INTERCOM 2007
ALT-JE.239-2


Altercom - Jornalismo e editoração

DIÁRIO DO LITORAL: UMA ALTERNATIVA COMUNICACIONAL OU A PRÁTICA SENSACIONALISTA NO JORNALISMO?

Patricia Thomaz (UFPR); Artur Roman (UFPR); Rodolfo Cherobim Colnaghi (UFPR); Thalita Sdroiewski Uba (UFPR)

Resumo

O presente artigo analisa a linguagem e o formato do periódico catarinense “Diário do Litoral” ou “Diarinho”, como é popularmente conhecido. Fundado em 1979, com o objetivo de ser um veículo inovador, tornou-se um exemplo de jornalismo sensacionalista e uma amostra das formas de mídia alternativa de grande sucesso comercial. O jornal tem seu valor ao conseguir chamar a atenção para os problemas locais da região em que circula, porém, peca na banalização de denúncias e na exposição de fatos trágicos e dramáticos. Com matérias focadas especialmente nas editorias polícia e local, o veículo abusa de termos coloquiais e valoriza demasiadamente a emoção em detrimento da informação, além de explorar o extraordinário e o vulgar de forma desproporcional.


Palavras-chave:  Jornalismo, Mídia alternativa, Linguagem experimental, Ética, Sensacionalismo
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