INTERCOM 2007
ALT-CO.258-1


Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

TELEVISÃO DEMOCRÁTICA: O PODER DA AUDIÊNCIA

Daniel Barreto de Souza E Sá (UENF)

Resumo

Durante muito tempo, os estudiosos da comunicação se preocuparam com os efeitos que as mensagens veiculadas na tevê poderiam causar nos telespectadores: o condicionamento, provocado por sua utilização, poderia conduzir o indivíduo a um comportamento passivo e a um tipo de alienação. Analisando a televisão de forma crítica percebe-se que, ao contrário do que se pensava, o público não tende a se alienar, mas a se posicionar frente às emissoras de tevê, manifestando seu direito de escolha e condicionando a programação televisiva às suas preferências. Nesse contexto, propõe-se observar, analisar e debater a televisão sobre um ponto de vista diferente do habitual, elegendo a relação entre emissoras de tevê e seus telespectadores como a questão central da discussão.


Palavras-chave:  Comunicação, televisão, telespectador, audiência
਍ഀ