INTERCOM 2007
NP-FS.214-1


NP Ficção Seriada

MERCHANDISING SOCIAL E REPRESENTAÇÃO: QUANDO A REALIDADE PERMEIA A FICÇÃO

Alejandra Pia Nicolosi (ECA-USP)

Resumo

A telenovela brasileira tem se convertido numa narradora e intérprete da sociedade atual e o problema da representação social e a autenticidade da imagem ganham relevância. Dentro da tradição de representação realista da telenovela brasileira, insere-se o merchansiding social; discurso destinando a promover campanhas sociais e gerar mudanças no comportamento dos indivíduos. Sob hipótese que o merchandising social, ao estar ancorado em temáticas sociais atuais, representa a sociedade contemporânea, esse artigo se propõe analisar como essa representação é construída; como o discurso é estruturado e diferenciado dentro da narrativa. O objetivo principal é analisar o critério de autenticidade nele presente, o que lhe outorga validade quanto discurso pretendido de objetivo. O problema do critério da autenticidade é trazido da relação cinema-história no contexto da Nova História.


Palavras-chave:  merchandising social, telenovela, representação, autenticidade
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