INTERCOM 2007
ALT-CA.189-1


Altercom - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

O DOUBLE CODING NA ANIMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO DESENHO ANIMADO CONTEMPORÂNEO PARA ADULTOS E CRIANÇAS

Luciana Andrade Gomes (UFMG); Laura Torres Silveira dos Santos (IBMEC)

Resumo

O desenho animado contemporâneo, produzido na perspectiva da indústria cinematográfica, desenvolveu, a partir das inovações tecnológicas, formas de linguagem e concepções narrativas que abrem espaços para novas possibilidades de recepção, tanto no universo infantil como no adulto, expandindo o leque de espectadores de uma mesma obra. A partir das teorias do Double Coding, postulada por Jenkins e adaptada por Umberto Eco, e ironia intertextual, dirigimos nossas indagações ao campo da narrativa cinematográfica, problematizando as estratégias de linguagem dos desenhos animados contemporâneos e sua relação com os diferentes leitores-modelos. Para isso, vamos analisar, neste artigo, desenhos animados comerciais e de longa-metragem, principalmente a trilogia “Shrek”.


Palavras-chave:  desenho animado, novas tecnologias, intertextualidade, double coding
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