INTERCOM 2007
NP-JO.136-2


NP Jornalismo

ENSINO DE JORNALISMO E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Alice Mitika Koshiyama (ECA-USP)

Resumo

O trabalho apresenta uma visão da história do ensino de jornalismo e defende uma sólida formação educacional para os jornalistas profissionais. Para orientar seu trabalho vale-se de sua ética enquanto cidadão. Mas é a formação técnica e política específica que o habilita para a tarefa de mediador. A história do ensino de jornalismo relata polêmicas seculares sobre como deve ser a formação ideal e aponta a tendência de escolas norte-americanas de elite para a organização de currículos abertos, nos quais se inspira o atual Curso de Jornalismo da ECA-USP. E conclui que um ensino de qualidade exige investimento financeiro para valorizar o trabalho do corpo docente e desenvolver órgãos laboratoriais.


Palavras-chave:  história do jornalismo, ensino de jornalismo, formação de jornalistas, currículos Brasil-EUA, valorização dos docentes
਍ഀ