NP de Comunicação Audiovisual A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA A TV DIGITAL: A ECONOMIA DE LINGUAGEM E O USO DO VERBAL E DO NÃO-VERBAL EM ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS Fouad Camargo Abboud Matuck (UNESP)
ResumoAAtualmente, a produção audiovisual vem passando por diversas mudanças em função das inovações de suporte tecnológico, como por exemplo, o surgimento da TV Digital. No limite entre o analógico e o digital, a TV e a Internet, o doumentário espanhol Hay Motivo.com pode ser estudado como um modelo de produção adequado a essa nova tendência on demand. Com a segmentação do público e interatividade o tempo torna-se escasso, o que exige a realização de produtos midiáticos ágeis e econômicos quanto ao uso da linguagem, como é o caso do vídeo “Español para extranjeros”, que compõe o longa Hay Motivo.com. Esta análise adentra no texto visual, onde a imagem em movimento, as cores, as formas e os planos são elementos que suscitam sensações, produzem efeitos de sentido captados pelo telespectador (internauta). Palavras-chave: Produção Audiovisual, TV Digital, Comunicação Midiática, Documentário, espanhol |