INTERCOM 2007
NP-AU.204-1


NP de Comunicação Audiovisual

O VIDEOCLIPE COMO SEMBLANTE MIDIÁTICO:਍ഀ ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA BJÖRK਍ഀ

Thiago Soares (UFBA)

Resumo

A partir do conceito de semblante midiático, como proposto por Andrew Goodwin (1992), realizamos uma análise do videoclipe “Jòga”, da cantora islandesa Björk. Identificamos, no objeto audiovisual em questão, sintomas de estratégias discursivas que evocam uma construção midiática da imagem de Björk a partir das premissas de deriva e estranhamento. O exame do videoclipe parte da verificação da matéria expressiva da canção, problematiza a performance inscrita através da voz e do arranjo e tensiona as referências imagéticas genéricas. Como resultado da investigação, é possível identificar nuances sobre o posicionamento da cantora Björk nas instâncias da indústria fonográfica.


Palavras-chave:  Videoclipe, Estratégias Discursivas, Gêneros, Televisão, Música Popular Massiva
਍ഀ