INTERCOM 2007
ALT-CO.429-1


Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

O ESTRESSE SOCIAL E A PROPAGANDA: UMA ANÁLISE SOBRE A TELEFONIA MÓVEL NO RECIFE

Lúcia Maria Noya Muniz da Rocha Galvão (ESM); Edmilson Welligton André Cabral (ESM)

Resumo

O homem moderno vive na sociedade dos excessos, rodeado por opções de produtos, de bens e de serviços que, estimulados pela propaganda, alteram o seu comportamento e suas atitudes, estimulando a prática de um consumo ou da sua intenção, inferindo na sua rotina social. Para analisar a influência do excesso de propaganda, com formas de mídias variadas, foi usada como fonte de pesquisa o uso do sistema de telefonia móvel no Recife – o celular. Sua utilização, atrelada a um consumo abrupto em curto espaço de tempo, tornou-se um instrumento de pesquisa para detectar os efeitos do chamado estresse social, cuja conclusão mostrou que a propaganda de celular é percebida no Recife sem maiores alterações à sanidade, com nível de estresse moderado.਍ഀ ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Celular, Estresse social, Propaganda
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