II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa REBELDE-RBD: CONSUMO E IDENTIDADE ENTRE OS JOVENSഀ
RELAÇÕES ENTRE IMAGEM DO JOVEM E IMAGINÁRIO JUVENIL, CONSUMO, IDENTIDADE E CRIAÇÃO DE ÍDOLOS MUSICAIS Maria Aparecida Baccega (ESPM; USP); Gisela G. S. Castro (ESPM); Rosamaria Luiza (rose) de Melo Rocha (ESPM); Cláudia Maria Moraes Bredarioli (ESPM)
ResumoA primeira e segunda pesquisas que compõem esta mesa preocupam-se com consumo e identidade entre crianças e jovens, públicos preferenciais de Rebelde: Rebelde-RBD e os jovens: constituição de identidade e consumo (BACCEGA e BUDAG) e Consumo rebelde: a construção do desejo e a formação da identidade de jovens telespectadores (BREDARIOLI e OLIVEIRA). Na terceira pesquisa, apresentam-se as bases estésicas e estéticas, sobretudo na articulação entre imagem do jovem e imaginário juvenil em Rebelde: Midiaticamente admiráveis: meninos, meninas, o gozo de ser visto e de ser gostado (ROCHA e AVANZI) e na quarta são verificadas as relações que se evidenciam entre a banda RBD, fulcral na novela, e os novos procedimentos de criação de ídolos musicais associados à mídia, característicos da contemporaneidade: RBD: música, telenovela e mercantilização (CASTRO e BENTO). Palavras-chave: comunicação, consumo, identidade, ficção televisiva, jovens |