II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Palestra REDAÇÃO EM JORNALISMO E EDITORAÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM FACE DOS DIREITOS DE LEITORAS E LEITORES ഀ
Alice Mitika Koshiyama (ECA-USP); Maria Otilia Bocchini (palestrante) (ECA-USP)
ResumoA palestra analisa aspectos do ensino-aprendizagem de redação nos cursos de Jornalismo e Editoração, diante do direito do leitor a textos acessíveis (Richaudeau). Ao entrarem nesses cursos, os estudantes podem ser considerados leitores proficientes e com domínio de redação em português-padrão (Bagno). No decorrer dos cursos, persistem lacunas de conhecimento, sobretudo quanto aos aspectos cognitivos da leitura (Kato, Kleiman, Liberato e Fulgêncio), quanto ao quadro de proficiência em leitura no país e quanto a estratégias conducentes à redação e edição de textos acessíveis, centradas nos leitores (Assumpção e Bocchini). Insuficientemente problematizados em situação de ensino, textos correntes nos meios de comunicação e em livros de não-ficção permanecem como modelos implícitos, apesar de suas não pequenas limitações Palavras-chave: ensino de redação, jornalismo, editoraçao, leitura |