Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda - Trabalho Individual AS RELAÇÕES DO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOS ESTUDANTES DO PROUNI SOBRE A DIVERSIDADE SOCIAL NA FTC Ludmilla Orrico de Souza (FTC); Samuel Sena de Santana (FTC)
ResumoEste trabalho propõe realizar um estudo de recepção com os alunos do PROUNI (Programa Universidade para Todos) da FTC, com objetivo de entender a relação existente entre a mensagem passada sobre os beneficiários do programa através das propagandas televisivas e a realidade social. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa baseada no método de estudo de recepção, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário. No primeiro momento da pesquisa, têm-se uma retrospectiva histórica sobre a educação superior no Brasil, em seguida, identificamos as estratégias utilizadas pelas propagandas para divulgar o projeto social e por fim criamos o perfil do aluno PROUNI baseado num questionário de vinte perguntas que avalia os aspectos sociais, econômicos e culturais dos alunos em comparação com os não-bolsistas. Palavras-chave: PROUNI, Inclusão Social, Estudo de Recepção |