INTERCOM 2007
IJ-JE.440-1


Intercom Júnior - Jornalismo e editoração - Trabalho individual

O PAPEL DO CIDADÃO NA EDITORIA DE POLÍTICA DE ZERO HORA DAS ELEIÇÕES 2006

Cláudia Samuel Kessler (UFSM)

Resumo

O jornalismo político brasileiro precisa ter sua imagem ligada a uma palavra muito importante quando se trata de política: a credibilidade. Assim, os jornais tradicionais acabam por valorizar o posicionamento daqueles que detêm o poder político e econômico, em geral, as fontes oficiais ou oficiosas. É claro que o cidadão não poderia estar de fora das páginas de política, mas, como é a sua apresentação? O cidadão tem seu posicionamento apresentado como uma contribuição importante ou apenas como mais uma ilustração que corrobora com a visão da empresa jornalística? No presente trabalho, analisando a cobertura eleitoral de um jornal impresso que diz priorizar a participação dos cidadãos, observamos como esse cidadão foi apresentado na editoria de política de Zero Hora das Eleições 2006.


Palavras-chave:  Jornalismo Político, Zero Hora, Cidadão
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