INTERCOM 2007
ALT-CO.327-3


Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

HARRY POTTER: A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA

Missila Loures Cardozo (IMES)

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre como a utilização de Arquétipos que influenciam no desenvolvimento de afeto a marca, como no caso do fenômeno editorial Harry Potter. A questão central deste trabalho é verificar a utilização de imagens arquetípicas nos livros de Harry Potter, gerando maior envolvimento emocional com o leitor/consumidor. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental, análise das obras já publicadas e dos números alcançados pela obra no Brasil e no mundo. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem ao inconsciente coletivo do leitor, aliado posteriormente a um maciço trabalho de marketing, permitem uma maior aproximação entre marca e leitor/consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade a marca Harry Potter.


Palavras-chave:  Harry Potter, marca, arquetipo, comunicação
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