INTERCOM 2007
NP-PO.329-1


NP Políticas e Estratégias de Comunicações

IDENTIDADE LOCAL E REGIONALIZAÇÃO TELEVISIVA. ਍ഀ ANÁLISE EMPÍRICA DA POLÍTICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS਍ഀ

Adriana Stürmer (UFSM); Ada Cristina Machado da Silveira (UFSM)

Resumo

O artigo trata da relação entre identidade local e regionalização de conteúdos televisivos. Analisa-se resultados de uma pesquisa empírica focada nas emissoras da Rede RBS TV – afiliada da Rede Globo – do interior do estado do Rio Grande do Sul. Das onze emissoras pesquisadas, cinco exibem “programetes” produzidos localmente, cujos conteúdos buscam a identificação com a área geográfica onde atuam. A apresentação de programetes no break comercial conforma uma política específica para estabelecer a identificação das emissoras com sua audiência, fortalecer sua inserção na comunidade e, ao mesmo tempo, atrair anunciantes que não têm interesse pela publicidade convencional. Sua articulação guarda a indagação sobre se esta estratégia é posta em prática em sentido convergente ou oposto ao processo de homogeneização globalizante.


Palavras-chave:  políticas democráticas, regionalização de conteúdos, televisão, identidade
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