NP Publicidade e Propaganda IDEOLOGIA E DISCURSO NA TV – O HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2004 EM JUIZ DE FORA Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF); Vinícius Werneck Barbosa Diniz (UFJF)
ResumoEvidências de variados países demonstram que cada vez mais as campanhas eleitorais abandonam os debates programáticos, partidários ou ideológicos e passam a centrar-se numa construção discursiva cuja ênfase recai nas supostas qualidades pessoais dos candidatos. Contudo, mesmo que as campanhas eleitorais não tenham debates ideológicos explícitos como foco discursivo, é possível identificar valores ideológicos subtextuais nos discursos dos candidatos. O artigo tenta apontar visões ideológicas hegemônicas apresentadas pelos seis candidatos que disputaram a prefeitura de Juiz de Fora em 2004, a partir da análise dos programas do horário eleitoral gratuito de TV. Palavras-chave: Propaganda política, comunicação política, horário eleitoral gratuito, discurso, ideologia |