INTERCOM 2007
ALT-TC.154-2


Altercom - Teorias da comunicação

O DISCURSO COMUNITÁRIO: COMUNIDADE, SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO

Eduardo Yuji Yamamoto (UNESP)

Resumo

A comunicação comunitária é considerada uma das abordagens mais importantes do campo comunicacional. Atribui-se a ela não apenas a idéia de democratização dos meios, mas, sobretudo, como realizadora de práticas contrárias às tendências globalizantes do mercado em seus processos de exclusão generalizada. Essa idéia, entretanto, é contestada quando se observa os limites impostos à comunicação comunitária, tanto pelas elites locais que a cooptam em seus sistemas de influência, quanto pelas pressões dos grandes conglomerados da comunicação. O objetivo desse trabalho é analisar criticamente o discurso da comunicação comunitária no contexto da atual economia política da comunicação. Resultante do processo histórico do capitalismo, a comunicação comunitária é aqui compreendida como produto ideológico, prática inscrita num campo de disputas sociais regida pelas forças que a tentam cooptar.


Palavras-chave:  comunidade, comunicação comunitária, discurso comunitário, ideologia, comunicação popular
਍ഀ