INTERCOM 2007
NP-RA.418-2


NP Rádio e Mídia Sonora

A RÁDIO ALÉM DA RÁDIO: AS MUDANÇAS QUE A INTERNET PROVOCOU਍ഀ

Daniela Carvalho Monteiro Ferreira (UNICAMP); José Eduardo Ribeiro Paiva (UNICAMP)

Resumo

A idéia sobre o assunto deste artigo surgiu como fruto da preocupação dos participantes do Núcleo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom 2006. Percebeu-se que a discussão central era sobre o futuro da rádio no Brasil, pois nos modelos tradicionais, a indústria radiofônica está enfrentando algumas crises e que os jovens de hoje não têm o hábito de acompanhar programas de rádio, principalmente os jornalísticos. Esse fato deixa o futuro deveras incerto para esse meio de comunicação, porém, acredita-se que o futuro está na conversão dos meios e o que é necessário é identificar as oportunidades apresentadas pelas tecnologias atuais, bem como a tendência de utilização destas. Acredita-se que este artigo contribua para a reflexão das possibilidades para o rádio, além do rádio.


Palavras-chave:  Rádio, Tecnologia, Internet, Áudio, Comunicação
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