NP Políticas e Estratégias de Comunicações IDENTIDADE LOCAL E REGIONALIZAÇÃO TELEVISIVA. ഀ
ANÁLISE EMPÍRICA DA POLÍTICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOSഀ
Adriana Stürmer (UFSM); Ada Cristina Machado da Silveira (UFSM)
ResumoO artigo trata da relação entre identidade local e regionalização de conteúdos televisivos. Analisa-se resultados de uma pesquisa empírica focada nas emissoras da Rede RBS TV – afiliada da Rede Globo – do interior do estado do Rio Grande do Sul. Das onze emissoras pesquisadas, cinco exibem “programetes” produzidos localmente, cujos conteúdos buscam a identificação com a área geográfica onde atuam. A apresentação de programetes no break comercial conforma uma política específica para estabelecer a identificação das emissoras com sua audiência, fortalecer sua inserção na comunidade e, ao mesmo tempo, atrair anunciantes que não têm interesse pela publicidade convencional. Sua articulação guarda a indagação sobre se esta estratégia é posta em prática em sentido convergente ou oposto ao processo de homogeneização globalizante. Palavras-chave: políticas democráticas, regionalização de conteúdos, televisão, identidade |