INTERCOM 2007
IJ-MI.143-1


Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais - Trabalho individual

PRESSUPOSTOS PARA UMA TELEVISÃO EFETIVAMENTE PÚBLICA: DESAFIOS DE UMA COMUNICAÇÃO PARA ALÉM DO ESTADO E DO MERCADO

Luiz Felipe Ferreira Stevanim (UFJF)

Resumo

O propósito deste artigo é uma abordagem teórica dos conceitos que norteiam o ideal de televisão pública. O ponto de partida é a presente proposta do governo federal de criação de uma rede pública de televisão – processo que se reveste de grande sutileza no caso brasileiro, que apresenta a predominância do setor comercial na comunicação e um histórico de apropriação do poder público por interesses privados. A compreensão de uma televisão que se pretenda de fato pública só é possível através da análise de conceitos fundamentais como Estado, mercado e o próprio ideal de público. A partir dessa referência conceitual, uma televisão que assim se configure terá desafios históricos a enfrentar, o que sugere a necessidade de maior discussão teórica do assunto para que possa fazê-lo.


Palavras-chave:  Televisão pública, cidadania, mercado, Estado de Direito
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