de informação responsável e a função persuasiva sobrepondo-se à função informativa, culminando no estreitamento entre o jornalismo e a publicidade.


Palavras-chave:  Jornalismo, Discurso, Representação, Relações de mercado, Publicidade
਍ഀ