INTERCOM 2007
NP-TU.308-1


NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

DESEJO E ENTRETENIMENTO: IMAGINÁRIO HOMOERÓTICO OCIDENTAL - DA SUBLIMAÇÃO FICCIONAL AO PRODUTO DESCARTÁVEL

Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP)

Resumo

O texto analisa o desenvolvimento do homoerotismo no imaginário ocidental, a partir de obras literárias do início do século 20 até sua transformação em produto de massa, através do cinema e da mídia impressa e eletrônica. O sexo como produto torna-se uma opção a mais no universo do entretenimento e nas viagens a lazer, sendo disseminado através de imagens influenciadas, no imaginário ocidental, pelas artes plásticas, fotografia publicitária e conceitual, cinema e literatura. O sexo, como produto ou entretenimento, não deve incrementar a exploração de adultos ou crianças, especialmente em países em desenvolvimento onde o turismo predatório já é uma realidade e passa a ameaçar ambos os sexos.


Palavras-chave:  entretenimento, homoerotismo no ocidente, turismo sexual
਍ഀ