INTERCOM 2007
MUL-ME.130-1


II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa

REBELDE-RBD: CONSUMO E IDENTIDADE ENTRE OS JOVENS਍ഀ RELAÇÕES ENTRE IMAGEM DO JOVEM E IMAGINÁRIO JUVENIL, CONSUMO, IDENTIDADE E CRIAÇÃO DE ÍDOLOS MUSICAIS

Maria Aparecida Baccega (ESPM; USP); Gisela G. S. Castro (ESPM); Rosamaria Luiza (rose) de Melo Rocha (ESPM); Cláudia Maria Moraes Bredarioli (ESPM)

Resumo

A primeira e segunda pesquisas que compõem esta mesa preocupam-se com consumo e identidade entre crianças e jovens, públicos preferenciais de Rebelde: Rebelde-RBD e os jovens: constituição de identidade e consumo (BACCEGA e BUDAG) e Consumo rebelde: a construção do desejo e a formação da identidade de jovens telespectadores (BREDARIOLI e OLIVEIRA). Na terceira pesquisa, apresentam-se as bases estésicas e estéticas, sobretudo na articulação entre imagem do jovem e imaginário juvenil em Rebelde: Midiaticamente admiráveis: meninos, meninas, o gozo de ser visto e de ser gostado (ROCHA e AVANZI) e na quarta são verificadas as relações que se evidenciam entre a banda RBD, fulcral na novela, e os novos procedimentos de criação de ídolos musicais associados à mídia, característicos da contemporaneidade: RBD: música, telenovela e mercantilização (CASTRO e BENTO).


Palavras-chave:  comunicação, consumo, identidade, ficção televisiva, jovens
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