INTERCOM 2007
NP-CI.154-1


NP Comunicação para a Cidadania

A NATUREZA DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA

Eduardo Yuji Yamamoto (UNESP)

Resumo

Este trabalho procura distinguir a comunicação popular da comunicação comunitária, a partir da análise de seus dois conceitos fundadores: o popular e o comunitário. A diferença entre ambos possui significado histórico, o que implica em formações ideológicas e práticas comunicativas diferenciadas. Em geral, o popular e o comunitário são tomados como sinônimos, em razão da própria história da comunicação brasileira. Mas é necessária uma reflexão à luz das mudanças políticas, econômicas e sociais ocorrida nos últimos trinta anos. O objetivo desse trabalho é reforçar estas diferenças: a comunicação será popular, quando carregar a determinação da dialética social, isto é, como proposta de ruptura à ordem capitalista. Caso contrário, será comunitária. Observa-se que a tendência da comunicação comunitária é subsumir a comunicação popular, dirimindo sua ação coletiva e transformadora.


Palavras-chave:  comunicação popular, comunicação comunitária, comunidade, ideologia, cidadania
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